sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #06-07 (Ano 2015).


Deu a louca nos japoneses.

A Shonen Jump não esta de brincadeira neste início de ano, tivemos ao todo já 5 edições neste ano, e por incrível que pareça 5 primeiro lugares diferente, até agora ninguém conseguiu repetir a primeira colocação, os japoneses estão simplesmente loucos quando o assunto é votar no TOC, isto é fantástico para nós que acompanhamos semanalmente esta tão concorrida disputa.

Weekly Shonen Jump #06-07 (2015).

WSJ Cast (Capa)
Ansatsu Kyoushitsu (Página Colorida de Abertura)
01 - Toriko
02 - One Piece
03 - Boku no Hero Academia
04 - Haikyuu!!
Gakkyuu Houtei (Capítulo 05)
05 - Gintama
06 - Hinomaru Zumou
Tiger-ani to Dragon (Oneshot de Tamura Ryuuhei)
07 - Nisekoi
08 - Bleach
Shokugeki no Souma (Página Colorida)
09 - Isobe Isobee Monogatari
Takujou no Ageha (Capítulo 07, Pré-Rank)
Kochikame
E-Robot (Capítulo 06)
10 - Hi-Fi Cluster
11 - Juudouzu
12 - PSI Kusuo Saiki
Moteki Magic (Oneshot de Daihara)
13 - Sporting Salt
World Trigger (Ausente)
Hunter x Hunter (Ausente)
Caso tu não saiba como funciona o TOC da Shonen Jump, clique AQUI para entender

Preview WSJ Issue #08
Capa e Página Colorida de Abertura: Gintama
Páginas Coloridas: Nisekoi e Bokura wa Zatsu ni wa Manabanai (We Don't Learn Sloppilly) (Oneshot de Nisio Isin & Mizuki Kawashita).

Ansatsu Kyoushitsu, Lead Color Page.

Teoricamente não iriamos haver TOC esta semana, mas a revista vazou mais cedo que o normal, isso significa que provavelmente ficaremos 15 dias sem ter a nossa querida classificação, mas não se preocupem, farei questão de trazer quanto mais material possível ao site para tentar cobrir este vazio deixado pela Weekly Shonen Jump. 

Nesta edição tivemos uma capa muito interessante, em comemoração ao ano novo no Japão, por causa da ausência de World Trigger (Doença do autor), o mangá não participou da capa. É interessante finalmente ver Ansatsu Kyoushitsu "erguido" ao patamar de pilar na revista e estando em tamanho natural na capa, ao lado de One Piece... Ansatsu Kyoushitsu que também ganhou a página colorida de abertura nesta edição.

Logo após temos uma página colorida ao novo one shot de Tamura Ryuuhei, criador de Beelzebub, este One Shot parece que irá unir lutas marciais com algumas criaturas mitológicas japonesas, mas mesmo assim o autor irá manter as suas essências na comédia, agora é só esperarmos a "raw" para ter mais detalhes sobre este "one shot". Quem também ganhou página colorida foi Shokugeki no Souma, como de costume o mangá continua ganhando muitas páginas coloridas (Para nossa alegria).

Sobre os novatos, tivemos finalmente o "pré-rank" de Takujou no Ageha, o mangá foi ranqueado perto do bottom, o que nos leva a crer que o primeiro capítulo tem tudo para estrear no meio da tabela ou entre os últimos cinco colocados, o que é uma pena. Quem também foi muito mal classificado foi "E-Robot", levando a crer que o ao menos os editores não acreditam que o mangá terá um bom rendimento, assim já colocando-o em baixo da tabela mesmo sem saber a sua recepção, lembrando que Boku no Hero Academia chegou a receber rankings piores que Yoakemono e Mitsukubi Condor antes da classificação e se tornou um grandíssimo sucesso. Encerrando o tour dos novatos, Gakkyuu Houtei continua sendo ranqueado no topo da classificação, mas era esperado, já que os editores não seriam loucos de colocar no fundo um mangá de Obata.

Ansatsu Kyoushitsu, Color Page.

Agora começamos a classificação com uma gigantesca surpresa, Toriko conquistou o primeiro lugar, isto é uma ótima notícia para os fãs da série, não digo que o mangá esta fora do risco de cancelamento em futuro longínquo., porque provavelmente voltará a pegar posições medianas/ruins nas próximas edições, mas isto significa que se o autor acertar na sequência de capítulos, entregar uma saga de agrado aos japoneses, pode sim recuperar suas boas posições na tabela - Dificilmente recuperará as vendas dos volumes individuais, mas se conseguir se manter entre as 200 mil cópias vendidas, já é um ótimo resultado - Toriko esta demonstrando que ainda é forte e popular.

