quinta-feira, 2 de julho de 2015

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #32 (Ano 2015).


Soem o "Taiko", é hora do Banzuke!!

Hinomaru Zumou ganhou mais uma capa, para a alegria de muitos e juntamente com a sua capa, o Analyse It faz a tradicional análise do TOC com termos de sumô, onde cada mangá é um Sumotori dentro da arena, pronto para para jogar fora os seus inimigos e vencer essa tão disputada batalha pelo topo da revista. Não se preocupem, irei deixar o significado de cada termo para vocês entenderam a referência. Agora, sem mais delongas, vamos ao Banzuke (Classificação dos Sumotoris):

TOC Weekly Shonen Jump #32 (06/07)
Hinomaru Zumou (Capa, Página Colorida de Abertura e Aniversário de 1 ano).
01 - Ansatsu Kyoushitsu
02 - One Piece
03 - Boku no Hero Academia
Naruto Gaiden (Página Colorida, FIM).
04 - Sesuji wo Pin!
05 - PSI Kusuo Saiki
06 - Shokugeki no Souma
07 - Haikyuu!!
08 - Black Clover
09 - World Trigger
To Love Ru Darkness (Página Colorida, Capítulo extra vindo da Jump SQ)
Devily-man (Pré-Rank, Capítulo 07)
10 - Nisekoi
11 - Gintama
Kochikame
12 - Lady Justice (Primeiro Rank)
13 - Kagamigami
Aratanaru Horizon (One Shot)
14 - Bleach
Isobe Isobee Monogatari
Toriko (Ausente)
Hunter x Hunter (Ausente)

Prévia Weekly Shonen Jump #33
Capa, Página Colorida de Abertura e Nova Série: Best Blue (de Hirakata Masahiro)
Página Colorida: Shokugeki no Souma, Isobe Isobee Monogatari e Sesuji wo Pin!
Ausentes: World Trigger.
*Não haverá outras estreias, Best Blue é o único.


Hinomaru Zumou, Página Colorida de Abertura

Vamos começar com os mangás que não entraram no Dohyo (Na arena) nessa edição - O primeiro é justamente Hinomaru Zumou que ganhou sua capa e página colorida de abertura de aniversário, o mangá finalmente conseguiu completar 1 ano de vida (Na verdade completou na edição #26, mas só estamos comemorando agora), um grande feito para qualquer obra - Ainda é cedo para falar sobre anime de Zumou, mas quem sabe no aniversário do próximo ano já não possamos ter alguma notícia relacionada a obra. 

Outros sumotoris (mangás) que vão ficar só como espectadores nessa Banzuke (Classificação/TOC são, o Oyakata (Sumô aposentado que se mantém na cena) Naruto Gaiden, que se despediu do Dohyo novamente nessa edição, podemos dizer que essa foi mais uma Hanazumo (Cerimônia de aposentadoria) - To Love Ru Darkness que mudou de categoria, mas antes fazia parte da Shonen Jump. Por fim temos Devily-Man que ainda é um Maku-Shita (Sumô amador que ainda nem recebe salário), na próxima edição o mangá finalmente começará ranqueado, mas infelizmente as previsões dizem que Devily-Man tem tudo para ser um fracasso, as posições prévias da obra em grande maioria foram ruins, mostrando uma tendência ao cancelamento. Espero que essa previsão esteja errada e Devily-Man seja um sucesso, mas possibilidades disso acontecer são baixas. Lembrando que Toriko está ausente na edição, assim recebeu um "Fusenpai" (Derrota por W.O). 

