quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Análise detalhada da Jump NEXT! Vol.05 (Ano 2014).


Se até o Koro-Sensei esta lendo, porque não devemos ler?


*O link de download desta edição da Jump NEXT, para quem quiser baixar estará na área de comentários. No mesmo link vocês também poderão baixar a raw das três edições anteriores da revista.

Para quem ainda não sabe, a Jump NEXT! é um spin-off da Weekly Shonen Jump que serve para abrigar alguns mangás que foram cancelados da Shonen Jump, mas principalmente serve para divulgar novos mangás, através de One Shots, que um dia podem se tornar uma série na Shonen Jump. Exemplo de mangás que saíram primeiro como One Shot na Jump NEXT! são: Stealth Symphony, Tokyo Wonder Boys, Hinomaru Zumou, iShoujo e o caso mais atual que foi um One Shot lançado no Volume 03, que inclusive foi coberta pelo Analyse It, Momorono no Jijou.

Esta edição seguiremos o mesmo estilo das duas análises anteriores - Comentarei inicialmente as três séries da revista, por isso Soul Catcher (S), Mamono Kanteishi e Beelzebub, respectivamente. E depois comentarei cada One Shot votável da revista. Nesta análise não somente darei a minha opinião, como também irei dizer como foi a recepção do mangá de acordo com os fóruns japoneses em geral e também dos principais sites de crítica japoneses. Vamos lá, comecemos com:

Soul Catcher (S), Capítulo 58.


De novo a revista é aberta por Soul Catcher (S), este capítulo foi praticamente todo flashback, mas mesmo assim o autor conseguiu reger bem a história. o autor Shinkai Hideo utilizou as 50 páginas a sua disposições para explicar como o personagem cadeirante se tornou um cadeirante.

Todo o plot usado sobre o egoismo, a inveja e também o estrelismo, principalmente do personagem com cabelos negros, foi muito interessante e de fato cativante - O autor soube caminhar o capítulo para um fim fantástico, com a icônica cena do atropelamento. Soul Catcher (S) provando que é um mangá fantástico e foi uma grande perda para a Shonen Jump. Espero que o mangá um dia ainda ganhe anime, mesmo que seja difícil.

Nota: 5/5


Mamono Kanteishi, Capítulo 03



Ao meu ver o capítulo mais fraco até agora, em termo de arte continua impecável, mas essa terceira garota que aos poucos esta entrando na história não vai conseguindo me convencer, não dá para gostar dela - Assim, não gostando dela, como posso me simpatizar por todo aquele drama?

De qualquer modo, o mangá continua bom, só foi um capítulo mais fraco que os anteriores. As expressões faciais colocadas pelo autor são fantástica e conseguem passar uma profundidade nos personagens, principalmente quando ele quer mostrar cansaço. Ainda lamento esta série não ter sido colocada na Shonen Jump, ao meu ver seria muito bem aceito.

Nota: 4/5

Beelzebub, Capítulo 04


Finalmente aconteceu algo de interessante em Beel, depois de vários episódios de enrolação, o autor decidiu dar uma movimentada na história, não é que ele esta resolvendo todos os mistérios, mas pelo menos esta trazendo de volta a sua famosa ação exagerada. De todos até agora, este foi meu capítulo preferido de Beelzebub NOT.

Nota: 3/5

One Shots levados a Votação:


Então, já está preste a estrear novas séries na Shonen Jump, por isso provavelmente nenhuma dessas novas séries estarão na nova leva, porém podem estar em alguma futura, provavelmente entre 6 à 12 meses, por isso é muito importante analisar este One Shots, para sabermos quais podem ser as futuras séries da WSJ.

Desta vez não irei somente dar minha opinião e nota, mas também irei expor claramente a opinião da 2ch, a opinião nos demais fóruns e por último, também irei dizer a opinião de vários sites de critica japoneses, que podem influenciar de certa forma os leitores. A ordem das séries analisadas será pela ordem que ela foi colocada na revista, por isso o primeiro one shot colocado, será o primeiro analisado, o último será o último. Sem mais delongas, vamos aos One shots:

Benriya Shirokuro (便利屋シロクロ)


Então, a Jump NEXT nunca decepciona no primeiro One Shot, desta vez tivemos um claro B-Shounen Sci-fi com muita ação - Vamos aos pontos positivos, os personagens são interessantes, tanto o principal quanto a androide indefesa, as cenas de lutas são bem desenhadas e o por último, mas não menos importante, o protagonista tem um design bem interessante.

