quinta-feira, 11 de junho de 2015

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #29 (Ano 2015).


Zétesis.

Buscamos entender completamente a lógica editorial da Weekly Shonen Jump - Não é preciso estar dentro de uma epoché, suspender todos os seus juízes sobre a Jump, mas ás vezes é preciso entender que o TOC é muito mais uma visão editorial do que um simples resultado de popularidade. Assim percebemos que por mais que muitas coisas sejam ditas, por mais que tentamos entender a verdade sobre a Jump, acabamos tropeçando sobre as incertezas.

Mas porque estou falando desse modo filosófico nesse TOC? Por qual motivo estou usando dois parágrafos antes do TOC, ao invés do um? Pois dessa vez irei fazer uma análise diferente, uma análise do TOC onde tentarei primeiramente entender a lógica editorial, a lógica capitalista dos editores, que antes de se importar com mera votação, priorizam o lucro e a durabilidade da sua própria empresa. Sem mais delongas, sem mais divagações, vamos ao TOC:

Weekly Shonen Jump #29 (15/06):
PSI Kusuo Saiki (Capa e Página Colorida de Abertura)
01 - Boku no Hero Academia
02 - Haikyuu!!
03 - Black Clover
04 - Shokugeki no Souma
Ansatsu Kyoushitsu (Página Colorida)
Sesuji wo Pin (Capítulo 06)
05 - World Trigger
Tengu Police (One Shot, Página Colorida)
Lady Justice (Capítulo 05)
Naruto Gaiden (Página Colorida / Capítulo 07)
06 - Hinomaru Zumou
Devily-Man (Capítulo 04)
07 - Gintama
08 - Toriko
09 - Nisekoi
10 - Bleach
Kochikame
11 - Ultra Battle Satellite
12 - Kagamigami
Isobe Isobee Monogatari
One Piece (Ausente)
Hunter x Hunter (Ausente)

Prévia da Issue #30:
Capa, Página Colorida de Abertura e Grande Anúncio: One Piece
Página Colorida: Kagamigami e Isobe Isobee Monogatari.

PSI Kusuo Saiki, Página Colorida de Abertura.

Como sempre, começando pelas séries não ranqueadas: Nessa edição quem ganhou capa e página colorida foi justamente PSI Kusuo Saiki, o mangá por estar comemorando o seu terceiro ano de vida ganhou um generoso presente da Jump - PSI Kusuo Saiki será adaptado para um Live Action. Para muitos essa notícia deve ser bem animadora, porém ao mesmo tempo isso é uma notícia ruim para quem é fã da obra. O fato de com três anos de vida, PSI ainda não ganhou nenhuma adaptação para a televisão. Isso significa que tantos os estúdios quanto a Jump não vêem o mangá tão lucrativo ao ponto de levar-lo a TV.

Um Live Action de um modo pode ser considerada uma boa notícia, ao menos que o mesmo seja lançado em larga escala nos cinemas americanos, o que eu sinceramente acho improvável. Para piorar, a grande parte dos Live Actions são de péssima qualidade, com atores de ruim qualidade e figurinos que parecem mais cosplay do que de fato personagens que se aproximam da nossa realidade - Existe muitos Live Actions bons, não posso generalizar, porém a chances do de PSI ser algo feitos nas coxas é gigantesca. A verdade é que PSI é importante para a Jump quando se trata de dar variedade a revista, um mangá de comédia tradicional de sucesso é difícil de se encontrar, PSI é um achado dos editores - O porém, é que no mercado atual de animes que está cada vez mais comercial e menos criativo, um mangá de comédia tradicional se não for direcionado ao público infantil, dificilmente consegue ser rentável. Deste modo, os estúdios preferem não apostar em obras como PSI e Isobe, infelizmente.