Em primeiro lugar, por isso conquistando o "Yokozuna" (Posto máximo que um Sumô pode chegar) dessa edição tivemos Ansatsu Kyoushitsu, é engraçado perceber que o mangá completou 3 anos passado e continua um grande sucesso, contrariando aqueles que "hatearam" o mangá quando estreou. Muitos diziam que Ansatsu Kyoushitsu seria um sucesso temporário, que era somente "hype" e que a obra cairia no esquecimento em menos de 1 ano - Vender cerca de 800/900 mil cópias por volume tendo somente 3 anos de vida é um feito incrível, é um feito raríssimo, alcançado somente por Haikyuu!!, Gin no Saji e Shingeki no Kyojin nos últimos anos. Se isso não é ser um grande sucesso, eu não sei mais o que é um sucesso. Não podemos esquecer que Ansatsu Kyoushitsu está perto do seu "Intai" (Aposentadoria), assim pode ser que em qualquer momentos vejamos Ansatsu Kyoushitsu terminando e dando adeus para a revista, com certeza os editores devem estar implorando para o autor não fazer isso e fazer que Ansatsu Kyoushitsu dure ao menos mais 1 ano (Para no ano que vem peçam de novo para durar mais um ano)... Eles não podem obrigar o autor a continuar Ansatsu Kyoushitsu, mas podem fazer ótimas PROPO$TA$.

Em Junyusho (Segundo lugar) tivemos One Piece que levou um "Ôshidashi" (Golpe) de Ansatsu Kyoushitsu, foi empurrado para fora do "Dohyo" (Arena) e assim perdeu o seu "Yuushu" (Primeira colocação) nessa edição, mas sabemos como One Piece é o soberano dessa revista, ele não vai deixar essa vitória de Ansatsu Kyoushi simplesmente passar grátis, provavelmente utilizando sua experiência e sua vasta capacidade de aplicar golpes nos seus adversários, deve conseguir retomar o primeiro lugar na próxima edição. O mangá também terá um novo volume lançado nessa sexta-feira, provavelmente venderá muito bem, mas gostaria de ver "quanto bem venderá", já que a obra vinha tendo uma queda de vendas, mas nas últimas edições teve uma melhora, estou curioso em saber se essa melhora continuará (Lembrando que a obra já vende facilmente 2.5 milhões em 20 dias de vendas).

Em terceiro lugar tivemos Boku no Hero Academia, um sumotori que teoricamente é novato, mas já consegue brigar de igual para igual com os gigantesco do Dohyo. Boku no Hero Academia já está na Makuuchi (Terceira maior categorias do sumô), digo isso, pois o mangá tem vários privilégios incríveis na revista, mas ainda falta vários pontos para se consagrar de fato como um dos pilares da Weekly Shonen Jump, um deles é ter o apelo comercial (Por isso vender) tanto quantos seus colegas, um mangá para ser um pilar não é necessário só estar entre os primeiros colocados do Banzuke (Classificação/TOC), os três pilares da revista são os principais mangás que fazem as pessoas comprarem a Weekly Shonen Jump, atualmente analisando as vendas dos volumes, podemos dizer que é One Piece, Ansatsu Kyoushitsu e Haikyuu!! - Boku no Hero Academia tem que ganhar muita massa muscular para chegar ao peso desses três mangás. Aliás, essa edição seria o aniversário de Hero, parabéns ao mangá por estar completando 1 ano de vida, provavelmente os editores darão a sua devida capa na primeira edição de Agosto, assim fazendo publicidade do volume.

Hinomaru Zmou, Página Colorida.

Em quarto lugar tivemos Sesuji wo Pin!, o autor é um sumotori experiente que nunca conseguiu chegar nas categorias mais altas do esporte, mas após tanto tempo, teve uma oportunidade de ser promovido para as liga mais profissionais e não é que chegou destruindo? Aplicando um Kimaritê (Golpe decisivo) nos seus inimigos, se impôs na revista, mostrando que merece estar na Weekly Shonen Jump. Ainda é cedo para dizer Sesuji wo Pin! irá sobreviver por muito tempo, mas pelo menos é certo que o seu começo foi bem devastador - Eu não lembro o último mangá que ganhou duas páginas coloridas tão cedo, um no capítulo 8 e outra no capítulo 10. Isso mostra a força que o mangá está tendo dentro da revista, agora o objetivo deve ser manter essa popularidade e não deixar que ela despenque rapidamente. Sesuji wo Pin! pode ser um grande sucesso se o autor souber trabalhar com a série. Essa foi a primeira Shiroboshi (Vitória) de Sesuji wo Pin!, espero que venha muitas outras.