Mas a série sofre de sérios problemas, o primeiro é que vemos um claro problema no desenho dos cenários por parte do autor, a maioria dos quadros tem fundo em branco e os que tem algum cenário, em grande parte são desenhos retangulares que qualquer criança com uma régua pode fazer. Outro problema é que sci-fis tem dificuldade de pegar público, e Benriya Shirokuro não parece aquele mangá que conseguirá quebrar essa tradição.

Nota: 4/5
Chance de Serialização: Medianas. Foi bem até bem aceita pela 2ch, mas nada de especial, o mesmo vale pelo sites e demais fóruns, a série deve ganhar alguns votos, mas nada que o faça ficar entre os mais votados. Acredito que será uma daqueles One Shots que entrarão no limbo do esquecimento, infelizmente.


Guerrila Shokukou (ゲリラ食堂)


Essa série um BIG NO, tenta ser uma comédia meio non senso onde tem como personagem principal um Hitman, mas as piadas são sem graças, e os personagens principais não são nem um pouco carismático, não conseguindo assim convencer o leitor.

Atualmente a Shonen Jump esta meio cheia de comédias, e não esta precisando de uma outra, se for para lançar uma, ao menos que ela seja muito boa e tenha um diferencial claro das demais séries, o que não é o caso de Guerrila Shokukou.

Nota: 1/5
Chance de Serialização: Baixas. A série não foi bem aceita, a terceira pior votada da 2ch, e também foi uma das menos votadas nos demais fóruns, mesmo teve um rendimento melhor do que na 2ch... As chances de serialização de Guerrila Shokukou podemos dizer que são bem baixas, irreais.

Mousou o Kurau (妄想を喰らう)


Olha, serei sincero, a série até não pode ter sido muito bem aceita na 2ch, mas eu gostei - Achei ela simplesmente louca e funcionou o seu non-sense, tem seus claros problemas, logicamente, mas no final das contas gostei da série.

Atualmente de séries de comédia da Shonen Jump que fogem totalmente da realidade só temos uma, que é Gintama, todas restante utilizam elementos de fantasia, mas se mantém presos a muitas questões reais, exemplo PSI e Ansatsu Kyoushitsu, deste modo ver outra série totalmente fantástica na Shonen Jump seria bem interessante.

Nota: 4/5
Chance de Serialização: Baixas. Fui contra a maré, gostei da série, mas a grande maioria não gastou, levando a crer que nem deve virar uma série, logicamente vimos Sporting Salt virar série, então a esperança é a última que morre, mas a situação é bem complicada para Mousou o Kurau.

Tairyou Satsujin Hikari (大量殺人光)


Este mangá não será votado, por ter um autor famoso por trás, a dupla responsável por este One Shot é Yuuya Kawada e Kuodai Yamamoto, os mesmo que fizeram Smoky B.B. Na Raw que disponibilizei não tem a página colorida do mangá, e infelizmente nem encontrei na net, por isso tive que colocar a capa, mas o mangá ganhou uma página colorida.

O One shot é bom, é focado mais em apresentar os dois personagens que de fato nos dar uma ideia de um futuro para o mangá, por isso quando terminamos o One Shot não temos um motivo claro para torce-lo que ele seja serializado, pois não conseguimos imaginar bem a sua direção, o seu proposito. Este é um grande erro em qualquer one-shot e pode custa-lo a serialização - Se este One shot fosse o primeiro capítulo da série, ao meu ver Tairyou seria ranqueado em último lugar, pois não dá motivo para o público votar nele.

Nota: 3/5
Chance de Serialização: Altas. Bem, qualquer mangá que recebe página colorida e tem autores famosos por trás tem grandes chance de se tornar uma série, além do mais Tairyou teve uma boa recepção do público, abaixo das demais séries que receberam página colorida na Jump? Sim, mas não deixa de ter sido uma boa recepção.

Dokuzon-ha Tantei Tadaware-kun (独尊派探偵)


Irei explicar como eu consigo entender várias séries, tenho um amigo de universidade que é coreano e que sabe falar japonês, eu empresto a Jump NEXT para ele, e ele me passa escrito os principais pontos de cada One Shot, por isso temática, desenvolvimento e as principais falas traduzidas em italiano. Por algum motivo, ele PULOU este One Shot, deste modo não pude avalia-lo de forma mais completa.