Nessa edição Naruto Gaiden e Ansatsu Kyoushitsu ganharam página colorida - Naruto Gaiden pelo que tudo indica será encerrado com apenas 10 capítulos, por isso se tudo for como o planejado deve chegar ao fim na edição 32, mesmo que seja provável que tenhamos nesse período a chegada de uma nova leva de novatos com duas ou três obras, nenhum desses novos mangás devem ocupar o lugar de Naruto Gaiden. O mangá foi lançado como um mini-série, ocupando parte do espaço que era destinado aos One Shots e retirando cerca de 7 páginas de Isobe Isobee Monogatari (Lembrando que o mangá teve uma redução de 17/18 páginas por edição para 10/12 páginas) - A joga de lançar Naruto Gaiden na revista foi puramente comercial, os editores ainda lucram com os direitos de Naruto, fazer publicidade dos filmes que irão vir trará ainda mais lucro para a empresa. É importante lembrar que por mais que um mangá termine, o direito da obra continua sendo da Jump, deste modo ela tem a possibilidade de lucrar mesmo após o encerramento do mangá (As continuações, como por exemplo os novos Saint Seiya's, já não são do direito da Jump, por exemplo. Somente os produtos relacionado ao Saint Seiya original.

E para encerrar comentarei rapidamente sobre os três novatos. Vemos pela 2ch que a recepção tanto de Devily-Man quanto de Lady Justice não estão muito boas, isso está de certo modo sendo refletido no TOC prévio, os dois mangás estão pegando posições boas, porém na grande maioria das edições fica atrás de Sesuji wo Pin! que ao menos na 2ch está sendo bem recebido. Isso não significa que o mangá irá fazer sucesso, é certo que os editores já sabem a recepção dos três primeiros capítulos de Sesuji wo Pin!, porém muitas vezes, como fizeram com Gakkyuu Houtei, mesmo que um mangá é mal recebido, os editores preferem mantê-lo em posições altas por causa que o autor é famoso ou mesmo porque acreditam que em algum momento a série terá uma melhora na recepção. O que estou dizendo é que são bons sinais essas posições de Sesuji wo Pin!, porém são só sinais e não uma certeza que a será fará sucesso. Se você ainda não leu as minhas primeiras impressões de Sesuji wo Pin!, clique aqui para ler-la.

PSI Kusuo Saiki, Página Colorida.

Chegando ao TOC no primeiro lugar tivemos Boku no Hero Academia que após várias semanas voltou ao primeiro lugar na classificação. Os editores estão colocando muita fé na obra, mas acredito que deveriam voltar a dar uma grande publicidade a Hero - Por incrível que pareça, a Jump Paradise (Panfleto de publicidade que vem juntamente com todos os volumes da linha Jump) em nenhum momento teve como capa um volume de Boku no Hero Academia, sendo que Sousei no Onmyouji no seu primeiro volume ganhou capa da edição - Isso não demonstra uma má fé na Shueisha em relação a Hero, já que a empresa se importa muito com o mangá, mas sim um pequeno descaso com a obra, já que se fizessem algumas pequenas mudanças, poderiam maximizar ainda mais a popularidade da obra. Atualmente Hero está vendendo um pouco menos que Gintama e World Trigger, o que não é um mal resultado para um mangá com menos 1 ano de vida, mas acredito que poderia estar bem melhor se a Shueisha soubesse vender melhor o mangá.

Em segundo lugar tivemos Haikyuu!! que está de fato vendendo menos que Ansatsu Kyoushitsu nos seus volumes individuais, deste modo podemos considerar Haikyuu!! agora o terceiro mangá que mais vende na Jump, perdendo somente para One Piece e Ansatsu Kyoushitsu. Continua um resultado fantástico e olhando em curto-prazo (1 ano) nenhum dos demais mangás presentes na revista tem a capacidade de superar Haikyuu!! em vendas, já que Shokugeki no Souma não teve um grande boost de vendas e Boku no Hero Academia que deve ser o próximo da fila a ganhar uma versão animada, não deve ter um anime anunciado tão cedo - Resumindo, Haikyuu!! se encontra em uma situação bem confortável dentro da Jump e deve se manter como um dos pilares da revista por muito tempo ainda. 

