terça-feira, 8 de abril de 2014

Despedida: Um rápido adeus a Iron Knight.


Muitos mangás surgem, poucos se estabelecem - Essa é cruel realidade da Weekly Shonen Jump... O público japonês fez sua nova vitima, desta vez, o cancelado foi mais um battle shounen, Iron Knight de Yagi Tomohiro.

Como prometido, toda vez que um mangá for cancelado na Weekly Shonen Jump trarei uma matéria sobre o ele - Explicando o motivo do seu cancelamento e também, contando os pontos negativos e positivos sobre o mangá.

Iron Knight foi uma estréia solitária, substituindo dois mangás ao mesmo tempo (Hime-Doll e Kuro Clock), o mangá estreou sozinho, sem ter nenhum outro mangá acompanhando-o em sua leva... Parece que ele foi de fato predestinado a ser solitário mesmo, em toda a passagem na Jump se configurou na última posição, sozinho, esquecido por todos os leitores.

A verdade, é que ninguém mais se importava em ler Iron Knight, não fazia diferença, já o viam como carta fora do baralho - As scans, pensavam: "Para que traduzir um mangá já cancelado?" ou leitores pensavam: "Para que ler um mangá já cancelado?" - Ninguém se arriscava, após o oitavo capítulo a tentar se conectar ao mangá, com medo de gostar e assim sofrer pelo seu cancelamento.

Deste modo, podemos considerar IK um mangá esquecido e ignorado por todos, pelo simples e único fato de que a maioria já acreditavam que ele seria cancelado - O que é uma tristeza, não é que o mangá era de fato o melhor da Jump, mas nenhum, eu te digo, nenhum mangá merece ser ignorado, anulando qualquer possível melhora.

No fim, o destino final de Iron Knight foi o mesmo do seu inicio, como uma estreia solitária, o seu cancelamento também foi solitário - Engraçado é ver a frase final do mangá, que mesmo estando praticamente cancelado, termina com a frase "Rise".

O que o autor quis dizer com isso? Não sabemos, é um fato que o capítulo 16, o último lançado na Weekly Shonen Jump não é o final, provavelmente o Volume 3 do mangá encerrará de fato a história (Digo isso, pois o capítulo 16 não encerra PORRA NENHUMA, terminou com o protagonista liberando o máximo do seu poder para lutar contra o vilão).

No final, Iron Knight sofreu o mesmo problema de muitos Shounens que surgiram nos últimos anos da Weekly Shonen Jump, haviam uma ideia bastante interessante, uma tematica que tinha tudo para dar certo, mas por causa de um desenvolvimento extremamente morno, apostando em clichês e não tendo nada que o destacasse morreu na praia.

Tirando o protagonista, os demais personagens não despertavam nenhum interesse ao leitor... Nenhum mangá consegue se sustentar tendo somente o protagonista como chamativo. O autor falhou miseravelmente em trazer um elemento de empatia aos personagens secundários.

Pelo menos o herói tinha uma habilidade muito interessante, o autor demonstrou já nos primeiros capítulos que estava disposto a trazer uma evolução bem interessante aos poderes do personagem - Aliás, não só aos poderes, mas o herói como todo, ele tinha um espaço muito grande para crescer e se desenvolver, trabalhando as questões psicológicas. Infelizmente o mangá foi cancelado com 16 capítulos e Tomohiro não teve tempo para mostrar como o protagonista iria evoluir.

Se fosse outra revista, mensal ou mesmo uma mais branda em seu julgamento, Iron Knight poderia ter tido terreno para desenvolver sua história de forma satisfatória, sem pressa e sem pressão, se tornando, quem sabe, um mangá de sucesso no futuro - Mas a Weekly Shonen Jump é uma revista cruel, ou você mostra para que veio imediatamente ou roda loga.

Desejo profundamente muita sorte ao autor de Iron Knight, Yagi Tomohiro, mesmo acreditando que ele nem terá uma segunda chance (Levando em conta como a revista tratou o seu mangá, uma almofada tapa buraco)... Iron Knight não é um ruim mangá, só é mediano que poderia no futuro se tornar um bom mangá.

PS: Gostaria de parabenizar a Conexão Diária Scan, como fiz em todas as reviews de Iron Knight, por mais que o mangá nunca teve um apelo e publicidade gigante, eles pegaram o projeto e traduziram rigorosamente - Infelizmente, não puderam ir muito longe com a tradução, já que as scans gringas e os raws eram cada vez mais escassos, mas fizeram um trabalho ótimo na medida do possível.

PS²: Espero que seja um Battle Shounen bem dark e sangrento a substituir Iron Knight, a verdade que esta na hora da Jump amadurecer um pouco, os adolescentes de hoje não são mais como dos começo dos anos 2000 - É hora de se renovar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'