segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Reflexões Semanais #20: O Substituto.


E agora, quem irá substituir Naruto?

Depois de várias semanas de pausa, por causa das matérias da Jump NEXT, a coluna "Reflexões Semanais" esta de volta, e continuará, felizmente de forma semanal. Inicialmente eu gostaria de voltar uma matéria triunfal sobre a evolução do Ecchi, contando como o estilo foi criado, como foi recepcionado pela primeira vez e como se tornou o que é hoje, mas preferi adiar este tema para a semana que vem. Pois, quero falar de algo mais atual nesta volta da coluna, O FIM DE NARUTO.

Na edição número 46 deste ano foi anunciado que a série Naruto chegaria ao fim em apenas 5 semanas, para muitos que não acompanham a Shonen Jump isso é só o final de mais uma grande série, mas para nós que acompanhamos semanalmente a revista, sabemos como este fim irá impactar na distribuição de votos. Naruto, é a segunda série que mais vende da Jump, e uma das que mais vendem no geral dentro do Japão, por isso tem uma fanbase gigantesca por trás, uma fanbase louca pelo mangá que se sentirá "desolada" por não poder mais lê-lo semanalmente.

Levando em conta em conta este efeito "fim de Naruto", achei necessário criar uma reflexão a parte somente para discutirmos a migração dos votos do mangá. Todos esses votos que o mangá recebe semanalmente, para onde irão? Quais serão os mangás beneficiados com este encerramento? E também, quais são as opções de novas séries que podem chegar após o fim da série, e assim conquistar o voto deste leitores sem rumo? Sem mais delongas, vamos a análise:

Naruto é claramente um Battle Shounen (B-Shounen), por isso a tendencia é seus votos migrarem para mangás que são também B-Shounens ou tendem a ter elementos de batalha, mesmo sendo comédias, como por exemplo Ansatsu Kyoushitsu e Gintama. Deste modo podemos já excluir alguns mangás de esportes, como Haikyuu!! e Hinomaru Zumou. E também podemos excluir comédias bem tradicionais, como PSI e Isobe Isobee Monogatari.

Excluindo estes dois claros estilos, nos sobra alguns mangás que conseguem se aproximar de Naruto por serem B-Shounens, mesmo que de temática de versas, os mangás mais maior probabilidade de adquirir os votos dos leitores são: One Piece, Bleach, Toriko, Boku no Hero Academia, Yoakemono, Mitsukubi Condor e World Trigger. Destes, é bem provável que na leva em que Naruto "partirá", Yoakemono e Condor serão cancelados, por isso podemos já excluir estes dois mangás da lista.

Dos sobreviventes temos de mangás mais "antigos", One Piece tem um público votante bem estável e grande, não tendo necessidade dos votos de Naruto, os dois veteranos que poderiam claramente se beneficiar com o fim do mangá, é Bleach e Toriko.

Bleach se encontra em uma situação bem precária na revista, pois os japoneses simplesmente largaram mão do mangá, preferindo não votar mais nele. Já Toriko, ainda tem bastante o apoio dos japoneses, mas por causa do baixo destaque que a Shounen Jump esta dando a ele na revista, sua popularidade esta caindo rapidamente. O fim de Naruto pode fazer que o pessoal volte a votar tanto em Toriko quanto em Bleach, fazendo que essas séries, teoricamente esquecidas, consigam votar a conseguir boas posições no TOC.

Porém, não acredito que os leitores vão querer votar em uma série veterana, se for para ter uma nova direção, com certeza eles preferiram ir em busca de uma série mais nova, mais "fresh". Por isso, ao meu ver das séries presentes na revista, os favoritos para conseguir os votos, são World Trigger e Boku no Hero Academia, com uma chance maior de ser o segundo colocado.

