quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #12 (Ano 2015).


O bicho vai pegar!

A Shonen Jump não esta de brincadeira, esses editores nunca estão satisfeito com a situação da revista, mesmo com um line-up de mangás ótimos, fazem de tudo para descobrir novas boas séries, colocando em risco até séries veteranas que estão bem. Este TOC é a prova desta louca busca por novos sucessos que os editores se jogam, o bicho vai pegar para os veteranos!

Shonen Jump #12 (16/02)
Black Clover (Capa, Página Colorida de Abertura, Nova Série, 54 pg).
01 - One Piece
02 - Boku no Hero Academia
Kagamigami (Página Colorida / 25 Páginas)
03 - Ansatsu Kyoushitsu
04 - Toriko
Shokugeki no Souma (Página Colorida)
05 - Haikyuu!!
06 - PSI Kusuo Saiki
Hinomaru Zumou (Página Colorida)
07 - Gakkyuu Houtei
08 - Gintama
Tonkatsu DJ Agetarou (Capítulo Especial vindo da Jump +)
09 - Nisekoi
Kochikame
10 - Takujou no Ageha
11 - Bleach
12 - E-Robot (FIM)
Isobe Isobee Monogatari 
World Trigger (Ausente)
Hunter x Hunter (Ausente)

Issue #13
Capa e Página Colorida: Kaizo Ningen Roggy de Yuu Mikki
Página Colorida: Black Clover, Gakkyuu Houtei e Haikyuu!!


Black Clover, Lead Color Page.

Chegamos ao tão esperado TOC, como previsto tivemos pouquíssimos mangás ranqueados e próxima semana a situação não irá mudar muito, infelizmente teremos uma sequência de TOCs vazios, mas isso não significa que não podemos ter gratas surpresas. Nesta edição estreou Black Clover, o novo mangá do criador de Hungry Joker, Tabata Yuuki. É a sua segunda chance da revista e ele não pode jogar fora de NENHUM modo, é chance da vida dele.

Quem ganhou página colorida foi Kagamigami, já que é seu segundo capítulo - Amanhã, Sexta-Feira, será postada as minhas primeiras impressões sobre o primeiro capítulo da nova série, fiquem atentos. Outro mangá que ganhou página colorida foi Shokugeki no Souma que vem recebendo bastante atenção dos editores por causa do anime que ganhará em breve, decisão acertada, pois o mangá tem potencial de vender igual a Haikyuu!! após o seu anime, será este o ano de Souma?

Por fim, tivemos página colorida de Hinomaru Zumou, os editores estão se esforçando ao máximo para tornar o mangá um sucesso, mas a verdade é que Zumou não esta conseguindo vender bem, tendo um desempenho muito pior que Kuroko no Basket e Haikyuu!!. O seu terceiro volume vendeu 27 mil cópias na primeira semana, praticamente o mesmo que o segundo volume, tendo um crescimento pífio, até World Trigger já estava vendendo mais no seu terceiro volume... O mangá continuará sobrevivendo enquanto tiver boas posições no TOC, mas precisa também vender bem, mas bem mais que 27 mil cópias na primeira semana.

Black Clover, Color Page.

Chegando ao TOC, tivemos em primeiro lugar One Piece, o imperador que retornou ao seu trono... Este ano o mangá terá que lutar contra um novo inimigo, Boku no Hero Academia... E não mais somente com Ansatsu Kyoushitsu. Esta batalha será muito épica, são três mangás com uma força gigantesco dentro da revista e que estão prontos para levar o título de mangá com mais primeiro lugares. One Piece pode ser o detentor da coroa a anos, mas todos os impérios um dia são derrubados, será que finalmente este ano derrubarão o imperador?

Em segundo lugar tivemos Boku no Hero Academia, é espetacular perceber que é possível sempre que um mangá é muito bom, conseguir votos. Muitos acreditavam que a revista estava muito fechada, por isso Stealth Symphony e Illegal Rare não fizeram sucesso, então, é verdade que mangás medianos, não conseguem emplacar quando a revista esta "fechada", mas quando o mangá é muito bom, consegue agradar o público, ele irá voltar euforicamente na série. Isto vale para qualquer um dos quatro novatos, se a série for boa aos olhos do público alvo da Shonen Jump, ela irá sobreviver, os novatos depende mais de sí próprio que as demais séries.

Hinomaru Zumou, Color Page.

Terceiro lugar para Ansatsu Kyoushitsu que vem acumulando várias terceiras colocações este ano, parece que Hero veio como um duro golpe para o mangá, que vê aos poucos, ficar longe o sonho de conseguir o título de obra com mais primeiros lugares no ano, porém, ainda não podemos esquecer do trunfo de Ansatsu, isto mesmo, o anime. Ainda não tivemos as classificações pós-anime para ver se o mangá ganhou algum "boost" na classificação. Em Março veremos já se ganhou um "boost" pelo menos nos volumes individuais, com o lançamento do seu mais novo volume. Ansatsu Kyoushitsu recebeu um duro golpe de Hero, mas esta pronto para virar o jogo. Esta luta pela liderança esta muito emocionante.