Em terceiro lugar tivemos Black Clover que finalmente teve o seu primeiro volume lançado - O volume vendeu bem, um pouco abaixo do esperado por muitos que acreditavam que o mangá venderia o mesmo que Hero ou Souma, que venderam nos respectivos volumes cerca de 70 mil nos primeiros dias, enquanto Black Clover vendeu 40 mil. Porém, mesmo assim as vendas do mangá foram ótimas e demonstra que a obra, mesmo não vendendo algo relativo as suas posições no TOC, está vendendo muito bem - Alguns sites disseram que os volumes do mangá até chegarem a ser esgotados em lojas e sites de vendas, inclusive na Amazon, mas essa informação é suspeita. Parece que de fato várias lojas tiveram seus volumes esgotados, fazendo que a Shueisha tenha que fazer a reimpressão do primeiro volume da obra, porém ao mesmo tempo se encontra várias imagens de lojas que não esgotaram de nenhum modo os volumes de Black Clover - Isso significa que a série vendeu muito bem em pontos específicos, provavelmente em lojas de grande porte, mas nas banca de revista de menor porte, ainda estão em vendas. Normalmente isso acontece quando um produto consegue conquistar mais o público casual, deste modo aquele que compra em grandes lojas, do que de fato o público que frequenta lojas de mangás ou banca de revista, um público muito mais "otaku".

Outro mangá que teve um novo volume lançado este mês, foi Shokugeki no Souma que ficou em quarto lugar nesta edição - As vendas desse novo volume comprovaram que o mangá teve um pequeno boost de vendas, cerca de 80 a 90 mil unidades, mas não chega de nenhum modo ao boost que a grande maioria dos fãs esperavam. A verdade é que o anime de Souma não se tornou um sucesso, o que prejudicou bastante a explosão de visibilidade da obra que continuou desconhecida para a grande parte do público casual - No final das contas quem está vendo atualmente o anime de Shokugeki no Souma, em sua grande maioria, são as mesmas pessoas que já compravam os volumes do mangá, fazendo assim que o mangá continue vendendo bem, mas que tenha um boost pós-anime bem pequeno. Não se preocupem, como eu disse, Shokugeki no Souma ainda vende muito bem e por enquanto se manter popular entre os seus leitores, continuará vivo e tranquilo na Weekly Shonen Jump.

Em quinto lugar tivemos World Trigger... Eu devo dizer, eu não esperava de nenhum modo que World Trigger ganhasse uma posição tão boa - O twitter oficial do mangá revelou que a série iria ser ranqueada sempre na parte inferior da tabela por causa do seu lançamento inconstante causado pela doença do autor - Porém, poucas semanas depois vemos a obra pegando uma posição alta, o que isso significa? Zétesis, meu amigo. Podemos conseguir entender várias ações da equipe editorial da Weekly Shonen Jump, mas não podemos nunca entender o que eles estão pensando como um todo, por simples dois motivos, não temos acesso ao verdadeiro resultado das votações e também não temos acesso aos lucros que cada mangá trás a empresa. Muitas vezes na Jump as posições de uma série depende de vários fatores internos, como por exemplo quanto importante é o capítulo em questão e se vale a pena coloca-lo em destaque, assim dando uma possibilidade da popularidade de uma série aumentar. World Trigger essa semana conquistou uma ótima posição, próxima semana provavelmente voltará a ficar entre os últimos colocados, mas pelo menos o autor ficará feliz em ver o seu mangá de volta as primeiras páginas da Jump.

Ansatsu Kyoushitsu, Página Colorida.

Em sexto lugar tivemos Hinomaru Zumou que está em uma situação delicada, o mangá foi lançado na edição #26 do ano passado, por isso já completou mais de 1 ano de vida, porém mesmo já completando 1 ano de vida até agora não recebeu sua página colorida, esse é um outro Zétesis da Weekly Shonen Jump - O que deixa a situação de Zumou bem complicada é o fato que na próxima semana teremos capa de One Piece (Que receberá algum grande anúncio, provavelmente um novo filme, já que faz bastante tempo que saiu o último). Na edição #31, Ansatsu Kyoushitsu completará 3 anos de vida e na edição #32, Boku no Hero Academia completará 1 ano de vida - Pode ser que os editores prefiram adiar o aniversário dessas duas séries para assim dar a capa que Zumou merece, porém acho essa decisão muito improvável já que tanto Ansatsu Kyoushitsu quanto Boku no Hero são duas séries que trarão mais atenção a revista caso sejam capa de alguma edição. Talvez os editores decidam na edição #33 dar a devida capa a Zumou, mas Naruto Gaiden será encerrado na edição #32, o que nos leva a crer que já na edição #33 pode começar a chegar a nova leva de mangás (E assim também deve ser nesse período que UBS será cancelado). É meus amigos, podemos entender a verdade sobre a situação de Zumou, mas é quase impossível, só mesmo os editores sabem quando darão ou se darão uma capa para Hinomaru Zumou.