Em quinto lugar tivemos PSI Kusuo Saiki, é a segunda semana seguida que o mangá fica entre os cinco primeiros, um grande feito para a obra - PSI é aquele sumotori muito bom, amado pelo público por sempre ser extremamente bem humorado nas suas entrevistas, mas tem um rendimento muito instável em cada partida. Algumas eles simplesmente detona os inimigos, outros ele perde miseravelmente e fica no fundo da classificação, mas é isso que faz também divertido acompanhar PSI o fato de tu não saber de nenhum modo a posição que o mangá irá se localizar - Acredito que próxima semana o mangá voltará para o meio da tabela, a obra raramente fica muito tempo no topo, mas ficar por mais algumas semanas, eu ficaria bem feliz, mesmo que eu não acredito tanto assim nessa possibilidade. De qualquer modo fico feliz que PSI esteja em um Rensho (Vitórias consecutivas), isso demonstra que o mangá é ainda muito forte na revista e que merece ganhar um anime, seja isso cedo ou tarde... Quem sabe caso o seu Live-Action não faça sucesso, isso não aconteça? A esperança é a última que morre.

Shokugeki no Souma ficou em sexto lugar, o mangá que para muitos merecem receber o Ginosho (Prêmio de melhor técnica em Sumô), já que a arte de Souma é simplesmente fantástica - No tópico passado, houve uma discussão ao fato da 2ch não estar mais tanto apoiando Shokugeki no Souma desde o último arco, então, não dá para saber se o mangá está tendo queda de popularidade, é certo que muitos japoneses acharam o último arco muito cansativo e estão sentindo falta do ecchi que era muito presente em Souma, porém, ao mesmo tempo, teve a estréia do anime que trouxe muitos leitores novos ao mangá, fazendo que talvez um efeito de perda de público por um arco mais "chato" seja revertido. Souma é um sumotori que tem um grupo de fãs muito fieis, é muito amado, mas não pode esquecer de nenhum modo as suas origens, esquecer o que fez o mangá ser tão amado pelos leitores da Shonen Jump, o mangá não se resume a ecchi, mas o "ecchi" muitos gostando ou não, foi um dos elementos que fizeram muitas pessoas gostaram de Shokugeki no Souma. Com a diminuição desse elemento, com o último arco que sinceramente se arrastou mais do que o necessário, muitos leitores, seja orientais ou ocidentais, sim se desanimaram um pouco com Shokugeki no Souma - É o momento do mangá, recuperar esse público, trazendo de volta vários elementos que fizeram a obra ser tão amada. Não se preocupem, o mangá está bem seguro e vende MUITO bem, mas nunca é bom vacilar com seus leitores.

 Em sétimo lugar tivemos Haikyuu!!, o sumotori recebeu um Hikakê (Golpe de perna), fazendo cair no chão e perder a batalha, essa é uma das posições mais baixas do mangá nos últimos meses, não acho essa posição seja muito preocupante, principalmente após o mangá ter recebido uma capa, página colorida de aberturas e várias páginas extras... Todo os sumotoris tem uma partida que não vão tão bem assim. Os leitores não devem se preocupar, pois Haikyuu!! é muito popular, vende muito bem, está agradando os seus fãs e também o Gyoji (Juiz principal, referência ao editor da Jump). Mudando um pouco de assunto, gostaria de falar um pouco sobre o futuro de Haikyuu!!, ainda tem muita coisa para acontecer no mangá, acho que Haikyuu!! chega facilmente a 5 anos de vida, mas se durará 10 anos, acho improvável, não pela história não permitir, mas normalmente mangakás de esporte gostam de tentar novos projetos e não ficar preso somente à um esporte. Isso acontece, porque muitos, não são fanáticos por aquele esporte, mas decidiram fazer um mangá sobre aquele tema por admirarem a modalidade e também por ter mais facilmente os apoio dos editores, mas raramente o autor quando tem como projeto prioritário um mangá de esporte, normalmente imagina várias outras obras, tenta várias outras idéias, antes de apostar em um mangá esporte.

To Love Ru Darkness, Página Colorida.

