quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #48 (Ano 2015)


Eis que nasce o novo Shingeki no Kyojin.

Um novo monstro está preste a ressurgir da lagoa chamada Weekly Shonen Jump, e sim, estamos falando do monstro que vive nas profundezas do TOC, em um local tão fundo que nem o mangá mais fracasso consegue alcançar. Isobe Isobee Monogatari ressurge, com uma bela capa e com um anúncio. É isso mesmo que vocês estão pensando: Anime vindo aí, baby!

TOC Weekly Shonen Jump #48 (26/10)
Isobe Isobee Monogatari (Capa, Página Colorida de Abertura, Aniversário de 2 anos, Anúncio do Anime e de Peça Teatral que serão lançados em 2016).
01 - One Piece
02 - Boku no Hero Academia
03 - Ansatsu Kyoushitsu
04 - Shokugeki no Souma
05 - Black Clover
Samon-Kun wa Summoner (Capítulo 06)
Takuan to Batsu no Nichijou Enma-chou (One Shot, Página Colorida, 47 Páginas)
06 - PSI Kusuo Saiki
Haikyuu!! (Página Colorida)
07 - Gintama
08 - Hinomaru Zumou
Kochikame
09 - Sesuji wo Pin! to
Mononofu (Página Colorida, Capítulo 07-PréRank)
10 - Toriko
11 - Nisekoi
12 - World Trigger
13 - Bleach
14 - Kagamigami
15 - Best Blue
Hunter x Hunter (Ausente)

Prévia da Edição 49
Capa, Página Colorida de Abertura e Anúncio Importante: Boku no Hero Academia
Página Colorida: Black Clover, Kung-Fu Master (One Shot, 47 Páginas), My Hero Academia Smash (One Shot, Spin-off).
Ausente: World Trigger e Hunter x Hunter

Isobe Isobee Monogatari, Página Colorida

Começando pelos mangás não ranqueados, quem ganhou capa, página colorida de abertura, um anime, uma peça teatral e o amor eterno do Analyse It foi Isobe Isobee Monogatari. O mangá que é uma comédia tradicional que ocupa em média 10 páginas por capítulo, é lançado na revista toda a semana e é sempre classificado na última colocação, já que sua função é de "fechar a revista". O anime será bem curto, cerca de 30 segundos que deve passar em intervalos comerciais, tu poderá ver em qualquer ordem e ainda por cima em vários dispositivos diferentes além da TV - Foi a melhor escolha levando em conta que Isobe só tem 10 páginas por capítulo, deste modo, 480 páginas por ano. Já a peça teatral pode ser um ótimo modo do público infantil (Acredito que a peça será voltado ao público infantil) à série, além de ensinar-los de modo engraçado a história do Japão.

Nessa edição também tivemos página colorida para Haikyuu!!, o que é bem natural já que é uma obra de sucesso e deste modo os editores continuam dando vários "presentes" para o mangá - Nessa edição também tivemos página colorida para Mononofu, que por mais que eu tenha pensado que era uma boa notícia essa página colorida, colocaram a obra em uma posição extremamente baixa - O motivo pode ter sido vários, porém devemos ficar com um pé pra trás sobre essa página colorida. Vamos esperar as posições que o mangá conquistará nas próximas duas semanas para podermos formar uma verdadeira opinião.  Por fim, o one shot Takuan to Batsu também ganhou página colorida, comentei no mangá na Jump NEXT Vol 01.2015 e deixei claro que suas chances de serialização eram altíssima. Por mais que o mangá ainda não foi serializado, relançaram na Shonen Jump, se for bem recebido, com certeza virará série. 

