quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #50 (Ano 2015).


O parceiro. 

Na edição, onde Hinomaru Zumou recebe uma fantástica parceria com Kuroko no Basket, tivemos várias grandes novidades: Posições reveladores, autor voltando para a revista, anime de Boku no Hero Academia e muitas outras. Então, não é melhor estendermos a introdução com "delongas", vamos ao TOC:

TOC Weekly Shonen Jump #50 (09/10)
Hinomaru Zumou (Capa, Página Colorida de Abertura e Extra - Colaboração com Kuroko no Basket -) 
01 - One Piece
02 - Shokugeki no Souma
03 - Ansatsu Kyoushitsu
Sesuji wo Pin! to (Página Colorida)
04 - Boku no Hero Academia
05 - Haikyuu!!
Toriko (Página Colorida)
06 - Nisekoi
07 - Gintama
Mononofu (Página Colorida)
08 - PSI Kusuo Saiki
09 - Black Clover
10 - World Trigger
11 - Samon-Kun wa Summoner (Primeiro Rank)
12 - Bleach
Kochikame
13 - Best Blue
14 - Kagamigami
Isobe Isobee Monogatari 
Hunter x Hunter (Ausente)

TOC Weekly Shonen Jump #51 - Prévia
Capa e Página Colorida de Abertura: Nova Série de KAITO sobre o esporte baseball, autor do mangá Cross Manage.
Página Colorida: Sesuji wo Pin! to, Shokugeki no Souma, Isobe Isobee Monogatari.
Ausente: One Piece

Hinomaru Zumou, Página Colorida de Abertura.

Começando pelos mangás que não serão ranqueados nesta edição, Hinomaru Zumou além de receber sua segunda capa do ano, também ganhou uma fantástica parceria com Kuroko no Basket (Além do seu capítulo "normal"). Os editores estão mostrando que colocam muita fé na obra e que para eles vale muito a pena apostar na série, assim, por mais que parcerias tendem a não resultar em nenhum crescimento, deixa pelo menos por uma edição a obra em um maior destaque. Quem sabe consiga atrair alguns poucos leitores, mas tenham certeza, não será nada que mudará a realidade atual de Zumou (Suas baixas vendas, por exemplo).

Nesta mesma edição tivemos páginas coloridas para Sesuji wo Pin! to, que ganhará uma outra página colorida na próxima semana, para assim fazer publicidade do seu volume. Por incrível que pareça, o novo volume da série, já em seu primeiro dia conseguiu vender mais que o sétimo volume de Hinomaru Zumou, mostrando que o mangá pode ter um bom potencial de vendas - Não é certo que na soma total venderá mais que Zumou, porém, pelo menos no primeiro dia vendeu. Toriko e Mononofu também receberam página colorida, mas sem ter um motivo claro, provavelmente só foi para presentear os dois mangás.

Hinomaru Zumou, Página Colorida.

Em primeiro lugar tivemos One Piece que, sinceramente, não tenho nada de novo para comentar - O mangá continua soberano na revista e com suas vendas monstruosas, continuará por mais vários anos - A primeira grande surpresa desta edição foi justamente Shokugeki no Souma que ficou em segundo lugar, conseguindo superar obras como Ansatsu Kyoushitsu e Boku no Hero Academia. Levando em conta que o mangá também ganhará página colorida na próxima edição, é quase certo que os editores estão colocando muita fé nesse arco e querem criar "hype" sobre o público. Uma escolha inteligente, já que a obra é muito popular e suas partidas culinárias tendem a trazer uma grande euforia nos leitores.

Em terceiro lugar tivemos Ansatsu Kyoushitsu, que como sempre fica entre os três primeiros colocados. Logo após em quarto tivemos Boku no Hero Academia, que nesta edição anunciou que o estúdio que produzirá o anime será o "Bones", o mesmo que fez recentemente Kekkai Sensen, e já trabalhou com outras séries famosas, como por exemplo: Fullmetal Alchemist, Soul Eater e Noragami. É interessante notar que a primeira vez que o estúdio pega um mangá da "Weekly Shonen Jump", provavelmente os editores ficaram muito satisfeito com a adaptação de Kekkai Sensen e o projeto entregue pelo estúdio também deve ter sido muito convincente, assim decidiram deixar o estúdio adaptar a obra. O diretor responderá será Kenji Nagasaki, que é conhecido por ser um diretor muito competente.

Continuando sobre Hero, o seu novo volume foi lançado nesta quarta-feira no Japão - Por mais que ainda não tenhamos o resultado da primeira semana de vendas, já foi divulgado o primeiro dia, e incrivelmente a obra conseguiu superar "Bleach", um feito inédito para o mangá. Provavelmente o "hype" do anime deve ter estimulado muitas pessoas a comprarem o mangá, dando assim mais um outro boost na obra, porém, devemos ver se nos próximos dias o mangá continuará vendendo mais que Bleach, já que também devemos lembrar que o público comprante da série de Kubo não sente mais a necessidade de comprar o volume assim que lança, assim o pico porcentual de vendas no primeiro dia é muito menor do que em obras como Boku no Hero Academia - Porém, nos dias seguintes, enquanto Hero terá uma queda maior, Bleach provavelmente terá uma queda bem menor, já que suas vendas são mais heterogenias.

Sesuji wo Pin! to, Página Colorida.

