quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #08 (Ano 2015).


Ressurgindo das cinzas.

Depois de 15 dias sem o TOC, fomos presenteados com uma classificação cheia de surpresas, com vários mangás pegando ótimas posições, além da estréia de Takujou no Ageha no TOC. Também tivemos fora da revista, neste tempo de pausa, a estréia do Anime de Ansatsu Kyoushitsu e a venda de vários volumes individuais... Temos muito a assunta para falar!

Weekly Shonen Jump #08
Gintama (Capa & Página Colorida de Abertura)
01 - Boku no Hero Academia
02 - Ansatsu Kyoushitsu
03 - PSI Kusuo Saiki
04 - One Piece
Nisekoi (Página Colorida)
05 - Haikyuu!!
Gakkyuu Houtei (Capítulo 06)
Bokura wa Zatsu ni wa Manabanai (Oneshot, Página Colorida / Nisio Isin x Mizuki Kawashita )
06 - Shokugeki no Souma
07 - Hinomaru Zumou
08 - Toriko
09 - Takujou no Ageha (Primeiro Rank)
10 - World Trigger
11 - Isobe Isobee Monogatari
E-ROBOT (Capítulo 07, Pré-Rank)
Dada (Oneshot. autor não revelado)
Kochikame

12 - Sporting Salt
13 - Hi-Fi Cluster
14 - Juudouzu (FIM)
Ausentes: Bleach e Hunter x Hunter

Weekly Shonen Jump Prévia #09
Capa/Página Colorida de Abertura : Haikyuu
Página Colorida: Gakkyuu Houtei, Oneshot (By Ikeda Keisuke)

Como já é de tradição, começamos comentando sobre os mangás não-ranqueados nesta edição. Gintama ganhou capa e página colorida em comemoração ao seu aniversário de 11 anos e também como publicidade/anuncio da quarta temporada do seu anime, que estreará em Abril deste ano - É bem provável que caso o anime cubra esta nova saga que esta sendo venerada pelos japoneses, podemos ter um boost significativo nas vendas de Gintama. Mas tem um detalhe, parece que o autor quer encerrar a sua série entre este ou próximo ano, será que isto vai acontecer? Veremos.

Quem ganhou página colorida foi Nisekoi, que continua sendo o "queridinho" da Shonen Jump, o mangá também ganhará em Abril uma segunda temporada de Anime e pelo menos até lá, tudo indica que Nisekoi irá conseguir sobreviver. Nesta mesma edição tivemos mais um One Shot de Nisio Isin, Bokura wa Zatsu ni wa Manabanai, este é junto com a autora de Ichigo 100%, vamos ver se o autor vai dar um "basta" nos lançamentos de One Shots, já enjoou. Também foi lançado um One Shot chamado "Dada" que esta na revista para tapar o buraco da ausência de Bleach.

E para encerrar a área dos mangás não ranqueados, temos o bom ranking de Gakkyuu Houtei, de fato a série não foi muito bem recepcionado no 2ch e nem nos demais fóruns, os sites mais famosos de critica também meteram pau na série, porém, devo realçar o nome de Obata que deve atrair vários votos a série, a Shonen Jump que não é besta, sabendo de que alguns votos a série provavelmente já garanta, deu uma página colorida (Além de muita publicidade fora da revista) para atrair votantes, Gakkyuu Houtei esta chegando ao nível do "novo Toriko", a Jump esta criando um sucesso. Já E-Robot parece que os editores não querem salva-lo de nenhum modo, o que eu vejo é que muitos gostaram da série, mas não o bastante para votar, tudo indica que infelizmente E-Robot se tornará o "novo iShoujo".

Gintama, Color Page.

Em primeiro lugar na classificação temos Boku no Hero Academia, que também é o primeiro mangá a repetir a primeira colocação no TOC este ano! A série esta sendo um sucesso absoluto, o seu segundo volume vendeu em 1 semana a incrível marca de 167 mil cópias, fazendo que até o primeiro volume, lançado a 2 meses atrás, voltasse ao TOP 50 de mais vendidos da semana. O sucesso do mangá é invejado por muitos, finalmente a Shonen Jump após muitos anos, conseguiu encontrar um grande sucesso no universo dos B-Shounens.

