quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #02 (Ano 2015).


A reação.

O ano na Shonen Jump esta começando bem animado, após um belo TOC na semana passada, com uma ótima posição de Haikyuu!! e Boku no Hero Academia, outros mangás decidiram brilhar nesta classificação, foi o momento de várias obras reagirem.

Shonen Jump Jump Issue #02 (08/12/14)
Nisekoi (Capa e Página Colorida de Abertura)
01 - Shokugeki no Souma
02 - Boku no Hero Academia
Gakkyuu Houtei (Página Colorida / 25p)
03 - Toriko
04 - Haikyuu!!
Ansatsu Kyoushitsu (Página Colorida)
E-Robot (23p / Capítulo 03)
05 - World Trigger
Momeru Hito (Oneshot, Página Colorida / 45p)
06 - Hinomaru Zumou
07 - Isobe Isobee Monogatari
Takujou no Ageha (Capítulo 04)
08 - PSI Kusuo Saiki
09 - Gintama
10 - Bleach
11 - Juudouzu
Kochikame
12 - Sporting Salt
13 - Hi-Fi Cluster
Ausentes: One Piece e Hunter x Hunter.

Shonen Jump Issue #03 (15/12/14)
Capa e Página Colorida de Abertura: Boku no Hero Academia
Página Colorida:  Isobe, Offside wo Oshiete (Oneshot, Nisio Isin x Nakayama Atsushi)

Nisekoi, Lead Color Page.

Começamos com os mangás não ranqueados, tivemos capa para Nisekoi que fez questão de trazer uma no estilo bem "invernal", foi uma capa bonita, mesmo que não seja nada demais, a série continua recebendo muito apoio da parte editorial da Weekly Shonen Jump, que demonstra que quer faze-la sobreviver até 2016, mesmo que o feito seja difícil. 

Quem recebeu página colorida foi Gakkyuu Houtei como é já é de tradição a Jump dar aos segundos capítulos das novas séries. Os editores para ajudar o mangá preferiram ranquea-lo acima de Ansatsu Kyoushitsu, isso comprova o apoio que eles estão dando a Houtei. Falando em Ansatsu, também ganhou página colorida, ultimamente estão aumentando bastante suas páginas coloridas, isso porque já esta preste a estrear o anime, assim a revista esta apostando na publicidade.

E para encerrar a ronda de páginas coloridas temos Momeru Hito, o One Shot foi inicialmente lançada no Volume 03 da Jump NEXT que eu cobri por completo e é um ecchi bem pesado, para aqueles que gostam profundamente do gênero, os simpatizantes provavelmente não gostarão. Se decidiram lançar na Shonen Jump significa que os editores tem um claro objetivo de transforma-la em série, então fiquem atentos que pode estar a estrear uma nova série vinda da Jump NEXT (Se quiserem ler minha preve opinião sobre o Oneshot quando foi lançado na Next, clique aqui).

Sobre os novatos, E-Robot continua dividindo opiniões, enquanto muitas pessoas consideram o mangá ótimo, outros estão achando ele uma merda, o que é relativamente bom para a série, já que para uma série sobreviver conta mais quanto gostam do que quanto odeiam, deste modo o importante é E-Robot conquistar o voto dessas pessoas que gostaram. Já Takujou no Ageha continua bem, provavelmente o capítulo 03 foi o pior recepcionado entre todos, mas de qualquer modo ainda tem um grupo de pessoas que gostaram bastante, isso pode dar um futuro na série. Gakkyuu Houtei já teve mais odiadores que pessoas que gostaram, mas teve também um grupo que gostaram (Na área de comentários das minhas primeiras impressões deixei os principais comentários da 2ch), o fato de ter o nome de Takeshi Obata pode ajudar a conseguir alguns votos, então sobre esses novatos, esta tudo em aberto, até agora não temos nenhum fracasso iminente.

Gakkyuu Houtei, Color Page.

