quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #39 (Ano 2014).


Quando se joga o jogo de tronos da Shonen Jump, ou você ganha ou você é cancelado.

Após uma semana sem TOC, finalmente a Shonen Jump voltou para nós - Mas infelizmente nos entregou um Tablet of Contents relativamente normal, salves algumas ressalvas. Percebemos nesta classificação que alguns mangás podem estar em uma situação mais perigosa do que imaginávamos. Sem mais delongas, vamos ao TOC:

Shonen Jump #39 (25/08):
Kuroko no Basket (Cover, Lead CP)
01 - One Piece

02 - Ansatsu Kyoushitsu
Rokkotsu-san (Color Page, Golden Future Cup Entry #03)
03 - Naruto
04 - Hinomaru Zumou
05 - Shokugeki no Souma
06 - Nisekoi
Toriko (Color Page)
07 - Haikyuu!!
Boku no Hero Academia (Pré-Rank)
08 - PSI Kusuo Saiki
Mitsukubi Condor (Capítulo 06)
09 - World Trigger
Yoakemono (Capítulo 05)
10 - Gintama
11 - Isobe Isobee Monogatari
12 - Bleach
Kochikame
Kasahara-san no Ame no Hi ni (One Shot)
13 - Illegal Rare
Hunter X Hunter (Ausente) - Retorna na Issue 41


Shonen Jump #40 (01/09):
Cover & Lead CP: Shokugeki no Souma
CP: Kuroko no Basket, Haikyuu!! e Brain Breaker (Golden Future Cup #04)
Kuroko no Basket, Lead Color Page.

Como já é de tradição comecemos comentando sobre os mangás não ranqueados, nesta edição tivemos capa de Kuroko no Basket, e como já imaginado o mangá não terminou neste capítulo - Muitos teorizavam sobre KnB terminar com esta capa, mas vamos ser realistas pessoal, era tecnicamente impossível. Porém, devo ressaltar que próxima semana KnB ganhará uma outra página colorida, o que é bem estranho, se levarmos em consideração que o mangá acabou de ganhar uma capa, e não tem nenhum motivo lógico que ter uma sequência de páginas coloridas (Isso só acontece quando querem fazer uma grande publicidade). Ainda assim, não acho que KnB acabará na próxima semana, mas acho interessante ficar bem atentos, porque essa Color Page é suspeita.

Outros dois mangás efetivos (Não One Shots) que ganharam página colorida foram Toriko que mesmo ganhando uma CP, estranhamente não foi muito bem ranqueado, ficando no meio da tabela. A Shonen Jump preferiu colocar o One shot Rokkotsu-San no alto que Toriko, aliás, este One-shot foi o mais bem ranqueado da Golden Cup até agora, enquanto os outros ficavam logo após o TOP 05, este aqui ficou logo após One Piece, dando a crer que os editores colocam muita fé no mangá (MUITA MESMO).

E por últimos temos os três novatos, Boku no Hero Academia esta semana foi o mais bem ranqueado, sua posição para um pré-rank é bem satisfatória, levando a crer que o mangá provavelmente terá um desempenho relativamente bom nos ranks, mesmo que não deve nada de fantástico. Já Condor vem conseguindo posições bem medianas, mas nada de fato ruim, por isso também pode ter boas posições.

Kuroko no Basket, Color Page

A situação ficou feia para Yoakemono que foi ranqueado bem baixo, praticamente na porta do bottom 4, normalmente é no capítulo 05 que os editores tem uma ideia do número de votos que um mangá recebeu (Analisando as outras revista da Jump, como a SQ, percebi que duram em média 4/5 semanas para contar os votos), deste modo uma péssima notícia este pseudo-rank.

Mas agora, indo ao TOC, o primeiro lugar ficou com One Piece, por mais que esteja bem disputado os primeiros lugares na Shonen Jump, OP continua sendo Overpower e domina a revista com facilidade. Ele é o rei da magazine, e isto não mudará tão cedo, quem sabe Ansatsu Kyoushitsu após o anime isso não mude? Mesmo que acho bem improvável AC conseguir retirar o seu trono.

Em terceiro lugar tivemos Naruto, fico feliz e ao mesmo tempo surpreso em ver o mangá de Kishimoto finalmente conseguir uma posição boa, após uma sequência de posições medianas, se levarmos em consideração que a história esta no seu climax. Por pouquíssimo o mangá não conseguiu alcançar o topo da tabela, e acredito, levando em conta que finalmente o autor fez uma sequência de bons capítulos, em um futuro próximo Naruto volte ao primeiro lugar na magazine.