Samon-Kun wa Summoner pode ainda não ter ganho página colorida, mas a posição do mangá nesta semana está ótima. Ainda não é certo que o mangá será um sucesso ou será um fracasso, pelo que venho acompanhando pelos fóruns, a sua recepção está muito boa, o público está gostando bastante da série e dando um feedback positivo, porém, vimos séries que teoricamente foram bem recepcionadas e mesmo assim terminaram canceladas, como o caso de iShoujo e Kuro Clock, que até venderam muito bem nos primeiros volumes (Tão bem quanto Kagamigami, por exemplo), contudo os editores preferiram não apostar na série, já não acreditavam em seu potencial. Outras séries, como foi o caso de Illegal Rare, Kagamigami e World Trigger, os editores mesmo tendo uma recepção mediana nos primeiros capítulos, os editores preferiram dar mais alguns meses de vida, no caso de World Trigger foi uma escolha certa. Não sabemos se Samon-Kun, caso se torne um mangá de boa recepção, ganhará esse apoio dos editores (Mononofu com certeza ganhará).

Isobe Isobe Monogatari, Página Colorida.

Na primeira e terceira colocação tivemos One Piece e Ansatsu Kyoushitsu respectivamente. Os dois mangás continuam extremamente seguros na revista e mesmo com a ascensão de Boku no Hero Academia, os mangás continuam dominando as duas primeiras colocações. Entretando sabemos que o reinado de Ansatsu Kyoushitsu não durará muito tempo, provavelmente a obra já está caminhando para o seu final e até o final do primeiro semestre do próximo ano deve ser encerrada naturalmente, assim Hero poderá assumir a sua colocação e começar a ser a obra, juntamente a One Piece, a protagonizar a luta pela primeira colocação.

Na segunda colocação tivemos Boku no Hero Academia que provavelmente terá o seu anime anunciado na próxima semana. Ainda não se sabe o estúdio que adaptará a obra, porém já sabemos que a distribuidora será TOHO, o que aumenta relativamente as chances do estúdio ser a Pierrot e diminui as chances de ser a Toei - Eu sinceramente não estou preocupado em ver uma adaptação de boa qualidade, mesmo que eu prefira que tenhamos um anime muito bem animado e fiel, atualmente estou torcendo para que façam uma adaptação de sucesso, para que as vendas do mangá aumentem bastante e a obra consiga se concretizar como um sucesso. Deste modo, eu torço para que o anime vá para estúdios como Pierrot, Toei ou Madhouse (Melhor opção), já que podem entregar um anime de longa duração que possa agradar todos os públicos, mesmo que por ser de longa duração, a qualidade provavelmente será prejudicada.

Takuan to Batsu, Página Colorida (One Shot)

Em quarto lugar tivemos Shokugeki no Souma que continua bem estável - O autor na semana passada deixou claro que já tem material para os próximos 4 ou 5 anos de Souma, nos levando a crer que a obra provavelmente durará ainda muito tempo. Eu sinceramente não sei se Souma terá a força para conseguir sobreviver por todo este período, se vocês me dissessem 3 anos atrás que por exemplo Toriko estaria nessa situação ou me dissesse em 2008/2009 que Bleach estaria nessa situação, eu não acreditaria, por isso não sabemos como será o futuro de Souma, tudo pode acontecer. Mas que é perigoso e ao mesmo tempo ambicioso o objetivo do autor em fazer com que a obra dure por mais de 10 anos, com certeza é.

Fechando o TOP 05, tivemos Black Clover que vai aumentando as vendas do seu volume semana após semana - O que World Trigger, Hero e Clover tem em comum? As três obras são os últimos B-Shounens de sucesso que foram lançados na Weekly Shonen Jump. Trigger e Hero ganharam anime antes do aniversário de dois anos, então é bem provável que Clover também conseguirá ter a sua versão em anime antes do seu aniversário de dois anos, que deve acontecer em Fevereiro de 2017. Provavelmente o mangá sofrerá o problema de haver poucos capítulos para serem adaptados, o mesmo problema que sofreu World Trigger e sofreferá Boku no Hero Academia, mas isso pode ser resolvido com "fillers" ou Logicamente isso dependerá de quantas propostas boas o anime está recebendo atualmente, contudo acredito que vários bons estúdios já estão a dispostos a fazer a animação de Black Clover, já que o mangá está vendendo muito bem e tem um grande potencial comercial.

Haikyuu!!, Página Colorida.

