quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Recap: Naruto 655 "Vestígios" (Mangá Review)



Um capítulo que não tenho o que odiar.


Depois de vários capítulos que variavam entre ruim e péssima qualidade, finalmente Kishimoto nos presenteia com um capítulo mediano. No clima necessário para capítulo de final de arco, que é o caso de Naruto.

O capítulo serviu para conhecermos um pouco sobre o sentimento de Kakashi e ter um bom recapeamento sobre os sentimentos de Obito - Kishimoto, sabendo que 80% dos fãs tem alguns neurônios a menos que a média mundial, decidiu detalhar e mastigar todas as informações possíveis.

"Depois de perder a Rin... O mundo que eu enxergava mudou. Foi pintado por um preto infernal. Eu não tinha esperanças para este mundo, caminhei por este mundo à serviço de Madara, mas... Isso só serviu para aumentar minha convicção"

Destaquei este momento, não só pela linguagem pobre de Kishimoto (Que é repassada deste modo também no japonês, pelo que dá para ler na raw), mas também como uma prova que ele decidiu mastigar ao leitor exatamente tudo sobre o sentimento do vilão.

É uma ofensa a nossa inteligência - Uma grande ofensa. Essa técnica é utilizada em dois casos, a primeira quando a trama é muito mal explicada (Que não é o caso de Naruto, felizmente) ou quando o autor não consegue acreditar na capacidade dos seus leitores em entender uma simples soma como, 2+2.

Deste modo ele se sente na obrigação de retomar tudo que foi dito, explicando detalhadamente o bê á bá da estória. E até concordo nesta ação de Kishimoto, sendo que boa parte do público leitor do mangá não consegue entender facilmente este tipo de narrativa. Talvez, seja por isso que muitos achem Naruto genial, complexo, um dos melhores mangás já feitos.

Tenho que assumir que o capítulo também teve seus momentos bons (Nada de marcante ou genial... Aliás, o pessoal gosta de banalizar a palavra genial para qualquer merda que aparece, mas isto não faz parte da discussão).

Até as falas de Kakashi sobre o Sharingan de Obito foram pura recapitulações, nada de novo. Mas assumo que foi mais interessante, pois percebemos que de fato esta batalha mudou a percepção de Kakashi sobre Obito - Ele viu seu melhor amigo, o seu herói se tornar um psicopata.

E isto alterou profundamente a sua crença nas palavras de Obito, Kakashi que no começo da saga queria converter o seu amigo (Um feito só alcançando pelo pastor Naruto), acabou decidindo matar o seu melhor amigo... Por nosso azar, Minato decidiu pará-lo.

O segundo ponto forte, é a arte dos auxiliares. Todo bom leitor de mangá sabe que esses cenários épicos normalmente são feitos por nossos tão amados auxiliares de Mangaká, que depois não levam crédito nenhum pelo seu esforço.

No final, presenciamos um capítulo mediano, onde Kishimoto antes da sua pausa, decidiu dar uma revisada para os leitores de quase tudo que aconteceu neste arco - Nos preparando a terceira parte desta guerra que deve ser contra madara. (Dei uma Kishimoto agora, hehe)

PS: Naruto deve ter uma pausa de 1 semana, normalmente utilizada pelas maiores dos autores como um descanso pós-saga. Toriko fez isto essa semana (Estou lamentando mais não ter Toriko essa semana do que Naruto na semana que vem... Toriko :'(

PS: Existe o caso de mastigar as informações em obras de investigação, como por exemplo Sherlock Holmes, por motivos óbvios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'