quinta-feira, 23 de julho de 2015

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #35 (Ano 2015)


BOOM!!!

Parabéns, Boku no Hero Academia! E pensar que o mangá foi lançado a 1 ano atrás, como o tempo passa rápido, não? A Shonen Jump para comemorar o aniversário da série, deu capa e página colorida para o mangá, mas essa não foi a única boa surpresa dessa edição, além de termos um One Shot interessante, o TOC dessa edição veio com várias surpresas, então, não vamos perder tempo e vamos analisar por completo essa edição:

TOC Weekly Shonen Jump #35 (27/09)
Boku no Hero Academia (Capa, Página Colorida e Aniversário de 1 ano)
01 - Ansatsu Kyoushitsu
02 - Sesuji wo Pin!
Deadman Killer (Gold Future Cup #02)
03 - PSI Kusuo Saiki
04 - Black Clover
05 - Hinomaru Zumou
06 - Shokugeki no Souma
Haikyuu!! (Página Colorida)
07 - Gintama
Best Blue (Capítulo 03)
08 - Nisekoi
09 - Toriko
10 - World Trigger
11 - Kagamigami
Kochikame
12 - Lady Justice
13 - Bleach
14 - Devily-man
Isobe Isobee Monogatari
One Piece (Ausente)
Hunter x Hunter (Ausente)


Prévia da Edição #36
Capa e Página Colorida de Abertura: Black Clover
Página Colorida: Nisekoi, Galaxy Gang (Golden Future Cup)


Boku no Hero Academia, Página Colorida de Abertura.

Começando pelos mangás não ranqueados, como já dito na introdução, essa edição é para comemorar o aniversário de Boku no Hero Academia - Quando o mangá divulgado, muitos não colocavam muita fé na obra, inclusive eu. Não era por nada, o autor vinha de dois fracassos e o One Shot de Hero, lançado em 2009, não foi nada bem recebido. Porém, Horikoshi surpreendeu com um mangá super bem desenhado e com uma história cativante. Não deu em outra, Boku no Hero Academia está sendo um sucesso gigantesco e tem tudo para se tornar um dos pilares da revista quando finalmente ganhar a sua versão de anime. Por fim, o mangá ganhará uma enquete de popularidade dos personagens nessa edição e o resultado deve ser revelado na próxima vez que o mangá ganhar capa, quem vocês acham que vai vencer?

Nessa edição também tivemos página colorida para Haikyuu!!, o mangá deve ganhar a próxima capa no começo de outubro ou final de setembro quando for lançado a segunda temporada do seu anime, mas nesse período acredito que a Shonen Jump dará várias páginas coloridas para Haikyuu!!, como faz com Shokugeki no Souma e Nisekoi. O one shot dessa edição é Deadman Killer, eu comentei já sobre a primeira versão do mangá, lançada na Jump NEXT! Vol.03 de 2014... Eu havia dito que se dependesse da aceitação do público, o mangá seria serializado, mas a sua violência seria um grande problema na revista, já que o mangá é muito maduro e sangrento para o público da revista.

Para encerrar a zona de mangás não ranqueados, vamos falar sobre Best Blue, o mangá teve uma aceitação mediana no seu primeiro capítulo, mas nada que enterre as chances de sucesso da obra, muito pelo contrário, Sesuji wo Pin! só começou a receber notas altas a partir do seu segundo capítulo, o primeiro também teve aceitações medianas. Então, Best Blue está vivo nessa luta para sobreviver na revista, mas eu devo dizer, ele deve se preparar também para um cancelamento precoce caso a obra não dê certo, isso porque é bem provável que a Shonen Jump queira estrear três mangás na próxima leva, então os editores só estão esperando um deslize de Best Blue para ter algum motivo para cancela-lo juntamente com Lady Justice e Devily-man.

Boku no Hero, Página Colorida.

Em primeiro lugar tivemos Ansatsu Kyoushitsu, com a ausência de Boku no Hero Academia e One Piece, o caminho praticamente ficou aberto para que Ansatsu conseguisse mais uma liderança, um feito que o mangá não deve se orgulhar, pois foi mais do que a própria obrigação de "pilar". Eu acredito que Ansatsu será encerrado no próximo ano, assim a sua segunda temporada de anime poderá também fechar poderá fechar a história - Para mim seria uma grande pena o autor achar algum modo de estender a história, pois eu acho muito interessante essas histórias que se encerram com poucos anos de vida e não se estendem até cansar o público. Vamos ver se o autor vai decidir encerrar sua história no auge e de forma bem redonda.

