quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #40 (Ano 2014).


A última cesta de Kuroko.

Esse Table of Contest foi tão incrível que até pareceu proposital o atraso da Weekly Shonen Jump (Não é por nada que a análise do TOC esta saindo hoje, de fato, o TOC só saiu hoje, quinta-feira), como que os editores quisessem fazer um suspense sobre um possível fim de Kuroko, além de guadarem esta espetacular TOC com várias surpresas e revelações.

Shokugeki no Souma (Cover, Lead Color Page)
01 - Naruto
02 - Hinomaru Zumou
Brain Breaker (Color Page, Golden Future Cup Entry #4)
03 - One Piece
04 - Ansatsu Kyoushitsu
05 - Boku no Hero Academia
06 - Toriko
Haikyuu!! (Color Page)
07 - Isobe Isobee Monogatari
08 - World Trigger
09 - PSI Kusuo Saiki
Kuroko no Basket (Color Page, FIM)
10 - Nisekoi
11 - Gintama
Kochikame
Yoakemono (Capítulo 06)
12 - Bleach
Mitsukubi Condor (Capítulo 07)
13 - Illegal Rare
Hunter X Hunter (Ausente)

Shounen Jump Issue 41:

Cover, Lead CP, Nova Série: Juudouzu
Color Page: Hinomaru Zumou e Boku no Hero Academia
Ausente: Hunter X Hunter (Volta na Issue 42)


Shokugeki no Souma, Lead Color Page.

Quebrando a tradição, desta vez começarei explicando sobre o motivo do atraso da Shonen Jump - Ainda não é nada de concreto, mas tudo leva a crer que foi um simples atraso na entrega da revista mesmo. Pode ser que a cúpula da Shonen Jump decidiu mudar o dia de entrega, voltando a sua tradicional quinta-feira, como era no passado, mas isto é só especulação, só saberemos de certo nas próximas semanas, vendo se a Shonen Jump irá atrasar ou não. 

Comecendo os comentários da revista, devo realçar esta incrível capa de Shokugeki no Souma (Mais tarde, quando sair a capa em HD, irei atualizar o post)... Talvez uma das melhores capas que a Jump teve nos últimos anos, além de combinar perfeitamente com a atual saga do mangá, não é simplesmente uma capa aleatória. Shokugeki no Souma esta humilhando até nas capas.

Nesta edição tivemos uma página colorida para Haikyuu!!, se preparem para uma belíssima página colorida, como de costume. E o triste, mas aliviante fim de Kuroko no Basket - O mangá de fato chegou ao fim, ao meu ver foi o momento certo para terminar, e tenho um grande respeito pelo autor que decidiu encerrar o mangá no momento ideal, ao invés de arrasta-lo por mais jogos e jogos, só para conseguir mais dinheiro. Talvez, KnB vá para a Jump Square (Se tu não conhece a revista, tenho uma análise completa da Jump Square aqui), mas sinceramente prefiro vê-lo em um novo projeto, de preferencia sem ser de basquete, como Inoue fez com Vagabond. Kuroko no Basket terá algum conteudo especial na próxima Jump Next! (Número 05), e seu Volume 29 será lançado em Outubro, e o volume final, o número 30, será lançado em Dezembro deste ano. Duas grandes séries foram encerradas (Ou pelo menos retiradas da Shonen Jump) este ano: Beelzebub e Kuroko no Basket. Ano passado foi, Sket Dance e Medaka Box. 

Diferente de Boku no Hero Academia que finalmente teve seu primeiro, e ótimo ranking - Yoakemono e Mitsukubi Condor ainda não foram ranqueados... Porém tudo indica que terão um rendimento bem ruinzinho, servindo como almofada para Bleach. Mitsukubi Condor inclusive teve um pré-ranking digno de cancelamento precoce, lembrando por exemplo o pré-ranking de Tokyo Wonder Boys (Último lugar, Condor foi penúltimo)... Será que é um possível plano de cancelamento precoce de Condor?

Já Yoakemono também parece que não vai ter um bom rendimento na revista - Talvez os primeiros capítulos sejam ranqueados, mas os seguintes (Que também tiveram queda de popularidade enorme na 2ch) devem pegar péssimas posições. É outro mangá que ficarei triste se for confirmado que não foi bem aceito pelo público, mas o principal problema dele é o excesso de drama (Como vimos tanto no One Shot quanto no primeiro capítulo) e lutas demais. Resumindo, quanto o protagonista não esta tendo uma crise existência com flashbacks, esta lutando como se não houvesse amanhã, faltando desenvolvimento ao mangá.

Shokugeki no Souma, Color Page.

