quinta-feira, 9 de abril de 2015

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #20 (Ano 2015).


Todos merecem uma segunda chance.

Em uma edição que tivemos como capa o ótimo Gintama, somos surpreendidos por um TOC fantástico, que nós faz pensar novamente sobre "fracassos" - Muitos mangakás tem um primeiro fracassar, outros até dois fracassos antes de aprenderem com seus erros e encontrarem o seu acerto, o seu primeiro sucesso. E é por isso que todos os autores merecem ao menos, uma segunda chance. Vamos ao TOC:

Weekly Shonen Jump Issue #20 (13/04)
Gintama (Capa e Página Colorida de Abertura)
01 - Ansatsu Kyoushitsu
02 - One Piece
03 - Black Clover
04 - Haikyuu!!
05 - Boku no Hero Academia
Shokugeki no Souma (Página Colorida)
06 - Kagamigami
07 - PSI Kusuo Saiki
08 - Hinomaru Zumou
09 - Nisekoi
Kekkai Sensen (Página Colorida, Capítulo Especial vindo da Jump SQ.19)
Ultra Battle Satellite (Capítulo 07, Pré-Rank)
10 - World Trigger
11 - Bleach
Kochikame (Nunca é Ranqueado)
12 - Kaizou Ningen Roggy (Primeiro Rank)
13 - Takujou no Ageha
14 - Gakkyuu Houtei
Isobe Isobee Monogatari (Nunca é Ranqueado)
Toriko (Ausente) 
Hunter x Hunter (Ausente)

Prévia da Issue #21 (20/04)
Capa e Página Colorida de Abertura: Nisekoi
Página Colorida: Haikyuu!!, Kagamigami, One-Shot
Ausente: One Piece

Gintama, Página Colorida de Abertura.

Nessa edição tivemos página colorida de abertura e capa para Gintama, isso em comemoração a volta do seu anime (Próxima semana, será Nisekoi a receber essa regalia, também em comemoração a volta do Anime), olha, é meio claro que Gintama esta chegando a sua reta final, mas ao menos espero que ele dure até o próximo ano e também espero que o anime, que já esta em exibição, cubra este final de Gintama, o autor merece.

Shokugeki no Souma ganhou página colorida, também em comemoração ao anime (Na edição retrasada o mangá havia ganhado o direito de ser a capa da revista). Recomendo vocês verem o anime de Souma, eu sinceramente gostei, mesmo que para mim os ecchi ficarem bem mais exagerados que o mangá (Ao ponto de algumas cenas soarem muito engraçadas). A qualidade na animação da J.C Staff não é nada de fantástico, mas já esta acima do esperado pelo estúdio. Outro mangá que vocês devem logo ver o anime é Kekkai Sensen, esse sim tem uma animação de altíssima qualidade com várias cenas bem, mas bem bonitas de se assistir - O primeiro capítulo é bem corrido e para alguns confuso, mas acho que vocês irão gostar.

E por fim, o último mangá da nova leva que ainda não foi ranqueado é Ultra Battle Satellite, esse pré-rank, é bem baixo, e isso é bem perigoso. Mas mesmo assim o mangá esta em uma posição que dá para entender que poderá lutar contra o rebaixamento, se tornando um mangá de desempenho parecido com World Trigger (Nos TOCs). As chances de UBS ser um sucesso como é na 2ch, é bem difícil, já que parece que o mangá pegou mais o público mais adulto (A maioria que frequenta a 2ch é mais hardcore e adulta) e não tanto aqueles leitores que preferem obras mais "lights" como Kagamigami e Black Clover.  O que também pesa para UBS é o fato dessa leva ter sido muito concorrida, vemos por exemplo na 2ch que tanto UBS, quanto Kagamigami e Black Clover estão tendo notas altas, significa, talvez alguns desses três mangás possa até ser bem recebido, mas não esteja ganhando tantos votos por causa da concorrência.