Em segundo lugar tivemos uma grata surpresa, desbancando mangás como Shokugeki no Souma e Black Clover, Sesuji wo Pin! conquistou a medalha de prata dessa edição. É assustador perceber o grande sucesso de Sesuji wo Pin!, de fato assustador, acho que ninguém acreditava que o mangá iria tão bem nos seus primeiros capítulos. O seu primeiro volume deve ser lançado em Setembro, onde vamos confirmar se o sucesso nos TOCs serão transferidos para as vendas - Se a Shonen Jump for espera, já dará no começo de Setembro uma segunda capa para Sesuji wo Pin!, aumentando ainda mais a publicidade sobre o volume que será lançado (Como a própria está fazendo com Black Clover na próxima edição e de certo modo, Boku no Hero Academia nessa edição. São capas lançadas perto do lançamento do novo volume, assim fazem publicidade do volume que será lançado).

Em terceiro lugar tivemos uma grande montanha russa, PSI Kusuo Saiki - Olha, quando eu digo que não é para se preocupar com as baixas posições do mangá, estou falando sério. O mangá é uma comédia, por isso nos capítulos mais engraçados vai ser colocado em posições altíssimas, naqueles que são mais sem graça, normalmente fica no bottom. A verdade é que PSI Kusuo Saiki é amado pelo público da Shonen Jump e não corre nenhum risco de ser cancelado, nenhum mesmo - Mas ainda lamento o fato do mangá ainda não ter ganho um anime, vamos torcer que o filme live-action que será lançado faça um grande sucesso, assim decidam também lançar um anime, mesmo que seja somente de 5 ou 10 minutos.

Black Clover ficou com o quarto lugar, é uma boa posição, poderia mais? Poderia, mas isso é totalmente irrelevante quando se vai ganhar capa e página colorida de abertura na semana seguinte. O mangá receberá essa página colorida em comemoração ao seu sucesso e também para fazer publicidade do volume 02 que será lançado na mesma semana. Essa estratégia normalmente funciona com a maioria dos mangás, mas teve casos que não funcionou muito bem, como foi com Zumou que mesmo tendo capa, teve um boost quase minúsculo entre o primeiro e o segundo volume. Então não é uma garantia que Black Clover conseguirá um grande aumento no segundo volume, na verdade isso dependerá mais da publicidade boca a boca, os compradores convencerem outras pessoas a comprarem o volume. Com essa decisão sábia de dar capa para Black Clover, a capa de Bleach deve ser adiada para a edição #39 ou #40.

Deadman Killer, Página Colorida (One Shot)

Em quinto lugar tivemos Hinomaru Zumou, começo a acreditar fielmente que Zumou conseguirá alcançar seus 2 anos de vida, o que não significa que ganhará uma versão de anime, sabemos que o público do mangá é bem restrito, assim muitos estúdios tendem a não querer apostar na obra, como acontece também com PSI Kusuo Saiki, porém, o importante é que o mangá se mantenha vivo na revista, com anime ou sem anime - Para isso, basta o autor continuar entregando capítulos de altíssima qualidade, assim o mangá continuará sendo muito bem votado e continuará tendo uma ótima aceitação dos críticos, que são um dos maiores apoiadores da obra. Não esperem que o mangá tenha um boost milagroso em vendas, faz três volumes que suas vendas se estabilizaram em 20 mil unidades em 3 dias e provavelmente com o anime essa situação também não irá mudar, já que diferente de Kuroko, Zumou não tem apelo fujoshi.

Em sexto lugar tivemos Shokugeki no Souma, que se analisarmos friamente o ranking, podemos dizer que foi uma posição "comum" para o mangá, mas levando em conta que One Piece, Boku no Hero Academia e Haikyuu!! estão ausente, foi uma posição bem ruim. O mangá ficou abaixo de obras como Hinomaru Zumou, PSI Kusuo Saiki e Sesuji wo Pin!, mangás que normalmente Souma consegue ficar acima (Mesmo que acho que será cada vez mais comum vermos Pin! superando todo mundo). Essa posição, por mais que seja ruim, significa uma péssima notícia? Claro que não, foi só uma edição mal ranqueado, até o próprio One Piece já teve algumas edições onde não foi muito bem ranqueado para os padrões do mangá. Shokugeki no Souma está bem seguro na revista por enquanto, se manterá seguro daqui a 1 ou 2 anos, não sabemos, não sou vidente. Mas por enquanto, está mostrando estabilidade e constância.

Em sétimo lugar tivemos Gintama que novamente ficou na zona intermediária, de certo modo é bom ver o mangá se estabilizando nessas posições. Outro que também está se estabilizando na zona intermediária é justamente Nisekoi que ficou no oitavo lugar. O mangá vem tendo um bom aumento de votos na 2ch, isso porque o autor finalmente decidiu entregar algum conteúdo a série, tendo finalmente um avanço na história - Não deu em outra, os últimos três capítulos de Nisekoi voltaram a ser muito bem recebidos pelo público da 2ch, vamos ver se isso vai resultar também em uma melhora de posição do mangá no TOC. Caso o mangá receba uma chuva de votos, pode encorajar os editores a colocarem Nisekoi em posições mais altas, até quando o autor voltar a colocar vários "fillers" e os votos voltarem a cair.

