domingo, 10 de maio de 2015

Análise: TOC Weekly YOUNG Jump #20 e #21-22 (Ano 2015).


Veteranos vindo, veteranos indo

Após várias semanas sem o TOC da Weekly Young Jump, trago de volta essa incrível classificação para o Analyse It - Nesse período que fiquei sem analisar estrearam vários mangás e alguns disseram adeus à revista, então, essa análise será também uma grande recapitulada ao TOC da Weekly Young Jump e por isso mesmo eu trouxe uma classificação dupla. Sem mais delongas, vamos ao TOC duplo:

Weekly Young Jump #20
Salaryman Kintarou Gojissai (Página Colorida de Abertura, Nova Série de Hiroshi Motomiya)
01 - Kingdom
02 - Himouto! Umaru-Chan
03 - Tokyo Ghoul:re
04 - Golden Kamui
05 - Youkai Shoujo (Capa)
Shiratama-Kun (Página Colorida)
06 - Rikudou
07 - Bungo
08 - Minamoto-Kun Monogatari
Innocent (Página Colorida, Fim da Primeira Parte)
09 - Gunjou Senki
10 - Yokokuhan -The CopyCat -
11 - Keppeki Danshi! Aoyama-Kun
12 - Gokukoku no Brynhildr
13 - Mogusa-San
14 - Kako to Nise Tansei
15 - Boku Girl
16 - Nijigen Jumpin'
17 - Beshari Gurashi
18 - Ruunin
19 - Purple Shikibu
Usogui (Ausente)
Terra ForMars (Ausente)

Weekly Young Jump #21-22
Capa: Gatinha Japonesa
Pretty Max (Página Colorida de Abertura, Nova Série)
Salaryman Kintarou Gojissai (Capítulo 02)
01 - Kingdom
02 - Terra ForMars
03 - Tokyo Ghoul
Himouto! Umaru-Chan (Página Colorida)
04 - Golden Kamui
05 - Rikudou
06 - Minamoto-Kun Monogatari
07 - Bungo
08 - Youkai Shoujo
09 - Shiratama-Kun
Yokokuhan -The CopyCat- (Página Colorida)
10 - Gokukoku no Brynhildr
11 - Mogusa-San
12 - Usogui
13 - Gunjou Senki
14 - Boku Girl
15 - Nijigen Jumpin' (FIM)
16 - Kako to Nise Tansei
17 - Ruunin
87 Clockers (Mensal)
18 - Beshari Gurashi
Purple Shikibu (Ausente)
Keppeki Danshi! Aoyama-Kun (Ausente)

Prévia Weekly Young Jump 23:
Motoyan (Página Colorida, Nova Série de Ryuuichirou Yamamoto)
Minamoto-Kun (Pagina Colorida)


Voltamos com a análise da Weekly Young Jump, dessa vez irei fazer a análise a cada 15 dias, sempre tentando publicar no final de semana - Isso por dois simples motivos, primeiramente porque não tenho tanto tempo livre para fazer semanalmente e segundo porque assim, como o TOC da Young Jump é bem irregular, com 15 dias terei mais materiais para analisar. Lembrando que a análise deste TOC será referente a edição #21-22, com referências a edição 20.

Como já é de costume, vamos começar pelas séries não ranqueadas, por isso falarei primeiramente sobre Pretty Max e Salaryman, ainda não tenho nenhuma informação sobre essas duas séries, mas Salayraman é de um autor BEM veterano que está no mercado a mais de 30 anos - Inclusive essa nova série, é uma continuação de uma série clássica, justamente por isso que no segundo capítulo foi tão bem ranqueado, os editores estão colocando bastante fé nessa nova obra e levando em conta a popularidade de Salaryman Kintarou, dificilmente será cancelado. 

Himouto! recebeu página colorida e vem tendo bastante destaque pelos editores, isso porque já em Julho será lançado a sua primeira temporada do anime, não é esperado um anime de altíssima qualidade, mas o bastante para dar um bom boost na obra. Yokokuhan também ganhou página colorida, essa sequência parece que está sendo muito bem aceita e está agradando o público da Young Jump. Por fim tivemos mais um episódio de 87 Clockers que é um mangá mensal, a obra era lançada na Jump Kai, mas como a revista foi cancelada, foi transferida para a Young Jump.

Em primeiro lugar no TOC tivemos Kingdom, é incrível como o mangá continua soberano na revista, mesmo não sendo a obra que mais vende, isso comprova que os editores tem uma pequena preferência por Kingdom, já que se fosse para analisar o público, Terra ForMars e Tokyo Ghoul deveriam ter mais primeiros lugares, aliás falando nestes dois mangás, eles estão em segundo e terceiro lugar respectivamente. O tempo passa, novos mangás chegam, mas essa trindade da Young Jump simplesmente não consegue ser quebrada.

Página Colorida, Himotou! Umaru-Chan (Jump #21-22)

Em quarto lugar tivemos Golden Kamui, acredito que por enquanto a obra não tem forças para conseguir vencer um dos mangás da trindade, a obra ainda precisa amadurecer muito e principalmente precisar conquistar bem mais leitores, enquanto continuar somente como uma grande promessa, os editores preferiram ranquear Golden Kamui abaixo da grande trindade, o que é totalmente justificável e para mim é uma decisão acertada, já que os três mangás são bem, mas bem mais populares que Golden Kamui.

