sábado, 28 de dezembro de 2013

TOP 10 - Melhores Mangás de 2013.


Chegou a hora, depois quase dois dias de espera, finalmente será revelado, por mim, o TOP 10 melhores mangás que foram publicados neste ano! Não percam tempo e venham ver logo:

Assumo que não foi difícil fazer essa lista, peguei os mangás que eu lia e escrevi todos eles em uma lista, deu mais de 30 mangás, porém, alguns dava para descartar imediatamente, como: Gantz, Hungry Joker, Fairy Tail, entre muitos outros que não fizeram um bom 2013.

Os que restarem, (Ao todo 31, fiquei em uma grande dúvida se colocava Bleach ou Tower of God em 30° lugar) arrumei em suas respectivas colocações, foi extremamente simples, porque os mangás iam se encaixando tranquilamente em cada colocação. Deste modo o TOP 10 foi mais fluído possível... De fato, estou completamente satisfeito não somente com o TOP 10 desta lista, mas também com o inteiro TOP 30.

Clique no link abaixo se você quiser ver os mangás que ficaram nas posições:
- 30-21
- 20-11

10 - Kingdom


Esse ano Kingdom teve uma grandíssima evolução, carregando a Weekly Young Jump, Kingdom nos apresentou uma história sobre guerra e política - Mostrando o pior lado dos homens quando o assunto se torna poder.

Esse ano tivemos mortes de alguns personagens marcantes e muito queridos, porém suas mortes não foram em vão, serviu para que outros personagens evoluíssem e se tornassem mais forte para as futuras guerras: guerras que a cada capítulo que passa estão ficando cada vez melhores e mais épicas.

Kingdom é um dos melhores mangás de 2013, principalmente por sentirmos na pele a evolução de cada um dos personagens. Além de que o autor passa de forma realística e dramática os problemas causados por essa guerra que avassala a China.

09 - Shokugeki no Souma


Shokugeki no Souma acabou de completar 1 ano de vida, estreou no final do ano passado, mas mesmo tendo tanto pouco tempo de vida já chamou atenção de muitas pessoas. Isso inclui eu, como um grande leitor da Jump, logo me apaixonei por esse mangá.

Mas não é por nada, com uma história relativamente simples, porém cativante (Um menino que quer se um cozinheiro melhor que o pai, entra na universidade de culinária para aprimorar suas habilidades), o ponto forte do mangá é são as batalhas culinárias. Com pratos deliciosos, que te dão água na boca, e resultados imprevisíveis (Você não sabe mesmo se Souma irá ganhar aquela batalha)... Shokugeki no Souma conquistou o gosto popular.

Estou extremamente ansioso pelo anime, se os pratos já dão água na boca, sendo bonitos rabisco em páginas, imagina sendo uma animação? Acho que no final de todo o episódio terei que uma fome terrível, hahaha!

08 - Chihayafuru


O mangá de esporte mais bem colocado, Chihayafuru conta história de uma garota que se esforça para ser uma grande jogadora de Karuta (Um jogo de cartas japonês), tendo já duas temporadas de anime, o mangá conquistou de vez o público japonês.

Eu assumo, conheci tudo relacionado a Karuta por causa desse anime, é tipo um Hikaru no Go para mim, serviu para conhecer um novo esporte. Mas não é somente a competitividade do jogo que me chamou atenção, o drama que circunda os personagens também são bastante profundos.

O mangá continua recebendo um monte de prêmios de melhor mangá do ano, e merecidamente, essa temporada está melhor do que nunca, mais emocionante, mais tensa, mais dramática e mais bem desenhada, um nível jamais visto neste mangá. Talvez a oitava colocação no meu ranking não seja tão importante quanto um Kodansha Awards, mas vale a minha intenção né? 

07 - Gin no Saji (Silver Spoon)


Com o anime lançado esse ano, Gin no Saji finalmente conseguiu chamar atenção de muitos leitores casuais - Quem acompanha fervorosamente o mundo dos mangás já conheceu ele, principalmente por ser da mesma criadora do genial Fullmetal Alchemist.

Esse ano, Gin no Saji continuou engraçado como sempre, Okawa é de longe o melhor personagem deste mangá, quando ele aparece é impossível não rir. O mangá continuou nos dando várias lições de vida, e nos fazendo rir por horas.

