quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Reflexões Semanais #07: A arte da pancadaria: Dragon Ball, OnePunch-Man, Kill La Kill, Entre outros. (Leonardo Nicolin).


One Punch Rock.

Após um atraso de alguns dias, a Reflexão desta semana finalmente chegou. Desta vez falarei de um assunto relativamente popular, a porradaria nos mangás. Quando você era uma criança feliz e assistia Dragon Ball, qual era sua parte favorita?

Logicamente quando Goku incorporava o modo Berserk e saia metendo a porrada no vilão sem parar - Talvez, podia ser outro personagem incorporando o modo Berserk, quem sabe até o próprio vilão, mas independente da situação, os momentos mais marcantes são de fato as batalhas.

Porém, não é fácil criar um Battle Shounen (Ou mesmo um Battle Seinen) - Como criar uma batalha sem ser previsível? Como conseguir fazer que o vilão seja tão odiável ao ponto do leitor torcer para que o herói afunde a fuça dele no asfalto?

Esta é uma questão que domina qualquer escritor, seja ele de Anime, Mangá, Light Novel ou mesmo de uma simples fanfic. A batalha sempre deve ser muito bem escrita (E desenhada), o herói tanto quanto o vilão, não pode entregar os seus trunfo logo de cara... A verdade é que uma boa batalha deve ser gradativa. 

Teoricamente, isso seria bem simples, no começo o herói só utiliza seus poderes base e aos poucos, quanto mais apanha, vai sendo obrigado a utilizar os poderes mais overpowers, deixando a sensação que a cada página que passa o mangá está ficando mais tenso... Mas na prática, quando você deve colocar isso em prática, é totalmente diferente.

Já que os poderes que você deve utilizar, a forma que utilizará, depende de uma equação gigantesca, que une o cenários, os personagens em questão, o desenvolvimento deles, os poderes e várias outras coisas. Deste modo, uma boa batalha vária de mangá para mangá.



Exemplo, OnePunch-Man utiliza do um bom humor para deixar as batalhas interessantes, recorrendo constantemente ao fato de Saitama (Persoangem Principal) ser tão overpower que mata os inimigos com a penas um golpe. 

O humor é um ótimo artificio para deixar as lutas, em um Battle Shounen (Raramente em um Battle Seinen), interessantes. Vemos isso também em Beelzebub (#LutoForBeel), onde o autor Tamura, criou um protagonista que foi feito para ser super maligno, engraçado e overpower. Outros mangás que utilizam a técnica do humor para deixar as batalhas mais interessantes são One Piece (O rosto de Enel quando descobriu que Luffy era seu Counter natural), Reborn e muitos outros.

Outra técnica utilizada para deixar uma batalha mais tensa, é a insegurança. Vemos isso bastante em Shingeki no Kyojin, Gantz (Ao meu ver o melhor mangá neste quesito), Terra Formars, entre muitos outros... A pancadaria exposta principalmente em Gantz é extremamente sangrenta e cruel, além do autor deixar bem claro que qualquer personagem pode morrer (Menos o protagonista, haha).

Assim, imediatamente você só não fica emocionado pelo fato dos socos e tiros serem extremamente dramáticos e sangrentos, mas também fica com medo, pois você teme daquele personagem que está lutando morrer... Isso por exemplo não acontece em mangás onde há uma segurança na vitória do herói (Ou pelo menos se por acaso ele perder, sobreviverá).

Ninguém fica tenso pensando que alguém da tripulação do chapéu de batalha vai morrer, ninguém fica tenso pensando em Naruto, Sasuke ou Sakura irão morrer, ou que Rukia ou Ichigo irão morrer... Essa insegurança só vem quando o autor deixa muito claro que os personagens não estão salvos (No caso de alguns mangás, o fato de ser a última saga, o último arco essa insegurança, mesmo em um mangá relativamente seguro, pode vir... Como está acontecendo com Sasuke na saga atual de Naruto).



Quando você não pode apostar na insegurança para criar uma boa pancadaria, faça igual Dragon Ball, faça uma batalha cheia de poderes, reviravoltas e uma cena final absurdamente dramático (Gohan soltando Kamekameha com o fantasma de Goku dando apoio foi épico) - Resoluções inteligente, como a de Shikamaru contra Hidan, em Naruto, também são ótimas soluções utilizadas pelos autores para trazer uma porradaria marcante.

E por último, apostar em uma batalha em fundo dramático forte, levando em conta somente a batalha como batalha, pancadaria por pancadaria muitas vezes também funciona - Temos o exemplo de Kill La Kill que não é um anime sério, você assiste ele por um punhado de humor com uma batalha exagerada e um pouco sem sentido... Pensando bem, sem sentido algum mesmo.

É o perfeito caso da pancadaria por pancadaria, sem proposito algum... Só duas pessoas overpowers se digladiando em um cenário. Isso funciona quando o autor, quer explicitamente fazer isso, não colocando nenhum drama por trás da luta. 

Criar um Battle Shounen ou Battle Seinen é extremamente difícil, você precisa de muita técnica, emoção e uma história que sustente toda a pancadaria que você quer colocar. É por isso que muitos mangakás fracassam... Hungry Joker, Iron Knight, Hachi são os mais recentes casos. 

Por isso que devemos respeitar todos os autores que conseguiram fazer um bom mangá neste estilo, é um feito para poucos: Parabéns Inoue, Kishimoto, Oda, Toriyama, Oku, Kuramada, Morikawa, Togashi, Watsuki, Buronson, Kubo, Miura... E muitos, mas muitos outros autores que nos proporcionaram batalhas inesquecíveis. 


PS: O nome do mangá da capa é VS Earth.

7 comentários:

  1. Os battle shounens são insuporaveis, nao tem manga de esporte, gag manga ou o q for q chegue aos pes de um battel shonen bem feito, nao tem

    *Capa bonito de Toriko

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim tem tudo depende de gosto isso q vc disse não é a verdade absoluta

      Excluir
    2. Tem mangás de esportes, por exemplo Slam Dunk que são tão bons quanto um bom Battle Shounen - E Gag mangás que também, exemplo o nosso querido Gintama.

      Battle Shounen em escala mundial tem mais apelo popular (No japão um gag mangá consegue uma escala gigante de apelo popular), mas não significa que os mangás de shoujo, esportes, gaga e slice sejam piores, só menos populares (normalmente) em escala mundial.

      Excluir
  2. Os battle shounen são de grande importância para a popularização dos Animes no cenário mundial. Sem animes como Cavaleiro do Zodiaco, Dragon Ball, Yu Yu Hakusho, Samurai X, InuYasha nunca que One Piece, Bleach e Naruto iriam conseguir vender a quantidade de volumes que vende na atualidade

    Tanto quanto um Gag mangá infantil, os BS entram no imaginário das crianças e marcam depois toda a sua vida. É a nova expressão de heróis, a versão moderna dos heróis, substituindo a impecável versão americana.

    Boa matéria, o melhor quadro do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou tudo, nada a acrescentar, hahahahahahahahaha.

      E valeu!

      Excluir
  3. alguma scan ja traduziu esse manga VS earth?

    ResponderExcluir

onload='emoticon()'