Chegando ao tão esperado TOC, em primeiro lugar tivemos Shokugeki no Souma, é uma grande vitória para o mangá esta posição, já que fazia 24 edições que o mangá não conquistava o topo da tabela. É inegável que Souma é um claro sucesso e merece toda a veneração que tem, mas ultimamente estava conquistando várias posições medíocres para o padrão do mangá (Que disputava sempre pelo TOP 03), felizmente ele demonstrou nesta edição que quando entrega um capítulo fantástico, ainda consegue pegar o primeiro lugar.

Lembrando que ano que vem sairá o anime de Shokugeki no Souma que poderá aumentar consideravelmente o seu desempenho no TOC e também nas venda de seus volumes individuais, que continuam ótimas, mas podem chegar a serem melhor ainda, se atualmente o mangá vende cerca de 300 mil cópias em 1 mês, acredito que com o anime bem feito pode pular facilmente para 500 mil cópias ou 600 mil cópias, além de receber um bom boost nos volumes anteriores.

Em segundo lugar tivemos Boku no Hero Academia, o mangá continua pegando uma boa posição atrás da outra, até hoje não conquistou nenhuma classificação abaixo do TOP 05 e isso é um feito muito significante. O seu primeiro volume individual vendeu em três semanas cerca de 137 mil cópias, uma quantidade absurda, se levarmos em conta que ficou vários dias esgotado. Finalmente a Shonen Jump encontrou o seu mais novo "B-Shounen" de sucesso, mas não pense que ela sossegar, provavelmente na próxima leva já estréia mais um novo mangá da área. 

Toriko conquistou o terceiro lugar, antes que alguém venha menosprezar a posição do mangá, dizendo que só conseguiu esta posição por causa da "ausência" de One Piece e Naruto, assim os votos foram em Toriko, como muitos costumam dizer, a classificação foi votada a cerca de 7 semanas atrás, tanto Naruto quanto One Piece estavam na revista, e teoricamente estão presentes no TOC, mas por estarem ausentes NESTA EDIÇÃO, estão com posições fantasmas. Por isso, estão no TOC, os editores sabem suas reais posições, mas não mostram ao público, do mesmo modo que os editores sabem a real posição de Ansatsu Kyoushitsu, mas não mostram ao público, pois o mangá ganhou página colorida. Deste modo essa fantástica posição de Toriko é unicamente mérito do mangá que provavelmente teve um capítulo que agradou bastante o público japonês. Isso não significa que a obra esta em uma situação confortável na revista, pois não esta, porém isso significa que ele ainda tem forças para conseguir conquistar boas posições ao longo deste tão concorrido ano que será 2015.

Em quarto lugar tivemos Haikyuu!!, é um pouco decepcionante o mangá não ter ficado no TOP 03 em uma edição que tem a ausência de Ansatsu Kyoushitsu e One Piece na classificação visiva, porém mesmo assim a sua posição não é ruim, não podemos esquecer que a obra é um mangá de esporte, e esta sujeito a grandes variações de posições ao longo das classificações, por isso chega a ser natural Haikyuu!! pegar uma quarta posição em uma edição vazia, como será natural vê-lo no primeiro lugar mesmo em uma edição cheia de mangás. O mangá foi a terceiro mangá mais vendido de 2015, com 8 milhões de unidades vendidas, só perdendo para One Piece (Primeiro lugar) e Shingeki no Kyojin (Segundo lugar), por isso Haikyuu!! leva o prêmio de maior sucesso de mangás na área de esporte de 2014 e ainda uma medalha de bronze no geral, um verdadeiro sucesso.

Terceira grande surpresa da edição, fechando o TOP 05, temos World Trigger. Nessas últimas edições o mangá veio conquistando melhores posições, isso é claro, mesmo que ainda não conseguiu superar o seu record anterior que foi um terceiro lugar. Talvez esta melhora seja por causa do seu anime ou seja mesmo por causa de uma série de capítulos bons que o mangá vêem tendo, ou pode ser simplesmente os dois pontos... O fato é que os votos não vêem de um público novo, já que os volumes individuais antigos (e novos) não tiveram nenhum boost de vendas, deste modo quem esta votando em World Trigger são os mesmo antigos leitores da Shonen Jump que não votavam no mangá... O que é perigoso, pois do mesmo jeito que eles abandonaram a série antes, podem abandonar-la futuramente, assim a situação da série não é segura, porém podemos dizer que por enquanto World Trigger esta em uma situação segura e isso já é um grande alívio para a grande maioria leitora do mangá.