Em segundo temos Ansatsu Kyoushitsu, a posição foi boa, sem nenhuma surpresa. Já estreou o primeiro episódio do anime, mesmo que a animação não tenha sido nada fantástico, o diretor soube passar muito bem a atmosfera do mangá, porém só podemos ver se o anime trará um "boost" nas próximas semanas, quando o ranking oricon pós-anime sair, como o mangá já vende muito (Cerca de 600 mil unidades por volume), teoricamente não se deve ter um grandíssimo aumento em vendas.

PSI Kusuo Saiki saiu da penúltima colocação, diretamente para a terceira, o mangá ressurgiu das cinzas. O mangá esta uma verdadeira montanha russa, nunca conquistou posições tão altas, como também é inédito vê-lo conquistando posições tão baixas. Isto demonstra que talvez a qualidade do mangá, em termo de comédia, esta ocilando demais, alguns capítulos são genias, outros, sem graça. Muitos ainda esperam um possível anime de PSI Kusuo Saiki, se o mangá seguir o caminho de Sket Dance, quem sabe na edição #29 quando completará 3 anos, não seja anunciado o anime? Vamos torcer para que isto aconteça, já que o mangá merece ir para as telinhas japonesas.

Após a grande surpresa que foi este "pulo do gato" de PSI, temos uma surpresa relativamente negativa, One Piece conquistou a quarta colocação, ao menos uma vez ao ano o mangá fica abaixo do quatro primeiros e com esta revista mais concorrida, com Ansatsu Kyoushitsu e Boku no Hero Academia sempre se configurando entre os três primeiros, se tornará mais comum vermos One Piece pegando uma quarta ou até uma quinta colocação. Por isso, agora pode ter sido uma surpresa, mas vamos nos acostumando que provavelmente se tornará mais comum vê-lo pegando posições mais "baixas". E por incrível que pareça, provavelmente por causa do efeito da saga de Dressrosa no anime, as vendas de One Piece voltaram a crescer, demonstrando que o mangá é um monstro gigantesco e será muito difícil derruba-lo.

Fechando o TOP 05 temos Haikyuu!!, o mangá vem tendo um rendimento no TOC superior ao de Kuroko no Basket, pois por mais que não conquiste tantas primeiras posições quanto o seu antigo amigo, Haikyuu!! tem uma média de posições mais altas. O nosso mangá de vôlei preferido, simplesmente implantou uma bandeira entre os cincos primeiros colocados de cada classificação, é incrível como a série conseguiu uma estabilidade que como já dito antes, nem Kuroko no Basket conseguiu. O seus volumes também estão vendendo bem, o último volume lançado, número 14, chegou a vender 733 mil unidades e com o anime que deve voltar ainda este ano, a tendência é AO MENOS as vendas continuarem estáveis. A Jump esta cheia de sucessos, colhendo ótimos frutos!

Nisekoi, Color Page.

Na sexta posição temos Shokugeki no Souma, estou sendo um pouco chato em relação a série, mas é porque é claro que Souma não esta conseguindo mais ter o rendimento bombásticos que havia no começo e meados de 2014 - A situação continua muito confortável, o mangá é um sucesso claro e somente um louco discordaria disso, mas antigamente a obra ficava mais vezes entre os cinco primeiros, atualmente fica variando mais entre o sexto e a sétima colocação, conseguindo ás vezes um pico que o jogue na primeira colocação ou no TOP 03 - Acredito que após o anime veremos o mangá voltando a ativa novamente, voltando a ser um incomodo sério a One Piece e Ansatsu Kyoushitsu, mas até o anime voltar, é bem provável que temos que nos satisfazer com Souma conquistando estas posições abaixo do esperado para a qualidade do mangá.