Fechando o TOP 05, tivemos Haikyuu!!, após semana passada ficar na primeira colocação, a obra voltou ao seu habitual, que não deixa de ser um "habitual de alto padrão". A verdade é que Haikyuu!! está muito seguro na revista e mesmo não pegando constantemente primeiras colocações, é um mangá que os editores nem cogitam em cancelar, já que é extremamente popular e traz um lucro enorme para a Shueisha e para a própria Shonen Jump. Não sabemos quanto a obra ainda poderá durar, mas é praticamente certo que pelos próximos três anos, o mangá está mais do que seguro na revista. Suas vendias teriam que fazer uma queda assustadora para que a obra caia de 900 mil cópias por volume para 150 mil cópias em apenas três anos, algo que sinceramente nunca vi acontecer com nenhum mangá.

Em sexto lugar tivemos Nisekoi que esta semana ficou em uma posição mais alto que o normal, ficando acima de obras como Black Clover e PSI Kusuo Saiki, mangás que normalmente Nisekoi não consegue se estabelecer sobre. O que isto significa? Praticamente nada, os editores classificam a obra nas últimas colocações por causa do seu público bem restrito - Nisekoi raramente agrada os leitores femininos, que são cerca de 30% da Jump (Em uma pesquisa realizada ano passado sobre os mangás da jump que o público feminino mais gosta, Nisekoi ficou em último lugar). E também não agrada parte dos leitores masculinos, aqueles que não gostam de comédia romântica, deste modo classifica-lo em posições tão altas que não irá mudar muita a sua situação, assim vale a pena deixa-lo em posição mais intermediárias e nos capítulos mais importantes ou nos que os editores acreditam que poderá agradar mais o público "geral", dar uma posição levemente melhor.

Toriko, Página Colorida.

Em sétimo lugar tivemos Gintama que nesta semana lançou o seu volume número 61 - A obra em seu primeiro dia de vendas foi o quarto mangá mais vendido do dia, perdendo para: Boku no Hero Academia, Bleach e Nisekoi respeticamente. Mesmo que para muitos sejam uma má notícia estar perdendo para Nisekoi, as vendas de Gintama continuam altas, e não tem mal algum ficar atrás de um outro mangá que também está vendendo bem. Logo após na oitava colocação tivemos PSI Kusuo Saiki que caiu duas posições comparado ao TOC anterior, mesmo assim, isso não significa uma queda de popularidade, somente que este capítulo os editores preferiram dar menos destaque, provavelmente por não ser tão engraçado (Na visão deles). Em breve devemos voltar ver a obra voltando aos seis primeiros colocados.

Black Clover ficou na nona colocação, uma das piores posições que o mangá conquistou em toda a sua história. Para aqueles que interpretam o TOC como uma votação direta dos leitores, o que eu já repeti e demonstrei várias vezes que é uma visão errônea da classificação (Que não é bem uma classificação, mas sim o índice da revista), esta posição de Clover poderá soar como um mal presságio, contudo, nós sabemos que a classificação é dos editores que usam como base a popularidade da obra (Em geral, não só de um capítulo), suas vendas, a qualidade do capítulo e quanto eles acham que aquele capítulo será chocante para o público. Black Clover sempre conquista posições altas, tendo algumas semanas que desliza e pega posições baixas como estas, essa semana é só mais um deslize, o mangá é muito popular e não esta correndo risco algum de ser cancelado. Os editores por enquanto nem estão cogitando retirar a série da revista.

Mononofu, Página Colorida.

Em décimo lugar tivemos World Trigger que continua pegando suas posições baixas, porém seguras. Os editores não demostram ter nenhum plano de cancelar a obra, o mesmo vale para Bleach que ficou duas posições abaixo, em décimo segundo lugar - O seu novo volume como eu já havia dito, ficou em segundo lugar no primeiro dia de vendas, perdendo para Boku no Hero Academia, não é realmente uma má notícia, porque a obra continua vendendo muito bem, porém é mais uma prova que cada vez mais a obra vai se tornando menos importantes na revista, já que mangás como Souma, Haikyuu!! e agora Hero já superaram Bleach em vendas. Mesmo assim, como Gintama, não vejo o mangá correndo risco algum de ser cancelado, suas vendas por mais que estejam perdendo para vários mangás mais novos, continuam altas o suficientes para não valer a pena retirar o mangá da revista.

Voltando uma posição, em décimo primeiro lugar tivemos Samon-Kun wa Summoner, o seu primeiro ranking foi bem baixo e praticamente enterra as chances da obra se tornar um sucesso - Ao menos que aconteça um milagre e a obra se torne um novo Sket Dance, o que acho bem improvável - Continuo acreditando que mesmo assim Samon não teve uma má recepção, utilizarei um exemplo bem atual, Lady Justice está conseguindo vender em seus volumes o mesmo que, por exemplo Kagamigami, porém enquanto Kagamigami os editores deram página colorida e fizeram o possível para sobreviver, no caso de Lady Justice simplesmente classificaram em posição baixas e deixaram cair no "limbo do esquecimento". É certo que Samon não teve uma recepção para ser cancelado imediatamente, mas acredito que teve uma boa suficiente que se os editores tiverem uma boa intenção, poderia ser salvo por uma leva. Mas não será, e quem sabe, não seja cancelado juntamente com Best Blue e Kagamigami que esta semana, novamente, protagonizaram as duas últimas colocações da edição.

Prévia da Próxima Edição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'