segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Reflexões Semanais #24: O maluco mundo de Go Nagai.


O homem que revolucionou o mundo dos mangás!

Após muitas matérias fazendo referência ao gênio Go Nagai, como a matéria "O polêmico mundo do Ecchi" e "Conhecendo Autores da Weekly Shonen Jump Parte 05", chegou a hora de trazer à vocês a Biografia deste magnifico autor que simplesmente revolucionou a forma de contar história no Japão, adicionando elementos que depois se tornaram raízes de muitos mangás, animes e principalmente séries de mechas... Go Nagai não é um simples autor de mangás, é um dos mais importantes autores que já existiram na história mundial, para muitos o mais importante.

Nascido em 6 de Setembro de 1945 em Ishikawa, exatos 1 mês depois da queda da bomba atômica em Hiroshima, Kiyoshi Nagai, conhecido artisticamente como "Go Nagai" foi o quarto filho de um total de cinco. Já quando adolescente gostava muito de ler obras da literatura japonesa e americana, foi lendo ua dos seus livros preferidos, a divina comédia, que conheceu o ilustrador francês Gustave Doré que fez várias ilustrações fantásticos da versão japonesa do livro de Dante Alighieri, as influências claras desta obra podemos ver por exemplo em Devily-Man, onde de uma forma mais mais estilizada ao seu próprio traço, ele trás vários conceitos e design das pinturas de Gustavo Doré. Outro autor que influenciou muito Nagai quando era jovem foi o japonês Osamu Tezuka, o genial criador de Astro Boy e Lost World.

Porém, por causa da pressão familiar Go Nagai nunca tentou seguir a carreira de mangaká, que até hoje sofre muito preconceito das famílias japonesas que tem medo do filho não conseguir se "sustentar" seguindo uma carreira como essas. Enquanto ele frequentava uma escola de preparação para entrar na universidade, Go Nagai teve uma estranha diarreia por vários dias, fazendo que ele fosse internado no hospital. Internado no hospital entre a vida e a morte, ele decidiu que ia fazer algo que pelo menos marcasse a sua vida, alguma coisa que ao menos os familiares pudessem olhar e lembrar da sua existência, deste modo, na cama de hospital decidiu desenhar um mangá... Por sorte os médicos conseguiram descobrir o motivo dessa diarreia (Era colite, uma inflamação no intestino grosso) e conseguiram cura-lo. 

Depois de ser curado, Go Nagai percebeu que ir para a faculdade e seguir uma carreira "tradicional", porém segura, não era o que ele queria, assim disse a toda a sua família: "Eu quero ser um mangaká" e abandonou a escola, se focando na sua carreira de ilustrador, mesmo que a sua mãe inicialmente não tenha aceitado a decisão do filho. Com a ajuda do seu irmão, Yasakuta (O mesmo que lhe apresentou o autor Osamu Tezuka) ele começou a desenhar mangás e a enviar seus projetos para todas as revistas de mangás possíveis, porém nenhuma delas aceitavam as suas obras - Mas não por não serem boas, na verdade por trás das cortinas, sua mãe fazia de tudo para que as editores rejeitassem o mangá... Porém, a sua mãe não conseguiu convencer uma editora, a Kodansha que decidiu contratar Go Nagai e o seu irmão Yasakuta.

Logicamente, como fazem com qualquer novato, a Kodansha fez que Go Nagai fosse assistente de um autor mais conhecido, Shotaro Ishinomori, após vários meses trabalhando como assistente ele finalmente teve a chance de publicar seu primeiro trabalho em uma revista secundária da Kodansha: Meakashi Polikichi, um mangá de gag de capítulos curtos como é de Isobe Isobee Monogatari. O mangá não fez grandes sucessos, mas foi o bastante para chamar a atenção da Shueisha que o contratou, e em 1968 lhe deu a oportunidade de lançar o seu primeiro grande sucesso na famosa Weekly Shonen Jump: Harenchi Gakuen.

