quarta-feira, 18 de março de 2015

Weekly Shonen Jump: Análise dos One Shots das Edições #01 a 14 de 2015.


BILHÕES de One Shots.

Calma, tirando o exagero da manchete da matéria, como prometido a vocês, trago a análise dos One Shots da Weekly Shonen Jump lançados entre a edição #01 e #14 deste ano - Os One Shots futuros serão comentados em edições futuras, logicamente, por isso não tenham pressa, caso esta matéria seja muito bem recebida, trarei mais vezes estas análises. 

O esquema será o mesmo das minhas análises da Jump NEXT!, comentarei rapidamente cada One Shot, direi a minha nota e logo após falarei quais são as chances de virar uma série me baseando na qualidade do One Shot e na recepção dos japoneses - Irei comentar também os mangás lançados como tapa buraco, mas não comentarei os capítulos especiais de séries que são lançadas na Jump Plus ou Young Jump, por razões obvias, são capítulo extras de série de outra revista, e não One Shot de fato. 

Por fim, nem todas as edições receberam One Shots, por isso se tu perceber que pulei alguma edição, provavelmente será porque não teve nenhum lançamento nela. Espero que vocês gostem das análises, sem mais delongas, vamos aos mangás:

Momeru Hito (Shonen Jump 02)


One Shot Ecchi que foi lançado inicialmente na Jump NEXT! do Vol.03 de 2014 e que já foi analisado por mim (Para ler minha análise clique aqui), como eu havia dito as chances de ser serializado são altas, não deu em outra, o mangá foi relançando na Shonen Jump demonstrando que de fato os editores tem vontade de transformar em série e que também foi muito bem aceito pelos leitores.

O mangá conta a história de um fantasma ou alguma criatura sobrenatural que gosta de apalpar estudantes. Na minha análise anterior eu disse que o ecchi era bem forte e por incrível que pareça o autor teve a liberdade de manter este aspecto, por isso o mangá continuou com ecchi bem forte, que consegue agradar muitos e desagradar vários... Eu sinceramente não gosto desses ecchi's onde acontece um assédio pesado, é meio desrespeitoso com as mulheres e faz apologia a assédio sexual, então o mangá não me agradou muito.

Minha Nota: 3.75 / 5.00 
Nota da 2ch (Fórum Japonês): 2.03/5.00
Chance de ser Serializado: São boas. O mangá não foi muito bem aceito nesta sua segunda versão, principalmente pelo fato da história ser considerada extremamente boba, mas mesmo assim vejo uma vontade dos editores de serializar-la.
Link da Raw: MangaHead

Offside Ow Oshiete (Shonen Jump 03)


É mais um One Shot de NisioIsin com Nakayama Atsushi e por incrível que pareça é o melhor avaliado dele - O mangá é uma comédia relacionada a futebol, onde temos a protagonista que é uma menina que é simplesmente um monstro jogando, é o Messi do Japão - Mas ela não é jogadora profissional por incrível que pareça, por isso o protagonista fica sem entender como ela consegue jogar tão bem.

No final descobrimos que isso tem relação a um menino (Que provavelmente é seu irmão mais novo) que passou por vários problemas de saúde, e ela joga futebol para diverti-lo, e isso é o ponto mais forte da história, ver o passado por trás desta menina - O mangá também tem um ecchi, mas é bem de leve. Gostei do One Shot, mas não vejo o mangá interessante o bastante ao ponto de virar uma série.

Minha Nota: 4.25 / 5.00
Nota da 2ch: 3.65 / 5.00
Chance de Serialização: Baixas. O Nisio lançou vários One Shots nesse período, é possível que um deles se torne uma série, mas tudo indica que será aquele lançado juntamente com o desenhista de Medaka Box - O que pode dar esperanças para Oshiete é o fato dele ter sido o mais bem aceito, quem sabe assim Nisio Isin decide aproveita-lo, mas as chances são baixas.
Link da Raw: NipponAnime

Tiger-Ani to Dragon (Shonen Jump 06-07)


One Shot do criador de Beelzebub, Tamura Ryuuhei, que foi traduzido pela ScansProject, vale a pena dar uma lida (Clique aqui para ler-lo) - Mas então, o mangá por mais que pareça um Spin-off de Beelzebub, não é, o autor só só fez personagens com design parecidos no inicio, mas logo depois eles "assumem" uma forma totalmente original, que é esta que vocês estão vendo na página colorida da obra.

Muito bem, o autor manteve os sua tradicional comédia e nos apresentou uma história bem interessante que pode evoluir e se tornar uma boa série - O fato de eles lutarem com arte marciais é bem legal e sabemos que Tamura Ryuuhei é um autor capaz de trazer uma boa série, mesmo que ele deu várias vaciladas com Beelzebub. Eu sinceramente gostei do que vi, mesmo que não seja nenhum One Shot fantástico, é um produto bem agradável. 