No final, Gin no Saji se configura aqui não por ter uma melhora, mas sim conseguir manter a sua alta qualidade no humor, um humor não escrachado, mas sim inteligente, sutil que te faz dá várias risos e ao mesmo tempo te fazer refletir.  

06 - Koe no Katachi


Se não me engano, Koe no Katachi foi lançado esse ano, e já no One-Shot foi uma grande surpresa - Lançado na Shonen Magazine, Koe no Katachi conta a história de uma garota com problemas auditivos que tenta se adequar a escola e a sociedade.

O mangá é lindo de se ler, uma história emocionante e acho que é impossível não se apaixonar pela personagem principal, com o seu jeito meigo e frágil de agir. Sim, pode ser um romance, quase um shoujo, mas é um mangá que te faz delirar pela sua simplicidade e ao mesmo tempo profundidade.

É incrível como um novato, com tão poucos capítulos lançados conseguiu chamar atenção de tantas pessoas, conseguiu me deixar preso, ansioso por cada capítulo que irá lançar. Koe no Katachi merece estar na sexta colocação deste top!

05 - Nanatsu no Taizai


O novato mais bem posicionado neste rank é Nanatsu no Taizai. Quando eu li o primeiro capítulo, assumo que não havia gostado muito do mangá. Os elementos Ecchi me incomodaram, não foram bem adicionado, como eu havia visto em Shokugeki no Souma.

Porém eu decidi dar uma segunda chance ao mangá, e não quer capítulo após capítulo ele foi me surpreendendo? O Arco do Festival foi genial, tivemos cenas de perda de mão (Pobre cotoco) , sangue, lutas épicas, drama... Teve de tudo.

Se fosse levar em conta os primeiros capítulos, com certeza eu ia abandonar Nanatsu no Taizai imediatamente, mas decidi dar uma chance (Do mesmo modo que dei Hungry Joker, mas esse mangá só me deu arrependimentos), e não é que ele de fato conseguiu me surpreender, ao ponto de eu achar um dos 5 melhores deste ano?

Está claro que Nanatsu continuará uma melhora crescente, ainda estamos no inicio de um novo arco, mas já deu para perceber que ele será mais foda que o festival, de qualquer outro que veio anteriormente. Nanatsu é o melhor Seinen de batalha que estreou esse ano! 

04 - One Piece



Seria uma ofensa a Eiichiro Oda não colocar One Piece no TOP 05, o autor depois de vários tropeços nos anos anteriores (Tropeços chamados: Ilhas dos Tritões e Punk Hazard), ele voltou acertar em cheio com a saga que está sendo uma das mais incríveis já apresentadas neste mangá!

Tranquilamente ela pode ser comparada a qualidade do arco de Enies Lobby, cheia de reviravoltas, mistérios, revelações (Algumas que levaram os fãs ao delírio), Oda vem apresentando todos os elementos que fizeram One Piece ser o mangá mais amado do Japão, na atualidade.

É claro que teve seus pontos fracos esse ano, isso lhe custou o TOP 3, por exemplo, a sua eterna enrolação com as batalhas no coliseu, tiveram seu motivo aparente? Sim, mas por bastante tempo achamos um saco tudo aquilo. Outro lago negativo foi as grandes pausas de Oda, a cada 4/5 capítulos ele dava uma pausa de 1 ou 2 semanas.... Isso foi bem chato.

De qualquer modo, os lados positivos sucumbiram os lados negativos, deste modo One Piece se configura no quarto luga dos melhores mangás deste ano - Se a saga continuar no ritmo que está, ano que vem pode estar no TOP 3, ou quem sabe, em primeiro.

03 - Onepunch-Man


Lançado em 2012, One Punch Man conseguiu conquistar um sucesso mundial rapidamente, sendo já publicado na Jump Americana e em vários outros países - Não é por nada, Saitama o meio super-herói protagonista é extremamente carismático, e as lutas no mangá são fantásticas.

Se 2012 foi o ano que o mangá se jogou no mercado, 2013 serviu para ele se estabelecer de vez como um dos melhores mangás a serem publicados atualmente. O contraste entre o traço dado ao protagonista, e o traço dos demais personagens deixa tudo mais bem humorado e interessante.