Em quinto tivemos Rikudou, a obra vinha perdendo forças, mas nas últimas semanas conseguiu se recuperar e estamos vendo cada vez mais frequentemente a obra ficar entre os primeiros colocados. Talvez isso seja causado pelo fato das partidas de boxes finalmente estarem bem mais emocionantes e o autor estar focando menos na vida pessoal do protagonista, logicamente isso é uma suposição minha, já que eu sinceramente não sei como está o andamento de Rikudou. Em sexto lugar tivemos Minamoto-Kun que continua pegando ótimas posições.

Em sétimo lugar tivemos Bungo, o novo mangá de Baseball da Young Jump, como eu havia dito anteriormente, a revista tinha nenhum mangá de esporte coletivo, por isso achei uma fantástica decisão os editores serializaram um mangá do estilo, porém, também foi uma decisão arriscada começar com baseball, que por mais seja um esporte popular no Japão, sofre com o fato dos amantes do esporte serem muito exigentes com as obras de Baseball. Parece que mesmo com toda essa exigência, Bungo conseguiu agradar os leitores e vai sobrevivendo com tranquilidade na maior revista seinen da Shueisha. 

Youkai Shoujo ficou com o oitavo lugar, uma ótima posição para o mangá - Estou com a leve impressão que o anime de Youkai Shoujo está a caminho, por algum motivo os editores estão fazendo muita publicidade da obra, tivemos capa na edição #20 e um capítulo extra na Jump Square, isso significa que estão planejando fazendo Youkai Shoujo ainda mais famoso, provavelmente então tentando criar um "hype" para um anime que deve ser anunciado ainda este ano. Lembrando que a revista após Himouto!, não tem mais nenhum anime agendado, então é bem capaz que esteja já planejando o próximo anime a ser lançado. Em nono tivemos Shiratama-Kun, que ganhou página colorida na semana passada, o mangá continua bem tranquilo na revista e com grande apoio dos editores.

Em décimo tivemos Gokukoku, o mangá chegou a passar por um sufoco, algumas semanas atrás, mas parece que já está se recuperando, o que é uma ótima notícia para para os fãs da autora e do mangá. Dificilmente a obra será um pilar da Young Jump, porém se continuar nesse meio da tabela poderá sobreviver até que seja encerrado naturalmente. Logo após temos um outro mangá ecchi que chegou a parecer que não estava tão bem das pernas, mas se recuperou, Mogusa-San - Mesmo que a obra possa ser tranquilamente encerrada com um pequeno arco, é bom ver que ela esta conseguindo se manter viva na Young Jump. Décimo segundo lugar tivemos Usogui, um dos mangás mais antigos da revista e que por enquanto se mantém firme e forte, ultimamente estão fazendo animes de mangás mais antigos, bem que podiam fazer um de Usogui também, é ridículo uma obra que vende bem e tem mais de 30 volumes não ter nenhum anime.

Capa, Weekly Young Jump #21-22

A surpresa deste TOC foi justamente Gunjou Senki que ficou na décima terceira colocação, o mangá pegou uma posição bem ruim e sinceramente é bem inexplicável essa colocação - Devemos ver se essa posição ruim a partir de agora será uma constante, porque um TOC mal classificado pelos editores não significa simplesmente nada - Pode ter sido, que por ser um capítulo desinteressante os editores não viram necessidade de coloca-lo entre os dez primeiro, posição onde o mangá normalmente fica. Décimo quarto lugar tivemos Boku Girl, que por causa do final natural de alguns veteranos conseguiu escapar por pouco do cancelamento e agora que tem mais alguns novatos mal da perna, pode ser que Boku Girl escape novamente, o mangá vai vivendo cada dia como se fosse o último.

Em décimo quinto lugar tivemos Nijigen Jumpin', o mangá parece que foi cancelado para a tristeza de muitos - Estava claro que a obra não vinha agradando tanto e acho que o autor, por ser famoso, também deve ter se desanimado um pouco de desenhar. Normalmente a Young Jump tende a manter os mangás que tem nome de autor veterano, então, eu acho que foi uma decisão em conjunto entre os editores e o autor o cancelamento de Nijigen Jumpin'. E nas últimas três posições temos três novatos que correm sério risco de dançarem já na próxima leva, com certeza um desses será cancelado, talvez um ou dois sejam salvos pelo fato dos editores acreditarem no potencial das obras, mas será muito difícil mesmo assim.

Por fim, eu gostaria de falar de algumas obras que foram encerradas nesse tempo em que eu não analisei a Young Jump - Innocent como vocês podem ver pelo TOC #20 teve a sua primeira parte do mangá encerrada, provavelmente irá voltar a revista futuramente, mas o autor primeiro deve fazer uma pequena pausa, como o autor de Zetman fez. Outro mangá que foi encerrado naturalmente foi Shishunki no Circus, a obra já tinha um tempinho na revista e chegou ao seu fim natural nas edições passada, com certeza fará falta a Young Jump. Na próxima edição teremos a estréia de mais uma nova série, Motoyan do veterano, criador do mangá Samurai Soldier.

Agradeço ao Lucas Felipe por ter enviado os TOCs ao nosso email.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'