Em segundo lugar tivemos One Piece, nesta virada de ano no Japão, irá passar um especial de Chopper na TV, isto demonstra a potência da série - Pobre dos avós que queriam ver o especial do Roberto Carlos Japonês e serão obrigados a ver One Piece com os seus netos no meio da virada do ano - Falando em especial, acredito que em 2015 teremos ao menos o anúncio de um novo filme de One Piece, esta mais do que na hora da série voltar as telonas.

Em terceiro lugar temos Boku no Hero Academia, nesta edição tivemos um poster desenhado pelo autor de Boku no Hero, a Shonen Jump esta apostando bastante na obra, dando um bom destaque ao autor dentro da revista e principalmente, fazendo muita publicidade nas ruas japoneses, para ver se os não-leitores da Shonen Jump decidem comprar o volume individual do mangá. Não deve demorar muito para começarem a licenciar a venda dos mangás no ocidente (Provavelmente as editores como Panini, JBC, Viz, Star Comics e etc já estão brigando pelo mangá). Em Janeiro o mangá ganhará o seu primeiro Vomics.

Tiger-ani to Dragon, Color Page (Oneshot)

Quarto lugar para Haikyuu!! que conquistou outra boa posição, ontem a noite eu estava pensando sobre quando podemos considerar um mangá "veterano", a obra em breve completará 3 anos de vida, por isso acredito que já poderemos considerar Haikyuu!! um veterano, já que tem bastante experiencia dentro da revista (Nisekoi teoricamente já é um veterano), e acredito pelo andar da carruagem o mangá conseguirá chegar a 5 anos de vida sem nenhum problema, vida longa à Haikyuu!!

Fechando o TOP 05 temos Gintama que depois de conquistar uma posição ruim na semana retrasada, pulou diretamente aos cinco primeiros, uma grata surpresa, este novo arco esta de fato incrível e o mangá fez por merecer estas boas posições que veem conquistando. Foi anunciado uma nova temporada para Abril de 2015, o que é simplesmente espetacular, isto significa que a obra voltará em ativa e tem grandes possibilidades de suas vendas voltarem a crescer. Não duvido anunciarem lá para 2016 ou 2017 um novo filme.

Capa do Segundo Volume de Boku no Hero.

Hinomaru Zumou ficou em sexto lugar, o mangá continua tendo um bom rendimento, mas a verdade é que perdeu um pouco de forças comparado ao seu inicio bombástico, pelo menos a Shonen Jump continua acreditando no potencial da obra e fica enchendo-a de publicidade e páginas coloridas, uma decisão acertada, já que a série tem tudo para um futuro longínquo virar um grandíssimo sucesso. Enquanto se manter nestas posições intermediárias, o mangá sobrevive... World Trigger conseguiu chegar a 2 anos de vida tendo um rendimento bem pior.

Sétimo lugar para Nisekoi que também deu uma melhorada comparado as suas posições anteriores, mas nada muito significativo, a situação da obra esta muito perigosa e será muito difícil conseguir passar de 2015, a segunda temporada pode até ajudar a prorrogar a sua vida na revista, mas dar mais alguns meses de vida, nada demais - Infelizmente o autor enrolou demais com a obra, ao ponto de muitos se cansarem de ler e simplesmente "droparem" o mangá... Recuperar este público perdido é quase impossível e parece que o autor não esta se esforçando tanto assim para isto.

Agora estamos preste a presenciar outro milagre, já não bastava no TOC ter Toriko em primeiro, Gintama em quinto, os japoneses não ficaram satisfeito em nos dar duas posições bizarras, eles... jogaram... BLEACH FORA DO BOTTOM! O mangá conquistou a oitava colocação, Isto sim é milagre natalino, meus amigos!!! Fico feliz em ver a obra saindo dos últimos cinco lugares, mesmo que por pouquíssimo. Espero que este ano seja mais comum ver Bleach conquistando posições muito melhores, é lógico que o mangá não é tão bom quanto era antes, mas mesmo assim não merece ficar sempre entre os últimos colocados, tem capítulos bons que são "ignorados" pelo público votante da Shonen Jump.

Shokugeki no Souma, Color Page.

Abrindo o bottom temos Isobe Isobee Monogatari que conquistou no final das contas uma boa posição, o mangá é um sucesso entre a critica japonesa, que esta a considerar a obra a melhor comédia da Shonen Jump atual, superando até Ansatsu Kyoushitsu - Ainda por cima o mangá tem o apoio dos editores, por isso o fato de sempre estar no bottom, é um detalhe pequeno, já que externamente é um sucesso enorme. Isobe Isobee Monogatari é praticamente o novo "Jaguar" da Shonen Jump.

Em décimo lugar temos Hi-Fi Cluster e logo após Juudouzu - Os dois mangás juntamente com seu colega Sporting Salt terão seus primeiros volumes lançados em Janeiro e provavelmente venderão abaixo de 15 mil cópias, concretizando de uma vez por todas o fracasso da obra... No final das contas, acredito que os editores irão preferir cancelar toda esta leva de uma vez só e fingir que ela nunca, foi uma ilusão dos leitores da Shonen Jump.

