quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #51 (Ano 2015).


Rosas na sepultura. 

KAITO está de volta para a Weekly Shonen Jump, após em 2012 ter lançado o tão amado e ao mesmo tempo esquecido, "Cross Manage" - Porém a sua volta não foi a única novidade deste TOC, tivemos mangás que conquistaram posições fora do seu comum, além de séries dando adeus para revista, sendo assim enterradas em nossas memórias. Sem mais grandes delongas, vamos ao que importa, vamos ao TOC:

TOC Weekly Shonen Jump #51 (16/11)
Buddy Strike (Capa, Página Colorida de Abertura e Nova Série de KAITO)
01 - Ansatsu Kyoushitsu
02 - Boku no Hero Academia
Shokugeki no Souma (Página Colorida)
03 - Toriko
04 - Hinomaru Zumou
05 - PSI Kusuo Saiki
06 - Haikyuu!!
Sesuji wo Pin! to (Página Colorida)
07 - Black Clover
08 - Gintama
09 - Mononofu
Kochikame
10 - Samon-Kun wa Summoner
11 - World Trigger
12 - Nisekoi
13 - Bleach
Isobe Isobee Monogatari (Página Colorida)
14 - Best Blue
15 - Kagamigami (FIM)
One Piece (Ausente)
Hunter x Hunter (Ausente)


Prévia da Próxima Edição:
Capa e Página Colorida de Abertura: Haikyuu!!
Página Colorida: Buddy Strike, Hinomaru Zumou e Full Charge!! Kaden-Chan (One Shot).

Buddy Strike, Página Colorida de Abertura.

Começando pelos mangás não ranqueados, nesta edição tivemos a estréia de Buddy Strike, por um autor que já é conhecido por aqueles que acompanham a Jump à um bom tempo - KAITO havia lançado também Cross Manage, mangá de esporte que na verdade era mais focado mais no "Slice of Life" - A obra teve uma recepção ruim, porém, os editores mesmo assim fizeram o seu máximo para o mangá acabasse se tornando um sucesso, inclusive prorrogando sua vida (Como fizeram com Kagamigami), infelizmente as ações editoriais não deram certo e assim tiveram que cancelar a obra, que ao todo teve cinco volumes. Agora KAITO está de volta com outro novo mangá de esporte, a dúvida, é se desta vez o autor irá vingar ou não - O histórico de sucesso dos mangás do gênero baseball na Jump não são muito favoráveis para o autor. 

Outra dúvida que nasceu nessa edição foi: E a segunda estreia? Será realmente uma estreia solitária? Eu sinceramente acredito que não será. Os editores não tem nenhum motivo lógico para salvar Best Blue, que inclusive teve vendas horrorosas no seu primeiro volume, mostrando que Best Blue não tem possibilidade alguma de se tornar um sucesso, é bem possível que a maioria dos leitores da revista já tenham abandonado o mangá, inclusive. Já vimos em 2013 (e também nos anos anteriores) de algumas levas serem interrompidas por causa de capas de mangás já de sucesso, no caso do ano de 2013, a capa de Toriko ficou entre o lançamento de: Jaco (de Akira Toriyama) e Kurokuroku (de Atsushi Nakamura). Pode ser, que neste ano façam o mesmo esquema: A segunda opção seria manter Best Blue, para assim poderem fazer uma leva de três mangás em Fevereiro (Iriam cancelar Samon-Kun, Best Blue e um veterano), mas isso não seria inteligente, já que Kagamigami vende mais que Best Blue, então seria mais inteligente cancelar Best Blue e prolongar mais ainda a vida de Kagamigami. Por fim, a última opção é cancelar Best Blue, mas não dar um substituto imediatamente, guardando sua vaga para uma estréia futura. 

Os mangás que ganharam página colorida nesta edição foram: Shokugeki no Souma, Sesuji wo Pin! e Isobe Isobee Monogatari: No caso de Sesuji wo Pin!, está recebendo página colorida com um motivo bem claro: Fazer publicidade do seu primeiro volume que acabou de ser lançado. As suas vendas, de acordo com o Ranking Oricon (Que não cobre todas as lojas, devemos lembrar esse detalhe) foi 24 mil cópias em cinco dias, um resultado bom, porém que ao mesmo tempo não é espetacular. A série teve uma estréia melhor que por exemplo, World Trigger e nosso querido Hinomaru Zumou, que estreou vendendo 19 mil cópias, mas ao mesmo tempo perdeu para qualquer outra obra válida da revista. Devemos ver quanto os próximos volumes irão crescer em vendas, como aconteceu com World Trigger ou irá se estabilizar nessa quantidade bem baixa, como aconteceu com Zumou. 

Buddy Strike, Página Colorida.