Outro que se estabilizou logo no meio da tabela foi Hinomaru Zumou, que esta edição conquistou a sétima colocação. Zumou teve um início bombástico, conquistou um primeiro lugar, mas agora parece que se estabilizou nas posições intermediárias, posições que sinceramente, são correspondente a baixa vendas do seus volumes. Parece que de fato, Zumou ganhou voto por ter batalhas chocantes e capítulos de altíssima qualidade, mas estes que votaram não eram fãs do mangá e sim admiradores da sua qualidade, é por isso que as vendas dos volumes foram baixas. O autor precisa voltar a nos entregar lutar bem chocantes para que assim volte a ter posições mais altas e também assim suas vendas aumentem. O seu terceiro volume será lançado em Fevereiro, mas a Jump não parece estar fazendo muita publicidade, o que pode prejudicar muito o mangá.

Toriko fica com o oitavo lugar, após uma primeira colocação. Muita gente jogou fogos de forma precipitada, não podemos esquecer que Toriko é uma série muito grande que tem muitos admiradores e que ainda é bastante lida, deste modo séries como Toriko mesmo em decadência de público, tendem a conquistar picos de boas posições, Bleach antes de afundar de uma vez só, no começo de sua "crise", tinha um rendimento parecido com o de Toriko - Só podemos dizer que a série se recuperou quando conquistar por várias classificações seguidas boas posições, aí sim podemos dizer que o público leitor de fato esta gostando da nova saga... Para séries de respeito, ser uma montanha russa na grande maioria dos casos, é um fator negativo, pois significa que aqueles que votavam em massa na série antigamente, estão votando em poucos capítulos e aos pouco largando o "osso".

Bokura wa Zatsu, Color Page (Oneshot)

Quem estreou esta semana foi Takujou no Ageha, o mangá de ping pong da Shonen Jump. O mangá estreia na nona colocação, na porta do "bottom", uma posição mediana que na grande maioria das vezes significa má notícias. Não vejo um bom futuro para a obra, ele pode até melhorar no segundo capítulo que é considerado o melhor, mas a tendência é que do terceiro capítulo em diante, o mangá tenha uma queda de posições, assim se configurando de uma vez por todas entre os últimos, já que não haverá mais Sporting Salt, Juudouzu e Hi-Fi Cluster como almofadas. Takujou no Ageha esta em uma situação de risco gigantesco.

Em décimo, abrindo o bottom, temos World Trigger que poderá passar grandes sufoco junto com Bleach com o cancelamento dos três mangás da leva de Juudouzu, mas acredito que por enquanto a obra conseguirá se salvar, o "bottom" é sua posição natural, mas esta conseguindo bons picos por causa dos capítulos emocionante e do destaque ganho do anime, deste modo tudo indica que mesmo passando sufoco, o mangá conseguirá sobreviver. Inclusive seu novo volume vendeu cerca de 153 mil cópias, um pouco menos que Owari no Seraph, tendo um aumento de praticamente 40 mil unidades. O mangá não se tornou um sucesso, continua vendendo baixo para o padrão de B-Shounens da Jump, mas esta em uma situação muito mais confortável. Em décimo primeiro temos Isobe Isobee Monogatari que conquistou sua posição de praxe. 

E por fim temos os últimos colocados que Sporting Salt, Hi-Fi Cluster e Juudouzu respectivamente. O nosso mangá de Judô foi cancelado, infelizmente, isso praticamente decreta que todos os três novatos serão cancelados e que provavelmente irá estrear mais três novatos na próxima leva que deve chegar em Fevereiro. É triste ver Juudouzu ser o primeiro a partir, já que foi o que teve melhores posições, mas acredito que isto também foi uma decisão do autor, que percebeu que não valia a pena continuar uma série já fracassada.

2ch Ranking

Os calculos continuam sendo feitos por mim, usando a média aritmética dos votos, assim sabendo a nota final (levando em conta a média) de cada mangá levado a votação. A média dos votos, comparada ao modelo anterior estará um pouco maior, mas mesmo assim é totalmente válido para vermos o rendimento de cada obra.

