quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #14 (Ano 2014)


THIS JAPAS! THIS TOC!

Aquele momento que você pergunta o que está passando na cabeça dos japoneses por fazer um Bottom 5 tão bizarro quanto esse - Se a TOC passada foi histórica, essa também foi quando o assunto é piores posições já tida pelo mangá de Toriko. Pobre de Shimabukuro, deve estar se perguntando o que fez de errado para os japoneses não gostarem tanto do seu mangá (Os mais conhecedores saberão).

Issue 14:

Tokyo Wonder Boys (Cover, Lead CP, New Series)
01 - One Piece
02 - Naruto
00 - Stealth Symphony (CP)
03 - Ansatsu Kyoushitsu
04 - Shokugeki no Souma
00 - Haikyuu!! (CP)
00 - I Shoujo
05 - World Trigger
00 - Nisekoi (CP)
06 - Saiki Kusuo no Sainan
00 - Illegal Rare
07 - Isobe Isobee Monogatari
08 - Kuroko no Basket
09 - Toriko
10 - Soul Catcher(S)
11 - Gintama
12 - Bleach
00 - Kochikame
13 - Iron Knight
*CP = Color Page (Mangás com página colorida não são ranqueados).

Vamos comentar este TOC gradativamente como se deve, sem ir direto ao ponto mais assustador - Primeiramente One Piece conseguiu outro primeiro lugar, Naruto em um capítulo que tinha todas as condições de pegar o primeiro lugar conseguiu a segunda posição, deste modo foi uma posição relativamente ruim para Naruto.

Ansatsu Kyoshitsu ficou em terceiro lugar, o que não surpreende mais ninguém... Shokugeki no Souma pega um quarto lugar, já está bem comum ver o mangá no TOP 05 também... No Final todo o TOP 04 foi bem comum, sem nenhuma novidade. Principalmente o TOP 3 que normalmente tem sempre estes três mangás... Quem sabe os novatos não ajudem a dar uma bagunçada no topo.

Em quinto lugar veio a primeira surpresa deste TOC, World Trigger - O mangá já conquistou alguns quintos lugares, e inclusive uma terceira colocação, mas é sempre interessante vê-lo de volta a essas boas posições. World Trigger é um mangá bem parecido com Iron Knight, existe poucos fãs, mas muitos simpatizantes que quando gostam bastante de um capítulo votam nele... Isso explica principalmente o motivo dele ter uma venda que não condiz com sua performance no TOC.

Outro mangá que vem muito bem para o TOC é PSI Kusuo Saiki, eu disse que PSI estava começando a sentir a consequência de um gag mangá (Que é depois de um certo período começa a ter uma queda de popularidade, ao menos que o autor se renove)... Em sí, de fato o mangá não pega posições tão boas quanto pegava antes, mas continua conquistando bons lugares.

Isobe Isobee Monogatari pega pra si a sétima colocação, o mangá está conseguindo se manter na revista, mas não sei por quanto tempo... A chegada de Illegal Rare e Stealth Symphony deve roubar votos de alguns mangás... Outro mangá que pode roubar votos é Tokyo Wonder Boys, mas como ainda não li, não posso opinar.

A situação é simples, quem tem público mais frágil até agora é: World Trigger, Soul Catcher, Isobe Isobee, PSI Kusuo Saiki e Nisekoi... A prova é que esses tem uma variação de um TOC para outro gigantesca... (Diferente de Haikyuu! que por mais que varia, nunca desce muito, porque tem um público fiel... E também diferente de Bleach que simplesmente não deve mais ter votante, por isso não tem muito para se roubar). Com a chegada desses 3 mangás que devem ser bem fortes (Não é certo para Tokyo Wonder Boys), alguns mangás terão grande queda de público - Espero que não sobre para World Trigger.

A segunda surpresa do TOC é Kuroko no Basket em oitavo, na porta do Bottom... O hype do anime já desapareceu, por isso aos poucos KnB vai voltando a ser como era antes do anime, um mangá que fica na metade do Bottom e nos bons capítulos consegue chegar no TOP 5 (Ao meu ver pela qualidade de KnB deveria ficar sempre no topo, hehe). Há teorias que dizem que o mangá está terminando, não acredito (Leio semanalmente e penso que haverá continuação após o fim do colegial), mas se isso for verdade não fará muita diferença o fato do mangá estar voltando ao meio.

Abrindo o Bottom temos uma grande surpresa (A maior do TOC), causado logicamente pelo fato de termos muitos poucos mangás ranqueados, nosso querido Toriko ficou em nono lugar, assim no Bottom - Toriko já conquistou piores posições? Já, mas conquistou em semanas que a revista tinha muito mais mangás ranqueados, por isso mesmo em posições piores ele ficava fora do bottom.

