quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #10 (Ano 2015).


Uma nova leva esta chegando!

A Shonen Jump não pára de nós surpreender, em um TOC que já seria especial por ter a estréia de "Gakkyuu Houtei" nos Rankings, os editores revelam uma nova leva que contará com incríveis 4 mangás, isso mesmo, o fantasma da leva de quatro mangás esta de volta! E junto com esta leva, vem dois autores veteranos. Sem arrastar muito, vamos ver o TOC e os novas serializações:

One Piece (Cover e Página Colorida de Abertura)
01 - Boku no Hero Academia
02 - Shokugeki no Souma
03 - Toriko
04 - PSI Kusuo Saiki
Ansatsu Kyoushitsu (Página Colorida)
05 - Haikyuu!!
06 - Gakkyuu Houtei
07 - Hinomaru Zumou
08  - Bleach
Oni Goroki (Página Colorida, One Shot)
Kochikame (Nunca é ranqueado)
eLDLIVE (Página Colorida, Capítulo Especial)
09 - Nisekoi
10 - Gintama
11 - Takujou no Ageha
12 - World Trigger
13 - Isobe Isobee Monogatari
14 - E-Robot
15 - Sporting Salt (FIM)

Weekly Shonen Jump Issue 11 (09/02)
Kagamigami (Nova Série, Capa & Página Colorida de Abertura /
By Toshiaki Iwashiro, autor de Psyren)
Boku no Hero Academia (Página Colorida)
Isobe Isobee Monogatari (Página Colorida, Anuncio Importante)
Karada Sagashide (Página Colorida, Capítulo Especial & Vindo da Jump Plus)
One Piece (Pausa)

Weekly Shonen Jump Issue 12 (16/02)
Black Clover(Nova Série, Capa & Página Colorida de Abertura /By Tabata Yuuki, autor de Hungry Joker, One Shot de Black Cover foi lançado na Jump NEXT! Vol 02)

Weekly Shonen Jump Issue 13 (23/02)
Kaizo Ningen Roggy (Nova Série, Capa & Página Colorida de Abertura /By Yuu Mikki, One Shot lançado na Jump em 2011 e na Jump Versus em 2013)

Weekly Shonen Jump Issue 14 (02/03)
Urban Battle Satellite (Nova Série, Capa & Página Colorida de Abertura /By Utsumi Yuusuke, One Shot lançado na Edição 21 da Shonen Jump em 2014 com o nome de "Abaremashira" )



Primeiramente gostaria de escapar um pouco da tradição e começar agradecendo a todos que comentarem na postagem de TOC Weekly Shonen Jump #09, chegamos a incrível marca de 411 comentários, um record absoluto do Analyse It, não esperava de nenhum modo que a postagem passaria a caixa dos 300 comentários, por isso o fato de ter conseguido passar até as dos 400 comentários foi de me fazer cair o queixo. Muito obrigado a todos vocês que comentaram.

Então, chegando na parte dos mangás não ranqueados, temos uma capa para One Piece, achava que seria uma temática de "Valentine Days", mas somente uma capa "normal", que ao meu ver, continua bonita do mesmo modo, a página colorida de abertura também é muito bonita. Próxima semana, o mangá fará uma "pausa" merecida, já que o autor esta um pouco doente e precisa de um leve e bom descanso.

Logo após temos uma página colorida para Ansatsu Kyoushitsu, esta página colorida. Na próxima semana, com a ausência de One Piece e uma página colorida para Boku no Hero Academia, as chances de Ansatsu pegar o primeiro lugar é enorme, caso ele consiga, será a segunda vez que ele conquista o topo da classificação neste ano... Mas quem sabe algum mangá não consiga desbanca-lo? Nunca se sabe. Nesta edição para encerrar, tivemos um One Shot e também um capítulo especial de elDLIVE, uma série de Akira Amano que é lançada na Jump +.