Em sétimo lugar tivemos Gintama que tem mais uma posição mediana. Já na oitava posição tivemos Toriko que quando parecia que começou a se estabilizar na revista, voltou a ser uma grande montanha russa. Não é que este resultado foi péssimo para Toriko, não foi, porém o fato de estar abaixo de obras como Gintama, Zumou e World Trigger, faz que eu considere o rendimento de Toriko nessa edição abaixo do comum - A obra tem público fiel o suficiente para conseguir facilmente superar todas essas três obras. Eu acredito que Toriko será encerrado naturalmente, já que inclusive o autor já está apressando a história, mas também acredito que mesmo sendo encerrado naturalmente daqui a mais ou menos dois anos, Toriko nos próximos meses deve começar a passar por grandes sufoco e conquistar mais frequentemente posições ruins. Vejo pelos comentários na 2ch ou mesmo no Blog Rankings, infelizmente o público japonês está cansado de Toriko e mesmo com capítulos de alta qualidade não conseguem mais sentir prazer na leitura do mangá, parece que o seu tempo está acabando.

Em nono lugar tivemos Nisekoi... É quase certo que a série não irá sobreviver por mais outros 2 ou 3 anos, mas mesmo assim podemos dizer que Nisekoi por enquanto está seguro na revista, o mangá por mais que não conquiste posições ótimas, tem vendas altas e um grupo de fãs que compram todos os gadgets possíveis - Resumindo, Nisekoi é um sucesso comercial ENORME para a Weekly Shonen Jump, mesmo sendo um mangá tão controvérsia e tão odiado por vários leitores. Por motivos diferentes, Nisekoi me lembra bastante To Love Ru que também era muito popular na revista, mas por causa do seu ecchi excessivo muitos leitores consideravam o mangá a escória da Jump - O público nutre o mesmo ódio por Nisekoi, mas por motivos diversos, é mais por considerar o seu romance enrolativo e sua comédia boba uma grande perda de páginas. Na décima colocação temos Bleach que continua sendo ranqueado mal, sem nenhuma novidade.

Tengu Police, Página Colorida (One Shot)

Em décimo primeiro lugar tivemos Ultra Battle Satellite que estreou bem no Ranking Oricon, mas não deve ser o suficiente para salva-lo do cancelamento, é melhor os leitores da série começarem a se despedir de UBS. Em décimo segundo lugar e última colocação temos Kagamigami que também teve boas vendas no seu primeiro volume, nada que o faça seja salvo pelos editores, mas o bastante para decidirem transferi-lo para a Jump NEXT! ou para a Jump +, como o autor e os editores preferirem. O fato do mangá está ganhando página colorida próxima semana, de certo modo comprova que os editores tem objetivo de manter o mangá vivo, quem sabe, enviando-o para a Jump NEXT!, já que a revista acabou de perder Soul Catcher (S) e em breve também deve perder Kuroko no Basket, fazendo que não tenha mais nenhuma série sendo lançada por lá. Kagamigami é uma outra obra que tentamos saber a verdade por trás da sua página colorida e posições, mas por não sermos parte do grupo editorial, não sabemos a verdade, só conseguimos imagina-la.

Zétesis é a busca incessante pela verdade, porém sem consegui-la atingir em nenhum momento da sua vida, o homem que está em Zétesis, entra em diafonia, vendo as diferentes verdades e teorias que são ditas e escritas -  Sejamos sinceros, todos nós vemos semanalmente o TOC em busca de alguma verdade sobre a revista Weekly Shonen Jump ou sobre um mangá que gostemos. Verdades como: "Será que World Trigger será cancelado?", "Porque os editores não dão página colorida para Toriko?", "Porque Bleach é tão mal votado, mas não é ranqueado", "Será que o novato fará sucesso?", mas sejamos sinceros novamente, não podemos saber a verdade, no máximo podemos dar suposições. Mas continuamos a caminhar em Zétesis, em busca da verdade sobre como os editores cuidam da Weekly Shonen Jump, e nessa longa caminhada, nos trombamos com vários sites e fóruns que revelam informações falsas sobre a Weekly Shonen Jump, algumas dessas informações que se enraizaram tanto na mente das pessoas que se tornarem "verdades" , fazendo que nós, admiradores do TOC, tenhamos visões errôneas sobre a classificação... Sim, estamos todos nós em diafonia, presos em um mundo de suposições, de meia verdades e grande mentiras. Mas sabe? É por não sabermos muito bem como funciona a Jump é que nos surpreendemos com posições incomuns, como por exemplo o quinto lugar de World Trigger... A verdade é que o "Zétesis Jumpianiano" é o que faz ser tão divertido acompanhar o TOC.