E por último gostaria de comentar sobre Kochikame, com o anuncio de 3 séries novas, que entrarei mais em detalhes na zona "Próxima Issue" no fundo da review, na 2ch estavam comentando sobre um possível fim de Kochikame por causa que o autor vai se aposentar - Lembrando que Kochikame por ser um mangá lendário, participa da Weekly Shonen Jump desde 1976, sem falta NENHUMA EDIÇÃO, tendo mais de 1800 capítulos e 190 volumes, ele não é ranqueado... Tem "cadeira de ouro" na Jump, vaga garantida sempre. Mesmo que como, Hunter x Hunter que também não é ranqueado, pode ser votado (E acredite mesmo sabendo disso tem gente que vota tanto em Kochikame quanto e Hunter x Hunter).

Agora vamos ao TOC, começamos com um incrível, espetacular, surpreendente e merecido primeiro lugar para Naruto - Já havia dito várias vezes que o mangá estava na sua saga final, e suas posições precedentes eram inaceitáveis para um mangá no climax. Finalmente Kishimoto provou que o mangá pode sim animar os seus leitores... É um alívio ver Naruto conquistando este primeiro lugar, principalmente depois de ver o Ranking Oricon:

Após 3 semanas, o mangá não conseguiu alcançar nem 800 mil unidades vendidas, lembrando que a exatos 1 ano atrás, ele conquistava 900 mil unidades vendidas em 2 semanas. Mostrando uma clara queda em vendas, mas essa primeira colocação veio no momento ideal, já que este capítulo é um dos mais importantes que o mangá já teve - E talvez significa que Naruto de possa terminar nos próximos capítulos, só depende se Kishimoto preferirá dar um final apressado ou mais redondo, e bem explicado.

Em segundo lugar tivemos Hinomaru Zumou, sem sombras de dúvidas é um grande sucesso. Os gringos podem chorar, espernear, dizer que não vão traduzir o mangá, mas isso não vai anular a verdade, Hinomaru Zumou é mais um grande sucesso da Weekly Shonen Jump... Só estou esperando o lançamento do volume individual para vermos a verdadeira proporção do sucesso do mangá de sumô. Já a Jump não esperará um a saída do volume, e já começou a dar grande publicidade ao mangá, lhe dando mais uma página colorida, e provavelmente na Jump Next 05 deste ano ficará terá algum especial, e talvez até poster.

Kuroko no Basket, Color Page.

Em terceiro temos One Piece, é uma posição bem ruim para o mangá levando em conta que ele normalmente não sai da primeira ou segunda colocação, mas não podemos esquecer que esta é a nova realidade da Jump, vários mangás lutando pelas primeiras colocações, e ainda mais mangás lutando pelo TOP 5, até One Piece esta sentindo o baque da alta concorrência e equilíbrio na revista. Ansatsu Kyoushitsu ficou em quarto lugar, é o mesmo caso de One Piece, é o efeito colateral da alta concorrência na revista! 

Em quinto temos a nossa GRANDÍSSIMA surpresa da edição: Boku no Hero Academia, conseguindo esta ótima posição no seu primeiro ranking... Ao meu ver o primeiro capítulo não mereceu uma posição tão alta, você pode ler minhas primeiras impressões aqui, mas eu vi um grande potencial no mangá, e se fosse um dos leitores votaria nele sim. 

A Shonen Jump por muito tempo estava a procurar um novo battle shounen de sucesso, e parece que finalmente achou um - Boku no Hero Academia conseguiu a aceitação da 2ch, o que é algo bem raro, levando em conta como o público de lá é bem crítico e birrento. E parece que conseguiu também a aceitação do público casual. Pelo que eu estou vendo pelas raws, o mangá esta tendo um ótimo desenvolvimento, lento e coerente, deste modo tudo indica que o mangá provavelmente conseguirá manter essas posições boas posições. Vamos ver agora que a Shonen Jump lançou um bom battle shounen, vai sossegar um pouco.

Brain Breaker, One Shot - Color Page.

Em sexto temos Toriko que mesmo sem publicidade nenhum vem conseguindo boas posições, mas nada comparado ao que conseguia a meses atrás - Como já disse, Toriko aos poucos vai entrando no limbo do esquecimento tanto do público quanto dos editores, vai sobrevivendo porque continua sendo um mangá de altíssima qualidade, com ótimas lutas, mas sem publicidade, e sem apoio dos editores, se emplacar uma sequência de capítulos ruins pode ser o seu fim.

Em sétimo temos Isobe Isobee Monogatari, após algumas TOCs no fundo da tabela deu uma boa subida de posições, demonstrando que o mangá continua sendo muito popular pelos leitores da revista, e não deve ser cancelado tão cedo. Talvez Isobe não seja tão popular quanto PSI Kusuo Saiki (Ainda), mas é talvez o novato com maior apoio dos editores.