Chegando ao TOC, tivemos primeiro lugar para Boku no Hero Academia, que conquista pela terceira vez consecutiva, a posição number 01 do TOC, e assim dispara de forma absoluta na primeira colocação na classificação geral dos mangás com mais primeiros lugares no ano. Digo e repito, o sucesso de Boku no Hero Academia é incrível, nem a própria Jump na época dos "pré-ranks" esperava que o mangá conseguiria emplacar deste modo (A prova é seus pré-ranks mediocres, quase sempre abaixo de Yoakemono, a série que os editores colocavam bem mais fé). Agora que o mangá já explodiu, em um sucesso espetacular, a Jump vem dando todo o apoio possível, próxima semana inclusive ganhará uma página colorida. Não duvido nada que já tenha vários estúdios negociando o seu anime para um futuro longínquo. 

Segundo lugar para Shokugeki no Souma que esta semana deu uma bela subida, chegando próximo de conquistar a primeira colocação. Logicamente a ausência de dois monstros (One Piece e Ansatsu Kyoushitsu) ajudou o mangá ter este resultado, mas o fato dele ter ficado acima de Toriko, Haikyuu!! e Zumou já é uma fantástica vitória. Próxima semana, a obra tem a possibilidade de repetir a colocação ou até conquistar o primeiro lugar, as chances são reais pelo fato de atualmente estar sendo ranqueado a tão esperada "final". Por mais que Souma vem tendo um tempo de vacas magras, ele continua sendo um mangá com força e potencial para liderar a classificação, e depois de Abril, com a chegada do seu anime, tudo indica que deixará de ser só um "potencial" e sim uma realidade.

Ansatsu Kyoushitsu, Color Page.

Terceiro lugar para Toriko que conseguiu dar um outro pulo do gato, juntamente com World Trigger, o mangá esta em uma verdadeira montanha russa - Mas diferente de WT, Toriko já foi um dos pilares da revista, por isso conquistar posições baixas, como conquistou nas duas edições precedentes, é uma péssima notícia para os fãs, como já disse, significa que aos poucos os leitores já estão largando a série, por isso esta sendo uma montanha russa (Temos este fato comprovado pelo público da 2ch que esta "abandonando" a obra aos poucos). Isto em grande parte é culpa da Shonen Jump que esta ignorando a obra, para os editores, parece que "Toriko" não existe mais, é um mangá fantasma na revista, pois nem dar página colorida para a obra, os editores estão dando.

 Mesmo com esta boa posição, mantenho Toriko na zona de risco relacionado a 2016 e só retirarei o mangá quando ele conseguir ter uma estabilidade nas posições, por isso ficar constantemente nas posições altas, o que não vem acontecendo. Sobre as vendas, é muita ilusão esperar que as vendas voltem a crescer, mas ao menos parece que elas se estabilizaram na marca de 180 mil cópias vendidas nos primeiros três ou quatro dias, é baixo o valor comparado ao padrão da Jump atualmente, mas é mesmo assim é um valor satisfatório. Repetindo, Toriko não corre NENHUM risco de ser cancelado este ano, é uma previsão para 2016, me baseando em históricos de mangás como Bleach, que também começou pegando posições medianas, tendo alguns picos, e depois afundou de vez para o fundo da tabela, a diferença é que Bleach vende 500 mil cópias por volume, já Toriko, vende a metade.

PSI Kusuo Saiki conquistou o quarto lugar, a série continua uma boa montanha russa, o que é normal para uma comédia tradicional, já que mangás deste estilo tendem a não conquistar tantos votos, assim só conseguindo boas posições em capítulos muito engraçados - Se olharmos o desempenho, de por exemplo, Sket Dance, percebemos que PSI Kusuo Saiki tem uma situação muito, mas muito mais tranquila, o sucesso inicial de PSI é muito maior que Sket Dance. E é por isso que fico surpreso em ver que a Shonen Jump ainda não anunciou um anime de PSI Kusuo Saiki, quem sabe no aniversário de 3 anos, que acontece na edição Maio, os editores não anunciem o tão esperado e pedido anime desta incrível obra.

