quarta-feira, 14 de maio de 2014

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #25 (Ano 2014).


Os corvos mensageiros nos trouxeram boas novidades.

*Esta news será atualizada ao longo da semana com as páginas coloridas. Assim que elas forem saindo, irei postar atualizar a news.

Na série de TV, Game of Thrones, os corvos são as criaturas que substituem os sem graças e nojentos, "pombos correios", levando as mensagens e novidades ao longo de todo o continente. Por coincidência, a capa belíssima de Haikyuu!! trouxe este animal e ao mesmo tempo a Jump anunciou um novo mangá que tende a ser um curiosa nova empreitada da revista. Vamos ao TOC, primeiro:

Issue 25:
Haikyuu (Cover/Lead CP)
01 - One Piece
02 - Ansatsu Kyoushitsu
Hi-Fi Cluster (Oneshot)
03 - Naruto
04 - Isobe Isobee Monogatari
05 - Toriko
Shokugeki no Soma (center color)
06 - PSI Kusuo Saiki
07 - Kuroko no Basket
Nisekoi (center color)
08 - Gintama
09 - Soul Catcher(S)
10 - World Trigger
11 - Illegal Rare
Kochikame
12 - Bleach
13 - iShoujo
14 - Stealth Symphony

Issue 26
Lead Color/Cover: Hinomaru Zumou (new series, Kawada)
Center color: Isobe Isobee Monogatari, Illegal Rare, Bleach


Este TOC posso dizer que foi o mais sem graça das últimas edições, pois tirando uma ou duas surpresas, o restante foi tudo dentro do esperado - O deixou esta revista interessante foi suas ótimas páginas coloridas (Essa de Souma é genial) e também a novidade da nova série de Sumo: Hinomaru Zumou.

As três primeiras posições compostas por: One Piece, Ansatsu e Naruto respectivamente, demonstra perfeitamente quais são os pilares atuais da revista, praticamente estes mangás, somados a Kuroko no Basket representam os 4 mangás gigantesco que comandam a revista... Qualquer um desses tem total capacidade de pegar o primeiro lugar.

Em quarto temos Isobe, o mangá tem uma popularidade enorme, mesmo não vendendo tanto assim os seus volumes individuais (Tirando os novatos, é o mangá que menos vende da revista) - Isto acontece, logicamente, pelo fato de Isobe ser um gag manga tradicional que desperta muitos risos aos leitores, porém, não os estimula a comprar os volumes.

O quinto lugar ficou para Toriko - Será muito dificil daqui em diante vermos Toriko conquistando primeiros lugares, principalmente pelo hype que vem abaixando cada vez mais, porém sua clara qualidade o manterá sempre na parte de cima da tabela, talvez em algumas TOCs atípicas ele poderá cair para a parte de baixo, mas será raro. O sexto lugar ficou com PSI Kusuo Saiki, merecido.

Em sétimo temos Kuroko no Basket, o mangá é uma montanha russa gigantesca, consegue em uma edição ficar em primeiro e na outra pega o sétima/oitava colocação, isso porque tudo depende muito do que aconteceu naquela determinada partida, naquele determinado capítulo. Até o seu fim, Kuroko continuará nesta eterna montanha russa.

Gintama conquistou o oitavo lugar, ficando mais uma vez fora do bottom - As semanas de péssimas colocações terminaram de uma vez por toda para Gintama, com essas almofadas que chegaram, o mangá conseguiu dá uma boa subida. O fato do público esta gostando destes arcos atuais também está ajudando em sua melhora de posições.

Fechando as posições intermediárias temos Soul Catcher (S), primeira vez fora do bottom desde a Issue 11 se não me engano - É outro mangá que vem mostrando que tem total capacidade de sobreviver nesta revista muito concorrida e se continuar com estes desempenhos (Hunter x Hunter esta chegando aí para ficar logo abaixo de Soul Catcher também.) poderá sobreviver até chegar o dia do seu anime, tão esperado e aguardado por muitos leitores e principalmente LEITORAS.



Abrindo o bottom temos World Trigger, a situação do mangá continua bem feia, mesmo essas posições não sendo tão assustadora. Este capítulo em questão é de fato interessante, [SPOILER] é onde aparece os humanoides neighboors [/SPOILER] deste modo cada capítulo que passa fica mais alarmente todas esses capítulos eletrizantes, todas essas cenas chocantes que deviam jogar WT lá para cima não surgirem efeito. O mangá atualmente esta correndo mais risco que Soul Catcher (S).

Logo após temos Illegal Rare na décima primeira posição, outra posição mediocre, mas continua sendo o melhor dos novatos. A revista quer por que quer fazer Illegal Rare um hit, por isso deu outra página colorida ao mangá... O autor é consagrada e tem potencial para transformar IR em um mangá de topo, por isso pode ser até acertada essa decisão da Jump.

Em décimo segundo temos Bleach que é o único mangá veterano que não consegue aproveitar as novas almofadas da Jump. Acho que os japas não ligam mais em votar em Bleach, pelo menos o volume individual vende ainda MUITO BEM e o mangá vai se mantendo firme e forte. Os fãs não devem se preocupar com suas posições.

As últimas duas posições foi iShoujo e Stealth Symphony, caso estreie mais um mangá além de Hinomaru um desde dois irá dançar, provavelmente entre as duas próximas issues. iShoujo leva vantagem por sempre ter conquistado posições melhores que SS e esta começando um novo arco... Já SS tem um autor muito respeitado por trás e é lançada na jump americana. Os dois tem pontos positivos, SS tem mais chances de ser cancelado, mas acredito que os dois mangás serão salvos por essa rodada.


Sobre TWB, o mangá foi cancelado com apenas 10 capítulos, mas não é o recordista, Chagecha é o mangá mais rápido cancelado da história, mas por motivos diferentes que Tokyo Wonder Boys - Chagecha não era popular, mas podia sim, com algumas mudanças até se salvar, o problema é que o autor não fazia a minima ideia de como continuar o mangá, assim desistiu dele. TWB foi cancelado pelas péssimas posições mesmo, o seu segundo capítulo recebeu menos votos que a CAPA (Quando tu deve votar nas suas três séries favoritas, você pode votar em mangás ausentes, nos One-Shots e até mesmo na capa da Jump, haha). Para um mangá receber menos votos que a capa a situação deve estar muito desesperadora. 

Por fim a Jump revelou que irá lançar um novo mangá, Hinomaru Zumou, o seu One-Shot foi lançado na Jump NEXT ano passado, juntamente a iShoujo e Stealth Symphony e é bem agradável. O mangá trata-se de Sumô e é interessante ver a Jump voltando aos esportes mais orientais, mais regionais, abandonando os esportes ocidentais. Vamos ver se essa nova empreitada irá dar certo, mesmo que não estou muito esperançoso, por um simples motivo: A revista da Jump esta muito fechada, com votos bem definidos, esta extremamente dificil um mangá novo conseguir espaço e votos.

Boa sorte Hinomaru Zumou! Agora fiquem com a prévia da próxima edição:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'