Um mangá tão bem desenhado, bem trabalhado, com um lutas fantásticas e com vilões super engraçados não poderia ficar de fora. Tem um conjunto de Gifs soltos pela Web que mostram as lutas presente neste mangá, que são simplesmente fantásticas (Ou meu ver, as melhores batalhas do ano vieram de Onepunch-Man - Por serem ao mesmo tempo fodas e engraçadas).

Inclusive para quem não sabe, o sucesso de Onepunch-Man é tão grande que a Jump decidiu publicar um One-Shot especial dela na revista Weekly Shonen Jump... Este mangá é incrível, recomendo a todos verem! Mereceu com sobra ficar no TOP 3!

02 - Shingeki no Kyojin


Shingeki no Kyojin foi a grande revelação de 2013, o anime deu um burst tão grande no mangá que fez ele vender mais de 1 milhão de cópias por volume! Sim, Shingeki no Kyojin está vendendo mais do mangás consagrados como Naruto e Hunter x Hunter.

Mas não é por nada, comecei a ler o mangá antes de lançar o anime e sempre achei ele simplesmente fantástico. O autor está recebendo a sua recompensa por produzir um mangá com um enredo fantástico e cativante. 

Porém ele não está no TOP 2013 por causa do anime, já que o anime cobriu capítulos que foram lançados em anos anteriores, e sim pelo que de fato foi lançado esse ano - Tivemos a captura do Eren, revelações sobre a origem dos titãs, e de quem de fato atacou a vila... Tivemos batalhas épicas entre os humanos e o titã encouraçado (Entre Eren e o Titã encouraçado)... Foram tantas coisas que aconteceram fodas neste ano que é impossível não dá a segunda colocação para Shingeki no Kyojin.

Até o seu único defeito que o traço preguiçoso do autor, foi esquecido pelo seu enredo - Quando a história é boa, uma arte preguiçosa como a de Isayama é facilmente ignorado. O que espero de 2014? Continua no mesmo nível e que Isayama nos dê mais resposta sobre a origem dos titãs.

01 - Toriko


O primeiro lugar não poderia ir para outro mangá, o injustiçado pelo japoneses do ano, Toriko apresentou uma das guerras mais épicas que eu vi na minha vida. Vários personagens icônicos, um lutando contra o outro.

Uma saga sangrenta, cheia de reviravoltas e que foi encerrada com uma morte triste e chocante, um personagem que 90% dos fãs de Toriko gostavam. Eu tenho pena de quem não acompanha Toriko, porque está perdendo um dos melhores mangás já lançado, e no meu ponto de vista está perdendo O MELHOR mangá de 2013.

Esse ano, ainda tivemos para melhorar nosso amor pelo mangá uma leve introdução do que virá nas próximas sagas, nos deixando em extasy pelo final da saga do festival de culinária (E sua guerra espetacular) e pela introdução de uma nova saga, que deixará todo o mundo, de Toriko, em chamas.

Acho que não tem como questionar, para quem leu o mangá, como foi incrível todo esse seguimento de batalhas frenéticas que compôs o ano de 2013 em Toriko. Sem dúvida, o melhor Mangá de 2013!

Espero que vocês tenham gostado do Ranking, eu pelo menos estou completamente satisfeito com ele... Dêem suas opiniões e até a próxima

37 comentários:

  1. TOP 04 super merecido. Só não digo todo o TOP 5 pq não li Nanatsu no Taizai. Eu ficaria em uma duvida série quem de fato foi melhor
    Shingeki no kyojin, toriko ou onepunch-man

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena ler Nanatsu no Taizai. Olha, eu não fiquei com dúvida nenhuma sobre as colocações desses 3, estou satisfeito com suas colocações, mas devo assumir que qualquer um deles merecia o primeiro lugar.

      Excluir
  2. Respostas
    1. SQN, você foi second... Viva com isso agora.

      Excluir
    2. eu já esperava Toriko no top 5 pelo menos, mas não em primeiro, mas você tem razão esse arco foi incrivel.

      a maior falha de One Piece esse ano em minha opinião também foi uma um subproduto da melhor qualidade deste ano: as reviravoltas.
      a falta de foco desse arco foi o que me deu nos nervos. é muita coisa pra administrar e acabamos não tendo tempo pra simpatizar com os personagens, até agora eu ainda me esforço pra ter empatia e pena da rebecca e do soldado brinquedo, e me acostumar com o bartolomeu fangirl foi muito difícil mas agora eu consegui.
      eu queria um clima mas skypiea e alabasta, sagas essas que nos mostrou a cultura, forma de vida, natureza, clima, ambiente, mistérios e misticismos das suas respectivas ilhas.
      a tanta coisa pra explorar no tema espanhol/romano de dressrosa e a sociedade dos anões em Green bit.
      resumindo eu queria uma história que avançasse de maneira mas calma pra conseguirmos nos aprofundar mais no clima yin(felicidades e riquezas de dressrosa)-yang(macabro, escravidão e tirania do doflamingo) da ilha.

