quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #45 (Ano 2015).


Déjà vu

Para mim, é quase impossível olhar para essa capa de "One Piece" e não pensar que os editores deram um "copy-cola" em um dos modelos de "Luffy" desenhados para a capa da edição #06-07 deste ano, já que praticamente temos o personagem usando os mesmos vestidos e as mesmas pinturas corporais, mesmo que esteja fazendo uma pose diferente. Contudo, por mais que esta capa me dê um "Déjà vu", tivemos um TOC cheio de novidade, então não posso perder mais tempo:

TOC Weekly Shonen Jump #45 (05/10)
One Piece (Capa e Página Colorida de Abertura)
01 - Boku no Hero Academia
02 - Ansatsu Kyoushitsu
03 - Hinomaru Zumou
Nisekoi (Página Colorida + Capítulo Especial)
04 - Shokugeki no Souma
Samon-Kun wa Summoner (Capítulo 03)
05 - Haikyuu!!
Black Clover (Página Colorida)
Mononofu (Capítulo 04)
06 - Sesuji wo Pin! to
07 - Bleach
08 - Toriko
09 - PSI Kusuo Saiki
10 - World Trigger
Kochikame
One Shot (Tapa Buraco)
11 - Best Blue
12 - Kagamigami
Isobe Isobee Monogatari
Gintama (Ausente)
Hunter x Hunter (Ausente)

Prévia da Próxima Edição:
Capa e Página Colorida de Abertura: Boku no Hero Academia
Página Colorida: Shokugeki no Souma, Hinomaru Zumou, No.9 (One Shot)
Ausentes: Gintama

One Piece, Página Colorida de Abertura.

Começando pelos mangás não-ranqueados, quem ganhou capa e página colorida nessa edição foi justamente "One Piece", que entregou uma bela capa, porém como eu já disse, dá uma sensação de "Déjà vu" já que é muito parecida com a #06-07 deste ano. O motivo desta capa de One Piece são dois, o primeiro é porque colocar a obra como capa aumenta as vendas da Shonen Jump. O segundo é para fazer publicidade do seu novo volume que será lançado neste Sábado, dois dias antes do lançamento desta edição da Shonen Jump (Lembrando que postaremos nos comentários o resultado do primeiro dia de vendas dos volumes da Shonen Jump e SQ).

Quem também recebeu página colorida foi Nisekoi que recebeu esse privilégio somente porque é uma série famosa e muito amada pelos japoneses, já que não há nenhum escopo direto de publicidade (Este mês não será lançado nenhum volume da obra), diferente de Black Clover que recebeu duas páginas coloridas seguidas para fazer publicidade da obra, logicamente se o mangá não fosse amado pelo público, a obra nem receberia essas páginas coloridas (Como é o caso de Kagamigami), mas só estou deixando claro o motivo de NESTA edição a obra está recebendo uma página colorida. Também tivemos o lançamento de um One Shot tapa buraco que vai ocupar o espaço de Gintama, que ficará ausente neste e na próxima edição, porque o autor está doente (Foi uma doença repentina, mas parece não ser nada de grave, talvez um resfriado).

Por fim, gostaria de comentar sobre a recepção do primeiro capítulo de Samon-Kun e a recepção dos dois primeiros capítulos de Mononofu: É importante deixar claro que os editores sempre levam em consideração a recepção de três ou mais capítulos antes de começar a classificar um mangá pela popularidade, além disso, um novato sempre vem com perguntas extras no cartão de votação (Onde os editores perguntam ao público diretamente o que acharam da série), essas respostas são infinitamente mais importantes que votar no mangá no cartão de votação, já que os editores tem um feedback DIRETO dos leitores.

Levando esses dois pontos em consideração, Samon-Kun teve um primeiro capítulo MUITO bem recepcionado, o público japonês amou: Na mdb, 59% dos votantes deram nota máxima ao mangá (Por isso "A"), enquanto outros 29% deram nota "B", que é a segunda mais alta, diferente de Mononofu que teve mais pessoas dando nota B e logo após C (O minimo é "E"). Na 2ch, a nota do primeiro capítulo da obra SUPEROU a marca dos 3.50 de no máximo 5.00, sendo assim o segundo mangá mais bem avaliado da edição, só perdendo para Sesuji wo Pin! to que ficou em primeiro. Enquanto, até agora, Mononofu ainda não conseguiu alcançar a barreira dos 3.00 nos dois primeiros capítulos. Por fim, até mesmo em outros fóruns, o pessoal preferiu o primeiro capítulo de Samon-Kun dos dois primeiros de Mononofu (Que teve uma recepção parecida com Kagamigami), temos ver a recepção dos capítulos seguintes antes de começar de fato a imaginar como será o futuro dessas séries, mas é certo que Samon-Kun wa Summoner começou com o pé direito.

