sexta-feira, 5 de abril de 2013

Hungry Joker 18 e 19: "Leilão de Eurekas" e "O que eu quero" (Mangá Review).



Mudando o visual, Mudando as estruturas!


Não tive a coragem de fazer unicamente a Review do capítulo 18, por um simples motivo: Eu já havia lido o capítulo 19, e minha opinião sobre o capítulo foi tão fervorosa que influenciou a review do capítulo 18. Assim, esperei lançar a tradução do 19, para lançar uma review dupla.

Ao meu ver, Hungry Joker via em uma melhorada, de um mangá mediano estava se tornando bom. Porém, nestes dois capítulos senti que o Yuuki ainda não aprendeu com certos erros, repetindo-os esporadicamente.

O capítulo 18 começa nos trazendo uma triste noticia, Vivi e o Depressivo se separam do grupo, assim, 4 meses depois do seu lançamento, o mangá ainda não conseguiu um núcleo fixo, tendo que mudar os ajudantes a cada saga.

Não é culpa de Yuuki isto, Hungry Joker está com baixa popularidade, por isso o seu editor (Criador de Jo Jo Bizarre Adventure), está o pressionando para mudar o núcleo até encontrar um personagem que de fato, o público goste.

Vivi era até uma personagem interessante, com um plot bem sentimental! Porém, não foi o bastante para melhorar de forma significativa a audiência Hungry Joker, o mantendo ainda no Bottom. Assim, Yuuki se sentiu obrigado a substituir Vivi por um novo personagem, Liz.

As cenas do leilão foi interessante, pela primeira vez o criador conseguiu criar um personagem de fato odiável (O velho com a cueca rasgada). Isto prova que se quiser, Yuuki pode criar fantástico vilões odiaveis.

Que por mais que seus vilões sejam extravagantes e bem interessantes (Principalmente o irmão de Haiji), infelizmente, não são odiáveis. Em toda a história precisamos daquele vilão que vamos comemorar quando o personagem principal encher de porrada!

Mas a boa dinâmica entre o novo trio, de certa forma, anulou a falta da Vivi e do Depressivo. Ainda acho o quarteto anterior melhor, porém, devo assumir que este novo trio não está me fazendo sentir falta do anterior, está suprimindo o leitor de forma satisfatória.

O problema começou no capítulo 19, achei a ideia de dar um poder a Toriiooji, um pouco exagerada, mas entendi o motivo. Um mangá em risco de cancelamento deve ousar, deve modificar o seu mangá, pois se continuar na mesma estratégia o público continuará não votando, assim será cancelado.

Porém, o que vi no capítulo 19, não me ajudou a achar que dar o poder a assistente foi uma ideia. Vimos NOVAMENTE, alguém ganhar uma Eureka e do NADA aprender as habilidades da mesma, o depressivo aprendeu rapidamente, a assistente aprendeu rapidamente e até o cientista (Haiji) aprendeu do nada.

Se for assim, podemos dar eureka para qualquer um, que ele aprenderá em um segundo já usa-la perfeitamente? Caramba, a pessoa acabou de ganhar um super poder, o seu próprio corpo não está adaptado a tal coisa. Como assim ele já sabe usar tão bem a Eureka?

Para piorar, no capítulo NOVAMENTE apareceu um Mavro do NADA - Isto também é revoltante, pois os vilões devem ser elaborados e não simplesmente jogados no mangá, como fossem personagens figurantes, que não servem para nada.

Como, Yuuki vai querer prender o leitor, se mal consegue desenvolver um vilão de forma significativa? Tirando o irmão do Haiji, TODOS os vilões foram jogadas de qualquer forma no mangá, sem nenhuma prévia, sem nenhum suspense.

Então, tivemos um capítulo (O 19) que infelizmente anulou a qualidade do capítulo 18... Que sinceramente foi muito bom! Yuuki voltou a cometer os erros do começo de Hungry Joker e isso, infelizmente me decepcionou.

Pois, eu de fato, acredito que Hungry Joker está melhorando, porém este capítulo 19 foi um grande tropeço. Yuuki está desesperado por público, está modificando as estruturas do mangá (Dando Eureka para a Toriiooji e modificando o núcleo fixo), porém, comentando os mesmo erros de sempre, o mangá não irá longe.

Felizmente, Hungry Joker não deve ser cancelado. Sim, fiquei revoltado com o capítulo 19, mas estou irritado, porque gosto do mangá e quero vê-lo melhorando. Yuuki tem um traço magnifico, um dos melhores da Jump atual, só peca na sua inexperiência. Hungry Joker está melhorando, e tem condições de se tornar um pilar da Jump, o problema é que a Jump foi muito precipitada colocando um autor novato para tal função.

Voltarei a fazer as reviews de Hungry Joker, assim que lançar os novos capítulos! Já que, finalmente estou com as reviews em dia!

2 comentários:

  1. Acho que no começo o autor achou que podia ir levar as coisas na barriga, entupindo o mangá com acontecimentos muito Deus Ex Machine pra tentar andar com a história. Mas acabou pressionado pela Jump e pelo público e agora vem testando o elenco pra ver de quem o povo gosta, e agora a gente tem nada menos do que 4 Arcos diferentes na série (como visto aqui: http://hungryjoker.wikia.com/wiki/List_of_Story_Arcs)

    ResponderExcluir
  2. a velho só uma coisa o editor de hj não era o criador de Jojo isso foi uma notica falsa o criador de Jojo continua trabalhndo em Jojo q atualmente seta na parte 8

    ResponderExcluir

onload='emoticon()'