Por fim, em quinto lugar, fechando o TOP 05, tivemos Haikyuu!! que alcançará esta semana a marca de 800 mil cópias vendidas neste seu último volume, demonstrando que se tornou um "monstro de vendas", uma pena que muitos dos compradores dos volumes é o público fujoshi que tende a não adquirir a Weekly Shonen Jump, ficando somente na leitura por volume... Se elas adquirissem os volumes, com certeza veríamos Haikyuu!! conquistando vários primeiros lugares neste ano (Até agora, não tivemos nenhum primeiro lugar por parte de Haikyuu!!, infelizmente). Antes da estréia da segunda temporada, a Production I.G lançará um filme nos cinemas que é na verdade um resumo da primeira temporada... Quem sabe no futuro não vemos um verdadeiro filme de Haikyuu!! passando nas telonas? Seria simplesmente fantástico.

Capa do Vol.03 de Hinomaru Zumou.

Em sexto lugar tivemos a estréia de Gakkyuu Houtei, o que é um ótimo resultado analisando somente este ranking, mas olhando um pouco a perspectiva da 2ch, muitas pessoas criticaram enormemente a obra, mas por ter o nome de Obata e ser um mangá de investigação disseram que iam votar para ver como iam ser os casos, estas pessoas mantiveram este discurso por pelo menos os dois primeiros capítulos, depois se decepcionaram tanto com a obra, que desistiram de votar - Por isso, devemos ver se Gakkyuu Houtei conseguirá manter os votos, já sabemos que a obra agrada o público infantil/pré-adolescente de 10 à 13 anos, que são minorias leitora da Shonen Jump, mas que ainda exercem uma grande importância para a revista, deste modo, até se o público mais velho "abandonar" Gakkyuu Houtei, ele pode conseguir sobreviver pelo público infantil/pré-adolescente. Sinceramente não vejo Gakkyuu Houtei como um grande sucesso, mas tenho boas perspectivas no sentido dele conseguir sobreviver estando no meio da tabela.

Em sétimo lugar tivemos Hinomaru Zumou, que após uma ótima posição na semana passada, voltou ao seu comum, espero que o seu próximo volume, que será lançado na Terça-Feira que vem, pelo menos consiga alcançar a faixa de 50 mil cópias vendidas nos primeiros dias, seria já uma grande vitória para o mangá. Bleach ficou com a oitava colocação e saiu novamente do seu tão amado bottom, é legal perceber que este ano a situação da série parece estar ligeiramente melhor que em 2014, já que a obra já saiu duas vezes do Bottom e esta conseguindo se classificar acima de Gintama e Nisekoi, um grande feito. A tendência é que ao longo do ano, o mangá mantenha este rendimento, por isso, em grande parte das edições estará entre os últimos cinco, mas em algumas conseguirá pegar algumas classificações medianas. 

Nisekoi ficou com a nona colocação, muito bem, entre os três veteranos com teto de vidro, Nisekoi é o que tem a situação mais desconfortável. A estréia de 4 séries e o possível fim de Bleach e Gintama neste ano, pode salvar o mangá de um cancelamento, mas mesmo assim, as chances de Nisekoi ser cancelado entre o segundo semestre deste ano e o primeiro do próximo, é enorme - Acredito que nem a segunda temporada do anime irá salva-lo. Talvez, Nisekoi possa ser transferido para a Jump NEXT ou Jump Square, se levarmos em conta as altas vendas da obra, mas acho improvável. 

Oni Goroki, Color Page (One Shot)

Em décimo lugar temos Gintama que acredito que chegará ao fim no meados do segundo semestre deste ano... Muitos estão tristes pelo fato do fim da série estar próximo, vejo por um lado mais positivo, acho que esta no momento do mangá ser encerrado ou ao menos, ter uma longa pausa, pois quero ver Hideaki Sorachi lançando novos mangás, gostaria de ver na própria Shonen Jump, uma nova serialização do autor, totalmente diferente de Gintama... Acredito que Sorachi é talentoso o bastante para nos entregar uma nova série que abalará o mundo dos quadrinhos, como Gintama fez! 

Décimo primeiro lugar, abrindo o bottom temos Takujou no Ageha, como esperado, o mangá a partir do terceiro capítulo teve uma triste queda de posições, já que os leitores não gostaram da aparição de um novo personagem. Acredito que a tendência é que Ageha aos poucos vai caindo, até quando começará a frequentar as duas últimas posições de uma vez por todas, não vejo grandes perspectivas por parte da série. Mas mesmo assim, tem a possibilidade real dele conseguir se manter no topo do bottom, assim resultando em um outro veterano sendo cancelado, neste caso, quem dançaria juntamente com E-Robot teria que ser World Trigger ou Nisekoi, caso Gintama não termina em Maio (Quando deve chegar uma outra leva).