Harenchi Gakuen foi um dos primeiros mangás "ecchi" da história e contava sobre um grupo de alunos tarados que faziam de tudo para ver as calcinhas das demais alunas e também das professoras, era uma comédia bem sexualidade e que agradou muitos os jovens da época. No entanto o sindicado dos professores do Japão e os pais desses jovens, odiaram o mangá e começaram a protestar para que ele fosse encerrado, contudo a Shonen Jump não se importou, por causa do mangá a revista começou a vender acima de 1 milhão de cópias a semana e asim começou a se tornar finalmente a "famosa Shonen Jump", deste modo mesmo com as polêmicas a revista manteve o mangá por mais tempo possível até o dia em que foi obrigada por causa da pressão da mídia encerrar o mangá, Go Nagai não deixou barato e terminou a série com um final genial: A escola foi invadida por um exercito de pais e professores revoltados e massacraram todos os alunos do colégio. Uma crítica a repressão que ele recebeu das famílias mais tradicionais.

Cutey Honey (Publicado na Shonen Champion)

Harenchi Gakuen foi o primeiro mangá da época que trouxe uma temática mais sexual as obras mais adolescentes e jovens, assim abrindo a porta para muitos outros mangás que seguiram o mesmo estilo, podemos dizer que o mangá foi o verdadeiro percursor aos mangás ecchi que existem atualmente e sem ele talvez teríamos um mundo de mangá ainda muito fechado, não só sexualmente, como também mentalmente. A obra fez tanto sucesso que na mesma época que teve várias adaptações para várias outras mídias, como para a TV. Anos depois Gakuen voltou a ser publicado, mas com o Japão com a mente um pouco mais aberta, não fez tanta polêmica. O mangá recebe novas versões até hoje.

Por muito tempo o autor ficou preso a esses mangás mais voltados a comédia, alguns com temáticas ecchi, outros não, mas ficava mais nessa área de "gag manga", criando poucas obras que haviam uma temática mais séries. Por causa do alto número de obras criadas e que teria que fazer, criou a companhia Dynamic Production, uma empresa que ajudava ele a publicar vários mangás, assim podendo manter vários projetos simultaneamente, a maioria focados, como eu já disse, em mangás de comédia. Por causa da vastidão de assistentes que trabalhavam na Dynamic Production, Go Nagai conseguiu lançar muitos mangás já nos finais dos anos 60, os mais famosos desta época da empresa são: Allah-Kun, Pinky no Koi, Abashiri Ikka e Gakuen Bangaichi

Foi no começo dos anos 70, preso no transito que Go Nagai teve uma brilhante ideia que iria mudar totalmente sua carreira: Criar um mangá de robôs gigantes onde alguém pilotasse esse robô por dentro. E com essa ideia que ele criou Mazinger Z, a primeira OBRA sobre mechas controladas por um piloto, significa, sabe todas essas obras que você viu onde tem uma pessoa que controla um robô por dentro? Gundam, Suisei no Gargantia, Power Rangers, Pacific Rim, Aldonoha Zero, Starcraft, Full Metal Panic, entre muitos outros? Foram todos fruto de uma ideia genial de Go Nagai. O tiro foi extremamente certeiro e Mazinger Z se tornou um sucesso imediatamente no Japão. O mangá foi publicado na Weekly Shonen Jump por mais ou menos 1 ano e ajudou novamente a revista a emplacar nas vendas.

No mesmo período ele teve uma outra ideia, pegando um pouco a base de um seu antigo trabalho, Mao Dante (1971), com a parceria com a Shonen Magazine, na época a maior revista Shounen do Japão, lançou um mangá chamado Devilman que veio se tornar um dos mangás de maior sucesso da carreira dele, juntamente com Mao Dante, Devilman é uma das obras que se vê a clara influência de Gustave Darè na formação criativa de Go Nagai. Neste mesmo período Go Nagai também apostou em mangás estilo Horror, estimulando o mercado horror de mangás na Shonen Jump. A indústria de anime começou a adaptar loucamente os mangás de Go Nagai, fazendo que ele praticamente monopolizasse as obras de "robot" e terror no Japão, nos anos 70 e 80. 