Em primeiro lugar tivemos Ansatsu Kyoushitsu que conquistou mais uma primeira colocação, o mangá aproveitou muito bem a ausência de One Piece e garantiu sua vaga como o segundo mangá em ordem de leitura (Perdendo somente para Buddy Strike que é o primeiro em ordem de leitura). Ansatsu Kyoushitsu está chegando ao seu fim, isto é inegável, e provavelmente será encerrado no próximo ano, deste modo os editores da Jump ao mesmo tempo que devem maximizar o lucro com a obra, para aproveitar seus últimos meses na revista, também devem começar a preparar o terreno para um mangá que possa substituí-lo. Acredito que algum autor famoso estará se preparando lançar seu mangá quando Ansatsu Kyoushitsu se for, uma das minhas grandes apostas é justamente a autora de Reborn! que foi cancelado em 2012 - A autora atualmente trabalha na obra EldLive da Jump + - Porém, o mesmo não é uma obra que retira muito tempo da autora, já que é lançado bem lentamente (Inclusive foi lançado mais para fazer publicidade da Plus, do que de fato para ser uma série recorrente do site). Tenho que certeza que veremos a Amano de volta a Jump no próximo ano.

Em segundo lugar tivemos imediatamente Boku no Hero Academia, que no seu novo volume, vendeu cerca de 175 mil cópias em cinco dias. Sendo que o volume anterior havia vendido 195 mil cópias em seis dias de vendas, podemos considerar que as vendas de "Hero" praticamente não aumentaram e também não diminuíram, continuaram estáveis. Não é uma má notícia, porém é triste ver que o"hype" por causa do anime ainda não causou um efeito real sobre a obra. Também é interessante notar que, em seu primeiro dia de venda, Hero vendeu mais que Bleach, mas na soma dos cinco dias de vendas, vendeu cerca de 80 mil cópias a menos, mostrando que os compradores de "Boku no Hero Academia" compram os seus volumes normalmente no primeiro dia, isso é muito comum em séries novas, onde todos ficam ansiosos para ler o que vai acontecer ou os colecionadores (que são a maioria dos compradores) estão ansiosos para colocar mais um volume na sua coleção - Séries mais veteranas, como Bleach, One Piece e Gintama não tem um pico de primeiro dia tão alto, já que os leitores não sentem a necessidade de ler os seus volumes já no lançamento, até mesmo os colecionadores, que já estão a tanto tempo comprando o produto daquela série que faz dessas compras uma ação "comum" e não mais uma novidade.

Em terceiro lugar tivemos Toriko que fazia um bom tempo que não conquistava uma posição tão alta. O que deixa ainda mais interessante esta colocação é que na semana passada o mangá também havia conquistado página colorida. Então, o que isso significa realmente? Não é a popularidade do mangá voltando com tudo, tenham calma, Toriko ultimamente tende a conquistar este pico de popularidade, que na verdade são bem comuns em séries que um dia já foram um dos pilares da revista (Quando começou a decadência de Bleach, o mangá inicialmente se estabilizou no meio da tabela, se tornando um companheiro fiel de outras três obras: Sket Dance, Beelzebub e Gintama. Logo após, Bleach caiu mais ainda, mas na época que era só um mangá intermediários, dava sempre este picos que Toriko raramente consegue. Toriko não é mais um pilar, mas os editores tem muito respeito pela obra e sabe que ainda tem muitas pessoas que lêem a obra, assim nos capítulos que eles acreditam que vale a pena dar um destaque, dão página colorida ou colocam em uma posição tão alta, infelizmente está cada vez mais raro os editores acharem um capítulo que para eles, "vale a pena" colocar em posições altas. Outro ponto que ajudou Toriko a ficar em uma posição alta foi a ausência de One Piece, precisavam de um outro B-Shounen para ocupar as primeiras colocações além de Hero, estranhamente preferiram Toriko que Black Clover, talvez não acreditavam que o capítulo desta edição de Clover era bom o bastante para ocupar de forma satisfatória as primeiras páginas da revista.

Shokugeki no Souma, Página Colorida.

Em quarto lugar tivemos Hinomaru Zumou que vai ganhar página colorida na próxima semana, os editores estão mesmo dando uma publicidade gigantesca para a obra ultimamente, mas talvez eu entenda o motivo, em Maio, por isso daqui a 6 meses, a obra completará dois anos de vida e por isso tem grandes chances de ter um anúncio do anime. Provavelmente os editores estão ultimamente dando tanta publicidade para obra, pois já estão com um estúdio pronto para o anime ou talvez estejam tentando chamar atenção de algum, para assim ter um grande anúncio no seu aniversário de 2 anos (Sempre no aniversário de 2 anos, anunciam algo de especial). De qualquer modo, fico feliz que os editores estão se esforçando para fazer com que Zumou se torne um sucesso - O seu último volume, o sétimo, vendeu em cinco dias cerca de 27 mil cópias, sendo que o volume anterior vendeu em 3 dias, cerca de 21 mil cópias (Com dois dias a mais vendeu 6 mil), o que é um número ainda bem baixo, principalmente se levarmos em conta que com problemas de estoque e sendo somente o primeiro volume, Sesuji wo Pin! quase superou Zumou (Inclusive superou no primeiro dia de vendas). Sejamos sinceros, olhando esses dados de vendas está mais do que claro que as vendas de Zumou se estabilizaram, somente um anime para fazer com que a obra ganhe um boost. Em quinto lugar tivemos PSI Kusuo Saiki que conquistou mais uma boa posição.