      Excluir
    3. Sim, inicialmente Dressrosa caminhou muito lento, apresentou um monte de personagem nas arenas, ficou enrolando, enrolando... E fez o começo da saga bem chata - Depois ela conseguiu se deslanchar de vez, com suas revelações e tudo mais, porém, não dá para negar que o começo dela foi bem chata.

      Eu acredito que agora só será ação desenfreada, talvez algum Flashback sobre Law e DoFlamingo, mas tirando isso, só ação... Por isso não teremos aquele aprofundamento sobre a sociedade que circunda como tivemos, por exemplo em Ennies Lobby.

      Talvez, no pós-batalha, onde tem a tradicional festa da tripulação junto com as cidadãos podemos conhecer mais um pouco sobre Dressrosa.

      Excluir
    4. Eu ainda quero saber para que vai ser todos os personagens apresentando no coliseu de Dressrosa. Eles so serviram para se transformarem em brinquedos e nada mais não é?

      Tirando isso, e outras coisas chatas, Oda começou a encaixar tudo na saga e agora estou vendo que ela esta ficando muy foda... O aparecimento de Sabo só ajudou a deixar tudo mais epicamente epico

      Excluir
    5. Fui unico que gostou do começo de dressrosa?

      Excluir
    6. Acho que sim kasokasoaskoaskoaskoaskasok

      Excluir
  3. tinha visto o aue que tavam fazendo sobre a nova saga de toriko, mas fazem aue sobre tantos mangas que ignorei, to surpresa em saber que o manga é tao bom assim mesmo. eu abandonei no capitulo 6

    Shingeki no kyojin pra mim dos que li foi o melhor, ameeeei a Sasha <3 mesmo q ela apareceu muito pouco esse ano. koe no katachi tbm é muito lindo, ameei o manga, pra mim ficava em terceiro dps de OP.

    boa lista leo, qual vai ser seu proximo post agora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei qual será o próximo post, talvez sobre Iron Knight, de novo - De qualquer modo fique no aguardo que deve ser coisa boa, hehe.

      Excluir
  4. e tao bom ver shokugeki no souma tendo o seu lugar no top 10, me lembro q antes de estrear n colocava muita fe e agora e um grande sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me lembro que quando SnS lançou, todo mundo só ficava falando sobre Hungry Joker... Quem imaginaria que Hungry Joker ia fracassar e Shokugeki no Souma ia ser o grande sucesso da leva?

      Excluir
  5. Eu escolheria Onepunch-Man para ser o primeiro colocado, pode ser porque sou fã pra caralho dessa obra, de qualquer forma a vejo como o melhor manga deste ano.

    A lista foi coerente, eu nao esperava Toriko em primeiro, esperava Shingeki no Kyojin pelo hype que levou, mas o manga mereceu, essa guerra foi epicamente épica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onepunch-Man está foda, mas vou deixar para o ano que vem coloca-lo em primeiro. Tenho certeza que 2014 será o ano de Onepunch-man!

      Excluir
  6. E li Ajin, o 18° colocado... Eu trocaria a posição dele por Vagabond, mas o mangá é bom, valeu pela dica Leonardo!

    ResponderExcluir
  7. Kd as reviews de bleach, op e naruto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei o.o

      Talvez o de baixo saiba responder: Kd as reviews de bleach, op e naruto?

      Excluir
    2. tbm ñ sei, quem sabe o cara mais a baixo saiba?

