segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Análise: TOC Monthly Jump Square #01/Janeiro (Ano 2015).


O ano de Owari no Seraph.

No ano que teremos o lançamento do anime de Owari no Seraph, a Jump Square se prepara para finalmente conseguir lançar um novo mangá de sucesso, que seja capaz de substituir "Ao No Exorcist" que aos poucos esta caindo de vendas. Sem mais delongas, comentaremos isso mais a frente, agora vamos ao TOC:

Issue 01 TOC (Janeiro):

Hanna-sensei Shigoto wo Shitekudasai! (Página Colorida de Abertura / Nova Série)
01 - Owari no Seraph (Capa)
02 - Hotel Helheim
03 - Ao No Exorcist
Gag Manga Biyori GB (Página Colorida)
04 - The New Prince of Tennis
The Prince of Afterschool
05 - Sousei no Onmyuoji
Chihaya-san, Just the Way You Are (Página Colorida / Nova Série)
06 -  Kono Oto Tomare!
07 - Nightmare Funk
7th Garden (Página Colorida)
08 - μ&i
Gakumon! (Página Colorida)
09 - Shinai Naru Koroshiya-Sama
10 - Boku no Manga
11 - To LOVE-Ru Darkness
12 - Ii yo ne! Yonezawa-sensei
13 - Parman no Jonetsuteki na Hibi
14 - Tegami Bachi
15 - Embalming - The Another Tale of Frankenstein -
16 - Teiichi no Kuni
17 - Te to Kuchi (FIM)
Issue 02:
Capa e Página Colorida de Abertura: To LOVE-Ru Darkness
Página Colorida: Hotel Helheim, Hanna-sensei Shigoto wo Shitekudasai, SQ Next Cup Entry #1
Extra (Poster): Ao No Exorcist / Sousei no Onmyouji

Uma edição bem cheia, com várias séries ganhando página colorida e duas estreando. Nada melhor que começar com Hanna-Sensei Shigoto wo Shitekudasai!, uma série com nome gigantesco que não conseguirei gravar o nome NUNCA, ainda não sabemos do que se trata nem esta nova série, muito menos a outra que só ganhou uma página colorida, mas acredito que já próxima edição já poderei explicar do que se trata as duas novatas.

Quem também ganhou página colorida foi: Gag Manga Biyori que ganhou um novo título, agora tem o "GB" no final, motivo desta mudança não faço a minima ideia, deve ter sido uma mudança de direcionamento da obra do autor, mas como Gag Manga Biyori é a comédia mais antiga da revista, esta presente desde sua fundação, dificilmente esta pequena mudança de nome fará um efeito negativo a obra. 7th Garden e Gakumon! ganharam página colorida em comemoração ao lançamento do primeiro volume, a Jump Square fez ainda mais por Gakumon! lançou o terceiro episódio do seu anime flash para ajudar na publicidade da obra, o mangá é um dos mangás de comédia tradicional de maiores sucessos dos últimos anos.

Em primeiro lugar na classificação temos o mangá que também ganhou a capa da edição, Owari no Seraph, lembrando que a Jump Square segue o mesmo estilo de votação que a Shonen Jump, porém é bem provável que a classificação da edição seja referente a duas edições anteriores. Owari no Seraph não consegue ainda vender muito, mesmo que para o padrão da revista esta alto, porém acredito que com um bom anime tem tudo para se tornar um dos novos pilares da Monthly Jump Square - O estúdio responsável será o mesmo de Shingeki no Kyojin, deste modo podemos esperar algo muito bom vindo por aí.

Em segundo lugar temos o novato Hotel Helheim, este é o seu primeiro ranking e conquistou uma ótima posição, contudo sabemos como funciona a Jump Square, os primeiros capítulos em grande parte são muito bem aceitos, a situação começa a ficar feia a partir do terceiro capítulo ranqueado, onde conseguimos ver se o mangá de fato tem futuro ou se será cancelado em pouco tempo. De qualquer modo é bom ver um mangá que mistura terror com comédia ser muito bem aceito. Hotel Helheim é fruto da SQ Next Cup Entry deste ano, o concurso deu tanto sucesso que já anunciaram uma nova edição que começará a partir da próxima edição e irá até a número 04, totalizando 3 One Shots publicados e colocados a votação. Em comemoração ao seu bom desempenho, o mangá já receberá uma página colorida.

Terceiro lugar para Ao no Exorcist que terá seu volume 14 sendo lançado no próximo mês, atrasou bastante esta saída de volume e acredito que foi mais por problemas internos, pois capítulos o suficiente já tinha. O mangá vem perdendo suas forças lentamente, o grupo editorial da revista já percebeu isso e começou a dar foco aos novatos que tem mais potencial, uma decisão acertada, acredito que se Owari no Seraph for um sucesso e no futuro Sousei no Onmyouji também conseguir emplacar, Ao no Exorcist tenderá a cair no limbo do esquecimento, se tornando mais um "Claymore" da revista.

 Quarto lugar para New Prince of Tennis que continua indo muito bem na revista, é claro que a revista é um pouco fraca no quesito de esportes, após o fim natural de 1/11, só restou New Prince of Tennis de mangá de esporte na revista, sendo assim o soberano no estilo - Para somar a obra já tem um prestígio enorme no mercado japonês, não terminará tão cedo de acordo com o autor, então podemos considerar uma obra bem segura para a Jump Square que durará muito tempo na revista, com o fator de não ter mangás de esporte na mesma, também não corre risco iminentes de ser cancelado por mal desempenho.