Na sexta colocação tivemos Haikyuu!! que na próxima semana ganhará capa e página colorida, é raro ver um mangá ganhando capa tão cedo, se não for por motivos de anúncio importante, porém pelo que tudo indica Haikyuu!! não anunciará nada de importante na próxima edição - Provavelmente os editores decidiram dar esta capa já que a obra é um sucesso estrondoso, além disso a sua segunda temporada está em exibição na TV, colocar-lo na capa iria chamar atenção de ainda mais compradores. É sempre bom lembrar que os editores normalmente colocam um mangá na capa, não para atrair publicidade para o mangá, e sim para atrair novos compradores para a revista, por isso mangás mais populares ganham mais capas de que mangás que estão com a popularidade em decadência. E também é por isso que muitas revistas colocam como capa modelos ou cantoras famosas, por que assim irá atrair ainda mais leitores. De qualquer modo, essa capa para Haikyuu!! é a grande prova que os editores respeitam demais a série e sabem do seu potencial comercial. 

Em sétimo lugar tivemos Black Clover que juntamente com Sesuji wo Pin! foi um dos mangás indicados ao Nico Nico, de um dos melhores mangás lançados neste ano - A votação é popular, por isso podemos dizer que tem grandes chances da obra ganhar o prêmio - Se este prêmio vale alguma coisa? Para a Shonen Jump em si não, eles não importam com prêmios com votação popular, e sim com indicações da critica especializada e das vendas das obras (Isso sim é realmente importante para a Jump), mas deve ser uma boa conquista para o autor, é sempre saber que entre todos os mangás lançados no ano de 2015, o mais querido pelo público é justamente o seu. Esta semana Black Clover ficou em sétimo lugar, mas uma posição abaixo do seu potencial, isso pode significar duas coisas: Os editores começaram a classificar o mangá de acordo com suas vendas ou o mais provável, não estão achando os capítulos interessantes o suficiente para merecer boas colocações, mesmo que o mangá esteja passando por uma saga bem animada e frenética. 

Sesuji wo Pin! to, Página Colorida.

Em oitavo lugar tivemos Gintama que conquistou mais uma posição "comum" para o mangá: Na semana passada foi anunciado que uma das sagas mais importantes de Gintama será adaptado ao anime, que assim passará de 500 episódios - Isso é uma grande notícia para a série, e parece que esta notícia ajudou o mangá a ter um pequeno aumento de vendas, já que o mangá voltou a crescer levemente as suas vendas, nada de fantástico. O seu último volume voltou a ficar acima de Hero, o que foi um grande feito - Este resultado me leva a crer, será que a volta de um anime de Bleach ou Toriko iria ajudar a série a se recuperar? Teoricamente sim. Porém, ao mesmo tempo estes animes foram cancelados por baixa de audiência, diferente do de Gintama que foi interrompido por falta de conteúdo. Deste modo, vimos com Toriko e Bleach que suas vendas estavam caindo mesmo com o anime, e nada indica que a volta dele mudará essa situação. Além, se os animes desses dois voltaram, provavelmente só traria prejuízo para o estúdio produtor, que não iria lucrar o suficiente e também para o canal de TV, que poderia colocar no mesmo "slot" um programa que poderia dar mais audiência. Resumidamente, a volta do anime de Toriko e Bleach poderia ajudar as duas obras a frearem suas quedas de vendas, mas mesmo assim traria um prejuízo tão grande para o canal de TV e também para o estúdio, e traria um lucro tão insignificante para a Shueisha, que não torna este ano nem um pouco vantajoso. 

