quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #53 (Ano 2015).


Expectativas para 2016.

Com uma rara edição #53, o ano de 2015 chega ao fim na Jump: Os editores entregaram um TOC normal, tranquilo e bem dentro do padrão, que nos ajudaram a fechar nossas conclusões sobre o desempenho de cada mangá que compõe esta revista ao longo de todo ou quase todo o ano. Por isso, mesmo sendo um TOC normal, prometo-lhe entregando uma grande análise, mas antes disso, vamos ao índice:

TOC Weekly Shonen Jump #53 (30/11)
Nisekoi (Capa, Página Colorida de Abertura e Aniversário de Quatro Anos)
01 - One Piece
02 - Boku no Hero Academia
Ansatsu Kyoushitsu (Página Colorida)
Buddy Strike (23 Páginas, Capítulo 03)
03 - Shokugeki no Souma
Shimatsu-ya K (One Shot, Página Colorida)
04 - Sesuji wo Pin! to
05 - Haikyuu!!
Black Clover (Página Colorida)
06 - PSI Kusuo Saiki
07 - Hinomaru Zumou
08 - Mononofu
09 - Gintama
10 - Toriko
Kochikame
11 - World Trigger
12 - Bleach
13 - Samon-Kun wa Summoner
Isobe Isobee Monogatari

Prévia da Edição #01 de 2016:
Capa e Página Colorida de Abertura: One Piece
Página Colorida: Kochikame, Isobe Isobee Monogatari, Koro-Sensei Q (Extra) e One Shot do autor de Mitsukubi Condor.
Ausente: World Trigger.

Nisekoi, Página Colorida de Abertura.

Vamos começar pelos mangás não ranqueados: Quem recebeu capa e página colorida de abertura nesta edição foi justamente Nisekoi que está completando seus incríveis quatro anos de vida, um feito que é almejado por muitas séries. É certo que a série não tem mais as mesmas forças de antes, porém continua sendo um dos mangás mais importantes da revista, justamente por trazer um grupo de leitores diferenciados a revista, um grupo de leitores que tendem a comprar quanto mais gadgets possíveis das suas séries favoritas, um grupo que realmente faz do mangá um produto lucrativo, assim mesmo sendo somente um grupo especifico e que passa longe de ser a maioria da revista, a presença deles é extremamente vantajosa para a Shueisha / Jump. Não foi por nada que em 2014, Nisekoi foi o mangá que mais ganhou página colorida.

Nesta edição Ansatsu Kyoushitsu e Black Clover receberam páginas colorida: Devemos assumir que 2015 foi um ano espetacular para Tabata Yuuki, após o fracasso de Hungry Joker, o autor voltou com um grande sucesso que vem tendo um grandíssimo apoio dos editores: Foram doze páginas coloridas ao longo do ano, conquistando assim o segundo lugar de obra que mais ganhou página colorida. Logicamente muitas das páginas coloridas foi para estimular as vendas da obra, como fazem com quase todos os novatos, porém, outra parte foi por causa da ótima recepção da série. Levando em conta toda esta publicidade e a alta popularidade da série é quase certo que no próximo ano teremos o anúncio do seu anime, dificilmente será no seu aniversário de 1 ano, que acontecerá já em fevereiro, mas quem sabe em julho/agosto do próximo ano, a obra não ganhe uma capa para fazer este grande anúncio? Eu acredito fielmente nessa possibilidade.

Nisekoi, Página Colorida.

Em primeiro lugar no TOC tivemos One Piece que teve mais um ano tranquilo, sem grande publicidades ou material extra, diferente do ano que vem que teremos mais um novo filme (Será lançado no verão japonês, por isso entre Junho e Setembro de 2016). Em segundo lugar tivemos Boku no Hero Academia, esse sim teve um ano balado e tendem a ficar ainda mais no próximo ano: Além de receber várias páginas coloridas, publicidade e também teve um aumento de vendas gigantesco, a obra à alguns edições atrás anunciou que o incrível estúdio Bones irá lançar um anime, provavelmente de 24 episódios. A verdade é que se tem algum mangá que vai brilhar no próximo ano é Hero, e caso a obra seja bem adaptado (Não digo em qualidade, mas que consiga agradar o público japonês, independente da qualidade, vide Tokyo Ghoul), veremos um boost gigantesco em suas vendas, o que levará os editores a realçaram o mangá para o cargo de pilar, que atualmente é ocupado por One Piece, Ansatsu Kyoushitsu e Haikyuu!!.

Em terceiro lugar tivemos Shokugeki no Souma - Bem, o que me faz ficar realmente um pouco desanimado com Hero é que minhas expectativas em relação ao ano de 2015 para Souma seriam fantástica: Acreditava fielmente que a obra poderia se tornar um pilar da revista após o anime que foi lançado no mês de abril, contudo, não foi isto que aconteceu. O anime até fez uma adaptação bem fiel do mangá, mas a adaptação mesmo não conquistou os japoneses ao ponto de fazer com que a obra vendesse mais de 700 mil cópias por volumes, como muitos esperavam. Tem vários motivos para isto ter acontecido, um deles é claramente o ecchi que ao ser adaptado a televisão, ao invés de soar sensual, soou engraçado. Boku no Hero Academia é um B-Shounen, as chances de acabar falhando são bem menores, mas mesmo assim existe o risco disto acontecer, inclusive se o estúdio entregar uma adaptação de altíssima qualidade. Infelizmente qualidade não é sinônimo de popularidade, a Toei entende muito, mas muito bem disto.

