quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #04-05 (Ano 2015).


Edição Natalina.

Para mim, o bom de acompanhar a Shonen Jump é perceber como ela vai mudando aos poucos, alguns mangás que estavam bem, começam a ir mal, outros que estavam mal, por algum motivo começam a ter bons rendimentos. Este TOC demonstra como a Shonen Jump esta mudando. Sem mais delongas, vamos ao TOC:

Jump #04・05 (22/12):
WSJ Cast (Cover)
One Piece (Página Colorida de Abertura, Popularity Poll Results)

01 - Ansatsu Kyoushitsu
02 - Boku no Hero Academia
Hinomaru Zumou (Página Colorida,
 32 pg.)
03 - Shokugeki no Souma
Gakkyuu Houtei (Quarto Capítulo)
04 - World Trigger
Haikyuu!! (Página Colorida)
05 - PSI Kusuo Saiki
E-Robot (Quinto Capítulo)
Takujou no Ageha (Sexto Capítulo)

06 - Toriko
Gintama (Página Colorida)
07 - Nisekoi
Kochikame
08 - Isobe Isobee Monogatari
09 - Bleach
10 - Juudouzu
11 - Sporting Salt
12 - Hi-Fi Cluster

Hunter x Hunter (Ausente)

#06・07:
Cover: WSJ Cast
Lead Color Page: Ansatsu Kyoushitsu
Color Page: Shokugeki no Souma, Tiger-ani to Dragon by Tamura Ryuuhei (One Shot)



Começando pelas páginas coloridas, tivemos "Color Page" para Haikyuu!! que teve sua segunda temporada confirmada, essa segunda temporada era praticamente certa, então não é uma surpresa este anuncio. Tivemos uma página colorida para Gintama e também para Hinomaru Zumou que teve na edição incríveis 32 páginas, a Shonen Jump esta se esforçando o máximo para o mangá se tornando um sucesso em vendas também, o que pode trazer alguns haters, já que estão fazendo com Zumou, o mesmo que fizeram com Toriko.

Sobre os novatos, quem acompanha a área de comentários sabe que Gakkyuu Houtei não vêem sendo muito bem aceito pelo público da 2ch, Takujou no Ageha vem tendo um rendimento mediano (O que pode significar bottom mesmo assim) e E-Robot vem tendo um bom rendimento. Analisando as posições prévia, percebemos uma boa aceitação de E-Robot e Takujou no Ageha, em relação a Gakkyuu Houtei ainda é o quarto capítulo, começo a contar as posições prévias a partir do quinto - De qualquer modo, as cartas estão bem abertas e qualquer um pode ser um fracasso ou um sucesso.

Boku no Hero Academia, Poster Publicitário do Volume 02.

Primeiro lugar para Ansatsu Kyoushitsu que ganhará pagina de abertura na próxima edição, isso é um modo de fazer publicidade do anime que irá ser lançado em breve, já em Janeiro - Por tudo indica o anime haverá entre 24 e 26 episódios e deve dar um bom "boost" ao mangá que já é um grande sucesso, esperamos que finalmente Ansatsu Kyoushitsu possa se firmar como um dos principais mangás do cenário japonês atual.

Em segundo lugar temos Boku no Hero Academia, o mangá meio que se estabilizou nesta posição, se tornando praticamente o "Rubinho" do TOC, mesmo que neste caso não seja uma ruim notícia, o fato do mangá esta estabilizado em segundo demonstra que ele tem um público muito fiel e vem conquistando vários votos, semana após semana, tendo desempenho melhor que mangás já bem estabilizados na revista como Haikyuu!! e Shokugeki no Souma. Se o autor não fizer nenhuma besteira, o mangá irá longe.

Shokugeki no Souma conquistou o terceiro lugar, por mais que o mangá seja fantástico, é uma realidade que até a chegada do anime, o mangá terá que se contentar em conquistar esporadicamente as primeiras colocações, isso não significa que as posições dos mangás estão ruins, estão ótimas, acredito que muitos mangás gostariam de ter as vendas e o rendimento no TOC de Shokugeki no Souma. Lembrando que a data do anime ainda não foi confirmado, mas pelo que tudo indica deve ser em Abril.