Chegando ao TOC em primeiro lugar tivemos Ansatsu Kyoushitsu que após o anime recebeu um bom boost de vendas, abaixo do esperado? Sim, mas mesmo assim as vendas aumentaram (Em mais ou menos 100.000 nos volumes novos), como o anime ainda esta em exibição tem claras chances de as vendas continuarem aumentando, não esperem um boost de 300.000, como é o normal, mas pode aumentar ainda mais 50.000 em vendas, por aí (Na altura do campeonato, quem ainda assiste o anime já deve ter comprado os volumes). Em segundo lugar tivemos One Piece que continua pegando boas posições, dessa vez perdeu a batalha contra Ansatsu, mas provavelmente daqui a duas edições volta em primeiro, como sempre. Próxima semana o mangá fará uma pausa.

Em terceiro lugar tivemos uma grande surpresa, Black Clover, Tabata Yuuki parece que finalmente conseguiu acertar em relação a alguma série, e fico muito feliz disso - Dá para ver como o autor é dedicado as suas séries e está lutando para conseguir vingar como mangaká, é claro que Black Clover ainda tem muito a melhorar, principalmente no aspecto de roteiro, mas talvez Tabata Yuuki vá evoluindo aos poucos e melhorando os pontos que devem ser melhorados no roteiro - Mesmo que essa terceira posição seja ótima, Magico também teve um bom começo e logo caiu de rendimento, é melhor o autor não relaxar e continuar entregando o que o público pede.

Em quarto lugar tivemos Haikyuu!!, boa posição do mangá que esta bem confortável na revista. O bom de uma série estar fazendo um sucesso gigantesco é que o autor tem tempo para poder desenvolver mais "tranquilamente" o roteiro, assim podendo entregar uma sequência de capítulos parados, voltados somente a treinos ou desenvolvimento pessoal dos personagens, sem medo de ter uma repressão do público. Isso é um privilégio que somente séries bem estabelecidas tem, as mais novas ou aquelas que estão perdendo público, sofrem com a necessidade de apresentar, semana após semana, capítulos frenéticos. 

Em quinto lugar tivemos Boku no Hero Academia, o seu terceiro volume vendeu praticamente o mesmo que o segundo (Talvez tendo um leve aumento), como o segundo volume vendeu bem, é uma ótima notícia. O autor de Hero entra no mesmo grupo que o autor de Black Clover, os dois autores fracassaram em ideias anteriores e deram a voltar por cima com um novo mangá, mostrando que todos os autores bons e criativos merecem ter uma outra chance na Shonen Jump. Kohei Horikoshi de Boku no Hero teve dois fracassos inclusive, um deles foi o horrível Sensei no Bulge, enquanto Tabata Yuuki somente um fracasso, que foi Hungry Joker.

Shokugeki no Souma, Página Colorida.

Em sexto lugar tivemos Kagamigami, outro mangá que esta conseguindo se estabelecer muito bem na revista e assim se juntando a Black Clover como os mangás da leva de fevereiro que estão vingando na Jump. É outro autor que recebeu uma nova chance, essa é a terceira do autor, logicamente Psyren não foi um grande fracasso, o mangá chegou a sobreviver a quase 3 anos na revista (O que é um grande feito), mas mesmo assim a série não é considerado um sucesso, por suas baixas vendas e o fato de nem ter ganho anime. Kagamigami ainda não se demonstrou ser um grande sucesso, mas ao menos já esta conseguindo se manter na revista, com um desempenho levemente melhor que o de Psyren. Próxima semana em comemoração ao fato do mangá ter sido bem recebido, a obra ganhará uma página colorida.

Em sétimo lugar tivemos PSI Kusuo Saiki, como eu disse, após a ruim posição na semana passada, provavelmente o mangá voltaria a pegar uma boa posição essa semana e foi isso que aconteceu, posições ruins são "naturais" para os mangás de gag mangá tradicional, já que quando os capítulos não são muito engraçado, o público tende a não votar, assim o mangá tem uma queda gigantesca em votos. Sobre o anime, então vamos esperar que seja anunciado juntamente com o seu aniversário de 3 anos, o mangá completará 3 anos na edição #29 deste ano.