Em sexto lugar PSI Kusuo Saiki que deve vermelho de raiva com o fato de Isobe já ter ganho anime, enquanto a sua obra está no terceiro ano de vida e por enquanto só ter ganho um live-action. Temos duas opções nesse caso, a primeira é que os estúdios não estão interessados em adaptar PSI e a segunda é que os editores (Ou o próprio autor) não gostaram da propostas que os estúdios deram, provavelmente por estarem a procura de uma animação estilo Sket Dance ou Gintama para a obra, e não simplesmente um anime que dure no máximo 10 minutos cada episódio, como acontecerá com Isobe Isobee Monogatari que receberá uma animação de 30 segundos somente. Em sétimo tivemos Gintama que ficou em uma posição mediana, porém satisfatório para a obra.

Em oitavo lugar tivemos Hinomaru Zumou que teve uma leve queda, mas não acredito que não seja nada de preocupante. Atualmente todas as séries que atualmente frequentam as primeiras colocações, tirando os três monstros (One Piece, Ansatsu e Hero) pegam em algumas semanas posições baixas, por isso não é nada preocupar o fato de Zumou não ter pego uma boa posição esta semana - Com um anime tão cedo de Hero, o anúncio do anime de Isobe, Live-Action de PSI, eu acredito profundamente que no aniversário de dois anos veremos alguma boa surpresa relacionada a Zumou, talvez não seja um anime, mas algo que ajudará de algum modo a série a aumentar sua popularidade, mesmo que seja bem pouco.

Em nono lugar tivemos Sesuji wo Pin! que pegou uma posição baixa, mas nada de preocupante ainda, já que praticamente ficou na média de páginas que sempre fica. O que é realmente preocupante é o fato da série não ter recebido uma capa no lançamento do seu primeiro volume, quem sabe receberá no seu segundo (Algumas séries recebem somente no segundo), mas talvez não chegue a receber em nenhum, o que seria muito, mas muito preocupante. Isso demonstraria que os editores mesmo mantendo a série viva não tem nenhum objetivo em transformar Sesuji wo Pin! em um verdadeiro pilar, muito pelo contrário, querem de todo o modo deixar-lo nas posições intermediária. Mesmo os editores não dando uma capa para o mangá, a obra vem pegando posições boas, mesmo que nada fantástico, então podemos dizer que por enquanto Sesuji wo Pin! está a salvo. 

Mononofu, Página Colorida.

Toriko ficou na décima colocação e vem sofrendo com sua queda de popularidade. Com a chegada do anime de Hero e daqui a 1 ano ou um pouco mais, o anime de Black Clover, com certeza esquecerão ainda mais de Toriko, já que outros B-Shounen de sucesso estarão em mais destaque. Entretendo, mesmo com a popularidade caindo cada mês que passa, acredito que o mangá irá ter o seu final natural. Toriko é uma obra muito importante para a Weekly Shonen Jump, nos momentos de vacas-magras foi uma das principais obras a sustentar a revista, então os editores tem um grande respeito pelo mangá e pelo mangaká, que além de Toriko, revelou um outro mangá de sucesso. Em décimo primeiro lugar tivemos Nisekoi que fará aniversário de 4 anos na edição #51, deste modo acredito que em breve veremos a obra recebendo uma capa.

World Trigger ficou em décimo segundo lugar, a obra ficará ausente na próxima semana e no lugar teremos um spin-off de Boku no Hero Academia. A verdade é que o fato dos editores manterem o mangá mesmo com a sua constante ausência mostra como eles confiam na série e acreditam no seu sucesso, já que se a obra não fosse necessária na revista, com certeza já teriam transferido para uma outra revista, como a Jump NEXT ou mesmo a Jump Plus, deste modo posso garantir a vocês que World Trigger em curto prazo está MUITO seguro. Logo após, em décimo terceiro lugar tivemos Bleach que continua semana após semana vivo na revista. Por fim, nas duas últimas colocações tivemos Kagamigami e Best Blue, as duas séries já estão canceladas e devem acabar quando lançarem a nova leva, que deve chegar em muito em breve.

Prévia da Próxima Edição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'