quinta-feira, 5 de março de 2015

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #15 (Ano 2015).


O Titanic da Shonen Jump.

Como sempre, estamos aqui prontos para analisar mais uma edição da Weekly Shonen Jump, chegou já na décima quinta deste ano e a revista continua pegando fogo. A luta pela sobrevivência esta cada vez tensa, e parece que Obata terá mais um novo fracasso. Em uma situação tá indecisa na revista, vamos ao estão esperado TOC:

Shonen Jump #15 (09/03):
One Piece (Cover e Página Colorida de Abertura)
01 - Ansatsu Kyoushitsu
02 - Haikyuu!!
Ultra Battle Satellite (Página Colorida)
03 - Hinomaru Zumou
04 - Shokugeki no Souma
Kaizo Ningen Roggy (Terceiro Capítulo)
Boku no Hero Academia (Página Colorida)
Kagamigami (Quinto Capítulo)
05 - Gintama
Isobe Isobee Monogatari (Página Colorida)
06 - Toriko
Black Clover (Quarto Capitulo)
07 - PSI Kusuo Saiki
08 - Nisekoi
09 - World Trigger
Kochikame
10 - Bleach
11 - Takujou no Ageha
12 - Gakkyuu Hotei
Hunter x Hunter (Ausente)

Prévia da Issue #16
Capa e Página Colorida de Abertura: Ansatsu Kyoushitsu
Página Colorida: Boku no Hero Academia, PSI Kusuo Saiki e One Shot
Ausente: One Piece

One Piece, Lead Color Page.

Como de costume, começamos pelos mangás não ranqueados, nesta edição tivemos mais uma capa para One Piece, é a segunda este ano (E a terceira página colorida de abertura), este aumento de "privilégios" para o mangá, provavelmente deve ser pelo aumento de vendas dos volumes atuais, a revista quer maximizar o máximo possível o boost do mangá, uma escolha acertadíssima por parte dos editores.

Nesta edição quem também levou o privilégio de ter uma página colorada, foi Boku no Hero Academia, que também ganhará o mesmo privilégio na próxima semana, isso só prova como os editores estão colocando fé na obra - Estou curioso para saber quanto o terceiro volume irá vender. Isobe Isobee também ganhou este "presente", é interessante notar a posição alta que o mangá foi ranqueado, se já não bastasse ter uma vaga de "ouro" dentro da revista, quando ganha página colorida, é ranqueado em uma posição relativamente alta.

Por fim, vamos falar dos novatos. Percebi que os editores não colocam muita fé em Black Clover, já que ele foi ranqueado abaixo de Kagamigami, mesmo tendo menos capítulos. Mas lembrando que Boku no Hero Academia foi quase sempre ranqueado abaixo de Yoakemono, e os editores quebraram a cara, então, vamos ver se os editores quebrarão a cara em relação a Black Clover, pelo menos na 2ch, o mangá por enquanto é o segundo melhor aceito da leva, só perdendo para UBS que ganhou sua página colorida obrigatória neste edição. Roggy, que como é o terceiro capítulo foi ranqueado bem lá em cima, é o que esta tendo a pior recepção entre todos os novatos da leva de fevereiro.

Ultra Battle Satellite, Color Page.

Em primeiro lugar no TOC temos Ansatsu Kyoushitsu, vitória mais do que obrigatória para a obra, já que ele não tinha seus inimigos direto (Hero e One Piece) sendo ranqueados. Próxima semana já poderemos saber como foram as vendas do décimo terceiro volume de Ansatsu, mas minha expectativa não é muito alta, o anime parece não estar tendo uma audiência muito grande (Como a Jump esperava) e as previsões de vendas do DVD/Blu-Ray não estão muito boas, assim, tudo indica que o anime foi um fracasso, infelizmente. De qualquer modo, vamos torcer para que o mangá mesmo assim tenha um bom boost.

Em segundo lugar temos Haikyuu!! que bateu na trave de novo, não é desta vez que o mangá conquistará pela segunda vez em toda sua vida, o primeiro lugar. Eu acho meio chato o fato do mangá, mesmo estando um jogo tão emocionante, não consiga conquistar o topo da classificação, mas de qualquer modo, as posições que o mangá vem conquistando são ótimas e suas vendas estão espetaculares, então, o mangá está em uma situação mais do que confortável.

