segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Análise: Hungry Joker 01: "A descoberta da Maçã!" (Mangá Review).

União entre Física e Mangá.

E com a maior alegria do mundo que começo esta review! Quanto tempo de espera por esta estréia, e felizmente meu tempo de espera não foi jogado no lixo: Hungry Joker estreou humilhando em termo de emoção, lutas e conteúdo vários pilotos de vários mangás respeitáveis!

Não utilizando o mundo apresentado no One-Shot (Comentei sobre o One-Shot na Preview sobre HJ), Hungry Joker nós apresenta um mundo Cyber-Punk, onde a ciência e a religião se confrontam diretamente. Porém iremos assumir uma visão onisciente, por isso creio que ao longo do mangá teremos tanto a visão da religião, tanto quanto a visão da ciência. 

Inicialmente tivemos uma visão totalmente científica dos acontecimentos, já que a explicação dos acontecimento vieram do personagem principal: Haiji. Orfã que não lembra do seu passado, e fará tudo para relembra-lo... Algo bem clichê, mas aceitável, já que é uma trama interessante para um personagem em qualquer história.

Provavelmente conheceremos outros personagens, como padres, ou fanaticos religiosos que verão este milagres científicos como milagres religiosos. Porém, eu espero que este dilema seja bem aproveitado, dando ao leitor uma ambiguidade, fazendo-o pensar: "E será que foi deus que criou esta maçã?", por exemplo.

Já vimos batalhas Ciência VS Religião em vários animes/mangá, um dos mais famosos é Fullmetal Alchemist, que conseguiu de forma magistral portar esta batalha que existe muito no mundo real, e já foi mais drástica no antigo mundo.

Mas, este piloto (Primeiro capítulo de HJ) foi essencial para nos apresentar a maçã joker... A maçã que tentou fazer cosplay do Coringa! Utiliza por Newton, que com a maçã criou a teoria da gravidade... Viva a Aula de fisica!, dá ao comedor uma habilidade de controlar a gravidade. Um poder bem apelão, mas que acredito que o escritor que é novato na área conseguirá gestir.

Aliás, diferente do One-Shot Tabata Yuuki, escritor e desenhista deste mangá conseguiu trazer uma luta bem mais feita, emocionante e épica. Houve uma grande evolução nos seus traços, deixando a sua sujeira de la, e tornando-o mais agradável. Eu havia declarado na Preview que nas 50 páginas do One-Shot não havia me adaptado aos traços de Tabata, com estas leves mudanças, consegui ler o mangá do começo ao fim sem nenhum problema de estranhamento. 

Porém devo ressaltar que o universo de Hungry Joker ficou menos interessante... O mundo do One-Shot me estimulava muito mais do que este mundo - Isso é um efeito negativo... Muito Negativo. Porém, os mistérios deste primeiro capítulo foram muito mais estimulantes... Qual será a relação da mulher de mascara e o velho?

Bem, veremos! O capítulo foi bom, mas ainda tem muito a evoluir, muito a revelar! Creio que Tabata precisa resgatar algumas características do One-Shot, por exemplo as criaturas bizarras que foi o que mais chamou atenção.

Porém, como um fã deste mangá (JÁ É FÃ CARALHO? HMMM... POSER!) comemoro já o fato dele ter sido lançado, já que desde Agosto de 2011 que prometem o lançamento desta maravilha! 

Continuarei semanalmente fazendo reviews de Hungry Joker! Aeeee! Porém, pelo meu tempo disponível não poderei fazer as reviews de Drifters, e ficarei em dúvida se assumirei Beelzebub! Mas veremos, pelo menos Hungry Joker está garantido!

 Anotações de um aprendiz de ciência:

Aprendizagem 1: Como os meus professores de física eram tolos, acreditavam mesmo que Newton imaginou a teoria da relatividade por uma maçã que caiu na cabeça? Ele imaginou a teoria porque COMEU a maçã que caiu em sua cabeça! 

Aprendizagem 2: Só eu penso, ou deve haver várias maçãs Joker ao redor do mundo? Já que Haiji... É Haiji o nome do cientista? Ah! Nomes são só como simbolos... Então Haiji será mais um dos que descobriu a Eureka!

Aprendizagem 3: A lista de crianças que foram orfãs só tende a aumentar né? Aliás, crianças orfãs tendem a uma brilhantismo incrível nos mangás! Quem sabe um dos requisitos para ser inteligente é ser orfã? 

Aprendizagem 4: Uma leve mudança na cor do cabelo do principal, antes era Azul e agora é Verde! Qual foi a utilidade dessa mudança? Não sei, mas preferia Azul, sinceramente.

2 comentários:

  1. Neem vi o One-Shot vou procurar.

    na verdade vi na scan project o manga e decidi ler e é foda, foda e foda

    vou procura o one-shot ai leio tbm a outra review. gostei dessa review

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O One-shot é completamente diferente do piloto deste novo mangá. Inclusive o One-Shot se passa em um mundo mais medieval.

      Mas vale a pena ler, para saber a idéia inicial do mangaká.

      Excluir

onload='emoticon()'