Naruto por mais que vem tendo uma recepção até negativa da sua última saga, a grande maioria continua lendo-o, semana após semana, deste modo é só o autor acertar em cheio uma sequência de capítulos que o mangá volta aos eixos, e consegue conquistar primeiros e segundos lugares. Semana passada, Naruto foi o segundo mais bem vendido, perdendo somente para febre mundial, Shingeki no Kyojin. Deu para perceber que o mangá esta relativamente mais fraco em apelo comercial, não vendeu tão bem, 619 mil cópias no total (Vendas foram prejudicadas pelos baixos dias de venda). Mas mesmo assim continua vendendo muito.

Toriko, Color Page.

Em quarto lugar tivemos Hinomaru Zumou, que com esta posição demonstra que continua firme e forte na magazine, pronto para em algum capítulo épico re-conquistar o seu primeiro lugar. Acredito que a Shonen Jump precise apostar mais em esporte que estão "ausentes" no mundo do mangá, seja eles típicos japoneses ou não - Trazer mangás de um esporte já saturado, como Futebol, Beisebol, Tênis, entre outros, além de não acrescentar tanto a revista, não chama atenção do leitor. Seria interessante ver um mangá de automobilismo na Jump, pode ser estilo Capeta ou Initial D.

Em quinto lugar temos Shokugeki no Souma (Food Wars no nome ocidental), após na edição passada quase conseguir a primeira posição, esta semana SnS teve uma leve queda. Nada que os fãs precisem se preocupar, pois o mangá continua com ótimas posições, mas é questão de semanas para que Souma retorne ao seu tão merecido primeiro lugar, já que a dupla de autores vem nos entregando capítulos de altíssima qualidade um atrás do outro, deixando-nos curiosíssimos em ler o mangá. Souma, pode até ser considerado o mangá com a saga mais interessante da Jump atual.

Na próxima edição Souma ganhará uma capa, muitos estão especulando sobre finalmente anunciarem o seu anime, acredito que seja só mais uma capa normal mesmo, já que primeiros não teve nenhum aviso de "Grande anuncio" na prévia, e como já tem na fila o anime de World Trigger e Ansatsu Kyoushitsu, tudo indica que os editores esperaram o lançamento do anime de WT em Outubro antes de anunciar o de Shokugeki no Souma.

Poster promocional dos volumes de Shokugeki no Souma.

 Temos em sexto Nisekoi a grande surpresa da edição - Como eu já havia comentando, Nisekoi pode estar em decadência, mas ainda tem potencial para conquistar um TOP 5, esporadicamente, e esta é a prova. É só Naoshi Komi (O autor) fazer um capítulo engraçado com as personagens que os japinhas tanto amam que Nisekoi dá um pulo enorme no TOC - É bom ver uma Shonen Jump tão imprevisível que qualquer mangá pode estar no TOP 5 (Menos Illegal Rare, porque esse já é caso perdido).

Haikyuu!! conquista o sétimo lugar, e mantém uma boa posição. As vendas dos seus volumes individuais estão altíssima, e suas posição no TOC estão ótima, conseguiu até a duas edições atrás o primeiro lugar - Talvez o mangá não fez o efeito Kuroko que muitos esperavam, mas de qualquer modo teve um aumento de vendas fantástica... Os editores da Jump devem estar em extasy com o desempenho do mangá. Talvez o maior problema de Haikyuu!! no TOC seja justamente Kuroko no Basket que rouba muitos votos.

Em oitavo tivemos PSI Kusuo Saiki, só espero que o mangá não se torne um Kochikame da vida e ganhe anime só depois de milênios do seu lançamento - Já esta mais do que na hora da Shonen Jump anunciar o anime deste mangá, que é claramente um sucesso. Mas, pelo que vejo, a Jump esta mais interessada em fazer uma versão animada de Souma do que de PSI. Uma pena.

Na porta do Bottom, em nono lugar, lembrando que por causa do número baixos de mangás ranqueado, estou considerando o bottom só os 4 últimos (Com a estréia de Boku no Hero na próxima semana já voltarei a considerar bottom 5), temos World Trigger. O mangá continua tendo posições extremamente medíocres, mas acredito que será o suficiente para sobreviver até a chegada do seu anime. Digo e repito, World Trigger PRECISA de um efeito Kuroko para conseguir sobreviver no próximo ano.

World Trigger, Anuncio de dubladores.

No décimo lugar, abrindo o bottom, temos Gintama - Posição relativamente natural ao mangá, sem grandes surpresas. Triste mesmo é ver em décimo primeiro Isobe Isobee Monogatari, que vem a várias edições conquistando posições bem ruins, estando constantemente nas últimas posições. Por mais que sua posição esteja ruim, devemos lembrar que Isobe tem um grandíssimo apoio dos editores, tendo o privilégio de sempre fechar a magazine. Deste modo, não digo que o mangá esta totalmente seguro, se tiver uma queda enorme de popularidade pode ser cancelado, mas mesmo com essas posições ruins, esta em uma situação confortável POR ENQUANTO.