De qualquer modo, é estranho ver Toriko sendo menos votado que mangás como: PSI, Isobe e World Trigger - Eu sou do grupo que dizem que Toriko merecia ficar no TOP 03 constantemente... Vê-lo no Bottom é a prova que os japoneses muitas vezes não sabem votar... Eu não lembro de fato, a última vez que Toriko ficou no Bottom, não lembro.

Soul Catcher(S) ficou na décima colocação... Bem, Bem, Bem... Acredito que o mangá seja cancelado, é pouco provável tirarem da revista Gintama ou Bleach. Uma pena, porque Soul Catcher (S) não tem posições tão ruins ao ponto de merecer o cancelamento.

Gintama ficou na décima primeira, voltando para o Bottom depois de algumas semanas lá no topo... Vai ser sempre assim, quando tiver um arco fodastico vai para o topo, quando estiver tendo só um bom arco ficará no Bottom... Outro mangá que os japoneses negligenciam mesmo sendo muito bom. 

Na penultima colocação tivemos nosso querido e odiado Bleach... Tenho certeza que a Jump já está pedindo para Kubo adiantar um pouco o final do mangá, porque as posições estão horríveis e os japoneses estão cagando e andando para Bleach. Eles simplesmente não ligam mais em votar nele até quando os capítulos teoricamente foram bons.

Não estou dizendo que Bleach terminará esse ano, mas se a saga final durasse 3 anos, a Jump deve estar pressionando para terminar em por exemplo, 2 anos ou 1 ano e meio - Dificilmente veremos Bleach sair dessa fase e fica feio para revista manter um mangá que vai mal das pernas, enquanto cancela outro que teoricamente vai bem.

Em último lugar tivemos Iron Knight... Bem, vai ser cancelado, não tem jeito, é uma questão de tempo.

(Projeto de aniversário de 10 anos de Death Note, uma colaboração com o evento bem popular no japão, chamado: Real Escape Game).

Naruto:

Voltamos a uma rápida análise individual da situação do mangá atualmente na revista - Levando em consideração todos os TOCs. Naruto tem um público bastante fiel, não chega aos pés de por exemplo One Piece, mas pelo menos continua tendo um público fiel.

Deste modo, creio que ele se manterá no TOP 05 até o final da guerra, conquistando em capítulos impactantes primeiras posições e naqueles mais fraquinhos talvez até saindo do TOP 05, pegando um sexto ou sétimo lugar no máximo.

Não corre nenhum risco de cancelamento ou adiantamento do final... Tudo irá correr no seu tempo e deve acabar em alta mesmo.

Chances de Cancelamento: 1% (Só se Kishimoto der a louca que começa a cagar todo o mangá de forma hardcore mesmo... Por exemplo matar Naruto e colocar Tenten como hokage e a nova protagonista.)

Iron Knight:

A situação de Iron Knight é bem tensa, o mangá não é odiado ou considerado ruim, só é mediano e não consegue conquistar um público fiel - Pode até em alguns capítulos pegar boas posições (No caso de Iron Knight boas posições é escapar das duas últimas colocações), mas não deve sobreviver.

A Jump está procurando desesperadamente um mangá para cancelar, a via de escape é logicamente Iron Knight - Não duvido na próxima leva, por exemplo, tiver somente 1 estréia, evitando que cancele um outro mangá além de Iron Knight.

Chances de cancelamento: 98% (Se salva só em uma melhora milagrosa, onde o autor faça uma plot twist que relovucione o mundo dos mangás, jogando-o diretamente ao TOP 01, onde será considerado o melhor mangá de todos os tempos)


Próxima Issue (Número 15):

Cover, Lead CP: World Trigger
CP: Nisekoi, Ansatsu Kyoushitsu, Tokyo Wonder Boys

Teremos uma capa para World Trigger (A sua primeira desde o seu lançamento, onde recebeu capa por obrigação mesmo)... Mostrando a confiança que a Jump tem no mangá, e que ela quer transforma-lo em um mangá mais popular.

Nisekoi continuará tendo umas páginas coloridas... Motivo? Ao meu ver é que querem aproveitar o hype do anime (Que ao meu ver, olhando a venda dos Blu-Rays não será tão alta)... Ansatsu Kyoushitsu também ganhará uma página colorida, já se tornou comum.

E Tokyo Wonder Boys receberá sua página colorida de obrigação mesmo.

Prévia da Issue 15:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'