segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Boku no Hero Academia 02, 03 e 04: "Músculos Rugidores", "Exame de Entrada" e "O Ponto de Partida" (Crítica by Leonardo Nicolin).


O ENEM do mundo super-heróis.

Faltam poucos dias para o Exame Nacional Brasileiro, e com certeza algum leitor do Analyse It deve estar extremamente nervoso para esta que é a prova de vestibular mais importante do Brasil. Mas não é porque falta tão pouco tempo para uma prova que irá mudar sua vida que você não pode relaxar, dê uma pausa nesta sua agenda corrida de estudos e venha ler um pouco de Boku no Hero Academia:

Raramente faço análises semanais de mangás, e provavelmente continuarei não fazendo análises, mas com Hero vou abrir uma exceção, seguindo o estilo das minhas análises de Stealth Symphony e Iron Knight irei além das minhas primeiras impressões sobre o mangá, irei fazer uma análise da série até o seu capítulo 07, espero que vocês leitores me "acompanhem" nesta jornada de leitura de Hero. Caso você ainda não tenha lido minhas primeiras impressões sobre a série, leia agora!

Após um primeiro capítulo com vários defeitos, mas com também várias qualidades, fui ler o capítulo 02, traduzido pela Kyodai Scans, um pé atrás. O universo da série havia me chamado bastante atenção, eu como fã de super heróis (Antes de começar a ler mangá, eu era viciado em HQ e colecionava todas dos X-Men, minha série favorita da Marvel) fiquei muito interessado em ver como o autor ia conseguir desenvolver todos esse mundo, os novos super heróis e vilões que iriam nascer, entre várias outras coisas relacionadas ao universo de "Hero" que me chamaram atenção, mas ao mesmo tempo que estes elementos me atraiam, o protagonista extremamente chorão e o drama clichê do primeiro capítulo me fizeram ficar com um pé atrás em relação a série. 

Deste modo, comecei a leitura do segundo capítulo de forma cuidadosa, e digo, gostei do modo em que o autor utilizou o seu segundo capítulo, após um primeiro frenético, cheio de drama e emoção, ele preferiu desenvolver o personagem principal - Após a ação heroica e suicida de Izuku, All Might decidiu ajuda-lo a se tornar um verdadeiro super herói, já que o protagonista demonstrou haver o verdadeiro espírito de herói.

O treinamento como um todo foi incrível, mesmo que podem achar exageradas as 25 páginas focadas somente nisso, podendo soar pesado para alguns leitores, acredito que o autor acertou nesta escolha. Izuku era um personagem que de nenhum modo estava preparado para o "Vestibular", e como no ENEM, se tu não estiver pronto, não tiver treinado, você não irá passar. Você não irá acertar as 180 questões no chute, ou mesmo ter uma epifania saber as respostas da questões, é necessário estudar.

Assim, o autor Kouhei Horikoshi nos entregou um segundo capitulo totalmente focado no treinamento, mas não foi um treinamento especial, por incrível que pareça o treinamento foi muito "realista", para quem em 10 meses o protagonista conseguisse um bom físico para o exame, All Might fez que ele fizesse uma coleta de lixo em uma praia, mas o problema é que haviam de fato destroços muitos pesados naquela praia, requerendo um esforço físico enorme do herói em carregar todo aquele "lixo" para fora da região.

Foi interessante como o autor optou por um treino diferente do natural, e que não tivesse quase nada de "sobrenatural" no treino, foi algo bem humanamente possível. Após este interessante treino, Izuku estava pronto para fazer o vestibular, na verdade, não totalmente:

O problema era que Izuku treinou o seu físico, mas continua aquele protagonista chorão, mentalmente instável que age mais por instinto que de fato com a razão, e foi por isso que ele também passou no exame heroico. Tomado pelo medo ficou, de forma bem chata, chorando todo o exame... Até o momento que sua "amiga" estava correndo perigo, assim novamente tomado pelo INSTINTO, mas desta vez instinto heroico correu para salva-la, mesmo que isso significa sua morte (O mesmo que ele fez no capítulo 01).

Aliás, novamente Izuku arriscou sua vida, no primeiro foi salvo por All Might, neste segundo foi salvo pela menina, significa esses atos heroicos de Izuku mesmo que bonito e emocionante, poderiam ter custado a sua vida, e foi por influência externa que ele não morreu. Acredito que Izuku para se tornar um bom super herói tem que aprender a madurecer mentalmente.

O quarto capítulo foi mais focado no pós-exame. Acredito que o defeito do protagonista chorão continuou, mesmo que o autor esta sabendo aproveitar muito bem esse característica do personagem, em outra história, como é em Deadman Wonderland se tornar insuportável o protagonista ser chorão, porque o autor não sabe reger a sua personalidade, em Boku no Hero Academia consegue combar muito bem com as cenas... De qualquer modo espero ver uma rápida evolução no personagem Izuku, ainda é suportável a sua personalidade chorona, mas em algum momento começará a ficar insuportável.

A partir do quinto capítulo a história começará de fato, começaremos a conhecer a Academia de super heróis e os companheiros de classe de Izuku. Estou bem curioso, e esperarei a Kyodai Scan lançar o combo: "Capítulo 05, 06 e 07" para fazer minha terceira e última análise de Boku no Hero Academia.

Melhores Frases/Momentos:

"Uma verdade que eu teria zombado se estivesse em um livro de história em quadrinhos, agora esta em meu alcance" (Capítulo 02, Página 25)

"Agora... Se eu conseguisse... um único ponto!!!" (Capítulo 04, Página 05).

"Isto está na descrição do emprego!!! Arriscar sua vida para fazer coisas clichês" (Capítulo 04, Página 17)

PS: Quarta-Feira vai ser lançado a Reflexão Semanal 22, o tema será um novo quadro, chamado de "Mitologia Japonesa", onde falarei sobre um mito japonês, e suas influências/referencia no mundo dos mangás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'