Logo após em oitavo temos World Trigger, o mangá conseguiu se estabilizar no meio da tabela, e isto é uma ótima notícia... O problema de World Trigger é que o mangá tem muitos simpatizantes, como eu já disse milhares de vezes, mas falta atrair o público ao ponto de faze-los votar no mangá. O desenvolvimento do mangá é lento demais, funciona quando você o lê em um volume individual, mas na shonen jump onde você tem que lutar por votos semana após semana, não funciona tão bem assim - Deste modo, World Trigger sobrevive mais pelo seu pequeno nicho de fã, que de fato são bem fanáticos, mas que ainda sim são poucos.

Capa dos volumes individuais que serão lançados em Setembro.

Em nono temos PSI Kusuo Saiki que de fato esta em uma posição baixinha, mas nada para os fãs se preocuparem, pois é normal em comédias, quando o capítulo não é tão engraçado ter esta leve queda de posições. Em décimo temos Nisekoi que depois de uma ótima posição, voltou ao seu normal, posições intermediárias/porta de bottom.

Em décimo primeiro temos Gintama - Yoakemono e Mitsukubi Condor parecem que vão chegar como "salvadores" para Bleach e Gintama, não é que eles seriam cancelados, mas com duas novas almofadas, suas posições pareceram não tão ruins. Fico triste em ver Gintama indo tão mal, mas a nova geração de comédia prejudicou demais o mangá, o pessoal esta preferindo votar em Ansatsu, PSI ou Isobe do que em Gintama... Dois mangás já dançaram por causa dessa nova geração bombástica de comédias: Beelzebub e Sket Dance (O final foi natural, mas acredito que o autor decidiu terminar naquele período, porque viu que não tinha mais tanto espaço na revista).

Décimo segundo lugar para Bleach... O mangá esta sendo injustiçado, não estou dizendo que não merece ficar nessas posições, levando em conta a altíssima qualidade da revista é até justificável essas posições de Bleach, mas acho injusto o fato dele estar CONSTANTEMENTE nas últimas posições, sendo que tem vários capítulo que merecia sim dar uma boa subido, e ao menos ficar nas posições intermediárias. Mas os japoneses simplesmente largaram a mão de Bleach, e dificilmente essa realidade irá mudar, no máximo em capítulos extremamente bombásticos, consiga uma boa posição, mas logo após volte ao fundo. 

Em último temos Illegal Rare, dificilmente o mangá irá ser salvo - Mas isso ainda pode acontecer, caso o segundo slot seja ocupado por um fim de outra série veterana, e o terceiro slot de séries canceladas seja ocupada por Mitsukubi Condor ou mesmo a Jump decida aumentar o espaço na revista. O que é bem improvável. Vamos ver se Illegal Rare se salvará ou não.

Pesquisa de Popularidade, Haikyuu!!




















Próxima Issue, Edição n° 41 (Novas Séries, Sorteio da Revista)

Na próxima edição já teremos o começo de uma nova leva de mangás, que irei entrar em detalhes na Reflexão Semanal que sairá Domingo (Como sempre, faço uma reflexão semanal sobre uma nova leva de séries na Shonen Jump, explicando o one shot de cada mangá, o motivo de ter sido serializado e as minhas expectativas). Até agora só temos confirmado Juudouzu, uma série que inicialmente ia ser lançada na Jump Live, mas por causa do seu grande sucesso, após somente 2 capítulos, decidiram "cancela-la" e relançar-la na Shonen Jump. Podemos dizer que Juudouzu tem grandes chances de ser tornar um hit, já que tem um histórico de boa aceitação na Jump Live.

Tudo indica que as demais séries que serão serializadas são, Sporting Salt que é um mangá sobre tênis, você pode ler o seu One Shot em INGLÊS clicando aqui, o One shot não foi tão bem aceito, por isso é estranho ver sua serialização, mas é claro o objetivo da Shonen Jump em manter a sua cota de 3 mangás de esportes na revista, e ainda por cima tentar trazer de volta o esporte tênis a magazine. 

E também será serializado Hi-Fi Cluster que teve até uma boa aceitação se olharmos variadas enquetes dos fóruns japoneses, mas nada para garantir um grande sucesso por parte do mangá. É daquelas séries que não tem favoritismo, diferente de Juudouzu (E diferente como foi Hungry Joker, Stealth Symphony e Boku no Hero Academia)... A Jump esta lançado-a sem nenhuma grande expetactiva. Você pode ler o raw do seu One Shot clicando aqui

Na próxima edição também teremos página colorida para Hinomaru Zumou e provavelmente para um One Shot também. Sobre o Sorteio da Edição número 37-39, tudo indica que ela chegará na minha casa na próxima semana, comprei a edição na Mangaoh (Quem quiser comprar é bem confiável, só tem três problemas: O site é todo em japonês, o preço do envio é bem caro e o ás vezes eles dizem que o produto esta no estoque, mas não está, aí depois cancelam sua compra... O que dá muita raiva)... Se tudo der certo em no máximo 2 semanas começo o sorteio desta Magazine. Pretendo ainda este ano fazer mais outros sorteios.