Toriko ficou com a nona colocação, essa lenta queda de posições do mangá está me lembrando muito o que aconteceu com Beelzebub, que também foi cada vez mais ficando nas posições intermediárias, depois ficou mais constantemente entre os últimos cinco e por fim, se tornou constante nas duas últimas colocações e assim foi cancelado. Eu espero que isso não aconteça com Toriko, mas se o mangá for estendido por muito tempo, é bem capaz que isso aconteça. O próprio autor sabe disso, por isso está adiantando a história, porém, ele não pode se dar ao luxo, por exemplo de fazer um último arco que dure 2 anos... A situação de Toriko está bem, mas bem deliciada, podemos dizer que o mangá está caminhando em um ninho de serpentes.

Haikyuu!!, Página Colorida.

Em décimo lugar, abrindo o "bottom" tivemos World Tirgger - O mangá já tem a carteira VIP do Bottom de tantas vezes que ficou entre os cinco últimos, olha, para mim World Trigger está seguro. O anime receberá uma nova temporada em Outubro, logo após que a atual terminar em Setembro, mesmo que essa temporada seja totalmente "filler", o fato da Toei esta encomendando novos episódios só comprova que o anime está dando um bom dinheiro para a empresa e também para a Shonen Jump. Eu acredito que World Trigger esteja fazendo sucesso com o público feminino e com o público mais infantil, que são aqueles que estão acordados as 6 horas da manhã. É como Youkai Watch, o seu mangá não vende muito bem (Vende bem, mas não MUITO bem) por ter como público alvo o infantil, mas mesmo assim é um grande sucesso. O anime de World Trigger é um sucesso (Nenhum anime ganharia mais de 50 episódios se não fosse um sucesso), deve vender muitos produtos extras, vende muito bem seus DVDs, mas não vende tanto o mangá, justamente por ser destinado ao público mais infantil (O anime, o mangá já é destinado para o público juvenil). Então, mesmo que o mangá não dê tanto lucro, consegue dar lucro a Shueisha de outros modos.

Em décimo primeiro lugar tivemos Kagamigami que dá uma pequena respirada, o mangá ainda corre risco de cancelamento, mas está um passo a frente de Lady Justice e Devily-Man. Essas posições comprovam que os editores querem dar mais uma chance para Kagamigami, Iwashiro é de fato muito amado pelos editores, acho que se fosse um outro autor a obra já teria sido cancelada. Em décimo segundo lugar tivemos Lady Justice que por incrível que pareça está com um rendimento melhor que Devily-Man, por essa eu não esperava... Olha, Lady Justice provavelmente será cancelado, mas eu não digo isso com total certeza, suas posições mostram que o mangá ainda tem um pingo de esperança, ele pode conseguir se recuperar. Então, para quem é fã de Lady Justice, não desistam, o mangá ainda não está morto.

Em décimo terceiro lugar tivemos Bleach, uma pessoa, após ler meu comentário da semana passada me veio perguntar sobre Bleach ser esquecido por não ser lucrativo em longo prazo, e Ansatsu Kyoushitsu, mesmo estando chegando ao seu fim, continuar nas posições altas. Primeiro, a Shonen Jump tende a não colocar um mangá de grande sucesso com o público nas últimas posições, o pessoal compra a Shonen Jump para poder ler Ansatsu Kyoushitsu, os volumes vendem muito bem, o seu anime é um sucesso e tem mais filme live action chegando aí (Além de ter uma pancada de leitores que votam semanalmente no mangá)... Se a Shonen Jump colocasse em últimos, iria prejudicar toda a audiência do anime e iria também piorar a bilheteria dos filmes. Já Bleach, não faz diferença coloca-lo em último, quem compra os volumes já é um público fiel da obra, e coloca-lo em último não vai prejudicar as audiência do anime, já que ele não tem mais anime. Significa, Bleach não é mais rentável em longo prazo para a Shonen Jump e também coloca-lo em último, não prejudicaria as vendas de nenhuma outra mídia, como acontece por exemplo com Ansatsu Kyoushitsu. O único mangá que a Shonen Jump deixa em último, mesmo tendo anime, jogos a serem lançados e e etc, é World Trigger, justamente porque quem vê o anime, não faz parte do público alvo que compraria a revista Shonen Jump. Em último lugar tivemos Devily-Man, que está morto feat enterrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'