Em décimo segundo lugar tivemos outra posição bizarra, mas enquanto as outras três posições foram bem positivas, esta foi super negativa, PSI Kusuo Saiki quase ficou no último lugar, pegando a pior posição da sua história - O motivo desta péssima posição é inexplicável, provavelmente o capítulo foi tão sem graça que nem os próprios fãs do mangá votaram, porque para ter menos voto em Juudouzu e Hi-Fi Cluster, a situação foi muito feia. Mas sem preocupações, é bem provável que na próxima edição, o mangá já conquista uma posição melhor. Em último lugar tivemos Sporting Salt que só esta ainda na revista, porque os editores estão de bom humor e não querem cancelar logo.

Poster desenhado pelo criador de Boku no Hero Academia.

2ch Ranking

Depois de duas edições sem o 2ch Rankings/Ratings, trago de volta para vocês a classificação - Desta vez, organizada por mim... O sistema de votação, por isso, foi um pouco diferente do sistema anterior, organizado pela própria 2ch, desta vez fiz o calculo aritmético dos votos, assim, sabendo a nota final (levando em conta a média) de cada mangá levado a votação. A média dos votos, comparada a edição anterior, foi um pouco maior, mas mesmo assim é totalmente válido para vermos o rendimento de cada obra.

Relembrando que a votação do 2ch é diferente da Shonen Jump, onde cada leitor vota em seus 3 mangás favoritos, na 2ch, famoso fórum japonês, os leitores devem dar uma nota de 0 à 5 em cada mangá da revista... Após isso, é somado o total de votos e faço o calculo aritmético, assim chegando a uma média final.

Edição 03, Capa de Boku no Hero Academia
Color Page: Isobee Isobee Monogatari e Offside ow Oshiete (Oneshot by Nisio Isin).
Ausentes: Hunter x Hunter

#Posição - Nome do Mangá (Média Total de Pontos recebidos)

#01 - Haikyuu!! (3.95)
#02 - Offside ow Oshiete (3.65) Oneshot by Nisio Isin & Nakayama Atsushi
#03 - Hinomaru Zumou (3.50)
#04 - Isobe Isobee Monogatari (3.21)
#05 - Boku no Hero Academia (3.19)
#06 - World Trigger (3.13)
#07 - PSI Kusuo Saiki (3.09)
#08 - Gintama (3.04)
#09 - E-Robot (2.91)
#10 - Shokugeki no Souma (2.83)
#11 - Juudouzu (2.67)
#12 - Ansatsu Kyoushitsu (2.62)
#13 - Kochikame (2.52)
#14 - Takujou no Ageha (2.46)
#15 - Nisekoi (2.32)
#16 - One Piece (2.28)
#17 - Toriko (2.14)
#18 - Bleach (2.12)
#19 - Gakkyuu Houtei (2.00)
#20 - Hi-Fi Cluster (1.91)
#21 - Sporting Salt (1.55) 

Por incrível que pareça, quem gostou a primeira colocação no ranking foi Haikyuu!!, o pessoal no fórum esta gostando muito da partida atual, assim a grande maioria deu notas altíssimas para a série. Logo após temos o One Shot de Nisio Isin que foi muito, mas muito bem aceito pelos leitores da 2ch, tendo pouquíssimas notas baixas - Para quem não sabe, a obra é uma comédia exagerada focada no futebol feminino, foi um One Shot muito, mas muito doido.

Em relação os novatos, E-Robot até esta sendo bem recebido pelo fórum, mas devemos lembrar que ele já entra na zona de risco, melhorando a explicação, quando um novato fica sempre entre os seis primeiros, significa que esta sendo muito amado pelo fórum, assim a tendência é receber muitos votos, caso fique nas posições intermediárias, significa que o pessoal gostou da série, mas não é certeza que irá votar. Takujou no Ageha já não está sendo bem recebido, tendo um péssimo rendimento e Gakkyuu Houtei, nem se fala, afundou na lama.

Na área dos comentários deixarei várias curiosidades, como por exemplo quais foram os mangás que mais receberam nota máxima desta edição e aqueles que receberam mais nota minimas, isto é importante saber para percebemos quanto fãs e haters de fato o mangá tem, um modo de vocês tiverem uma noção maior da aceitação dos mangás pelo menos no fórum 2ch.

Na próxima edição teremos capa e página colorida de abertura para Gintama, uma fantástica notícia - Além de página colorida para Nisekoi e para MAIS UM one shot de Nisio Isin... Desta vez com a autora de Ichigo 100%, estou começando a acreditar que nenhum deste One Shots irá se tornar série, no máximo aquele com seu antigo colega de trabalho, Akira Akatsuki. Este foi o TOC da Shonen Jump, acredito que a próxima classificação será lançada somente no próximo ano, então deixarei com vocês o novo trailer do anime de "Shokugeki no Souma" e um bom ano novo para vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'