quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #47 (Ano 2015).


Match Point.

Para muitas séries, esse TOC foi de extrema importância, porque serviu de "Match Point", traduzindo para os leigos em voleibol, o ponto que pode definir todo um jogo. Por isso podemos considerar esta classificação uma das mais importantes do ano, sendo necessário discutir sobre cada um dos mangás presentes na revista. Sem mais delongas, vamos ao TOC:

TOC Weekly Shonen Jump #47 (19/10)
Ansatsu Kyoushitsu (Capa e Página Colorida de Abertura)
01 - Haikyuu!!
02 - Shokugeki no Souma
03 - Hinomaru Zumou
04 - Boku no Hero Academia
05 - Gintama
Sesuji wo Pin! to ~Shikakou Kyougi Dance-bu e Youkoso~ (Página Colorida)
Mononofu (Capítulo 06)
06 - Toriko
PSI Kusuo Saiki (Página Colorida)
07 - Black Clover
Samon-Kun wa Summoner (Capítulo 05)
08 - Nisekoi
09 - World Trigger
Q.E.D (One Shot, Página Colorida, 19 Páginas)
Kochikame
10 - Bleach
11 - Best Blue
12 - Kagamigami
Isobe Isobee Monogatari
One Piece (Ausente)
Hunter x Hunter (Ausente)

Edição #48 (26/10)
Capa, Página Colorida de Abertura e Anúncio MUITO importante: Isobe Isobee Monogatari

Página Colorida: Haikyuu!!, Mononofu e One Shot

Ansatsu Kyoushitsu, Página Colorida de Abertura

Começando pelos mangás não ranqueados, Ansatsu Kyoushitsu ganhou capa e página colorida de abertura nessa edição, e olha, essa capa foi simplesmente fantástica, uma das melhores do ano. O autor Yuusei Matsui provou que por mais que não tenha uma das artes mais "amadas" da revista (Não vou julgar arte boa ou não, isso é totalmente pessoal), consegue entregar mesmo assim capas que deixam qualquer com a boca aberta. Uma pena que Ansatsu Kyoushitsu está chegando ao final, espero vê-lo lançar um novo mangá na própria Shonen Jump, são poucos autores que conseguem ter dois sucessos seguidos na revista. 

Nessa edição também tivemos página colorida para outros três mangás, o One Shot Q.E.D que ainda não sabemos o conteúdo. A Comédia tradicional PSI Kusuo Saiki, essa página significa que os editores ainda apoiam bastante a obra, já que no ano ela já ganhou mais página colorida que Toriko e World Trigger, por exemplo. E por fim o slice of life de dança Sesuji wo Pin! to  que terá seu primeiro volume lançado daqui a algumas semanas, porém mesmo assim já vem ganhando bastante publicidade dos editores. 

Em relação aos novatos, Mononofu continua sendo bem classificado pelos editores e a recepção nos fóruns estão relativamente boas, os japoneses estão gostando do desenvolvimento da série, mesmo que assumam que a série ainda não deslanchou de vez (O que pode prejudicar nos votos), por isso suas chances de se tornar uma série de sucesso só estão aumentando, principalmente após o anúncio da sua página colorida. Ainda não é certo o sucesso, mas Mononofu parece que vai conseguindo se estabilizar. Já Samon-Kun wa Summoner pegou uma posição relativamente baixa no seu quinto capítulo, o que podemos considerar preocupante, porém sua recepção em alguns fóruns continua alta, pode ter sido uma posição temporária, já que a obra é uma comédia. Acredito fielmente que uma das séries sobreviverá, porém dificilmente veremos as duas sobrevivendo, já que os editores precisam de mangás para cancelar.