Não coloco tanta fé em World Trigger, pelo mangá já ter mais de 1 ano e meio na revista, e ter uma temática um pouco futuristica, o que não combina muito com Naruto. Já Boku no Hero Academia tem uma dose de comédia muito maior que World Trigger, tem personagens que lembram vagamente os de Naruto (Podemos dizer que o principal lembra um pouco Naruto, já que também é um underdog. E o arqui-inimigo do principal lembra Sasuke). E para encerrar temos uma variedade de personagens na Academia de super heróis que lembra muito a classe de ninjas da série Naruto no começo de sua vida. Por isso, Boku no Hero Academia mesmo sendo muito diferente de Naruto, tem vários aspectos que fazem as séries se aproximarem, e assim pode conseguir conquistar os votos dos órfãos. 

Mesmo acreditando que Boku no Hero Academia deve ser fortalecer ainda mais com o final da série, acredito que o principal substituto de Naruto virá das novas séries, a Shounen Jump deve ter guardado alguns projetos de autores já conhecidos para este momento. No total devem estrear três novas séries, acredito que duas delas devem ser claramente B-Shounens.

Os autores mais cotados para estes novos projetos são: Haruto Ikezawa de Kurogane. O mangaká lançou um One Shot chamado Kamidori que foi muito bem recebido, e pelo fato dele ter desaparecido depois do lançamento deste One Shot, é bem provável que já esteja trabalhando na sua serialização. O mangá é bem diferente de Naruto, mas tem uma ambientação relativamente parecida. Por isso, eu vejo esta série como um grandíssimo candidato.

Também temos Tabata Yuuki, autor de Hungry Joker. Na edição número 02 deste ano, o mangaká lançou o One Shot chamado de "Black Clover", e também foi muito bem recebido. E pelo que tudo indica que ele provavelmente também está trabalhando na serialização do One Shot, as chances do mangá ser lançado logo após o final de Naruto é muito, mas muito grande. Ele é um dos grandes favoritos. Outro mangaká é  autor de Psyren, Iwashiro Toshiaki, desde o final de Psyren já lançou 3 One Shots: Godland Company, Sakuran e o último que é Shikigami, inclusive este último foi o mais bem aceito dos três, e tem chances reais de ser serializado.

Estes três mangakás ao meu ver são os favoritos para serem serializados agora que Naruto acabou, pois são autores famosos que tiveram recentemente One Shots muito bem aceitos - Logicamente também tem a dupla Ohba e Obata que podem voltar, trazendo finalmente um B-Shounen, porém não acredito que isso acontecerá já na próxima leva de estreias. O autor de Magico, Naoki Iwamoto é outra possível opções, o seu maior problema é que nenhum dos seus novos One Shots foram bem aceitos, dificultando a sua volta. A autora de Enigma é uma boa opção, mas ela não lançou nenhum one shot nos últimos tempos, por isso seria muito difícil vê-la lançando já uma nova série.

Outra clara opção é o autor de Kiruko-San, podendo trazer 31 Heroes ou Best Blue! A primeira não acredito que se torne série, primeiramente por não ter sido tão bem aceita e segundo por já ter um mangá com temática de super heróis na revista. Já Best Blue seria uma boa escolha, porém a revista já está cheia de mangás de esporte, e sinceramente não vejo um mangá de natação conseguindo conquistar os votos do público de Naruto.

E por fim, acredito que um B-Shounen da Jump NEXT! deve se tornar uma série após o final de Naruto. Tenho uma pequena sensação que teremos a estréia de B-Shounen de um autor veterano, um mangá de comédia, podendo ser de um autor já conhecido ou não, e por último um outro B-Shounen vindo de um novato, provavelmente um One Shot muito bem recebido na Jump NEXT!

São muitas opções em aberto, mas uma coisa é certa, o final de Naruto vai deixar a Shonen Jump ainda mais confusa e emocionante. 2015 tem tudo para ser um dos melhores anos da Weekly Shonen Jump. Mas então, para vocês, quais serão as próximas séries a estrearem na próxima leva? E dos mangás presentes na revista, qual conseguirá capturar a maioria dos votos de Naruto? Dêem seus palpites! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'