Décimo segundo lugar para World Trigger que deverá ter várias classificações ruins nas próximas edições, principalmente com o fim das três confortáveis almofadas (Juudouzu, Hi-Fi Cluster e Sporting Salt), é bem provável que em Maio tenhamos somente dois cancelados, por isso a série está brigando DIRETAMENTE contra Nisekoi e Takujou no Ageha, ainda acredito que Ageha terminará sendo cancelado, mas devo assumir que a situação de Trigger não esta totalmente confortável. Por sua sorte (e qualidade), World Trigger consegue várias vezes picos de posições bem altas, assim levando vantagem contra Nisekoi e Takujou no Ageha que parecem não ter folego para conseguir chegar perto do TOP 05. No final das contas, acredito que World Trigger sobreviverá do cancelamento.

elDLIVE, Color Page (Capítulo Especial)

Quem parece que não vai muito longe mais é Isobe Isobee Monogatari, o mangá que acreditávamos que tinha cadeira especial na revista, por motivos da Jump não ter mais nenhuma obra para se cancelar, parece que Isobe será cancelado na próxima semana - Ao meu ver, uma decisão extremamente errada por parte dos editores, já que Isobe é um dos mangás mais respeitado dentro do ambiente culto japonês, era um mangá que agregava muito a revista, mas na falta de posição e com o fato da obra não conseguir tantos votos assim, parece que dará adeus a revista na próxima semana. PORÉM, juntamente com o seu fim (Não é confirmado, é especulação), parece vim um grande anuncio, será um possível transferimento? Veremos. 

Na penúltima posição na classificação, já no seu segundo capítulo, temos E-Robot. A salvação de Isobe, seria um possível cancelamento precoce de E-Robot, o que é bastante improvável, pois Tokyo Wonder Boys foi cancelado precocemente, mas tinha números bem piores, o mangá teve um PRÉ-RANK em último lugar, querendo ou não, E-Robot teve uma estréia bem melhor que mangás como Mitsukubi Condor e Yoakemono, mas as chances do mangá ser cancelado em Maio, é praticamente absoluta, não vejo um bom futuro para a comédia. Último lugar ficou com Sporting Salt, que já foi cancelado, o mangá foi um grande erro da Shonen Jump, ao meu ver, nem serializado deveria ter sido.

As novas séries:


Então, como sempre farei no Sábado ou Domingo, as reflexão semanal especial dos novatos, onde comentarei os One Shots e farei uma análise detalhada do que podemos esperar de cada uma das novas séries, porém, já apresentarei aqui para vocês, de um modo um pouco resumido, as novas quatro novas séries.

Na edição número #11, será lançado Kagamigami, nova série de Investigação do autor de "Psyren", Toshiaki Iwashiro, pelo design dos personagens, já dá para perceber que a série será a adaptação do One Shot, Shikigami Twilight Days, com algumas leves mudanças. Sinceramente, eu preferia o nome do One Shot, mas já ficou feliz em saber que o autor irá serializar Shikigami. Quem sabe agora, ele finalmente não emplaca o seu primeiro grande sucesso?

Na edição número #12, será lançado Black Clover, nova série B-Shounen em um universo mágico, do autor de "Hungry Joker", Tabata Yuuki. O One Shot, do mesmo nome, foi lançado no Volume 02 da Jump NEXT! de 2014, porém choveu bastante criticas referente ao design dos personagens (Que parece que não foi modificado) e também a vários clichês presentes na obra. Vamos ver se o autor, ao menos, tirou os clichês que incomodavam o público. É a sua segunda chance na revista, ele não pode desperdiçar-la. 

Na edição número #13, será lançado Kaizo Ningen Roggy, do autor novato, Yuu Mikki. O One Shot deste mangá foi lançado inicialmente na Shonen Jump em 2011, e depois foi relançado na Jump Versus. É um B-Shounen que foi muito elogiado pelo design dos seus personagens e pela fantástica arte do autor, que parece que esta trabalhando nesta ideia a muito tempo. Este mangá tem tudo para ser a grande surpresa desta leva.