Ansatsu Kyoushitsu, Página Colorida

Em primeiro lugar tivemos o verdadeiro "match point" da edição (E o motivo de eu ter escolhido esse título), Haikyuu!!. O mangá de vôlei conquista pela terceira vez em toda sua história o primeiro lugar no TOC. O motivo dessa colocação tão alta são vários, o primeiro é por causa da ausência de Ansatsu e One Piece no ranking. O segundo motivo é a sua alta popularidade, jamais o mangá alcançaria essa posição se não fosse muito popular. Já o terceiro e último motivo é o mais comercial de todos, o seus novos volumes estão sendo vendidos nas pratilheiras de várias lojas no Japão e logicamente, os editores precisam fazer publicidade. Podemos dizer vários outros motivos menores, mas esses são os principais e só comprovam que Haikyuu!! é uma obra muito popular e que tem todo o apoio dos editores.

Em segundo lugar tivemos Shokugeki no Souma que por pouco não conquistou a primeira colocação. Essa segunda colocação de Souma mesmo parecendo "natural" (pela ausência de One Piece e Ansatsu) não deixa de ser uma boa conquista. Eu sinceramente não consigo ver Souma sobrevivendo por muitos e muito anos, se tornando um Gintama da vida, já que mesmo tendo só 3 anos de vida, vemos que sua popularidade já está um pouco desgastada (Bem pouco, mas está, não existe mais um "hype" gigantesco sobre a obra por parte dos japoneses), além disso o seu anime não foi um sucesso grande, o que evita que a obra se torne um Haikyuu!! da vida, que terá muitas outras temporadas. Porém, também não acredito que os autores vão querer fazer com que Souma dure mais de 8 anos (Que acho que é o máximo que a obra consegue chegar), então não deve ser um grande problema o fato de que pensando em longo prazo, a situação de Souma não seja tão favorável. 

Hinomaru Zumou conquistou a terceira colocação e conquista o ótimo rendimento no TOC. Os editores estão fazendo o seu máximo para fazer com que a obra aumente a própria popularidade, isso é inegável. E acredito que de algum modo isso surgirá efeito caso a obra ganhe um anime, não digo que vai se tornar um novo Kuroko no Basket, já que a obra de basquete tinha vendas bem melhores, mas acredito que Zumou possa alcançar a faixa das 100 mil cópias por volume, o que já seria um resultado bem satisfatório para uma obra que deve vender entre 40 mil cópias por volume. É importante deixar claro que Zumou é uma obra querida pelos japoneses, se não fosse, não estaria vivo na Shonen Jump, porém parece que eles não amam o bastante para querer colecionar os volumes (Lembrando que quem compra a Shonen Jump, compra os volumes mais por coleção e não por que quer ler o mangá, mesmo porque os volumes custam bem caro). 

Sesuji wo Pin! to, Página Colorida.

Na quarta colocação tivemos Boku no Hero Academia que podemos assumir que esta semana pegou uma posição abaixo do seu potencial. A obra não está tendo queda de popularidade, não é porque os japoneses não votaram bem em um "X" capítulo (Mesmo porque nem dá mais para ler isso em consideração, sendo que até o nosso querido Oda já declarou que o TOC é feito pelos editores). O motivo dos editores terem colocado a obra em quarto não posso dizer, porque não faço a minima ideia, mas deduzo que o fato de ter ganho capa na edição passada foi um dos motivos para que os editores não sentissem necessidade de colocar a obra entre as três primeiras colocações, onde normalmente fica.

Fechando o TOP 05 tivemos Gintama, que após duas semanas de ausência voltou na quinta colocação - Os editores devem ter colocado o mangá em uma posição tão alta justamente por causa dessa pausa, assim o público que já estava ansioso para ler o mangá, ficará com um "hype" ainda maior, querendo saber o motivo pelo qual os editores decidiram colocar em uma posição tão alta. O motivo da pausa da série eu já expliquei, mas re-explico para quem esqueceu, o autor ficou doente e não conseguiu terminar os capítulos, assim o mangá não foi lançado por duas semanas seguidas, mas pelo sabemos não foi nada de grave, provavelmente uma gripe bem pesada. Essa posição foi um grande "match point" para Gintama, e ele aproveitou para fechar as dúvidas com um saque potente e certeiro, o mangá mostra que pode estar desgastado, mas continua muito popular.