Em oitavo lugar tivemos Hinomaru Zumou, faz tempo que o mangá não conquista uma posição entre os cinco primeiros e isso começa a me preocupar - As suas vendas também não estão melhorando, esse volume 04 teve o desempenho muito parecido com o volume 03, o que é uma péssima notícia, já que o terceiro volume teve vendas péssimas para o padrão da Shonen Jump (Somente 35.000). É bem preocupante a situação de Zumou, por enquanto ele parece estar salvo, mas pensando em longo alcance, não é muito confortável a situação do mangá, tem chances reais de ser cancelado nesse primeiro semestre do próximo ano.

Nisekoi ficou com a nona colocação, o mangá continua vendendo muito bem (Por enquanto ainda vende mais que Souma, por exemplo) e tem uma fanbase bem louca pela obra. Mesmo não conquistando posições maravilhosas no TOC, a obra tem um rendimento bom o suficiente para ser mantida na revista. Próxima edição inclusive, o mangá receberá capa e página colorida de abertura, em comemoração ao lançamento da sua segunda temporada de anime, vamos ver como será a recepção desta segunda temporada e se o mangá terá uma terceira temporada.

Kekkai Sensen, Página Colorida (Capítulo Especial).

Abrindo o bottom, tivemos em décimo lugar World Trigger, então, a situação do mangá começa a ficar mais preocupante com o fato de teoricamente a obra já ter completado 2 anos de vida, e não ter recebido nem uma página colorida de presente dos editores. Muitos diziam que iam comemorar com capa o aniversário de 2 anos juntamente com o feito de 100 capítulos, mas o mangá chegará a 100 capítulos na próxima edição, e como vimos, nem página colorida recebeu (E não receberá capa na edição #22-23 já que quem será a capa é Naruto Gaiden)... A situação de World Trigger não esta nem um pouco boa. Em décimo primeiro tivemos Bleach, que continua vendendo bem, esta pegando posições ruins, mas não o bastante para merecer ser cancelado e deve se manter vivo na revista.

Em décimo segundo lugar tivemos Kaizo Ningen Roggy, o primeiro rank da série (Que foi traduzida pelo Analyse It, mas parece que isso não deu muita sorte para a obra). Então, era meio esperado que Roggy seria o fracasso dessa nova leva, já que pelo que vimos na própria recepção da 2ch, a série não estava sendo tão bem recebida (Não era uma recepção ruim, como Sporting Salt, mas o suficiente para que não conseguisse sobreviver na Shonen Jump). Roggy provavelmente será cancelado, mas se acalmem, não será cancelado juntamente com Gakkyuu Houtei e Takujou no Ageha, se for, isso significa um cancelamento precoce e a série não demonstra ser um fracasso tão grande ao merecer um cancelamento precoce, a obra deve sobreviver por mais ou menos 20 capítulos antes de dançar de vez.

Nas últimas duas colocações tivemos Takujou no Ageha e Gakkyuu Houtei (Que ficou em último novamente), os dois mangás já estão na sua reta final, Gakkyuu Houtei mesmo já esta deixando claro que o mangá esta terminando (Demonstrando que os autores simplesmente já desistiram da obra, infelizmente), por mais o roteiro de Houtei não tenha sido muito bom, o roteirista demonstrou ser bastante criativo e pecou mais pelo fato de ser inexperiente, espero que ele tenha uma segunda oportunidade na Jump (Obata, o desenhista, é certo que terá uma outra oportunidade). Talvez essas duas séries comecem a serem canceladas já na próxima edição, já que talvez a nova leva chegue na edição #22-23 (Com a vinda de Naruto Gaiden).