Em nono lugar tivemos Mononofu, que continua sendo classificado nas suas posições intermediárias. O mangá vem ganhando várias páginas coloridas, mas o seu sucesso ainda é uma dúvida, Kurogane também teve um inicio parecido e acabou sendo cancelado com um pouco mais de 1 ano de vida. Um outro problema da série é justamente Samon-Kun wa Summoner, que mesmo não tendo tanto apoio editorial quando Mononofu, conseguiu nesta semana ficar colocado com seu amigo de leva, conquistando a décima colocação - Como eu já expliquei, a recepção de Samon-Kun não foi ruim, mas os editores serão obrigados a cancelar um desses dois mangás, e tudo indica que vão escolher para Samon-Kun ao invés de Mononofu. Contudo, mesmo a situação pendendo para a permanencia do mangá de shogi, ainda é muito cedo para tomar alguma conclusão, pode ser que Samon-Kun acabe se tornando um novo Sket Dance (O que reforça ainda mais está possibilidade é o fato da obra ser uma comédia). E por fim tem a triste possibilidade dos dois mangás acabarem dançando, isso se torna ainda mais provável caso, por exemplo Buddy Strike acabe fazendo sucesso e nenhum dos veteranos acabe sendo encerrados nos próximos meses. A Shonen Jump vem passando por um grandíssimo problema com o número de "slots" na revista, está mais do que na hora dos editores aumentaram o número de mangás para 21 ou 22 por edição. 

Abrindo a zona de perigo, tivemos World Trigger que por mais uma semana ficou entre os últimos cinco colocados... Sinceramente este não é um grande problema para a obra já que podemos dizer que o autor já está acostumado a ser colocado entre os últimos, nem mesmo quando o público votou na série ao ponto de ficar na primeira colocação na votação de melhor capítulo da edição, os editores decidiram presentear-lo colocando-o em primeiro lugar (Podem ter presenteado com uma capa ou página colorida, não sabemos. É importante lembrar que os japoneses consideram a primeira colocação do TOC justamente a capa, já que como todas as posições são decididas pelo editor-chefe, é o mesmo que decide qual mangá vai receber o privilégio "master" da edição, que é ter o direito de ser capa e ao mesmo tempo abrir a revista). Logo após em décimo segundo lugar tivemos Nisekoi que aos poucos vai tendo uma leve queda de vendas, ainda acredito que o seu anime ganhará uma terceira temporada, talvez seja anunciada em breve, já que faltam poucas edições para a obra ganhar sua capa de aniversário de 4 anos, assim os editores aproveitam o momento para também dar um belo anúncio de uma possível terceira e última temporada da obra. Não acredito que Nisekoi irá passar do ano de 2016, pelo que vejo como vai andando a história, deve ser encerrado naturalmente ainda no próximo ano.

Isobe Isobee Monogatari, Página Colorida.

Em décimo terceiro lugar tivemos Bleach que continua ficando nas últimas colocações, semana após semana. Lembra quando era uma surpresa ver Bleach entre os últimos colocados? Nem lembro, porque faz tanto tempo. Mesmo nesta situação bem triste, a obra continua bem segura na revista, não correndo nenhum risco real de ser cancelado. Na semana passada foi lançado um novo volume de Bleach, o número 70, e a obra vendeu em cinco dias cerca de 255 mil cópias, sendo que o volume anterior havia vendido em 6 dias cerca de 285 mil cópias, eu considero que Bleach conseguiu pelo menos por este volume, estabilizar suas vendas. Já é uma grande conquista, já que a obra cada volume que passava ia tendo uma pequena queda de vendas - Aliás, enquanto a obra vender em poucos dias mais do que Nisekoi, Gintama e Boku no Hero Academia, não vejo nenhuma chance dos editores cancelarem o mangá, aliás, se Kubo quiser fazer com que o mangá dure até 2017 e suas vendas se mantiveram estáveis, os editores vão deixar o autor continuar o seu mangá, mesmo que acredito que na segunda metade do próximo ano veremos Bleach sendo finalmente encerrado naturalmente. Não acredito que Kubo irá adiar o fim da história ainda mais.

Logo abaixo tivemos Best Blue conquistou a décima quarta colocação e parece que vai sobreviver pelo menos até a próxima edição, mesmo assim, não acredito que veremos o mangá durar muito tempo, para mim na próxima ou na primeira edição do ano de 2016 a obra será cancelada, como eu já disse no segundo parágrafo desta matéria, suas vendas foram péssimas e é insustentável manter a obra na revista. Por fim, na última colocação tivemos Kagamigami que acabou sendo cancelado, joguemos nossas rosas em sua sepultura, mas não é tudo tristeza, acredito fielmente que o autor voltará para revista, pelo menos lançando um novo "One Shot" - Muitos erroneamente consideram Iwashiro um autor que só teve fracassos, porém Psyren durou 17 volumes, que é MUITO e Mieru Hito foi um mangá de grande sucesso na época do seu lançamento, mas por ter uma história curta, acabou sendo encerrado naturalmente com apenas um ano de vida. Kagamigami é o primeiro fracasso real de Iwashiro, então provavelmente o veremos lançando um One Shot no futuro, talvez, caso não tenha a possibilidade de voltar na Jump, pelos editores não acreditarem mais em seu potencial, com certeza o veremos em uma outra revista. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'