Em penúltimo lugar, e décimo segundo temos Bleach - A duas semanas atrás fiz uma brincadeira sobre Bleach há um bom tempo não sair do bottom, mas dessa vez vou falar mais seriamente. O mangá não está tão ruim ao ponto de merecer estas posições, o problema é que os japoneses não se importam mais em votar em Bleach, por vários motivos, entre eles é acham que outros mangás PRECISAM mais do voto do que Bleach. Deste modo, a tendência é o nosso alvejante favorito fique por um longo período nas últimas posições, até o dia que tiver um capítulo de fato FANTÁSTICO.

Em último tivemos Illegal Rare, mais morto e enterrado que este mangá só mesmo a Dercy Gonçalves. Hunter x Hunter ficou ausente por doença de Togashi (Doença chamada: OPA LANÇOU UM NOVO JOGO TENHO QUE PASSAR O DIA SÓ JOGANDO-O), mas volta na edição número 41. O mangá foi substituído por um One Shot.

Anuncio da ausência de HxH nas próximas duas issues.

2ch Ratings:

Na edição passada, por problemas de tempo não pude trazer o 2ch Ratings, mas esta semana aqui estamos nós com o ratings polêmico do fórum japonês. Relembrando que cada votante DEVE dar um voto de 1 à 5 a cada mangá, caso o leitor dê 0, significa que ele simplesmente não leu o mangá. A votação é diferente da Shonen Jump que os leitores devem votar nos seus três mangás favoritos da semana, e não dar uma nota para cada um. Sem mais delongas, vamos ao rank:

Edição 36, cover Bleach.

#Posição - Nome do Mangá (Total de Pontos) Média de Pontos

#01 - Hinomaru Zumou (191) 3.98 (Previsível)
#02 - Devily-San (147) 3.06 (One Shot Golden Cup) 
#03 - Boku no Hero Academia (142) 2.96
#04 - Bleach (136) 2.83 (Chocado)
#05 - Ansatsu Kyoushitsu (135) 2.81
#06 - World Trigger (123) 2.56
#07 - Haikyuu!! (121) 2.52
#08 - Shokugeki no Souma (119) 2.48 (Merecia mais u.u)
#09 - PSI Kusuo Saiki (118) 2.46
#10 - Isobe Isobee Monogatari (116) 2.42
#11 - Naruto (109) 2.27
#12 - One Piece (105) 2.19
#13 - Yoakemono (98) 2.04 (Rodando ladeira a baixo)
#14 - Mitsukubi Condor (93) 1.94 (Tá renascendo, já já vira pilar)
#14 - Gintama (93) 1.94
#16 - Kuroko no Basket (78) 1.63
#17 - Nisekoi (74) 1.54
#17 - Illegal Rarel (74) 1.54
#19 - Toriko (62) 1.29 (Quanto ódio ein 2ch?)
*Kochikame não ranqueado.

Demorei para conseguir passar todo o Rank, mas consegui! Agora vamos aos rápidos comentários - Primeiramente gostaria de dizer o ótimo rank do One Shot Devily-San, normalmente quando um One Shot vai bem aceito no 2ch, também vai bem aceito pelo público casual leitor da magazine, que é a maioria votante do TOC... Então temos por enquanto um grande favorito a vitória da Golden Cup 2014, Devily-San!

Uma grande surpresa foi a melhora de Bleach, vou guarda muito bem este ranking da 2ch, quero ver como este capítulo vai ser ranqueado na TOC normal - Será que os japoneses do publico casual também amaram assim tanto o capítulo de Bleach? Veremos somente na edição 45 deste ano.

Um mangá que vem conseguindo boas posições, e me deixando animado é Boku no Hero Academia... Próxima semana veremos se essa boa aceitação será traduzida no TOC, em minha opinião o primeiro capítulo de Boku no Hero foi fraco, mas não de total ruim... Estou curioso em ler os seguintes para ter uma opinião melhor sobre a série.

Quem vem indo ladeira abaixo é Yoakemono, que começou bem e só esta piorando - Diferente de Condor que aos poucos vai melhorando, e reconquistando os leitores perdidos pelo seu ruim começo (Leitores da 2ch, digo, que droparam o mangá depois do segundo capítulo). Estou curioso em ver o rendimento dos dois no TOC normal.

E o último lugar ficou novamente com Toriko que esta sendo apedrejado por toda a 2ch, pobrezinho... Pelo menos Gintama esta melhorando suas posições aos poucos, e reconquistando o público extremamente critico da 2ch. Para encerrar, fiquem com uma página fantástica do capítulo desta edição de Kuroko no Basket:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'