quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Análise: Naruto 614: "Para você" (Mangá Review).


Lagrimas de despedidas [2]


Este artigo contém spoilers referentes ao capítulo 614 deste mangá:



Eu poderia começar esta review de várias formas, mas esta imagem apresenta perfeitamente a minha satisfação com o capítulo criado por Kishimoto. Não de ontem, é de sempre, que venho criticando Naruto em minhas reviews, nos capítulos de boa qualidade dou uma elogiada, mas nunca cheguei a dizer "fantástico, maravilhoso, incrível ou mesmo muito bom".

A verdade é que não sou hater de Naruto, quando não gosto de algo, simplesmente ignoro, paro de assistir e deixo quem gosta ver - Se não me incomodo com o seu gosto, não há motivo de eu me intrometer nisso -. Mas de fato eu gosto de Naruto, foi o primeiro anime/mangá que eu vi legendado, o que me apresentou este universo enorme da cultura japonesa.

Desde lá (2005) minha mente mudou muito, e com o amadurecimento e conhecimento de outros mangás mais complexos consegui enxergar os defeitos de Naruto - E como minha função neste site é fazer uma crítica, devo apresentar todos os defeitos e qualidades visto neste capítulo. E não fazer uma review sensacionalista, feita para agradar os fãs mais estúpidos que não aceitam uma mísera critica a série.


Este capítulo foi a definição do que eu espero de Naruto, finalmente vimos Kishimoto apresentar um capítulo emocionante, de tirar o chapéu. Do começo ao fim, este capítulo foi uma simples preparação para o que estava a vir nas páginas finais - A morte de Hyuuga Neji.

Nunca fui de me simpatizar por este personagem, a personalidade dele não me atraia, mas sempre considerei a sua importância para o desenvolvimento da saga, principalmente no Naruto clássico. No Shippuden ele ficou MUITO apagado.

Porém, não foi porque nunca me simpatizei pelo personagem que não achei emocionante o capítulo (Digno de TOP de TOC). Recheado de frases marcantes, como "Porque me chamam de gênio" ou "A Hinata-sama pretendiar morrer por você. Então tenha em mente, que a sua vida, não é mais.. sua!", Kishimoto conseguiu me trazer uma sensação de nostalgia, uma linda lembrança dos tempos do Naruto classico, os dilemas que por mais esquecidos ao longo da história, continuam a viver dentro dos personagens.


Se no capítulo passado o titulo fez referencia as lagrimas de Ino, neste eu faço a nostalgia que sentimos ao ver Neji morrendo - Não é só uma sensação de ver um personagem querido (Que não é o meu caso mesmo) batendo as botas, mas também uma sensação de saudades da época que eu considero de ouro em Naruto, o exame Chuunin.

Mas esta morte não foi só uma simples mensagem de nostalgia, mas também um estopim para Naruto explodir de raiva (E afundar a cara de Obito na terra) - A provocação no final do capítulo feita a Naruto, é a comprovação que as coisas irão esquentar e muito.

Ao meu ver, Obito se tornou odiável demais nestes poucos capítulos, diferente de Pain, os admiradores são bem pequenos - Não há motivo para admirar um chorão, bundão e emo -. O destino de Obito parece mais claro do que nunca, não haverá uma rendição, mas sim, ele aprenderá que esteve todo este tempo errado, mas ao ver que foi derrotado pela força da amizade da aliança Shinobi.

Outro ponto a destacar é a importância de Obito para Madara. O Uchiha Highlander com cabelo emo precisa sim do Uchiha com meia cara amaçada para completar o seu plano. Mas Obito tem TODA a consciencia de que é um simples objeto, e aceita isso. Já que para ele, depois de completar sua vingança sobre Konoha, o seu motivo de viver terá terminado.

Para encerrar, assumo novamente que o capítulo foi muito bom, o que esperamos ler toda a semana - Espero que este ritmo continue no capítulo da próxima semana. Parabéns Kishimoto, por finalmente consegui trazer de volta um simples prazer de ler esta série que foi e é importante para mim.


10 comentários:

  1. Chorei na morte de neji. Kishi tinha tantos pra matar, matou logo o Neji? T___T Era meu personagem predileto

    Mas ae, primeira review sua q vc so elogia Naruto, mas o cap mereceu. Mas gosto das suas review pq dizem a real, nao fica de firulas tentando agradar os narutards

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Axo q as vezs o cara exagerava mtu na critica a Naruto, a serie e feita pra adolescentes e talz, ñ presisa exagerar na profundidade

      mas gosto da review deles pq ele pode ate exagerar (as vezs) mas entende do assunto

      E gostei da mrote de neji, mas Naruto ñ vai explodir de raivam ,ele controlou o seu yin, nartuo sabe se controlar agra

      Excluir
  2. acho exagero as suas criticas a naruto,reclama de tudo,alias todos reclamam de tudo q acontece,pq nao acontece aquilo q elas querem,mas a review foi boa,e naruto tem sim defeitos,como qualquer serie,mas tbm tem qualidades,naruto não atrai mais tanto quanto antes,mas ele não decaiu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando eu avalio um capítulo seja ela de série televisa ou em quadrinhos, nunca levo a questão "Aconteceu o que eu queria" - Sim, eu critico bastante Naruto, mas é simples, eu critico o que não está bom.

      Eu percebo que as reviews que tenho maior boa recepção, são aquelas que só elogio - Este capítulo e o 610 - A verdade, é que muitos não aceitam que o seu mangá seja criticado, devemos dizer que tudo está perfeito... Mas a verdade é que não está.

      Eu já vi Naruto com capítulos muito mais emocionantes, porque eu devo me satisfazer com estes mornos? Esta é a questão.

      Excluir
  3. Anything Could Happen, Bitchs...22 de dezembro de 2012 às 00:38

    To puto pra caralho por terem matado o Neji. Estou com um puta odio de Obito, se tem alguém que ainda é "Admirador" porra, esse cara é um bebezão kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Mas o capitulo foi bom. Se Naruto perdoar Obito eu vou ate o japao matar Kishimoto, serio.

    e cara leio suas reviews des de o capitulo 612 e gosto pra porra, vc nao deve mudar nada... Tem capitulo que é ruim mesmo, tem que criticar quando é bom como esse (ñ achei tudo isso que vc falou, mas ok) tem que elogiar.

    FIM, no mais delongas.

    ResponderExcluir
  4. Kishimoto, por mais que muitos não aceitam é um grande autor, conseguiu fazer uma obra com uma gama gigante de personagem odiaveis e amaveis, porém ele também comete deslizes que outros grandes mangakas não cometem.

    Ultimamente ele estava errando mais do que o devido, fazendo capitulos com lutas de baixa qualidade. Sempre concordei com suas criticas, as lutas de Shino contra Zaku foi bem mais simples, porém mais inteligente e emocionante do que os "pedreiros Shinobi" como muitos se referiam a luta da Aliança Shinobi VS Juubi.

    Finalmente Kishi fez um capítulo a altura da luta de Naruto VS Pain, Shikamaru VS Hidan, Naruto classico e entre outros momentos - A review está tão boa quanto o capítulo, parabéns Kishimoto, parabéns Leonardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aproveitando o meu post, onde está a review de One Piece? Vocês vão lançar ou não?

      Excluir
    2. Arthur está meio ocupado este dias, mas postará a review de One Piece, mesmo que seja igual a ultima vez, dois capitulos em um.

      Mas não se preocupe, cedo ou tarde (Okay, já é tarde) ele postará, hehe.

      Excluir

onload='emoticon()'