Mas do pouco que entendi, com meu japa precaríssimo, a série é bem interessante, seguindo bem o estilo de Sket Dance e Sporting Salt, por isso um personagem que se sente na obrigação de ajudar um outro, conselhando-o. Pode ser uma escolha interessante, uma boa serialização, sinceramente, depende se o autor souber desenvolver bem os casos individuais. O seu ponto fraco é o desenho que justamente muito infantil e tem uma grande carência de detalhes, o autor precisa melhorar muito neste aspecto.

Nota: 4/5
Chance de Serialização: Altas. O mangá foi bem aceito pelo público em geral, que demonstrou ter uma grande vontade de vê-lo na Shonen Jump - Não acredito que veremos ele na Shonen Jump, mas se for serializado não seria uma surpresa.

Rajikome! (ラジコメ!)


O mais bem aceito da revista, o segundo mais bem aceito na 2ch, e de fato um dos melhores - Rajikome! é uma comédia romântica com uma leve dose de ecchi, mas bem leve mesmo. O mangá é bem interessante, e diferente de Tairyou, consegue focar nos dois protagonista e ao mesmo tempo desenvolver a história, dando ao leitor a vontade de saber qual será o futuro desse belo casal.

Acredito mesmo que o mangá pode ser serializado, no Blog Rankings mesmo, a série venceu disparada em número de votos, não dando nenhuma chance aos outros One Shots. Rajikome! se for bem desenvolvido, manter o traço que é muito bom e não se perder em fillers como Nisekoi, terá um futuro prospero na revista.

Nota: 5/5
Chance de Serialização:
Altíssimas. De longe o mangá mais bem aceito da edição, e o segundo mais bem aceito na 2ch, é praticamente uma obrigação da Shonen Jump transformar Rajikome em uma série.

Ponkotsu Yuusha ni Ballad wo (ポンコツ勇者)


Então, o mangá é muito interessante, de longe o seu ponto mais forte é o universo que é riquíssimo, dando um leque enorme de possibilidades ao mangá, os personagens principais são carismáticos e o one shot traz um bom drama.

O seu problema é que seu traço é amatorial demais, o autor precisa melhorar muito a sua técnica de desenho, ele tem potencial, mas ainda precisa treinar muito. Para um mangá Battle Shounen o desenho é essencial para fazer lutas emocionantes e claras, o autor ainda não esta pronto para nos entregar um show na arte.

Notas: 4/5
Chance de Serialização: Medianas. O mangá foi bem recebido, mas com uma arte dessas se torna um pouco insustentável manda-lo para a revista, deste modo o autor precisar ainda evoluir bastante para poder ter uma série sua na Weekly Shonen Jump. Hi-Fi Cluster é uma das provas que um autor não preparado em termo de arte pode destruir um "bom" mangá.

Refrain (リフレイン)


O mais bem votado pela 2ch, o segundo mais bem aceito levando em conta a totalidade. Ao meu ver, Refrain foi o melhor One Shot da revista de fato. O mangá é muito bom, conseguiu me cativar, me emocionar e me importar com os personagens. O universo parece bem interessante e o autor tem um arte bem foda, que deve melhorar em certos detalhes, mas não deixa de ser muito boa. Outro ponto positivo são os equipamentos utilizados pelos personagens, pode trazer no futuro ótimas lutas.

Vejo um ótimo futuro em "Refrain", eu só acho que o autor precisa melhorar um pouco as expressões faciais dos personagens, melhorar o caracter design do protagonista e dar na série um nome mais atraente, já que acho "Refrain" um nome muito fraco, sem impacto para um Battle Shounen. Espero ver Refrain sendo serializado no futuro.

Nota: 5/5
Chance de Serialização: Altíssimas. O mangá foi o mais bem aceito na 2ch, e este é o fórum com o público mais "chato" de todos, a série tem uma carga dramática pesada, mas sem exagerar, como fez Stealth Symphony e Yoakemono - Além de apostar em um caracter design de monstros muito interessante, vejo futuro e acho que veremos Refrain virando uma série nos próximos meses.

D/A/D


Então, D/A/D é o Battle Shounen mais tradicional da edição, segue bem ao estilo daquelas séries dos anos 90, como Shaman King, mas seremos sinceros, aquele tipo de séries, não funcionam mais - Para um B-Shounen da certo atualmente não deve apenas dar lutas legais, deve entregar ao público um drama convincente.