Hinomaru Zumou ficou com o terceiro lugar, após ter uma posição péssima na semana passada, voltou com tudo nesta. Provavelmente a posição da semana passada foi de fato um ranking ruim, e não consequência das baixas vendas do terceiro volume - Acho que por enquanto que a obra continuar conquistando essas boas posições, estará garantido no TOC, só devemos ver se Ultra Battle Satellite não irá roubar seus votos, o mangá parece ter sido bem aceito e vejo algumas comparações com Zumou no fórum japonês, 2ch, então pode ser que o novato roube alguns votos do nosso mangá de sumô preferido.

Em quarto lugar temos Shokugeki no Souma, uma boa classificação, nada de espetacular, mas acho que os leitores já estão satisfeito com o primeiro lugar da semana passada, assim não devem ficar muito triste pelo quarto lugar de Souma, que sejamos sincero foi uma posição "normal" para o mangá. Estou curioso para ver quando o décimo primeiro volume irá vender, quem sabe a obra já tenha um aumento pelo "hype" do anime. Estou colocando muita fé nessa animação, acredito que podemos ver as vendas do mangá duplicarem!

Fechando o TOP 05, temos em quinto lugar Gintama; Muito bem, eu normalmente ficaria feliz pela obra esta entre os cinco primeiros, mas este ranking está tão vazio e tem ausência de duas obras que de certo ficariam acima de Gintama (Por decisão dos editores ou do público mesmo, One Piece de nenhum modo seria ranqueado abaixo do quinto lugar), então considero esta posição um bom resultado, o fato de estar acima de PSI Kusuo Saiki e Toriko é um bom resultado, mas não é nada demais pelo fato do ranking estar bem vazio.

Boku no Hero Academia, Color Page.

Em sexto lugar temos Toriko, do mesmo jeito que não achei a posição de Gintama boa, não poderei achar a de Toriko boa, principalmente levando em consideração que o mangá ficou abaixo de Hinomaru Zumou e Gintama, duas obras que ele tem total capacidade de estar logo acima. Continuo a dizer que a situação do mangá não está confortável, suas classificações são instáveis e medíocres, os editores já não dão a 7 meses uma página colorida ao mangá, mas por enquanto, Toriko não corre risco de cancelamento, esta em uma condição desconfortável, mas segura.

Em sétimo lugar temos PSI Kusuo Saiki que fica em uma posição normal para o mangá, por mais que não seja nada de fantástico as suas colocações, o mangá já irá completar 3 anos que sempre esta neste cenário, ás vezes conseguindo ficar entre os cinco primeiros, em outras classificações se amargurar com as últimas colocações, no final das contas, como PSI Kusuo Saiki é um gag mangá tradicional, o desempenho é bom, satisfatório, este estilo de mangá dificilmente consegue se manter constantemente nas posições superiores, então o simples fato de não ficar constantemente entre os últimos, como Sket Dance ficava, é um ótimo resultado.

Abrindo o bottom five, temos Nisekoi, após uma classificação "boa" na semana, Nisekoi voltou a ficar entre os último cincos. Então é um fato que a obra esta lutando pela sobrevivência, mas por enquanto tem uma situação melhor que World Trigger, que vende menos e vem tendo posições piores que Nisekoi - Inclusive dizem que o romance esta caminhando para o seu fim, acredito que isso não esteja acontecendo, é somente mesmo o autor ajustando os pauzinhos para caso o mangá tenha que ser cancelado, mas este momento pode chegar no segundo semestre ou somente no ano de 2016, então por enquanto parece que a obra esta segura.

Quem não está nem um pouco seguro é World Trigger, que ficou na nona colocação, caso os editores decidam estrear três mangás na próxima leva (O que é bem possível) e Bleach não seja encerrado naturalmente, será mais do que natural os editores decidirem cancelar World Trigger (Ou transferir, de qualquer modo seria um cancelamento da revista), mesmo com o anime em exibição... Não é a primeira vez a Jump cancelaria um mangá que tem um anime sendo televisionado, por isso não é uma grande surpresa. Mas acredito que isso não acontecerá, os editores devem estrear somente duas séries na próxima leva... O que pode complicar para World Trigger é o segundo semestre, tem possibilidades reais desta leva dois desses três mangás darem certo: UBS, Black Clover e Kagamigami, então, caso dois deles dêem certo, a situação de WT ficará muito, mas muito bem mesmo perigosa.