Em oitavo lugar tivemos outro sumotori que recebeu um grande golpe, nesse caso um Haritê (Golpe de mãos no rosto do adversário), foi Black Clover. Na semana passada eu comentei que talvez as posições de Black Clover podem ter sido um pouco melhoradas para assim chamar mais atenção dos leitores, criar mais "hype" sobre a obra (O que também pode estar acontecendo com Sesuji wo Pin, só saberemos quando sair os volumes) - É uma suposição, mas verdade é que Black Clover não vendeu relativo a sua posição no Banzuke (Classificação/TOC), o mangá em 18 dias de vendas, vendeu 60 mil cópias (Fonte: 2ch), sendo 9 mil delas depois da reimpressão, um número ÓTIMO, que deixa o mangá muito seguro na revista, mas que podemos dizer que é uma quantidade que condiz mais com uma obra que fica entre a quinta e a oitava colocação, e não uma obra como Boku no Hero Academia que fica entre os três primeiros, lembrando que Hero vendeu 70 mil somente nos seus primeiros três dias de vendas, e após a primeira semana de reimpressão vendeu 35 mil cópias, contra 9 mil de Black Clover após a reimpressão - Black Clover está com um rendimento condizente de uma obra classificada entre a quinta e oitava posição, que inclusive são as posições que o mangá conquistou nas últimas duas semanas.

Em nono lugar tivemos uma grata surpresa, o sumotori World Trigger deu um grande Kote Naguê (Golpe com os braços e as mãos) nos inimigos de "bottom" e conseguiu sair daquela posição amaldiçoada. World Trigger nunca foi um "Yokozuna", por isso obras como Ansatsu ou One Piece que estão brigando pelo topo, mas é uma obra que sabendo as suas limitações, vai sobrevivendo na Shonen Jump. Tudo indica que World Trigger conseguirá alcançar 3 anos de vida na revista, um feito muito respeitável já que poucas obras conseguem isso. Mas repito, eu acredito em World Trigger chegando aos 3 anos de vida (Isso acontecerá em Fevereiro de 2016), mas para chegar aos 4 anos de vida o mangá terá que mostrar muito garra, aprender novos golpes, aperfeiçoar a própria técnica e entregar aos seus inimigos várias incríveis surpresa, isso porque o mangá vai deixar de ter anime em Setembro e entrar no grupo da "Shonen Jump" de mangás que por não ter mais anime, não serem mais tão comercialmente viáveis... É nesse momento que as séries começam a cair lentamente no Banzuke, algumas conseguem sobreviver, outras preferem adiantar o final e assim ter um encerramento natural, e outras obras, infelizmente são canceladas. Espero que World Trigger não entre nesse último grupo, já que o autor merece o prêmio de Kantasho (Prêmio do maior espirito de luta), já que mesmo doente, continua dando o seu máximo para fazer World Trigger dar certo.

Abrindo o Bottom, tivemos Nisekoi, eu falarei com sinceridade sobre Nisekoi, o autor não está continuando a história somente pelo dinheiro, não vamos nos deixar consumir pelo "hater" como muitos também fazem injustamente com Black Clover (Ao ponto de considera-lo um fracasso mesmo indo bem no Banzuke e vendendo bem)... Nisekoi é uma comédia romântica, que teoricamente duraria pouquíssimo se seguisse a sua linha narrativa inicial, justamente pelo fato de Nisekoi ter um "plot" extremamente curto. Como o autor GOSTA de desenhar e escrever sua obra, preferiu apostar totalmente na comédia, assim trazendo várias situações diferentes onde os personagens principais são submetidos. O formato de Nisekoi atualmente não é nada diferente de Sket Dance, PSI Kusuo Saiki, Gintama, Kochikame, entre outros, obras de comédias que passam vários capítulos e não vão para lugar nenhum - Isso vai um pouco de contradição em relação a proposta inicial da obra? Provavelmente sim, mas foi um jeito que o autor encontrou de continuar escrevendo uma obra que ele gosta. Não é enrolação, é somente o estilo de comédias casuais que são assim. Eu aprendi a ver Nisekoi como uma comédia romântica, sobre garotas apaixonadas que passam por várias situações e acredito que o mangá ainda sobrevive no Japão, porque os japoneses passaram a ver Nisekoi da mesma forma. Gintama ficou na décima primeira colocação, posição péssima para o mangá, o mangá está em um Renpai (Sequência de derrotas), entrando na categoria dos Makeboshi (Quem perde a maioria das lutas) mas é só Gintama voltando ao seu normal.