Shimatsu-ya K, Página Colorida (One Shot).

Em quarto lugar tivemos o outro novato que deu certo: Sesuji wo Pin! to - Assim que estreou muitas pessoas não colocavam tanta fé no mangá, sim, eu estava dando um "hype" absurdo por causa do autor, entretanto, o fato do mesmo não ter experiência em uma revista de grande porte e estar trazendo um mangá sobre dança, deixou muitos preocupados com o futuro da série - Mesmo assim, Sesuji wo Pin! to conseguiu conquistar o coração dos seus leitores e com sua história leve e bem desenvolvida, garantiu a vaga na Shonen Jump. Provavelmente o ano de 2016 será bem tranquilo para a série, muito parecido com o ano de 2015 para Hinomaru Zumou... Os editores dificilmente irão anunciar um anime, e talvez deem uma página colorida para o mangá, na época do seu aniversário. Quem está ansioso para um anime de Sesuji wo Pin! to é melhor guardar toda essa ânsia para 2017, quando finalmente deve ser anunciado e lançado.

Por fim, fechando o TOP 05 tivemos Haikyuu!!, outro mangá que por mais não tenha brilhado tanto quanto em 2014, conseguiu se destacar neste ano também. Haikyuu!! foi a obra que mais recebeu páginas coloridas neste ano, tendo ao 13 páginas. Além disso, em Outubro foi lançada a sua segunda temporada, o que fez com que a obra voltasse a ficar com um grande destaque por todo o Japão (E mundo)... A verdade é que Haikyuu!! é o terceiro mangá que mais vende na Jump, é um fenômeno mundial e por fim tem uma história estável, o que dá segurança aos editores em apostar na obra, principalmente se levarmos em conta além da história já ser estável, é um mangá de esporte, o estilo que mais consegue manter leitores (Por isso, mangás do gênero tem mais facilidade em durar mais de 10 anos). Com o fim de Ansatsu Kyoushitsu, é bem provável que os editores apostaram ainda mais em Haikyuu!!, ao menos que o anime de Hero seja lançado antes do fim de Ansatsu e consiga fazer um grande sucesso, o que é uma opção bem realista, caso isto aconteça, acredito que Haikyuu!! terá um ano de 2016 bem parecido com de 2015, tendo um grande destaque, recebendo várias páginas coloridas, mas tendo poucos primeiros lugares.

Ansatsu Kyoushitsu, Página Colorida.

Em sexto lugar tivemos PSI Kusuo Saiki que teve um ano igual ao de 2012,2013 e 2014, a única diferença é que foi anunciado um live-action da obra que ninguém nunca mais teve notícias, nem a imagem dos autores que irão encenar o live-action vimos - Mas isto é uma má notícia? Posso dizer que é decepcionante ver PSI Kusuo Saiki ganhando tão pouco destaque e principalmente, ver-lo sem um anime, porém não é uma má notícia: Kochikame mesmo, por mais que tenha sido um sucesso gigantesco, durou mais de 10 anos para finalmente ganhar um anime. É MUITO comum os animes tradicionais ficarem sem anime, se eu listar o números de comédias tradicionais que passaram na Jump, fizeram um sucesso gigantesco e ficarem sem ganhar um anime, vocês ficariam enojados. PSI Kusuo Saiki está seguro e vamos torcer para que em 2016 algum estúdio se interesse em adaptar a obra para a TV, ou quem sabe, não façam igual a Isobe, onde lhe dão um anime de curtíssima duração, que passará no intervalo de alguns programas. Normalmente comédias tradicionais recebem este fim, infelizmente.

Em sétimo tivemos Hinomaru Zumou que teve um ano bem tranquilo, o mangá conseguiu ganhar várias páginas coloridas e duas capas, o que é um grande feito, levando em conta que a obra que tem as piores vendas da revista (Lembrando que só começamos a comparar as vendas de uma obra com as demais obras da revista a partir do seu quarto volume, quando finalmente o mangá conseguiu estabelecer um público). Contudo, os editores colocam muita fé na obra e por mais que não devem acreditar que Zumou se tornará um grande sucesso, devem esperar que após um anime, a obra venda bem o suficiente ao ponto de se tornar sustentável manter-lo na revista. Espero que o anime de Zumou seja anunciado quando a obra completar 2 anos, em Maio de 2016. Em oitavo lugar tivemos Mononofu que vem conquistando boas posições e se estabilizando na revista, ainda é cedo para fazer alguma previsão sobre como será o ano de 2016 da série, mas já é um grande feito para o autor não ser cancelado nos primeiros 20 capítulos, como 80% das séries são.