Ansatsu Kyoushitsu, Color Page.

No sexto lugar tivemos Hinomaru Zumou que conquistou uma obra posição medíocre, ficando abaixo de dois mangás que normalmente a obra consegue ficar acima, World Trigger e Toriko. Muitos fãs tentam minimizar essas posições, mas não podemos esquecer de um detalhe, faz 3 edições que o mangá esta variando nessas posições medianas, provavelmente é uma série de capítulos medianos ou bons, mas sem nenhum impacto. Por enquanto a situação de Zumou continua bem segura, mas ele não pode se dar o luxo de piorar, pois suas vendas não se sustentam, o mangá vende muito pouco em comparação aos demais da revista - Tem uma matéria muito interessante da Jussara Gonzo do Gyabbo! que analisa essas baixas vendas de Hinomaru Zumou, recomendo vocês darem uma lida, é muito boa, para ler-la clique aqui

Sétimo lugar para Isobe Isobee Monogatari, nessas últimas edições o mangá vêem tendo uma considerável melhoras de posições, somado ao fato da revista dar dando ao mangá páginas coloridas a rodo, a cada quatro edições o mangá ganha uma, acredito que a sua situação esta muito, mas muito confortável. Esse mês tem o lançamento da Jump NEXT volume 06, por isso mangá deve ter mais um capítulo extra na outra revista, como também já é de costume. Em oitavo lugar temos o seu inimigo colega PSI Kusuo Saiki, provavelmente na próxima edição o mangá novamente pegará posições ruins, já que o capítulo ranqueado teve apenas 3 páginas e por isso não deve ser muito votado.

Abrindo o bottom, Gintama ficou com a nona colocação, após várias edições pegando boas posições, o mangá voltou ao tão temido "bottom", o que é bem triste, mas acredito que até o final desta saga esta situação é temporária, provavelmente este foi resultado de um capítulo que não acrescentou muito a saga e nem muito emocionante, o que não deve ter dado motivo para os leitores votarem no mangá. A verdade é que Gintama é um mangá muito querido, mas tem poucas pessoas dispostas a votar nele toda a semana, fazendo que ele se torne um mangá que fica na grande maiorias das vezes na parte do fundo, em uma saga boa como esta, a situação se inverteu, pois o mangá esta dando claros motivos para o público votar, mas é bem provável que assim que a saga termine, tudo volte a normal e Gintama conquista mais posições como estas dessa semana. Logo após temos Bleach, em décimo lugar, o mangá se estacionou nestas posições, não consegue subir.

Momeru Hito, Color Page (One Shot)

Em décimo primeiro temos Juudouzu que novamente ficou entre os últimos três colocados, a situação do mangá não esta nem um pouco confortável e é bem provável que os editores estão esperando ver a recepção desta nova leva para ver se cancelam imediatamente Juudouzu ou o deixam sobreviver por mais algum tempo... A comprovação que os editores ainda tem planos de não cancela-lo já na próxima leva é o fato dele estar acima de Kochikame na classificação, demonstrando que ainda tem um mínimo de importância para os editores, mas até que seja salvo do cancelamento no próximo round, rodará no seguinte, infelizmente.

As últimas duas posições ficaram com Sporting Salt e Hi-Fi Cluster respectivamente, esses dois mangás estão mortos, só falta enterrar mesmo. Provavelmente nem uma melhora milagrosa na qualidade do roteiro dos dois consegue salvar as obras, já que a grande esmagadora leitora da Shonen Jump nem deve estar mais lendo esses dois mangás, então é só esperar a próxima leva e vê-los sendo cancelados. Acredito que a próxima leva terá somente dois mangás estreando, assim Juudouzu poderá se salvar, enquanto Sporting Salt e Hi-Fi Cluster dança.