      Excluir
  8. To no grupo daqueles que preferiu Onepunch-man em primeiro, mas em geral a lista foi boa. Parabens pelo otimo trabalho Leo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu cara! Fazer essa lista foi bem legal, a próxima de melhores mangás só no final de 2014 =/

      Excluir
  9. Toriko foi o melhor manga do ano disparado, ñ tem discussão. THE MANGA OF THE YEAR: TORIKOO \O

    Parabens pela lista Leonardo, foi bem interessante de lê-la, divertida e bem coerente. Vc deveria fazer mais TOPs assim, só que com outros assunto. Quem sabe melhor animes do ano? seria foda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu apoiou um post sobre melhores animes do ano, nem vejo anime, mas apoiou hueuhuehuehuehuehueh

      Excluir
    2. Desculpa Jon e Vico, mas não conheço tão bem assim o universo dos animes. Acompanho alguns lançamentos de cada temporada (Leio a sinopse de todos e escolho alguns para acompanhar), mas sempre são pouquíssimos mangás.

      Esta temporada de outono só acompanhei Kill La Kill, para vocês verem como estou desatualizado. Então nem dá para fazer uma lista boa e coerente com tão pouco material =/

      Excluir
  10. bom top, li todos os comentarios e vi gente elogiando pra caralho onepunch-man o.o nunca li, mas axo q vo da uma chance

    de qualquer jeito bom top e toriko mereceu o 1

    ResponderExcluir
  11. Ótimo post! Tem vários mangás deste TOP 30 que eu estava pensando em ler, entre eles Koe no Katachi, Onepunch-Man, Punpun e Nanatsu. Dps der ler seus preves comentarios acho que vou começar com Koe no Katachi faz mais meu estilo

    Prefiro Slice of life do que shounen de batalhas. Dps leio Punpun, Onepunch-Man e por ultimo Nanatsu. Ótimo post, ótimo site, encontrei por acaso no google e agora vou acompanhar sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu! Eu gostei muito mesmo de Koe no Katachi, recomendo você ler já que gosta do estilo!

      Mas recomendo ler depois Onepunch-man para mudar dar uma aliviada, o clima de Punpun é bem pesado... É o contrário do clima leve de Onepunch-Man!

      Excluir
  12. Fantástica esta lista, todos os mangás citados são de alta qualidade, concordei do começo ao fim! Na verdade o único mangá que ainda não li é Nanatsu, ele me lembra o traço de Akira Toriyama, mas ñ é do mito Akira.

    O mangaka deve ser alguem que teve sua adolescência repleta de DBZ kkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu! E também lembrei de Akira quando vi o traço, hahaha.

      Excluir
  13. Aêê Torikão merecidíssimo no 1º Lugar, tomara que continue nessa boa vibe e que ganhe um pouco mais de popularidade (apesar do anime sofrível).

    Pô Leonardo Hungry Joker ganhou nem menção honrosa de melhor arte da Jump?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É que avaliei os melhores mangás em geral, e Hungry Joker não poderia entrar nessa lista - Além do mais, por mais que o traço de Yuuki era de vera interessante, a arte em sí não tão incrível.

      O modo dele desenhar, o traçado dos personagens eram bastante interessantes, mas a arte em sí, ainda precisava de muito aperfeiçoamento - Como Oda no começo de One Piece.

      Então, traço por traço não faz uma melhor arte. Tanto Naruto, Toriko, One Piece, Bleach, Shokugeki no Souma, entre outros mangás foram mais competentes nesse sentido.

      Excluir
  14. Otima lista, sou parte do grupo que apoiou Toriko ser o primeiro colocado, e até depois dessa grandiosa batalha continua foda!

    Toriko é o melhor shounen da atualidade.

    ResponderExcluir
  15. nossa gostei do seu ranking só acho q Shokugeki podia estar mais acima(kkk ser famboy é chato as vezes)fora isso o q vc acha do manga world Trigger tambem é um novato da jump eu não leio por que achei o inicio muito chato mais vejo pessoas dissendo q melhorou um pouco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. World Trigger teve o seu começo bem lento... Por isso as 17/18 primeiros capítulos são só de desenvolvimento, logo após este periodo pega um ótimo ritmo e se torna um mangá de alta qualidade.

      Inclusive suas batalhas são bem interessantes, inteligentes e com resultados inesperados. Recomendo você lê-lo, vale a pena... Eu li até o capítulo 41, e estou gostando bastante. (Ainda não tive tempo de ler os novos capítulos lançados).

      Excluir
  16. Não conheço muito de Webtoons, é um ambiente que ainda estou começando a entrar, a conhecer, por isso não posso dar uma idéia sobre webtoons.

    Aliás, se você pudesse me indicar alguns, eu agradeceria!

    ResponderExcluir

onload='emoticon()'