É, acredito que cheguei ao meu Epoché.

Naruto, Página Colorida.

2ch Ratings

Chegamos a análise do 2ch Ratings, relembrando que a votação do 2ch é diferente da Shonen Jump, onde cada leitor vota em seus 3 mangás favoritos. Na 2ch, famoso fórum japonês, os leitores devem dar uma nota de 0 à 5 em cada mangá da revista... Após isso, é somado o total de votos, e temos o mangá mais bem "aceito" da Edição, de acordo com o Fórum.

Lembrando que os mangás que o público vota como "Não-Lido", é considerado como nota 0, isto porque quem não leu o mangá, quando é para preencher o cartãozinho de votação, de fato não irá votar na obra, assim é necessário também saber quantos leitores a obra esta perdendo, ou no futuro, ganhando, caso o número de "não-leitores" diminua. Mas ao lado eu coloquei o resultado não contando esse "Não-Lido" como 0, assim vocês poderão saber mais da qualidade do capítulo, mas isso não deve simular tanto assim o ranking no TOC. O critério de desempate é justamente a segunda nota.

Edição 28, Capa de Toriko
Color Page: Shokugeki no Souma, Nisekoi, Black Clover e Warai no Kamigami (One Shot
Ausentes: Hunter x Hunter e World Trigger

Posição - Nome do Mangá - (Média de Votos) - Média Sem Não-Leitores

#01 – Hinomaru Zumou (3.86) 3.86
#02 – Sesuji wo Pin! (3.55) 3.55
#03 – Ultra Battle Satellite (3.00) 3.14
#03 – Isobe Isobee Monogatari (3.00) 3.88
#05 – PSI Kusuo Saiki (2.82) 3.10
#06 – Ansatsu Kyoushitsu (2.68) 2.68
#07 – Boku no Hero Academia (2.64) 2.76
#08 – Black Clover (2.50) 2.50
#09 – Ousengai no Medusa (2.27) 2.63
#10 – Haikyuu!! (2.23) 3.06
#11 – Naruto Gaiden (2.18) 2.18
#12 – Gintama (2.14) 2.76
#13 – Devily-man (1.68) 1.68
#14 – Shokugeki no Souma (1.64) 2.00
#15 – Kochikame (1.45) 1.60
#15 – Kagamigami (1.45) 1.88
#17 – Bleach (1.27) 1.56
#18 – Toriko (1.23) 1.59
#19 – One Piece (1.00) 1.16
#20 – Lady Justice (0.95) 1.05
#21 – Warai no Kamigami (0.73) 0.89
#22 – Nisekoi (0.68) 1.15

O primeiro lugar ficou com Hinomaru Zumou que teve uma média gigantesca, mas Sesuji wo Pin! não vem muito atrás e continua agradando muito bem a E3 - Já Devily-Man e Lady Justice simplesmente não caíram no gosto do público, mas só devemos torcer que caia no gosto do público mais casual. Já vi algumas vezes algum mangá que a 2ch gostou, o público casual não gostar - Mas nunca vi um mangá que o público da 2ch NÃO GOSTOU, o público casual gostar. Então a situação está complicada para Devily-Man e Lady Justice.

Nessa edição tivemos o One Shot do criador de Toriko que o pessoal caiu matando por ser sem graça demais, enquanto o capítulo especial de Medusa foi muito bem elogiado pela 2ch - Já não bastasse "Toriko" não está mais fazendo sucesso na 2ch, agora até mesmo os seus One Shots não estão sendo bem recepcionado. E pensar que antes do Time-Skip, Toriko era um dos mangás mais amados da Weekly Shonen Jump.

Prévia da edição #30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'