Em décimo segundo lugar tivemos o primeiro rank de Lady Justice, não adiantou, a novata tentou vários golpes loucamente para conseguir vencer o inimigo (Agradar o público), até manobras nem um pouco tradicionais, mas não adianta, recebeu do público Haritês, Hikakês, Wazas e só faltava receber um Ôshidashi para ser expulso da arena e logo após da revista - Lady Justice dificilmente irá sobreviver, essa é a verdade, a esperança é a última que morre, mas vemos pela recepção na 2ch que o mangá não vem sendo muito bem aceito, e também sabemos que a 2ch já errou sobre mangás que fazem sucesso (No caso UBS), mas nunca errou quando era para dizer quais mangás iriam dar errados, todos mal votados na 2ch, também foram mal classificados no Banzuke. Como Lady Justice é uma comédia, ainda tem chances de reagir, já vimos com Sket Dance que comédias que começam mal tem chances de reação (Mesmo que Sket Dance foi lançado a quase 10 anos atrás, era um outro público, outra mentalidade e também outros editores), mas quem torce para Lady Justice e o próprio autor DEVEM continuar esperançosos, não podem de nenhum modo simplesmente desistirem de sua obra... Enquanto se está na arena, um sumotori ainda pode vencer e deve lutar com todas as suas forças pela Shiroboshi (Vitória), essa só foi uma Kuroboshi (Derrota), foi a primeira vez que o autor entrou no Dohyo, o primeiro combatimento, ainda há esperanças e Lady Justice deve lutar para conquistar sua primeira vitória.

Em décimo primeiro tivemos Kagamigami, que recebeu um outro Waza (Golpe) e caiu de joelhos na penúltima colocação, ainda não está derrotado, mas está próximo disso, pois está em uma Renpai (Sequência de derrotas) e quando isso acontece, o sumotori é rebaixado de categoria. O que podem salva-lo é que suas próximas batalhas serão contra os novatos Devily-Man e Lady Justice, dois novatos que parecem não estar com um desempenho muito bom, talvez os Gyoji's (Juízes/Editores) prefiram retirar da liga principal de sumô da Shonen Jump, Devily-Man e Lady Justice e assim manter Kagamigami. Outro fator que ajuda muito mangá é que Iwashiro é MUITO amado pelos editores, acredite MUITO amado, o mangaká foi tutor de vários autores, entre eles Tabata Yuuki (Black Clover) e Tamura (Beelzebub), aliás, esses dois, foram até colegas de trabalho, os dois foram assistentes de Iwashiro na época em que ele lançava Psyren. Então Kagamigami pode não estar muito bem das pernas, mas com o apoio dos editores e com o fato de ter outros novatos não indo tão bem, Kagamigami pode conseguir com muita luta e dificuldade sobre viver por mais uma leva, chegando ao menos a 40 capítulos. E caso não consiga, tem ainda a opção de ser transferido para Jump + ou Jump NEXT!, dependendo se o autor quiser migrar para uma revista de menor porte, tem esse detalhe. Será interessante ver como será o futuro de Kagamigami. Em último lugar no Banzuke, tivemos um Bleach, é praticamente um saco de pancada, todo mundo só está esperando a sua "Intai" (Aposentadoria do Sumô), quando isso vai acontecer? Em breve... quanto em breve, ninguém realmente sabe.

Best Blue (Estréia única): Na próxima edição teremos a estréia de Best Blue, mangá de natação do criador de Kiruko-San, mangá que estreou com Hungry Joker em Novembro de 2012 e foi cancelado juntamente com Hungry Joker. A obra era uma comédia muito simpática e que agradou vários leitores, inclusive o mangá teve um rendimento um pouco superior ao de Hungry Joker, mas como os dois foram muito mal recepcionados do inicio ao fim, foram cancelados tem cerca de 20 capítulos. Best Blue é a chance do autor mostrar que é um grande mangaká, o One Shot foi lançado na Jump NEXT! Vol.01 e foi muito bem recebido (Na análise da NEXT 02 comentei sobre o mangá), vamos ver se Best Blue vai conseguir ser o primeiro sucesso do mangaká. Tenho certeza que o autor fez muitos Daeshi's (Treinos sem um adversário) antes mesmo de estrear na Jump e junto com seu editor tentou melhorar o máximo possível o One Shot. Comentarei mais sobre a obra na reflexão semanal direcionada ao novato, mas uma última curiosidade sobre Best Blue, com sua estréia, teremos dois mangás da NEXT 01 na Shonen Jump, Best Blue e Lady Justice. Entre na sua Shikiri (Posição de início de luta) que vai começar a sua Taichiai (Luta), Best Blue!