Mesmo seguindo um estilo diferente, que teoricamente deveria ser menos polêmico (Mangás sobre mechas não deveriam ser muito polêmicos), a mídia caía matando sobre Go Nagai, dizendo que todos os conflitos dos seus mangás eram resolvidos com a violência e nunca com o dialogo, o que era verdade, mesmo que ao meu ver isso não é motivo de crítica, é somente um estilo. A mídia tradicionalista nunca se deu bem com as idéias revolucionárias de Go Nagai, sempre indo contra a qualquer mangá que ele lançasse, não deu em nada, só ajudou o mangaká a ficar mais em destaque e seus produtos venderem ainda mais.

Em 1990 em homenagem as várias obras criadas por Go Nagai, que foi percurso do Ecchi, dos Mechas e do Horror no Japão, foi lançada em VH1, 3 OVAS de 45 minutos que faziam um fofo e louco crossover de várias séries de Go Nagai, este VH1 foi lançado no Japão, Estados Unidos e Itália, inclusive tenho um amigo que ainda tem. A obra se chama " CB Chara Go Nagai World" (Foi desse desenho que retirei o nome da matéria) e deixarei na área dos comentários o vídeo do primeiro episódio legendado em inglês com áudio original em japonês.

Porém já nos anos 90 já dava para perceber que o autor vinha perdendo forças, seus traços ainda lembravam muito os mangás dos anos 70, ficando muito "ultrapassado", o próprio Go Nagai também já não tinha mais tanta disposição e criatividade, fazendo cada menos mangás e deixando para outros autores e mídias criaram spin-off e continuações de suas obras consagradas... Porém mesmo produzindo muito menos mangás que antigamente, as suas obras continuavam vendendo muito e era produzido a rodo spin offs de Mazinger, Devilman, Violence Jack, Harenchi Gakuen, Cutey Honey, entre muitas outras obras de autoria de Go Nagai.

Violence Jack (Publicado na Shonen Magazine)

É inegável que os anos 70 e 80 foram o auge da carreira do autor, as suas principais obras saíram dessa época, obras que tem versões lançadas até hoje, em 2013 mesmo foi lançado um Spin off chamado Devilman Lady VS Cutey Honey, dois mangás lançados em 1972 que até hoje continuam sendo comercialmente rentáveis. E também é inegável a importância de todas essas obras para a criação do cenário atual de mangás, para muitos Go Nagai é o principal mangaká da história, e não posso discordar deles, porque se analisarmos bem, tantos e tantos conceitos que os Japoneses utilizam nos seus mangás vieram das obras do mestre.

Atualmente Go Nagai é professor de Character Design na Universidade de Artes de Osaka e membro do comitê avaliador de umas das principais premiações de culturais japonesas, a Tezuka Osamu Cultural Prize. Mas o que podemos aprender com a história de Go Nagai? Dessa incrível história desse incrível autor, sobre o que podemos refletir?

Mesmo com sua mãe tentando prejudicar a sua carreira, mesmo com os críticos caindo tentando "expulsar" o seu conteúdo do país, julgando imoral as suas obras, inclusive Gakuen deve que ser terminado pela perseguição que as familias mais tradicionais e conservadores fizeram ao mangá, ele continuou lutando pelos seus ideais, trazendo os mangás no seu próprio estilo e mantendo em pé o seu sonho, por mais que teve muitos problemas ao longa da carreira, Go Nagai continuou seguindo em frente e foi por isso, por nunca desistir, por seguir o seu sonho de ser um mangaká e principalmente por acreditar na sua própria arte que foi tão longe.

Espero que sirva de exemplo para todos vocês que pensam em seguir uma carreira mais tradicional, somente porque a sua família pede, todos podem ter sucesso se seguirem os seus próprios sonhos, independente de qual sejam... Se tu quer se músico, seja músico, se tu quiser ser historiador, seja historiador, se tu quiser ser design gráfico, seja design gráfico e se tu quiser ser médico seja médico, independente da profissão, siga os seus sonhos. Imagine se Go Nagai seguisse o que sua família quisesse, e se tornasse um advogado ou um médico (Não é que não gosto dessas profissões, muito pelo contrário tenho objetivo de fazer direito no futuro), com certeza teriamos perdido um grande autor e provavelmente ele não seria tão feliz e famoso quanto é agora.

Não liguem para julgamentos, não liguem para mentes conservadores, sejam livres em ser o que querem e seguirem o caminho que quiserem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'