Minha Nota: 4.00 / 5.00
Nota da 2ch (Fórum Japonês): 2.83 / 5.00
Chance de Serialização: São boas, o mangá teve uma boa recepção na 2ch, mesmo que não tenha uma nota fantástica, é o bastante para os editores darem uma chance ao autor - E o fato de ser um autor veterano também é um fator positivo, mas acho que a decisão dele ser serializado ou não, dependerá mais de dois pontos, o autor tiver confiança que a série dará certo e do pacote de três capítulos que Tamura Ryuuhei terá que apresentar aos editores, se eles gostarem, acho que se torna uma série.
Link do Mangá (Traduzido): MangasProject

Moteki Magic (Shonen Jump #06-07)


Moteki Magic foi um One Shot "tapa-buraco", no sentido que foi lançado para ocupar o espaço de uma série que ficou ausente na revista por aquela edição, assim nem ganhar página colorida, ganhou - O mangá veio para substituir World Trigger que por causa da saúde do autor vem faltando várias edições - O traço do mangá é bem simples e a idéia é que o mangá seja uma comédia um pouco non-sense.

Eu sinceramente não gosto do Non-Sense, assim não gostei nem um pouco de Moteki Magic, tudo neste one shot não me agradou - Os personagens que devem ser o ponto forte de uma comédia neste estilo, não te fazem rir - A obra parece que também não foi bem aceita pelo público japonês e deve cair em breve no limbo do esquecimento, se já não caiu.

Nota: 0/5
Nota da 2ch: 1.07 / 5.00
Chance de Serialização: Quase nulas, o mangá foi muito mal recepcionado e para obras neste estilo, isto significa praticamente o fim do projeto, é melhor o autor partir para um novo projeto, quem sabe não consiga agradar o público japonês.
Link da RawMangasHead

Bokura wa Zatsu (Shonen Jump 08)


Nisio Isin esta de volta, agora com Mizuki Kawashita, a autora de Ichigo %100 que realiza a arte deste One Shot - O mangá conta a história de dois estudantes que saem pelo mundo encontrar animais, por isso tem toda uma filosofia de vida e de liberdade relacionado a este One Shot, que também é esteticamente bem bonito.
Muitos leram curiosos pelo mangá, já que tinha como desenhista a Mizuki Kawashita, uma autora que muitos esperam ansiosamente por sua volta a Weekly Shonen Jump, mas sinceramente o mangá não me agradou muito, por mais que tenha uma arte fantástica, a história é bem chata, sem nada de especial, ainda por cima a história é bem fechada, por isso não vejo uma chance real de se tornar uma serialização.

Minha Nota: 3.00 / 5.00
Nota da 2ch: 2.65 / 5.00
Chance de Serialização: Baixíssima. O One Shot foi bem fechado e não acredito que seria uma série interessante para a Shonen Jump - Além do mais, se for para serializar algum mangá de Nisio Isin que seja um melhor aceito como Oshiete ou Musume Iri Bako que foi com o desenhista de Medaka Box. Zatsu só será serializado caso os Nisio Isin queira mesmo que este mangá seja série (E caso Mizuki Kawashita também queira), ao contrário, esqueçam.
Link da Raw: MangaHead

Dada (Shonen Jump 08)


Dada também foi um One Shot "tapa-buraco", ele veio para substituir Bleach que ficou ausente por motivos inexplicáveis, provavelmente Kubo estava gripado e não pode terminar o capítulo - Como é comum nas séries tapa-buraco, o mangá é um gag manga bem tradicional e simpático que conta a história de um garoto mimado que queria comprar uma boneca que estava sendo vendida no super mercado.

Ele fica esperneando para conseguir este brinquedo, até que no final usar sua incrível habilidade de persuasão que consegue convencer a mãe a comprar o brinquedo - O capítulo é engraçado, mas é necessário ver a capacidade do autor em criar novas situações para o personagem, já que mangás neste estilo (Como PSI Kusuo Saiki e Isobe Isobee Monogatari) "vivem" de várias situações rápidas em que os personagens passam.

Minha Nota: 4.25 / 5.00
Nota da 2ch: 3.15 / 5.00
Chance de Serialização: Mediana. Tudo bem que foi bem aceito pelo público japonês e eu também gostei do mangá, mas atualmenta a Shonen Jump não parece muito aberta para este tipo de comédia curtas, já existem duas obras neste estilo na revista que são PSI e Isobe, não vejo sentido de aumentar a concorrência. Mas Isobe Isobee Monogatari sofreu uma redução de páginas inexplicável até agora (Já que cancelaram 4 mangás), isso pode ser por causa da mini-série de Naruto que irá estrear ou mesmo pode ser uma tentativa dos editores de colocar outra comédia tradicional curta, que pode ser Dada.