Quarto lugar para World Trigger, é incrível como o mangá vem melhorando de posições, este capítulo teve o flashback de Osamu que é muito querido pelos japoneses, assim sendo justificável a boa posição. É um pouco difícil dizer se as boas posições de World Trigger são por causa do anime ou mesmo por causa da nova saga, acredito que seja o combo deste dois elementos que vêem resultando nessa incrível melhora do mangá - O anime terá ao todo 50 episódios, como é de se esperar de uma animação da Toei, assim fazendo que o anime passe mais de 1 ano sendo transmitido na televisão.

Quinto lugar para PSI Kusuo Saiki que depois da segunda colocação conquistou semana passada, o mangá outra boa posição, é bom ver a comédia recuperando sua força na revista, conseguindo se manter entre os cinco primeiros, o problema de PSI é que suas vendas não sobem mais, não tem mais nenhum público novo interessado em comprar os volumes do mangá, a tendência é um futuro o mangá começar a perder rendimento, é por isso que é necessário que seja lançado o anime, para conseguir atrair o público, mas parece que tem alguma má fé dos estúdios ou da Shonen Jump em relação a animação de PSI Kusuo Saiki.

Hinomaru Zumou, Color Page.

Toriko ficou em sexto lugar, que não é uma ruim posição, mas também não é uma boa, levando em conta que a revista esta bastante vazia essa semana - Juntamente com Nisekoi que vêem logo após, os dois mangás irão lutar para conseguir sobreviver ao cruel ano de 2015, em grande parte das semanas os dois mangás ficam um atrás do outro, levando a crer que tem um número de votos bem parecidos, a vantagem de Nisekoi é que ainda vende mais que Toriko e tem uma segunda temporada do anime para ajudar, já Toriko conta com o fato de ser B-Shounen - Será uma luta interessante para ver quem sobrevive a este ano de 2015, logicamente tem a possibilidade dos dois sobreviverem ou mesmo os dois serem cancelados.

Oitavo lugar para Isobe Isobee Monogatari que esta na sua posição comum e logo após Bleach que também ficou no seu comum, estes dois mangás até tem uma situação estável, mas acredito que a revista já esteja um pouco cansada das posições ruins de Bleach, chegará um momento que se tornará insustentável manter o mangá que sempre fica entre os 5 últimos, vimos que a revista não teve medo de terminar Kuroko no Basket e Naruto no mesmo ano, deixando-os terminar naturalmente antes de obrigar os autores a dar continuidade, então, cancelar Bleach não seria um grande problema para a revista, que como vimos nesta mesma capa nem dá mais destaque a obra - Mesmo assim, ainda acho que este momento não chegou, já que o mangá continua a ter almofadas, mas que Kubo trate de adiantar o fim do seu mangá, sabemos como a Jump é imprevisível. 

E fechando essa pequeníssima classificação temos nas últimas três posições os novatos que devem ser cancelados todos juntos, não tem motivo de manter três mangás tão mal classificados. Hi-Fi Cluster até nos deu esperança de melhora, mas imediatamente retornou a última colocações. Juudouzu, também não vem demonstrando ter um desempenho que mereça renovação e Sporting Salt acho que já esta bem enterrado. Este foi o TOC, próxima semana não haverá TOC, porque é feriado, mas teremos aqui no Analyse It mais uma parte do "Conhecendo Autores da Weekly Shonen Jump" que sempre lanço nas pausas da revista no lugar do TOC.

Gintama, Color Page.

2ch

Novamente não postaram os resultados no Fórum, mas não se preocupem, como estou de férias poderei ainda hoje trazer a vocês todos os mangás bem calculados. Acredito que nesta noite vocês poderão ter o resultado do 2ch Rankings.

Blade Scans

Então, venho noticiar a vocês que a Blade Scans esta lançando um novo projeto muito interessante, a tradução de Kimi to Kami Hikouki to (No formato 4-Koma) da mesma autora de Isshuukan Friends, um slice of life que achei muito divertido e bonito. Recomendo darem uma olhada no mangá, e se gostarem, podem continuar acompanhando com a tradução da Blade Scans.

Kimi to Kami

Haikyuu!!, Color Page.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'