Isobe Isobee Monogatari, Color Page.

Em décimo lugar temos Bleach que esta uma situação deplorável, existe uma possibilidade remota do mangá ser encerrado em Maio, mas acho que isso não acontecerá. De qualquer modo não vejo a obra passando de Setembro, os editores já estão deixando a obra em umas posições muito baixas, simplesmente não ligando mais em maquiar suas colocações (Sejamos sinceros, é bem provável que a alguns meses atrás as posições de Bleach eram maquiadas pelos editores para parecer melhor do que era, assim mantendo a integridade do TOC sem precisar cancelar o mangá), então isso significa que o fim da obra esta bem próximo, terminará com a estréia da leva de Maio/Junho ou na de Setembro.

Em penúltimo lugar temos Takujou no Ageha que deu uma respirada, porque tivemos em último lugar o Titanic Gakkyuu Houtei, o mangá estreou como um grande monstro dos mares, por causa que havia o nome de Obata vinculado a obra, várias scans lutaram fervorosamente para conseguir a série, mas parece que ele não passou de um um outro novo titanic da Weekly Shonen Jump, obra com nome de um famoso autor que não conseguiu agradar o público e afundou lentamente. Acho que Gakkyuu Houtei se encontrará no fundo do oceano em maio, quando será decretado o seu cancelamento, dificilmente essa situação se inverterá.


2ch Ratings

Chegamos a análise do 2ch Ratings, relembrando que a votação do 2ch é diferente da Shonen Jump, onde cada leitor vota em seus 3 mangás favoritos. Na 2ch, famoso fórum japonês, os leitores devem dar uma nota de 0 à 5 em cada mangá da revista... Após isso, é somado o total de votos, e temos o mangá mais bem "aceito" da Edição, de acordo com o Fórum.

Lembrando que os mangás que o público vota como "Não-Lido", é considerado como nota 0, isto porque quem não leu o mangá, quando é para preencher o cartãozinho de votação, de fato não irá votar na obra, assim é necessário também saber quantos leitores a obra esta perdendo, ou no futuro, ganhando, caso o número de "não-leitores" diminua.

Edição 13, Capa de Kaizo Ningen Roggy
Color Page: Black Clover, Haikyuu!! e Gakkyuu Houtei
Ausentes: Hunter x Hunter.

Posição - Nome do Mangá - (Média de Votos) 

#01 - Black Clover (3.54) Segundo Capítulo
#02 - Kaizo Ningen Roggy (3.50) Primeiro Capítulo
#03 - Hinomaru Zumou (3.33)
#04 - Kagamigami (3.13) Terceiro Capítulo
#05 - Gintama (3.08)
#06 - Boku no Hero Academia (3.04)
#07 - PSI Kusuo Saiki (3.00)
#08 - Ansatsu Kyoushitsu (2.96)
#08 - Haikyuu!! (2.96)
#10 - World Trigger (2.71)
#11 - Isobe Isobee Monogatari (2.67)
#12 - Shokugeki no Souma (2.29)
#13 - Bleach (2.13)
#14 - Kochikame (2.00)
#15 - Toriko (1.92)
#16 - Nisekoi (1.75)
#17 - One Piece (1.63)
#18 - Gakkyuu Houtei (1.54)
#19 - Takujou no Ageha (1.00)

Nessa edição tivemos a estréia de Kaizo Ningen Roggy, que teve até uma boa estréia, mas abaixo de Black Clover (3.79) e Kagamigami (3.79), por isso se tornando a pior estréia dos novatos até agora, lembrando que próxima semana ainda teremos a estréia de Ultra Battle Satellite, que parece que vem sendo muito bem recebido pelos leitores da 2ch.

Kagamigami parece que não esta convencendo tanto, e pelo que estou observando é que o próximo capítulo terá uma recepção ainda pior, se continuar as chances do mangá sobreviver no TOC estão indo embora. Black Clover também parece que terá uma queda na sua nota na próxima semana, mas pelo menos, continuará com a média ainda alta.

O que me chamou bastante atenção foi a péssima classificação de One Piece, esta claro que o leitores da 2ch estão simplesmente cansados deste arco de DoFlamingo, já fazem 2 anos que Oda simplesmente "travou" neste arco... Parece que os leitores japoneses querem que Oda aumento o ritmo da história e encerre "Dressrosa". Agora fiquem com a prévia da próxima edição:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'