Em quarto lugar esta Toriko, ótima posição por parte do mangá, não posso ainda dizer que é uma resposta, que a obra finalmente esta renascendo, porque este TOC foi bem vazio, porém é admirável que o mangá conseguiu ficar acima de Haikyuu!!, que é o mangá de esporte mais amado da Shonen Jump atualmente. Podemos estar preste a ver uma reação por parte de Toriko ou talvez, seja somente mesmo um resultado do TOC vazio... O importante é que mesmo com a situação ficando mais preta na revista, por enquanto o mangá esta muito bem seguro, não corre risco de cancelamento, quem deve se preocupar com este fantasma são outros mangás que citarei daqui a pouco.

Por fim, tivemos fechando o TOP 05, Haikyuu!!. Diferente de Hinomaru Zumou que no seu terceiro volume vendeu 27 mil cópias, Haikyuu!! já conseguia vender acima de 123 mil cópias (Kuroko no Basket vendeu 74 mil no seu terceiro volume), demonstrando aos editores que era um mangá com apelo comercial altíssimo... Agora, sendo o terceiro mangá mais vendido de 2014, perdendo somente para One Piece e Shingeki no Kyojin, o nosso mangá de vôlei preferido esta aproveitando todo o seu sucesso, que ainda tem espaço para aumentar bastante. Com certeza, Haikyuu!! se tornou um monstro e mesmo não conquistando tantos primeiros lugares no TOC, esta muito seguro na revista.

Kagamigami, Color Page.

PSI Kusuo Saiki conquistou o sexto lugar, que não foi uma posição surpreendente, já que a revista esta extremamente vazia. Será que o mangá estaria acima de Souma, Zumou e World Trigger? Poderia, já que ficou logo abaixo de Haikyuu!!, como também poderia estar abaixo destes três, já que ficou logo acima de Gakkyuu Houtei, PSI esta localizado em uma região que é uma grande incógnita, não sei se esta posição é ruim ou boa, esta é a verdade. São consequências desta revista bem vazia, o ruim da época de estréia de novatos é justamente isto, o TOC fica "fantasma".

Em sétimo lugar tivemos Gakkyuu Houtei que esta semana ficou fora do bottom, e acima de mangás como Gintama e Nisekoi, um feito muito importante para a obra que mesmo não tendo o desempenho tão bom quanto esperavam, esta conseguindo entregar um resultado bom o suficiente que o mantenha vivo na revista. Percebi que o público em geral esta muito decepcionado com a série, talvez esta melhora seja uma esperança que os casos melhorariam, o que em minha humilde opinião, não aconteceu, os casos continuaram previsíveis e bem fracos. Deste modo, vejo Gakkyuu Houtei piorando nas próximas semanas, até conseguindo no começo de alguns outros casos dá uma leve "respirada", o apoio dos editores que vão dar outra página colorida para o mangá pode até prolongar sua vida, como aconteceu com Illegal Rare, mas nada que o salve do cancelamento, se não for em Maio, na leva de Agosto/Setembro deve dançar.

Abrindo a área dos últimos cinco, tivemos Gintama que conquistou uma posição ruim, mas podemos que já é de costume do mangá, que algumas semanas (Como na semana passada) consegue dar incríveis pulos de gato, mas logo após volta a suas posições intermediárias e porta de bottom. Logo após na nona colocação tivemos Nisekoi, este sim corre risco de cancelamento, juntamente com World Trigger, o mangá não se encontra em uma situação confortável na revista, o cancelamento de E-Robot é um sinal péssimo para essas duas obras, que agora sim, estão lutando diretamente contra Gakkyuu Houtei para não serem canceladas, mesmo eu tendo uma perspectiva bem negativa para o futuro de Nisekoi, acredito que dificilmente sobreviverá a este ano, por suas ótimas vendas, o volume que saiu este mês, vendeu 196 mil cópias no primeiro dia, mais 31 mil da edição limitada, a chegada nova temporada em Abril, fazem que eu acreditar que Nisekoi sobreviverá a leva de maio.

Shokugeki no Souma, Color Page.

Em décimo tivemos Takujou no Ageha que por mais que conseguiu ficar acima de Bleach esta semana, esta praticamente enterrado, os editores tem todas as razões do mundo para cancelar Ageha, não será hoje que veremos um mangá de ping pong fazendo sucesso dentro da Shonen Jump - Para não dizer que suas chances de renovação são quase zero, entrego aos esperançosos que esperam que Ageha seja salvo um pingo de esperança, o fato dele estar acima de Bleach significa que ainda tem pessoas que lêem o mangá, não foi totalmente dropado, deste modo, pode sim conseguir melhorar seu desempenho no futuro. Improvável? Bastante, mas tem ainda essa pequena possibilidade.