PSI Kusuo Saiki, Página Colorida.

Em sexto lugar tivemos Toriko que conquistou mais uma boa posição, após um período de turbulência, os editores começaram a classificar o mangá entre a sexta e a oitava colocação, deixando assim a obra bem mais estável, porém não muda a realidade que as vendas de Toriko estão caindo e o autor está adiantando o final da sua história - O que muda é que Toriko vai mostrando que por enquanto está bem salvo, e os editores devem dar a possibilidade dos autores encerrarem sua obra "natural", como aconteceu com Katekyou Hitman Reborn (Que teve um final apressado, porém natural). Em sétimo lugar tivemos Black Clover que conquistou uma posição baixa para os seus padrões, mas também não é motivo para se preocupar, a obra continua bem popular. O seu novo volume vendeu 80 mil cópias em 8 dias, um bom resultado e que prova que aos poucos, a obra está se tornando cada vez mais popular.

Em oitavo lugar, abrindo a zona vermelha, tivemos Nisekoi - Mesmo parecendo ruim a sua posição, não podemos considerar tão ruim, já que praticamente o mangá ficou nas posições que sempre está. Eu sinceramente acho estranho os editores não classificarem tão bem Nisekoi, já que é uma obra que vende relativamente bem, porém pensando bem, eu até entendo o motivo. A obra não é um mangá que vai durar mais muito tempo, não tem uma popularidade monstruosa como Ansatsu (Que faça valer a pena mesmo assim colocar entre os primeiros) e por fim a obra atrai um público bem único, assim não agradando a grande maioria na revista, deste modo é melhor deixar-lo em posições mais baixas, onde esse público único poderá continuar lendo, e somente em capítulos bem importantes classificar Nisekoi bem, logicamente para promover estes capítulos.

Q.E.D, Página Colorida (One Shot).

 Acredito que o mesmo acontece com World Trigger, além da inconsistência do autor, a obra não parece ser daqueles mangás com um grande apelo comercial para o público "geral", agradando mais leitores específicos já que a obra apresenta um estilo de ação um pouco mais lento e mais técnico. Logicamente que também devemos lembrar que muitos dos seus compradores (do volume e dos gadgets) não são leitores da Weekly Shonen Jump, principalmente dos gadgets que em grande parte são crianças que acompanham todo o domingo as 6 horas da manhã o anime. World Trigger não é uma obra extremamente popular e na corrida contra muitas obras se mantém atrás sim, porém, também sabemos que o mangá não é essa tragédia que o TOC faz parecer. Em décimo tivemos Bleach que também não é a tragédia em popularidade que o TOC faz parecer ser.

Por fim nas últimas duas colocações tivemos o "match point" de Kagamigami e Best Blue, a diferença é quem fez o match point foram os editores que praticamente cancelam a obra - Ainda não é dito oficialmente, mas levando em consideração que a nova leva deve estrear entre 3 a 5 edições, os autores já devem ter recebido a notícia que suas obras serão canceladas e já devem estar encaminhando os mangás para o seu fim. Estarei torcendo para que os dois autores tenham a possibilidade de lançar um novo mangá na Jump, caso não tenham, existe umas outros 100 revistas que eles podem ir trabalhar.

Dando um pequeno extra, quero falar desse super anúncio relacionado à Isobe Isobee Monogatari, eu estou esperando ansiosamente que seja o anúncio de um anime. Tomara que não seja um animação feita no paint que dura somente 5 minutos, como muitos mangás recebem, mas que seja uma uma animação de boa qualidade que consiga passar muito bem todo o humor da série e também consiga adaptar de forma eficiente o seu traço a televisão. Também pode ser anúncio de alguns OVA's, um TV drama ou mesmo um transferimento do mangá para uma outra revista, o sinceramente espero que não seja. Estou curioso para ver esse tal anúncio. 

Declaração de Oda de como funciona o TOC.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'