Prévia da Edição 41, inclusive mostrando as 3 novas séries.

2ch Ratings.

Vamos a já tradicional (?) análise do 2ch Rantings que é importantíssimo para termos uma prévia da aceitação de vários mangás, e principalmente dos One Shots e Novas séries. Lembrando, cada membro deve dar um voto de 1 à 5 nos mangás, caso ele dê 0, significa que simplesmente não leu o mangá (O que conta negativamente mesmo assim). A votação é diferente da Shonen Jump, onde cada leitor deve votar nas suas três séries favoritas da edição. Ranking é referente a Edição número 37-38, a edição que teve como capa todos os heróis da Shonen Jump atual, e será sorteada aqui no Analyse It!

Edição 37-38, Cover Heroes:

#Posição - Nome do Mangá (Total de Pontos) Média de Votos

#01 - Hinomaru Zumou (196) 3.50 Manga sobre obesidade
#02 - Boku no Hero (172) 3.07 OnePunch-Man da Shonen Jump
#03 - Hunter x Hunter (162) 2.89 Hiatus x Hiatus
#04 - PSI Kusuo Saiki (160) 2.89 Cabelo Rosa Gay 1
#05 - Gintama (158) 2.82 Bizarrices
#06 - Kochikame (153) 2.73 Autor escravo highlander robô
#07 - World Trigger (137) 2.45 Who?
#08 - Ansatsu Kyoushitsu (133) 2.38 Alunos tentando matar prof, realidade das escolas brasileiras.
#09 - Shokugeki no Souma (127) 2.27 Peitos, Peitos, Peitos, Comida, Peitos.
#09 - Bleach (127) .2.27 Arco final que dura mais que toda a saga.
#11 - Haikyuu!! (123) 2.20 Esporte para Fujoshis 1
#12 - Aru Asa Okitara (122) 2.18 One Shot, quem liga? 1
#13 - Naruto (199) 2.13 Era melhor o clássico
#14 - Yoakemono (117) 2.09 One Piece + Naruto = Isso
#15 - Henshin Ganbou!(113) 2.02 One Shot, quem liga? 2
#16 - Mitsukubi Condor (110) 1.96 Cabelo Rosa Gay 2
#17 - Isobe Isobee Monogatari (106) 1.89 Desenhado mal pra caralho
#18 - One Piece (98) 1.75 Não vai terminar nunca
#19 - Illegal Rare (97) 1.73 Mangá "adulto" e "maduro"
#20 - Kuroko no Basket (96) 1.71 Esporte para Fujoshis 2
#21 - Toriko (85) 1.52 Protegidinho da Jump
#22 - Nisekoi (76) 1.36 Filler ambulante

Logicamente não são minhas opiniões, é só um jeito de descontraiar, trazendo algumas opiniões que eu já ouvi sobre o mangá, a grande maioria totalmente incoerentes, como pór exemplo a de Souma, Haikyuu!! e Zumou. Não levem a sério.

Analisando o Rating 2ch, percebemos que Hinomaru Zumou e Boku no Hero continuam soberanos, mas tenho que assumir que estou surpreso pela melhora de Gintama, mostrando que mesmo sendo bem chatos, a 2ch abre mão dos seus preconceitos quando gosta do mangá - Outro mangá que vem conquistando boas posições é Bleach, depois do alto pique da semana passada, manteve uma boa posição.

Os novatos Yoakemono e Mitsukubi Condor deram uma melhorada, mas continuam em mal lençóis - Levando em conta os pré-rank dos dois, podemos dizer que eles também foram mal aceito pelo público em geral da Shonen Jump, o que é uma pena. Os dois One Shots de Nishio Isin não foram tão bem aceitos, dificilmente um dos dois será ranqueados então (Lembrando que quando se trata de One Shot, a 2ch é muito coerente, normalmente um One shot que vai muito bem na votação da 2ch, é serializado).

Este foi a rápida análise do ranking da 2ch. Lembrando que este post será atualizado com as páginas coloridas, e a sessão "Próxima Issue", poderá ser atualizada com outras informações com os novatos. Domingo irei postar a reflexão semanal especial das séries novatas, onde falarei de tudo sobre elas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'