Nas últimas duas colocações temos Bleach que conquistou uma posição vergonhosa, Kubo deve acabar o mangá ainda este ano, porque esta insustentável o desempenho. E em último MESMO temos E-Robot que foi cancelado com apenas 11 capítulos, um a mais que Tokyo Wonder Boys, nosso querido mangá que foi tão mal, mas tão mal que o seu segundo capítulo recebeu menos voto que a própria capa (Que inclusive foi uma de World Trigger, um mangá que por si só já recebe poucos votos). E-Robot provavelmente não foi um fracasso tão grande assim, mas como os editores queriam estrear quatro séries, decidiram cancelar precocemente E-Robot, não digo que estou triste, mas espero ver o autor de volta a revista, da próxima vez, com uma obra que ele vá de corpo e alma dentro do ecchi.


2ch Ratings

Chegamos a análise do 2ch Ratings, relembrando que a votação do 2ch é diferente da Shonen Jump, onde cada leitor vota em seus 3 mangás favoritos. Na 2ch, famoso fórum japonês, os leitores devem dar uma nota de 0 à 5 em cada mangá da revista... Após isso, é somado o total de votos, e temos o mangá mais bem "aceito" da Edição, de acordo com o Fórum.

Edição 10, Capa de One Piece
Color Page: Ansatsu Kyoushitsu, Oni Goroki e eLDLIVE
Ausentes: Hunter x Hunter
FIM: Sporting Salt

Posição - Nome do Mangá (Média de Votos)

#01 - Gintama (3.54)
#02 - World Trigger (3.29)
#03 - Hinomaru Zumou (3.17)
#04 - Haikyuu!! (3.04)
#04 - Isobe Isobee Monogatari (3.04)
#06 - Shokugeki no Souma (2.88)
#07 - E-Robot (2.71)
#08 - Boku no Hero Academia (2.67)
#08 - PSI Kusuo Saiki (2.67)
#10 - eLDLIVE (2.58) Capítulo Especial, Jump +
#11 - Nisekoi (2.42)
#12 - Ansatsu Kyoushitsu (2.38)
#13 - One Piece (2.33)
#14 - Kochikame (2.25)
#15 - Bleach (1.88)
#16 - Oni Goroki (1.42) One Shot
#17 - Takujou no Ageha (1.38)
#18 - Gakkyuu Houtei (1.33)
#19 - Toriko (1.29)
#20 - Sporting Salt (0.96) Bye Bye

Novamente quem ficou com o primeiro lugar esta semana foi Gintama, lembra quando Gintama ficava sempre em último na 2ch? É, esta é a prova que quando tu entrega sequência de capítulos que os leitores do fórum gostam, tu pode conseguir recuperar a popularidade. É bom ver Gintama ganhando semana após semana, eu como um fã do mangá, fico muito feliz e espero vê-lo em primeiro no TOC ainda este ano.

Quem vem tendo uma queda no hype é Boku no Hero Academia que vem conquistando posições medianas ultimamente, mas por sorte, parece que a série conquistou fãs o bastante que deve continuar a se manter nas posições altas no TOC, como acontece com One Piece e Ansatsu Kyoushitsu, que na 2ch conquista posições medianas, mas por sua alta fanbase, consegue ótimas posições no TOC, toda semanas.

E por fim temos uma má recepção do One Shot, Oni Goroki, as chances dele ser serializado são bem baixas. Próxima semana teremos a classificação do primeiro capítulo de Kagamigami, mas já adianto que a recepção da 2ch parece que foi muito boa, a série tem chances reais de estrear entre os cinco primeiros lugares, ao menos no fórum.

Kyodai Scans e KyodaiCast

Então pessoal, a recomendação desta semana é sobre um scan que muitos já conhecem, a Kyodai Scans - Ela traduz vários mangás presente na Weekly Shonen Jump, entre eles Boku no Hero Academia, Gintama e Haikyuu!!, além de traduzir vários outras séries que são de outras revistas que cobrimos (Como Tokyo Ghoul da Young Jump e Owari no Seraph da Jump Square), então recomendo vocês darem uma visitada ao site deles e descobrir as suas traduções.

Além disso, também é lançado lá o Kyodai Cast, que é um Podcast que tem a minha participação, este final de semana será lançado mais uma nova edição do Podcast, onde comentaremos das quatro novas séries e também do anime de Ansatsu Kyoushitsu. Então, vale a pena mesmo visitar a Kyodai Scans para assim poder conhecer novos mangás, que eles traduzem gratuitamente, sem cobrar nada e com uma qualidade fantástica. Lembrando que a Kyodai foi eleita por vocês a melhor scan brasileira de 2014.

Para acessar a Kyodai, clique aqui.

Prévia da próxima edição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'