Chegando ao TOC, em primeiro lugar tivemos Boku no Hero Academia que na próxima edição ganhará capa, página colorida de abertura e provavelmente também teremos o resultado do concurso de popularidade da série - Estou bem curioso para saber quais são os personagens mais queridos pelos japoneses, por mais que as três primeiras posições sejam previsíveis, as posições seguintes sempre são uma caixinha de surpresa e podemos ver um personagem que não colocamos nenhuma fé sendo bem classificado. É importante dizer que esta capa de Hero é para a divulgação do concurso de popularidade e não para fazer publicidade de um novo volume, já que justamente a obra não terá nenhum lançamento no mês de Outubro.

Em segundo lugar tivemos Ansatsu Kyoushitsu que ganhará um "spin-off" chibi na Saikyou Jump. Não esperem que seja uma obra que acrescentará muito ao universo de Ansatsu, porque isso não acontecerá. As obras lançadas na Saikyou são comédias focadas para o público infantil que tem como objetivo só divertir as crianças que já assistem o anime da obra original - Reborn, Toriko, One Piece, Bleach, Naruto, Dragon Ball, são outros exemplos de obras que já tiveram suas versões "chibis" lançadas na revista. E também é importante dizer que dificilmente veremos esse "spin-off" de Ansatsu sendo lançado em português, se não vemos os de One Piece sendo lançados em português, imagina os de obras menos populares né meus amigos?

Hinomaru Zumou ficou na terceira colocação e vem semana após semana conquistando ótimas posições, o que estou achando simplesmente espetacular (Provavelmente os frequentadores da 2ch também estão amando o fato da obra estar ficando sempre entre os cinco primeiros colocados). Zumou não precisa ser um sucesso gigantesco para sobreviver anos após anos na Weekly Shonen Jump, o importante é a obra continuar estregando bons capítulos, ir agradando os editores e principalmente ir agradando o seu público alvo que semana após semana continuar a votar na série. Enquanto a obra conseguir realizar esses três feitos, acredito mesmo que podemos ver a obra sobrevivendo na Shonen Jump, mesmo que não venda uma quantidade enorme de volumes. Lembrando que ainda não sabemos ao certo o motivo das vendas baixas de Zumou, eu sinceramente não acredito na possibilidade da vergonha, já que obras como To LOVE-RU conseguem vender muito e são obras que são "renegadas" pela sociedade japonesa (Lembrando que o bullying entre jovens é muito alto no Japão e comprar volumes de obras de ecchi, consideradas imorais por muitos, é praticamente assumir que tu faz parte da escória japonesa e aumentar suas chances de sofrer bullying).

Nisekoi, Página Colorida.

Na quarta colocação tivemos Shokugeki no Souma que terá mais um volume lançado neste sábado, estou muito curioso em saber quantos volumes essa décima quinta edição de Souma irá vender, se vai já começar a ter uma queda de venda após o anime ou mesmo se continuará aumentando as suas vendas. Para quem gosta da obra, inclusive tenho uma pequena recomendação. A página de Facebook, Shokugeki no Souma - Brasil, lançou no dia 19 de Setembro a tradução do "CD Drama" de Souma, e acreditem, a tradução está de altíssima qualidade, sendo bastante fiel ao que é dito. Então, para quem gosta da obra ao ponto de querer "comer" todos os matérias da série, recomendo verem a tradução do CD Drama (Deixarei no final desta matéria, o vídeo que está hospedado no Youtube).

Fechando a área "verde" do TOC, na quinta colocação tivemos Haikyuu!! que terá mais um novo volume lançado neste mês - Normalmente a chegada de uma segunda temporada dá um boost quase insignificante as obras, porém o seu novo volume que será lançado sábado, poderá vender sim um pouco mais do que o normal. O motivo? É bem simples, provavelmente muitas pessoas nos últimos meses deixaram de comprar a obra, por simplesmente se esquecerem ou não ter vontade, com a chegada de uma nova temporada, essas pessoas podem se sentir re-estimuladas a comprar os novos volumes da série - É claro que não está chegando um público novo, porém pelo menos a segunda temporada faz com que um público que "largou" a obra possa voltar a comprar as novas edições que serão lançadas nos meses que o anime está em exibição. É importante também saber que este mesmo público tem uma grande possibilidade de largar novamente o mangá, já que não são de nenhum modo, leitores fieis.

Sesuji wo Pin! to ficou na sexta colocação, como eu já havia dito na semana passada, a má classificação da obra era temporário. Porém tem uma edição editorial que sinceramente eu não consigo entender, os editores preferiram lançar dois volumes de Sesuji wo Pin! seguidamente, mesmo que poderiam lançar, por exemplo, o primeiro volume em outubro e o segundo em novembro (Preferiram lançar em Novembro-Dezembro as duas primeiras edições) - Raramente os editores fazem isso com o lançamento de novos volumes de qualquer mangá, na verdade só fazem com obras que por algum motivo, deixaram acumular muitos capítulos sem ser encadernados, tendo assim que correr para lançar todos os capítulos. Sim, Sesuji wo Pin! tem vários capítulos acumulados esperando o lançamento, porém os editores mesmo assim podiam evitar esse lançamento colado, será que tiveram algum problema com o lançamento do encadernado da série? Nunca saberemos.