Tenjou no Aruwando (Shonen Jump #09)


Um dos mangás mais interessantes destas edição, o mangá conta a história de um mago que entra em um portal que o leva até o nosso mundo - O mangá aposta em toda aquela comédia relacionada ao fato do mago não conseguir entender o mundo, mas logo após ele encontra um inimigo, que é um touro humanoide gigantesco, em uma luta épica, o protagonista vence este touro e salva o seu colega que ele acabou de encontrar (Que se for serializado, provavelmente vira o seu parceiro de aventura).

Então, o mangá podemos dizer que me lembrou bastante Zatch Bell pelas magias e pelo fato do protagonista vim de outro mundo, além de também me lembrar um pouco Hataraku Maou-Sama (Anime), e conseguiu me agradar. O autor tem que melhorar um pouco o design dos personagens, achei bem clichês e muito simples, mas o mangá parece ter futuro.

Minha Nota: 4.75 / 5.00
Nota da 2ch: 3.67 / 5.00
Chance de Serialização: Altas. O mangá parece ter sido muito bem aceito e é um B-Shounen como os editores gostem, mas acho que o autor ainda vai ter que fazer algumas mudanças, por isso deve demorar um pouco para isto acontecer, mas para mim as chances de Tenjou no Aruwando ser serializado são bem grandes. Este One Shot foi a maior nota da 2ch entre as edições 01 e 15.
Link do One Shot: MangaHead

Oni Goroki (Shonen Jump #10)


Oni Goriko é aquele One Shot que tem bem cara de ser "tapa buraco", mas por incrível que pareça não é - O mangá é um B-Shounen com uma comédia non-sense e cenas de lutas bem exageradas. O design dos personagens e dos demônios que parecem no mangá tem muita cara de "Gag Manga", já que assumem um traço bem simples, mas a poderia ser considerada mais um B-Shounen com alta dose de comédia, como Beelzebub.

Eu normalmente gosto deste tipo de mangá, que tem uma alta dose de gag manga tradicional (Que como vocês sabem, é o meu estilo de obra preferido), porém Oni Goroki não me agradou muito, as cenas foram exageradas sem conseguir ser engraçadas e o design dos personagens também não conseguiu me agradar, principalmente o do protagonista.

Minha Nota: 1.5 / 5.0
Nota da 2ch: 1.42/ 5.00
Chance de Serialização: Baixas. O mangá só será serializado caso os editores acreditem muito no potencial da obra como aconteceu com Sporting Salt, já que pelo tudo indica Oni Goroki foi mal recebido pelos japoneses em geral... Ele conseguiu uma nota digna de mangá tapa buraco, deste modo, não acreditou em sua serialização.
Link do One Shot: Mangahead

Da Edição 11 a 14, não tivemos nenhum One Shot.

Considerações Finais

Desses One Shots, não consigo ver um grande futuro para nenhum dos mangás, todos me dão a impressão que se forem serializados, irão fracassar, porém boa coisa pode vir de Tenjou no Aruwando e Momeru Hito, que no meu ponto de vista são as duas obras com maior possibilidade de se tornar série no futuro... Tiger Ani to Dragon depende muito do projeto que será apresentado aos editores, se ele vão gostar dos três capítulos iniciais que passa pela equipe editorial antes de decidirem se transformar o mangá em série ou não. Já Dada depende se os editores querem colocar mais um gag manga tradicional na revista, acho que se o mangá for serializado, teria no máximo 10 páginas por capítulo.

Artisticamente falando as obras que mais me agradaram foram Bokura wa Zatsu e Offside Ow Oshite, mas esses dois mangás são de Nisio Isin, e pelo que tudo indica não deverão ser serializados, assim vamos perder essas duas obras que tem uma arte fantástica, infelizmente. A arte que menos me agradou foi de Oni Goroki, e não acredito mesmo que o mangá se torne série, ao menos que os editores queiram fazer da obra uma almofada, não vejo vida longa para Oni Goroki.

É isto aí, esta foi minha análise - Infelizmente da edição 11 a 14 não tivemos nenhum One Shot - Se este post for muito bem aceito prometo que trarei mais pacotes de análises neste mesmo estilo. Lembrando que assim que sair a raw da Jump NEXT! Vol.02 farei a análise... Quase não consegui comprar minha edição, todas as lojas que eu vi já haviam acabado o estoque, só encontrei no Mangasoh.jp... Por pouco consegui comprar a Jump NEXT!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'