domingo, 20 de outubro de 2013

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #47 (Ano 2013)


A vários meses atrás comecei acompanhar o TOC da Shonen Jump e a quase 1 ano comecei a fazer análise do mesmo aqui na Shonen Jump! Desde lá, o TOC se tornou de fato, um TOC, um vício... Fico curioso semana após semana para saber quais foram as posições dos mangás da Shonen Jump! Essa semana foi uma daquelas que explicam o meu vício por este ranking!




Ranking:

01 - One Piece
02 - Kuroko no Basket
03 - Ansatsu Kyoshitsu
04 - Toriko
05 - World Trigger
06 - Naruto
07 - Shokugeki no Soma
08 - Haikyuu!!
09 - Nisekoi
10 - Bleach
11 - Beelzebub
12 - Soul Catcher(S)
13 - Kurokuroku
14 - Himedol!! 

Não Ranqueados: Isoobe, Isoobe Monogatari (Estréia e Capa), PSI Kusuo Saiki e Gintama (Página Colorida), Kochikame (Cadeira de Ouro), Hachi! (Capítulos Insuficientes), Koi no Cupid (Capítulos Insuficientes) Hunter x HUnter (Tenho que falar mesmo?)

(Página Colorida de Abertura de Isoobe Isoobe Mnogatari)

Primeiramente gostaria de falar sobre a estréia, Isoobe Issobe Monogatari... Farei uma análise mais complexa do mangá no futuro, mas por enquanto farei só um leve comentários: O traço é de gag mangá (Mangá de Comédia) muito tradicional, mais tradicional que Kochikame. A chances de sucesso é minúscula, por não ser atual... Mas quem sabe um mangá estilo retro não faça sucesso? É uma aposta arriscada, com grandes chances de fracassar, mas uma aposta diferente que pode trazer bons frutos para a revista caso dê certo.

O que tenho de fato a ressaltar neste TOC é o desempenho de Kuroko no Basket (Cujo o tema está bem explicito no nome), a segunda temporada do anime acabou de estrear, mas ainda não está exercendo influência no TOC (O TOC é de uma votação realizada à 7 semanas atrás, o anime estreou a 2 semanas)... Isto comprova que o mangá de basquete tem um grande apelo popular, ao ponto de conseguir combater a unhas e dentes One Piece!

 (Página Colorida de Isoobe Isoobe Monogatari)


Daqui a 5 semanas poderemos ver uma explosão de votos para Kuroko no Basket, fazendo-o pegar mais primeiros lugares do que já pega (Esta semana foi segundo colocado, mas na passada e retrasada foi primeiro). É meu amigo, os japoneses amam mesmo basquete!

Outra surpresa, mas negativamente é Toriko. O mangá ficou em quarto lugar tendo um capítulo com nível para ser o primeiro colocado. O que explica isto? Será que os japoneses estão preferindo assistir Ana Maria Braga do que ler o mangá?

 (Página Colorida do Mangá PSI Kusuo Saiki)

Improvável. Possivelmente a guerra chegou a níveis tão épicos que os capítulos de final de guerra e os pós-guerra não tem mais apelo nenhum... Deste modo, até em capítulo de boa qualidade os japoneses não estão votando, fazendo o mangá continuar neste limbo entre a sétima e a quarta posição.

A verdadeira surpresa do TOC vem de World Trigger (<3 <3 <3): Quinto lugar, sambando na cara dos recaldados... Muitos diziam que o mangá não ia durar, ia ser cancelados logo. Mas WT provou que pode ser sim um mangá que sobreviva na revista, e vem constantemente conquistando boas posições (Nada extraordinário como Shokugeki no Souma e Ansatsu Kyoshitsu).


(Anuncio de novo One-Shot de carta do criador de Yu-Gi-Oh (Para Jump 49)

Falando em Shokugeki no Souma, o mangá ficou em sétimo, pior posição desde sua estréia. Nada para se preocupar, de vez em quando todo mangá tem uma quedinha, é natural - Preocupante é a situação de Naruto, que ficou em sexto! O mangá que deveria ser topo de TOC está batalhando para ficar no TOP 5... Os japas estão odiando está guerra ein? Aliás, acho que não só os japas...

A dupla Haikyuu! (de vôlei) e Nisekoi ficaram lado a lado de novo... Nada adicionar, é a posição normal para este dois, principalmente Haikyuu! que se destaca pela vendas do volumes individuais e não pelo TOC na revista - Os dois mangás irão ganhar animes no ano que vem e se tudo der certo devem ter sua popularidade aumentada, Haikyuu! pelas previsões pode dobrar sua popularidade!



(Anuncio dos dubladores do Anime de Haikyuu!)

No Bottom 5 temos Bleach e Beelzebub... Dois mangás veteranos que não conseguem de nenhum modo sobreviver a nova era da Jump! Beelzebub é o caso mais preocupante... Eu dou 1 ano para terminar de vez. Sério, dou 1 ano no máximo!

Os três últimos foram Soul Catcher (S) (Que conseguiu uma ruim posição depois de algumas semanas indo bem) e os lanterninhas de sempre Kurokuroku e Hime-Doll. Este dois já estão garantidos foram da revista, nem adianta chorar... Melhor já ir se desapegando porque já estão cancelados praticamente.

Destaque da Semana:

Boa posição de World Trigger e péssima posição de Shokugeki no Souma e Toriko


- World Trigger conseguiu uma quinta posição que ninguém esperava, após o mangá ficar no Bottom, já Shokugeki no Souma teve uma queda inesperada também... Toriko teve até uma boa posição comparada as semanas anteriores, mas pela qualidade do capítulo merecia ficar no TOP 3, deste modo é uma surpresa negativa.

(Página Colorida do Mangá Gintama)


Chance de Cancelamento:

99% - Hime Doll
95% - Kurokuroku
60% - Soul Catcher (S)
35% - Beelzebub
5% - Gintama
1% - Bleach

Restante: menos de 1%.

- Provavelmente terão 2 cancelados na próxima rodada, deste modo quem deve sair é mesmo: Hime Doll e Kurokuroku!





Prévia da próxima Weekly Shonen Jump, teremos capa da revista para  Naruto, além de página colorida para Kuroko no Basket, World Trigger e Isoobe Isoobe Monogatari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'