 Ranking 2ch

Chegamos a análise do 2ch Ratings, relembrando que a votação do 2ch é diferente da Shonen Jump, onde cada leitor vota em seus 3 mangás favoritos, na 2ch, famoso fórum japonês, os leitores devem dar uma nota de 0 à 5 em cada mangá da revista... Após isso, é somado o total de votos, e temos o mangá mais bem "aceito" da Edição.

Edição 52, Capa de E-Robot (Nova Série)
Color Page: Takujou no Ageha, Boku no Hero Academia e Nisekoi.
FIM: Moromono no Jiyo
Ausentes: Hunter x Hunter

#Posição - Nome do Mangá (Total de Pontos) Média de Votos

#01 - Hinomaru Zumou (151) 3.87
#02 - Gintama (136) 3.49
#03 - Boku no Hero Academia (123) 3.15
#03 - World Trigger (123) 3.15
#05 - PSI Kusuo Saiki (122) 2.95
#06 - Takujou no Ageha (115) 2.95 Segundo Capítulo
#07 - E-Robot (112) 2.87 Primeiro Capítulo
#08 - Juudouzu (108) 2.77
#08 - Isobe Isobee Monogatari (108) 2.77
#10 - Haikyuu!! (104) 2.67
#11 - Shokugeki no Souma (97) 2.49
#12 - One Piece (94) 2.41
#13 - Ansatsu Kyoushitsu (84) 2.15
#14 - Bleach (67) 1.72
#15 - Toriko (58) 1.49
#16 - Hi-Fi Cluster (53) 1.36
#17 - Nisekoi (51) 1.31
#18 - Kochikame (47) 1.21
#19 - Sporting Salt (38) 0.97

Indo direto aos novatos, antes de comentar sobre os demais mangás, E-Robot até agora deve a melhor estréia se levarmos em conta que a 2ch tem um grupo de pessoas que odeiam 2ch, e fizeram questão de dar uma nota baixíssima ao primeiro capítulo de E-Robot, somente por ser ecchi, abaixando a sua média. Mas é admirável também ver a estabilidade de Ageha que manteve seu sexto lugar que conquistou semana passada, ainda não é certo que nenhum desses dois mangás serão sucessos ou um fracasso, devemos ver como irão nas próximas semanas.

Já Boku no Hero Academia teve um capítulo que aconteceu simplesmente NADA, por isso teve uma média de votos bem baixa. Já Juudouzu teve uma clara melhora nas posições, provavelmente este capítulo conseguiu agradar bastante os leitores da 2ch, mas não sei se essa melhora será transmitida nos votos da Shonen Jump, pode ser que muitos já não leem o mangá ou mesmo que até tenha gostado, mas não tenha votado, o que acontece muitas, mas muitas vezes.

E por fim temos uma ruim posição de Ansatsu Kyoushitsu que ultimamente vem caindo no conceito da 2ch, essa nova sequência de capítulos não esta agradando muito os leitores que participam do fórum japonês, mas mesmo assim não é nada preocupante, já que Ansatsu Kyoushitsu é como One Piece tem um "fandom" gigantesco que não esta presente neste tipo de fórum.

Elenco do Live Action de Ansatsu Kyoushitsu.

Sorteio da Weekly Shonen Jump #01.

Como havia prometido aconteceu o Sorteio da Weekly Shonen Jump nessa quarta-feira e o resultado foi postado na nossa página Facebook. Caso o vencedor não venha buscar o prêmio, ele será re-sorteado entre os leitores via o Blog, de um modo totalmente diferente. Mas então, sem mais delongas, para ver se você foi o vencedor, clique aqui.

Matéria de Hinomaru Zumou.

Como já dito no parágrafo de Hinomaru Zumou, a Jussara Gonzo escreveu uma matéria muito interessante no Gyabbo!, onde ela dá várias hipóteses plausíveis para as baixas vendas de Hinomaru Zumou, de verdade essa matéria fez eu esclarecer minhas idéias sobre várias coisas relacionadas a vendas do volume de Zumou, recomendo ler mesmo. Gyabbo! - O que esta acontecendo com Hinomaru Zumou. Leiam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'