Abrindo o Bottom, tivemos Gintama que também teve um bom 2015, por mais que suas posições continuam medianas e suas vendas estáveis, em abril deste ano tivemos a volta do anime, o que não resultou em nenhum aumento de vendas, como já era esperado (Novas temporadas quase nunca resultam em aumentos de vendas), porém, o que me deixou assustado é mesmo com o anime de exibição, os editores não fizeram nenhum esforço em aumentar o destaque de Gintama na revista - Antes do anime, viamos o mangá pegando posições fantásticas, chegando até a ficar em um TOP 03, mas após o lançamento da nova temporada, simplesmente passaram a voltar a obra no seu cantinho. De qualquer modo Gintama está seguro e não será cancelado, no máximo em 2016 terá o seu fim natural. Quem talvez não teve um 2015 tão bom foi Toriko que só viu suas posições ao longo do ano piorarem, suas vendas caírem e suas chances de ter um anime novamente zeradas. E por mais que ainda seja um mangá relevante, para os editores, Toriko não é mais de grande importância para revista. Existe vários sites publicando sobre a possível volta do anime de Toriko em 2016, como publicam sobre a volta de Bleach, não fiquem tão esperançosos, isso não irá acontecer: Esses sites publicam essas informações para ganhar mais visualização. Não existe nenhum planejando para a volta do anime da obra e nenhum desses boatos traz uma fonte realmente confiável... E acreditem caso o anime estivesse preste a voltar, os editores estariam fazendo uma grande publicidade em cima de Toriko previamente, como fizeram com Gintama, que semanas antes de anunciar o anime, estava ganhando várias páginas coloridas e ficando em posição fantásticas no TOC.

Black Clover, Página Colorida.

Em décimo primeiro lugar tivemos um outro mangá, que por mais que não seja de grande importância para os editores, está muito seguro na revista, sim, estou falando de World Trigger - O mangá vende muito bem, tem um anime em exibição e tão uma alta vendas de gadgets, contudo, não chega a alcançar os números de obras como One Piece, Haikyuu!! ou até mesmo Nisekoi, porém, quando compararmos a mangás como Bleach, que por mais que vendem mais volume, se totalizarmos as vendas dos gadgets e jogos, com certeza estará trazendo bem mais lucro que Bleach - Resumidamente: World Trigger não é dos mangás mais importantes da revista, mas não deixa de ser importante, os editores não pretendem cancelar-lo e em 2016 deve manter o mesmo estado deste ano, ficando nas últimas colocações, porém se mantendo vivo. A saúde do autor também não deve melhorar, infelizmente, por isso as pausas continuarão: Na verdade o mesmo precisa de uma pausa, mas ele sabe, que caso faça isso o "momentum" do anime irá embora, assim perderá vários leitores, o que resultará em uma queda de popularidade. A Jump não é boazinha, como eu sempre digo, é uma empresa que foca primeiramente no lucro, assim, caso World Trigger não seja mais financeiramente viável, será cancelado. Uma pausa longa para o autor se recuperar dos problemas de saúde resultaria em uma queda de popularidade grande o suficiente que os editores prefeririam simplesmente cancelar a obra.

Bleach, está em uma situação bem pior que World Trigger, não será cancelado, mas está mais do que claro que os editores não querem mais nada vindo do mangá: Até mesmo Hinomaru Zumou que vende 30 mil cópias por edição recebe mais publicidade que Bleach. Motivo? Zumou em breve ganhará um anime e poderá se tornar vantajoso em longo prazo para a Shonen Jump, no caso de Bleach, só se tornaria em longo prazo vantajoso, caso voltasse o anime, o que tem baixíssimas possibilidades de acontecer, aliás, se fosse acontecer, os editores fariam questão de dar mais publicidade para a obra, como fazem com Ansatsu Kyoushitsu, que mesmo chegando ao seu fim, por saberem que vai trazer lucro mesmo após o seu fim, continuam dando um grande destaque. Talvez, a única coisa positiva que reserva 2016 para a obra é o lançamento global do seu jogo, contudo, não pensem que isto é uma espécie de publicidade: Não pensem que um jogo grátis não lucra, como dei exemplo nos comentários da edição passada, Flappy Bird lucrou 50 mil ao dia sendo grátis e não tendo nenhum conteúdo a pagamento: Lucrou isso somente com a publicidade, e é isso que a grande maioria dos APPs para celular lucram: Com a publicidade de outras empresas e com os próprios produtos. Ou vocês acham que Whatsapp não dê nenhum lucro para Mark Zuckerberg? A Jump é uma empresa capitalista como qualquer outra, e acima de tudo visam o lucro: O lançamento global do jogo é mais um modo de lucrar, mas se estivessem mesmo pensando na volta do anime, estariam dando um grande destaque para Bleach, justamente para maximizar os próprios lucros. Quando o assunto é anime: Bleach e Toriko estão na mesma situação.

Sabe o que 2016 reserva para Samon-Kun wa Summoner? O cancelamento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'