segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Reflexões Semanais #06: Especial Nova Safra da Weekly Shonen Jump, Fevereiro 2014 (Leonardo Nicolin).



O momento de abalar as estruturas.
Lançamento de novos mangás na Jump, a minha revista preferida, é sempre um grande momento na minha vida - Acompanho todas as notícias sobre o mangá, baixo o raw deles, a versão inglês depois e quando lançada, a versão em português - Para por último, fazer a minha amada review sobre as primeiras impressões que tive sobre o determinado mangá.

Mas porque é tão divertido acompanhar o lançamento de um sucesso ou de um fracasso? É um simples motivo, você coloca sua expectativa em jogo quando um desses mangás são lançados... Você se envolve emocionalmente com a obra, torcendo para ela fazer sucesso ou até mesmo para fracassar.

Lógico que todos os seus lançamentos, trás junto cancelamento de mangás que já estão na revista a 2 meses ou muito mais. Esta safra mesmo, provavelmente "expulsou" três mangás, eles são: Hachi, Koi no Cupid e Beelzebub - Ainda há a possibilidade, porém remota, de também cancelarem Iron Knight, mas é pouco provável... Pois a vaga de Hime Doll, cancelado a 2 meses atrás, ainda não foi preenchida. 

Beelzebub é a maior perda para nos, leitores de mangá, pois o mangá foi especial - Como dito na minha última review sobre o capítulo 237, Bebu foi o mangá dos extremos... A comédia era extremamente escrachada, as lutas eram extremamente exageradas, o protagonista era extremamente forte e por mais aí vai - Fará falta.



Agora, não vamos perder tempo, vou logo comentar sobre os mangás novatos, um por um, detalhadamente. O primeiro é Illegal Rare, será lançado na Issue 11, nesta quarta-feira, escrito e desenhado por Hiroshi Shiibashi, mesmo autor de Nurarihyon no Mago.

É uma grande surpresa a volta de Shiibashi, o seu traço noventista vem trazendo uma nostalgia para a Jump - Por mais que eu não seja tão fã de Mago, é inegável que o mangá teve um sucesso enorme no mundo dos Otakus.

O esperado é que tenhamos um mangá de boa qualidade, que consiga se estabelecer muito bem no meio da tabela, e as vezes conseguindo um TOP 5. Nada demais, por mais que Shiibashi criou uma ótima obra, nunca mais visto como um gênio. Esta visão pode mudar com este mangá? Acredito que sim, se ele lançar uma obra realmente fantástica, pode entrar no Hall dos maiores mangakás da história, facilmente. É para poucos lançar dois sucessos.


Na Issue 12 será lançado o mangá Ai Shoujo, de Takayama Toshinori. O autor é conhecido por fazer vários spin-offs, alguns bem infantis, entre ele o seu mais famoso que é Vongola GP (Spin-Off de Hitman Reborn). 

De Ai Shoujo é esperado uma comédia romântica, com toques de Battle Shounen. A verdade é que este é o mangá Underdog, ninguém espera que ele vá bem, deste modo, é o principal candidato para grata surpresa da safra.

Eu espero sim que Ai Shoujo seja um bom mangá, o autor é bem competente e o One-Shot teve uma recepção boa na Jump Next! Deste modo, há possibilidade de conseguir um relativo sucesso, o seu problema é o fato dos outros mangás terem autores de extremo prestígio. 


Na Issue 13 chegará Stealth Symphony, o mangá mais esperado da safra, por um simples motivo, os criadores são: Youichi Amano (Akaboshi) e Ryohgo Narita (Durararara!). Não é uma novidade um criador de Light Novel se jogar no mundo dos mangás, vimos isso como Nisio Isin.

É espero que mesmo se o mangá for mediano consiga se estabelecer na revista por um tempo, pelo grande número de fãs que Narita tem. Mas, acredito eu, que Stalth Symphony será uma grandioso mangá, e não só a fã base irá votar nele, mas sim quase todo mundo.

É a minha grande aposta e também a aposta da maioria - Não podemos esperar nada menos que uma obra fantástica de Amano, que fez o ótimo Akaboshi e de Narita que criou espetaculares Light Novels.


Por último temos Tokyo Wonder Boys, mangá de futebol da dupla de novatos: Tsunehiro Date e Kento Shimoyama. O obra vem aproveitando a vibe da copa do mundo (Várias revista estão lançando mangás de futebol para aproveitar a copa do mundo), uma escolha inteligente, e que pode beneficiar muito TWB (Tokyo Wonder Boys).

O traço é extremamente limpo e chega a parecer de mangá, além de haver várias tendências fujoshis que pode atrair um público bem especifico (Roubando um pouco os votos de Soul Catcher por exemplo)... Tokyo Wonder Boys é um mangá de esporte, que dada as circunstância pode conseguir fazer um sucesso relativo e se manter na revista, porém se lembrarmos que os últimos mangás relacionado ao "Soccer Mundial" não deram muito certo, ficamos com um pé atrás.

Lógico que são só suposições, qualquer um desses mangás podem ser um sucesso enorme quanto um fracasso mais visto. Só me resta esperar ansiosamente o lançamento de cada para assim, pode dar uma opinião mais concreta sobre cada obra. 

Fiquem com a prévia da Issue 11 da revista Weekly Shonen Jump, que terá o lançamento de Illegal Rare:

4 comentários:

  1. adoro essas epocas de novas series mesmo muitas vezes não dando em nada é legal de acompanhar como vc disse Ai Shoujo é o manga em q ninguem aposta então vou apostar nele ^_^ afinal nos ultimos tmepos é sempre assim o manga q ninguem da bola por aqui é o q os japas curtem,Tokyo Wonder Boys pode ser legal e o traço nem parece imagem de manga parece de um anime,Stealth Symphony tambem é o q me chama atenção só espero q não vire um Medaka da vida só sobrevivendo pelo nome do autor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondendo super atrasado: Também é minha época preferida, é novidade para todo lado.

      Sobre Stealth Symphony, eu acredito na qualidade do mangá, mesmo que as poucas imagens promocionais divulgadas foi o mangá que menos me agradou.

      Excluir
  2. é sempre bem animado mesmo essas epocas de estreia espero q pelo menos alguma dessas series consiga ir pra frente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também espero, seria bem decepcionante todos os 4 serem cancelados em pouco tempo

      Excluir

onload='emoticon()'