2ch Ratings

Chegamos a análise do 2ch Ratings, relembrando que a votação do 2ch é diferente da Shonen Jump, onde cada leitor vota em seus 3 mangás favoritos. Na 2ch, famoso fórum japonês, os leitores devem dar uma nota de 0 à 5 em cada mangá da revista... Após isso, é somado o total de votos, e temos o mangá mais bem "aceito" da Edição, de acordo com o Fórum.

Lembrando que os mangás que o público vota como "Não-Lido", é considerado como nota 0, isto porque quem não leu o mangá, quando é para preencher o cartãozinho de votação, de fato não irá votar na obra, assim é necessário também saber quantos leitores a obra esta perdendo, ou no futuro, ganhando, caso o número de "não-leitores" diminua. Mas ao lado eu coloquei o resultado não contando esse "Não-Lido" como 0, assim vocês poderão saber mais da qualidade do capítulo, mas isso não deve simular tanto assim o ranking no TOC. O critério de desempate é justamente a segunda nota.

Edição 19, Capa de WSJ Elenco
Color Page: Boku no Hero Academia, Ansatsu Kyoushitsu e Ground Move Ultimate (One Shot).
Ausentes: Hunter x Hunter

Posição - Nome do Mangá - (Média de Votos) - Média Sem Não-Leitores

#01 - Hinomaru Zumou (4.00) 4.00
#02 - Ultra Battle Satellite (3.50) 3.71
#03 - Black Clover (3.33) 3.53
#04 - Shokugeki no Souma (3.28) 3.47
#05 - Kagamigami (3.06) 3.24
#06 - Boku no hero Academia (3.06) 3.06
#07 - Gintama (2.94) 3.12
#08 - Ansatsu Kyoushitsu (2.89) 2.89
#09 - World Trigger (2.72) 3.06
#10 - Kaizo Ningen Roggy (2.56) 2.88
#11 - Haikyuu!! (2.44) 3.38
#12 - PSI Kusuo Saiki (2.44) 2.75
#13 - Isobe Isobee Monogatari (2.39) 2.87
#14 - Ground Move Ultimate (1.89) 2.27
#15 - Takujou no Ageha (1.72) 2.21
#16 - One Piece (1.72) 1.94
#17 - Nisekoi (1.50) 2.08
#18 - Kochimake (1.50) 1.93
#19 - Bleach (1.50) 1.69
#20 - Toriko (0.83) 1.25
#21 - Gakkyuu Houtei (0.61) 0.92

Em primeiro lugar nessa edição ficou com Hinomaru Zumou, finalmente o mangá retornou ao primeiro lugar na classificação - Dá para ver como a 2ch ama essas séries de luta, o que me deixa bastante pessimista em relação a estreia de UBS, no caso de Zumou esse amor por série de luta não foi transferido para o público casual, mesmo que muitos ainda gostem do mangá, Zumou no TOC não tem o rendimento monstruoso que tem na 2ch - UBS é um mangá de luta ainda mais violento, pode ser que seja muito bem aceito na 2ch e fracasse no TOC.

Mas pelo menos a 2ch já acertou na recepção de duas séries, Kagamigami e Black Clover foram muito bem aceitos pelo público geral... Não sei se manterão na revista ainda, mas tem grandes chances disso acontecer. Sobre o One Shot de Ground Move Ultimate foi muito mal aceito e só será serializado que caso os editores queiram muito uma série de futebol na Jump, lembrando que eles já serializaram Tokyo Wonder Boys e Light Wings, então Ground Move Ultimate tem chances de ser serializado mesmo mal recepcionado.

Por fim, gostaria de mostrar outros dois detalhes: Primeiramente como Souma já esta conseguindo recuperar o público perdido, mostrando que tanto a nova saga quanto o anime esta fazendo que o mangá receba novos leitores e também recupere aqueles que decidiram dropar a obra - Já Nisekoi, essa semana teve uma boa nota recepção, mas por causa do número grande de pessoas que não leem o mangá, continuou entre os últimos cinco colocados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'