D/A/D vacila na questão do drama, temos personagens carismáticos, monstros legais e lutas divertidas, mas nada além disso, é só um B-Shounen pancadaria, na Shonen Jump de hoje mangás assim não dão mais certos, simplesmente não dão mais certo, mas acho que a Jump pode tentar serializa-lo mesmo assim.

Nota: 3/5
Chance de Serialização: Altas. O mangá ganhou página colorida e não é de um famoso, significa que a Shonen Jump tem como objetivo serializa-lo. Segue um estilo anos 90 de séries que a Shonen Jump pode querer resgatar, por isso posso ver uma possibilidade clara de se tornar uma série, mas o que não me faz colocar como possibilidade "Altíssima" é o fato do mangá não ter sido bem aceito pelos japoneses, isso pesa muito.

Hizumi no Shika (歪の然)

Então, este é o perfeito caso de One Shot medíocre, esquecível... O desenho não consegue chamar atenção, os personagens são tão clichês que até faz mal, as batalhas são nada de mais e o drama é tão profundo que parece que estou vendo malhação. Então, no final das contas, o mangá não é ruim, só é extremamente medíocre.

Não vejo futuro, seria daquelas series que ficariam nos últimos lugares do TOC porque ninguém ligaria para ela, não é que acharia ruim, simplesmente não se importaria. Então, levando em conta isso, e também que foi mal recebido, farei um favor, esquecerei a sua existência,

Nota: 2/5
Chance de Serialização:  Baixas. Não foi odiado, mas também não foi bem aceito, não acho que a série tenha futuro, acho que vai entrar no grupo dos milhares de One Shot que morreram na Jump NEXT!

GUN OUT


Então, depois do sucesso de El Viento Del Norte, parece que a Shonen Jump esta apostando bastante nesses mangás de "Cowboy", dessa vez temos um Cowboy espacial uma temática que sempre me agradou e eu ficaria bem satisfeito se visse um mangá deste estilo na Weekly Shonen Jump. Por isso, quando vi as primeiras páginas de Gun Out fiquei bem animado.

Mas ele sofre o mesmo problema de D/A/D o drama é bem superficial, assim, sem um drama, as batalhas não conseguem te cativar, não conseguem se sustentar, se somarmos que sua temática é bem ocidental, podendo trazer região aos japoneses, dificilmente o veremos na Shonen Jump.

Nota: 3/5
Chance de Serialização: Baixíssimas. O mangá não foi muito bem aceito e não tem uma temática que é muito bem aceita pelos japoneses, então dificilmente veremos ele sendo serializado na Weekly Shonen Jump.

Metal Steamer


Agora, Metal Steamer entra no memso grupo de Gun Out e D/A/D, só que ele tem todos aqueles defeitos acentuados, a sua luta pode até parece bem legal, mas o roteiro em sí não existe, são acontecendo bobos que geram pancadaria.

Não... Steamer, não funciona.

Nota: 1/5
Chance de Serialização: Baixíssima. O mangá simplesmente não se sustenta, e foi muito mal aceito pelo pessoal, de toda a revista foi o que teve a pior aceitação (Engraçado, sempre o último mangá da Jump NEXT pega uma nota baixa, significa que de fato eles colocam os piores no final). Não devemos ver Metal Steamer sendo serializado.

Considerações Finais:

Esta Jump NEXT! foi um pouco abaixo do nível das suas anteriores, mesmo que tenha sido melhor que o volume 02, que foi o pior do ano até agora. A maioria dos mangás tiveram níveis medianos, e os B-Shounens foram mais em trazer lutas épicas que um roteiro sólido, fazendo assim que a grande maioria não fosse bem aceito.

Porém, desta ruim leva podemos retirar vários frutos: Mangás como D/A/D e Dokuzun-Ha tem chances de virarem séries, mesmo que será um pouco difícil já que tem outros mangás na edição com mais potencial, os favoritos a se tornarem séries desta edição são:

- Tairyou Satsujin Hikari
- Rajikome!
- Refrain.

Estes são os três mangás favoritos, os que tem a maior possibilidade de se tornar séries, Tairyou é mais pelos autores famosos e pelo fato de ter ganhado capa, e Rajikome! e Refrain pela boas recepções que as duas séries tiveram (Além do fato de serem boas mesmo). É isso aí pessoal, até amanhã com o TOC da Weekly Shonen Jump.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'