2ch Ratings

Chegamos a análise do 2ch Ratings, relembrando que a votação do 2ch é diferente da Shonen Jump, onde cada leitor vota em seus 3 mangás favoritos. Na 2ch, famoso fórum japonês, os leitores devem dar uma nota de 0 à 5 em cada mangá da revista... Após isso, é somado o total de votos, e temos o mangá mais bem "aceito" da Edição, de acordo com o Fórum.

Lembrando que os mangás que o público vota como "Não-Lido", é considerado como nota 0, isto porque quem não leu o mangá, quando é para preencher o cartãozinho de votação, de fato não irá votar na obra, assim é necessário também saber quantos leitores a obra esta perdendo, ou no futuro, ganhando, caso o número de "não-leitores" diminua. Mas ao lado eu coloquei o resultado não contando esse "Não-Lido" como 0, assim vocês poderão saber mais da qualidade do capítulo, mas isso não deve simular tanto assim o ranking no TOC. O critério de desempate é justamente a segunda nota.

Edição 31, Haikyuu!!
Color Page: Sesuji wo Pin!, Hinomaru Zumou
Ausentes: Hunter x Hunter

Posição - Nome do Mangá - (Média de Votos) - Média Sem Não-Leitores

#01 - Hinomaru Zumou (4.20) 4.20
#02 - UBS (3.93) 3.93
#03 - Sesuji wo Pin! (3.40) 3.40
#04 - Haikyuu!! (3.33) 3.85
#05 - PSI Kusuo Saiki (3.20) 3.43
#06 - Isobe Isobee Monogatari (2.93) 2.93
#07 - Boku no Hero Academia (2.73) 2.93
#08 - Kagamigami (2.20) 2.36
#09 - Ansatsu Kyoushitsu (2.13) 2.13
#10 - Shokugeki no Souma (2.07) 2.38
#11 - World Trigger (2.00) 2.50
#12 - Naruto Gaiden (2.00) 2.00
#13 - Kochikame (1.93) 2.07
#14 - Nisekoi (1.67) 1.92
#15 - Gintama (1.67) 1.67
#16 - Devily-Man (1.60) 1.73
#17 - Black Clover (1.53) 1.64
#18 - Bleach (1.53) 1.53
#19 - Toriko (1.27) 1.46
#20 - One Piece (0.87) 0.93
#21 - Lady Justice (0.80) 1.00

Surpreendentemente mesmo com o cancelamento de UBS, a 2ch não conseguiu homenageá-lo o bastante ao ponto de dar a primeira colocação ao mangá (Normalmente fazem isso com mangás que para ele são cancelados injustamente, como Koi no Cupid e Mitsukubi Condor), mas mesmo assim UBS conseguiu ficar em segundo lugar com a nota altíssima, só não superando o queridinho do fórum, Hinomaru Zumou. Haikyuu!! ficou em quarto na edição que recebeu capa e página colorida de abertura, e por pouco não ficou em terceiro, o fato de muita gente não estar lendo o mangá prejudicou a obra.

Enquanto Kagamigami conseguiu finalmente dar uma subida, temos uma estranha queda por parte de Black Clover, muito estranha - O mangá sempre foi muito bem votado pela 2ch, mas nos últimos três capítulos teve uma queda gigantesca em nota, provavelmente está acontecendo algo que o público da 2ch não está gostando nem um pouco. Devemos ver se essa nota "ruim" é apenas uma fase ou se irá se manter, eu vou torcer para que seja somente uma fase, nenhum autor merece ter o seu trabalho cancelado.

Prévia da Próxima Edição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'