Na edição número #14, será lançado Urban Battle Satellite, do autor novato, Utsumi Yuusuke, pelo caracter design do personagem principal, tudo indica que é o One Shot "Abaremashira" com um novo nome. Lembrando que o One Shot foi o mais bem aceito pela 2ch em 2014 entre todos lançados na Weekly Shonen Jump, por isso tem grandes chances de ser um sucesso, este é um mangá de luta, onde o personagem principal luta Karatê.

São estes os quatro novos mangás que começarão a ser serializados a partir da edição #11, como anteriormente anunciado na área dos comentários, o Analyse It irá traduzir todos os novatos que não forem pegos por nenhuma scan. Então, saibam que ao menos os três primeiros capítulos de cada mangá, vocês terão em português.

2ch Ratings

Os cálculos desta semana foram feitos pelo Lemongrab, usando a média aritmética dos votos, assim sabendo a nota final (levando em conta a média) de cada mangá levado a votação. A média dos votos, comparada ao modelo anterior estará um pouco maior, mas mesmo assim é totalmente válido para vermos o rendimento de cada obra.

Relembrando que a votação do 2ch é diferente da Shonen Jump, onde cada leitor vota em seus 3 mangás favoritos, na 2ch, famoso fórum japonês, os leitores devem dar uma nota de 0 à 5 em cada mangá da revista... Após isso, é somado o total de votos e faço o calculo aritmético, assim chegando a uma média final.

Edição 08, Capa de Gintama
Color Page: NisekoiBokura wa Zatsu ni wa Manabanai (Oneshot/NisioIsin x Kawashita)
Ausentes: Hunter x Hunter e World Trigger

#Posição - Nome do Mangá (Média Total de Pontos recebidos)

#01 - Gintama (3.94)
#02 - Hinomaru Zumou (3.74)
#03 - PSI Kusuo Saiki (3.52)
#04 - Haikyuu!! (3.40)
#05 - E-Robot (3.27)
#06 - Isobe Isobee Monogatari (3.21)
#07 - Dada (3.15) One Shot
#08 - Kochikame (3.00)
#09 - Boku no Hero Academia (2.88)
#10 - World Trigger (2.81)
#11 - Bokura wa Zatsu ni wa Manabanai (2.62) One Shot de Nisio Isin x Kawashita
#12 - One Piece (2.47)
#13 - Nisekoi (2.31)
#14 - Takujou no Ageha (2.22)
#15 - Shokugeki no Souma (2.05)
#16 - Hi-Fi Cluster (1.87)
#17 - Ansatsu Kyoushitsu (1.84)
#18 - Juudouzu (1.82) Último Capítulo
#19 - Sporting Salt (1.56)
#20 - Toriko (1.53)
#21 - Gakkyuu Houtei (1.27)

Primeiramente gostaria de dizer que talvez esteja um pouco ameaçado o Ranking 2ch, pois como ninguém mais esta contando os votos, o público do fórum esta deixando de votar, infelizmente, mas até se o ranking terminar, prometo continuar trazendo informações sobre a opinião japonesa. Então, esta semana tivemos uma ótima primeira posição de Gintama, demonstrando que o mangá continua firme e forte. 

Já os One Shots desta edição, foram bem. Dada que foi lançado como tapa buraco conseguiu agradar bastante o público, isso é surpreendente. Então, quem sabe não veremos o mangá se tornar ao menos, uma mini-série. Já o Bokura wa Zatsu teve uma aceitação mediana, o que me faz crer que Nisio Isin não deve escolher este mangá para se tornar uma série.

E por fim, tivemos o último ranking de Juudouzu, fiquei surpreso pelo mangá ter sido tão mal votado, significa que não gostaram nem um pouco do encerramento da obra. Esperava que como Juudouzu teve vários bons rankings, que a Jump ia homenagear a série dando ao menos um TOP 05, mas surpreendentemente isto não aconteceu. 

Por causa de toda a confusão das novas séries, adiarei o sorteio da Jump Square para a próxima semana. O esquema continuará o mesmo de duas edições sendo sorteadas. Agora fiquem com a prévia da edição #11.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'