Página Colorida, To Love-Ru Darkness.

Em quinto lugar tivemos Sousei no Onmyouji que também é traduzido pela Kyodai Scans e continua pegando boas posições na revista, acredito que já poderemos ver o anuncio do anime de Sousei em 2015, já que a Jump SQ aposta muito na obra. Atualmente na revista as três obras novatas que os editores mostram ter uma clara preferência e acreditam no potencial são: Owari no Seraph que já tem um anime vindo aí, Sousei no Onmyouji que deve ter um anuncio ainda este ano e Gakumon! que já ganhou várias páginas coloridas, conseguiu ficar em primeiro na classificação em votação popular e ganha constantemente animes flash. Com certeza esses são os três mangás que lutam para roubar a vagar de pilar de: Ao no Exorcist, To Love Ru Darkness e Kono Oto Tomare! (Que é colocado como pilar pelos editores, como podemos ver na capa da edição #05 de 2014).

Falando em Kono Oto Tomare! o mangá conseguiu ficar em sexto colocado, esta é uma outra obra que tem grande potencial de explodir após um anime, já que tem um traço extremamente fujoshi e ainda trata de assuntos que agradam o público feminino. Mesmo sem anime, o mangá já é considerado pilar pelos editores, talvez por ter uma popularidade interna entre os leitores muito grande, mas acredito que já terá sua vaga roubada com a saída do anime de Owari no Seraph. Assim, pelo menos para o ano de 2015, os pilares da revista devem se configurar: Ao no Exorcist, To Love Ru Darkness e Owari no Seraph.

Na sétima colocação temos Nightmare Funk que vem conquistando boas posições nas votações, o mangá ainda não teve seu capítulo nem traduzido para inglês, mas assim que for lançado, podem contar com minhas primeiras impressões na certa. Nightmare F é um mangá que não é sobre terror, muito menos sobre uma pessoa que tem pesadelos que esta preso em um baile funk, é uma obra de investigação que conta com dois protagonista muito interessante, pelas suas posições deve conseguir sobreviver um bom tempo na revista. Logo após temos Mu and I que já terá seu segundo volume lançado, o mangá ainda não conseguiu me convencer que conseguirá sobreviver muito tempo na revista, já que sempre esta pegando essas posições medianas, que significa na Jump Square que qualquer momento pode cair, mas seu grande apelo ao ecchi pode estar conquistando muitos leitores e se To Love Ru Darkness terminar este ano, pode aumentar muito o público votante.

Falando em To Love Ru Darkness, abaixo de dois mangás de comédia, a série ficou na décima primeira colocação, uma posição muito baixa, mas que não deve significar nada, é natural To Love Ru ter essa grande variação de posições, isso deve ter causado por um capítulo que não foi muito bem aceito pelos leitores ou que não foi emocionante o bastante para fazer eles votarem, na próxima semana já ganhará capa e página colorida de abertura, e provavelmente na edição #03 voltará ser classificado em uma posição alta. Em décimo segundo temos outra comédia curta e em décimo terceiro também.

Em décimo quarto temos Tegami Bachi que vem pegando péssimas posições, é clara a tentativa dos editores em fazer que seu mangá veterano sobreviva por muito tempo, mas Tegami Bachi esta a mais de um ano pegando posições bem baixas, é melhor o autor se apressar em dar um final a obra, pois a verdade é que seu tempo passou, ele devia comemorar o simples fato de ter feito um mangá que durou tantos anos, um feito para poucos. Espero que Tegami Bachi tenha no final das contas, um final bem fechado, porque se o autor decidir arrasta-lo mais, será no minimo transferido para a esquecida Jump SQ.19, mas grandes chances de ser simplesmente cancelado.

Décimo quinto lugar para Embalming que esta em sua saga final, por isso não corre risco de cancelamento, irá terminar cedo ou tarde, o mangá é do mesmo autor do clássico mangá, Samurai X. Em décimo sexto lugar temos Teiichi no Kuni que também tem um grande apoio dos editores, até ganhou um live action no passado, mas é bem provável que seja cancelado em 2015, já que não consegue mais se sustentar na revista, os editores tentarão salva-lo, mas acho que não conseguirão, boa sorte Teiichi no Kuni.

E por fim, no último lugar, encerrando a edição e encerrando suas atividades temos Te to Kuchi, um mangá que por toda sua vida na Jump Square lutou para sobreviver, conseguiu chegar muito longe, mas com vários novatos fazendo sucesso na revista, sobrou para Te to Kuchi. Espero que o autor volte com mais um novo projeto, porque ele é muito talentoso e espero que a Kyodai Scans, que sempre faz um ótimo trabalho e nos entrega ótimos mangás em PT-BR, traduza até o final este belo e simpático mangá. Quando sair todas as páginas coloridas irei fazer o slide com todas elas no final do post, por enquanto fiquem com o episódio 03 do anime em flash de Gakumon!



Otaku Nerd: É um Blog que esta recomeçando que trás ótimas notícias do mundo do mangá e ao mesmo tempo tem umas análises interessantes, eu já falei deste Blog no TOC da Young Jump #52, mas estou repetindo neste porque recomendo dar uma olhada para ver notícias interessantes, principalmente ao mercado brasileiro de mangás. Otaku Nerd.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'