Bleach ficou na sétima colocação e foi a grande surpresa da edição - É muito complicado saber o verdadeiro motivo da boa classificação da obra, já que se analisarmos os lançamentos de encadernados desse mês, não temos Bleach listado - Acredito que os editores decidiram dar uma ajudinha à obra, colocando ela em uma posição de bem mais destaque. Provavelmente na próxima semana a obra inclusive voltará as suas posições habituais. De qualquer modo, essa posição de Bleach só comprova o que já venho dizendo a muito tempo, a obra não será cancelada e provavelmente também não será transferida, eu pessoalmente acredito que as posições baixas de Bleach são mais consequências do fato dos editores não acreditarem mais no potencial comercial da obra (Já que atualmente Bleach só vende os seus volumes, não tem anime, filme, jogos, nada praticamente) do que de fato o público que não vota na série, até mesmo no Japão, existe um público gigantesco que gosta de Bleach.

Black Clover, Página Colorida.

Abrindo o "bottom" tivemos Toriko que conquistou mais uma posição bem baixa, inclusive fazia dois anos que a obra não ficava abaixo de Bleach (Agradeço ao Leonardo Lima por este informação) - Logicamente foi mais mérito do próprio Bleach, porém é triste perceber que Toriko vai perdendo suas forças lentamente, não conseguindo mais ficar na frente de obras que antigamente superava com extrema facilidade - Em nono lugar tivemos PSI Kusuo Saiki, a nossa querida "montanha-russa" que terá o lançamento do seu novo volume neste Sábado. Provavelmente a obra venderá um pouco menos que Black Clover, o que continua um resultado extremamente alto para um mangá que é uma comédia-tradicional. A verdade é que obras nestes estilo não são tão rentáveis, porém mesmo assim trazem um público diversificado a revista, assim é importante que todas as revistas tenham mangás mais tradicionais, assim expandir os horizontes da revista (Só falta a Shonen Jump decidir lançar um 4-koma, para assim também agradar esse público).

Em décimo lugar, após uma semana de ausência tivemos a volta do eterno lutador, World Trigger. A obra voltou conquistando uma posição relativamente baixa, eu digo relativamente, porque mesmo assim os editores fizeram o favor de colocar-lo acima de Kochikame e do One Shot, assim não ficando de fato no "fundão da revista". Para quem ainda está preocupado com o futuro de World Trigger, eu irei repetir, a obra é querida pelos editores, está vendendo muito bem e tem tudo para conseguir passar pelo ano de 2016 sem correr risco de ser cancelado. Se irá sobreviver ao ano de 2017, eu não posso dizer, porque devemos ver como irá o rendimento da obra no próximo ano, mas acredito que ao menos até primeiro de janeiro de 2017, World Trigger chegará firme e forte na Weekly Shonen Jump.

Por fim nas últimas duas colocações tivemos Best Blue e Kagamigami, pelo que tudo indica esses dois mangás terminarão sendo cancelado na próxima leva, que deve estrear entre a edição #50 e #52 (Lembrando que a #52 será a última deste ano comercial). Kagamigami talvez possa ser transferido para a Jump NEXT ou mesmo para a Jump Plus, porém Best Blue deve ser cancelado, o que é uma triste notícia para o autor. De qualquer modo, acredito que ambos autores irão voltar para a Shonen Jump cedo ou tarde, ou pelo menos, os editores darão a possibilidade para que eles possam lançar mais alguns "one shots" na NEXT ou mesmo na Shonen Jump.

Volumes da Shonen Jump que serão lançados dia 03/10: One Piece [79], Haikyuu!! [18], Ansatsu Kyoushitsu [16], PSI Kusuo Saiki [15], Shokugeki no Souma [15], Isobe Isobee Monogatari [08], Black Clover [03], Ultra Battle Satellite [03 - Final].

Volumes da Jump Plus que serão lançados dia 03/10: Soul Catcher (S) [09], Let's Haikyuu!! [02], One Piece Party [01], Tonkatsu DJ Age-tarou [04], Rough Diamond Manga [03 - FIM], Kappare Matsubara-San [02], KISSxDEATH [02].

TOC Shonen Sunday e CD Drama Shokugeki no Souma.

Então, eu não irei fazer o TOC da Shonen Sunday, por dois simples motivos: O primeiro, e menos importante, é que não tenho tanta disposição para escrever semanalmente sobre a revista, mesmo nela tendo vários mangás de muita importância (Como Conan, Magi, Major 2nd e muitos outros). O segundo motivo é porque, um colega meu já está fazendo análises fantásticas da Sunday. Por isso caso vocês estejam interessados em ler sobre a Sunday ou mesmo queira conhecer mais mangás, recomendo vocês visitarem o Blog: Fenix no Sekai e ler as matérias da Sunday de Diego Felipe.

TOC da Shonen Sunday

Como eu já falei na própria análise da Shokugeki no Souma, a página de Facebook Shokugeki no Souma Brasil, traduziu o "CD Drama" de Erina, por isso caso vocês gostem mesmo da obra, recomendo vocês darem uma olhada nesse CD Drama. As legendas podem estar um pouco pequenas para aqueles que tem dificuldade de enxergar, porém a tradução está bem fiel ao que os dubladores estão dizendo - Assim, não perca mais tempo e veja:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'