Relembrando que a votação do 2ch é diferente da Shonen Jump, onde cada leitor vota em seus 3 mangás favoritos, na 2ch, famoso fórum japonês, os leitores devem dar uma nota de 0 à 5 em cada mangá da revista... Após isso, é somado o total de votos e faço o calculo aritmético, assim chegando a uma média final.

Edição 04-05, Capa Elenco da Shonen Jump (Página de Abertura de One Piece)
Color Page: Hinomaru Zumou, Haikyuu!! e Gintama
Ausentes: Hunter x Hunter

#Posição - Nome do Mangá (Média Total de Pontos recebidos)

#01 - Hinomaru Zumou (4.19)
#02 - Haikyuu!! (3.94)
#03 - Isobe Isobee Monogatari (3.70)
#04 - PSI Kusuo Saiki (3.47)
#05 - World Trigger (3.41)
#06 - E Robot (3.18) Explicarei o voto mais abaixo
#07 - Juudouzu (3.00)
#08 - Boku no Hero Academia (2.95)
#09 - One Piece (2.85)
#10 - Gintama (2.84)
#11 - Shokugeki no Souma (2.68)
#12 - Nisekoi (2.59) Deu uma bela subida.
#13 - Takujou no Ageha (2.53)
#14 - Toriko (2.18)
#15 - Kochikame (2.11)
#16 - Ansatsu Kyoushitsu (1.81)
#17 - Bleach (1.78)
#18 - Gakkyuu Houtei (1.61)
#19 - Hi-Fi Cluster (1.44)
#20 - Sporting Salt (0.88) Mas é uma piada mesmo...

Então, começamos já pelos novatos: Takujou no Ageha vem mantendo seu rendimento desde o capítulo 04, não melhorando, nem piorando... Mas não acredito que esta estabilidade seja boa, pois acho que no TOC ele irá se estabilizar na parte de baixo da tabela. Já E-Robot, que será o próximo a ranquear, sofre de graves dois problemas: Muitos já deixaram de ler a obra, assim diminuindo o seu leque possível de votos e aqueles que estão dando nota alta para o mangá, normalmente uma nota 4, não estão disposto a votar, não vejo um bom futuro para o mangá. Já Gakkyuu Houtei na 2ch é odiado, simplesmente odiado.

No mais, tivemos a vitória de Hinomaru Zumou esta semana, na edição passada o vencedor tinha sido Haikyuu! que praticamente manteve nesta semana a mesma média de votos (Na anterior teve uma nota de 3.95). Boku no Hero Academia teve uma grande queda, parece que vai se estabilizando aos poucos, o hype esta indo embora.

Juudouzu conseguiu dar um pulo do gato, mas já é tarde demais para dar uma melhora, pois foi cancelado. Sporting Salt e Hi-Fi Cluster já são cartas fora do baralho, em breve também devem ser cancelados. E por fim Ansatsu Kyoushitsu conseguiu a pior posição da sua história na 2ch, nunca o mangá teve uma posição tão baixa, assustador.

Próxima Edição e Otaku Nerd.

Na próxima edição teremos uma capa para Haikyuu!!, o mangá não ganhava capa da Shonen Jump a várias edições, a última foi na edição número #25 de 2014. Também teremos página colorida para Gakkyuu Houtei, a Shonen Jump fará de tudo para o mangá ser um sucesso, quem sabe não consiga fazer mesmo, é até compreensível a ação, não vale a pena desperdiçar um autor como Takeshi Obata.

Também na proxima edição provavelmente teremos volta de Bleach e um One Shot de um autor um pouco desconhecido, que me leva a crer que venha da Jump NEXT! Mais tarde irei conferir o nome de todos os autores que passaram na revista para ver se é autor de algum One Shot lançado em uma edição de 2014. 

Por fim deixou uma recomendação para vocês, acessem o Otaku Nerd, é um blog de recomendações de Animes & Mangás, muito interessante que vale a pena dar uma olhada, vocês podem descobrir mangás bem legais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'