segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Análise: TOC Monthly Jump Square #01/Janeiro (Ano 2016).


Descarrilhando.

O trem do "hype" estava a velocidade máxima, contudo, ir além da velocidade permitida pode trazer grandes prejuízos ao trem. Não deu em outra, antes mesmo a estréia, o anime de Sousei no Onmyouji recebeu um grande golpe: O estúdio será a "Pierrot", e assim que os fãs ansioso souberam desta informação, o trem do "hype" descarrilhou. Contudo, eu digo, este é o momento de abandonar os preconceitos e torcer para que Sousei no Onmoyji tenha uma ótima adaptação. Antes de continuar o discurso, vamos ao TOC:

Jump SQ #01/Janeiro de 2016:
Contrast 88 (Página Colorida de Abertura)
Sousei no Onmoyuji (Capa)
01 - Chihaya-San wa Sonomama de Ii
02 - Owari no Seraph
Serapuchi!! (FIM)
03 - Happy Milly
Platinum End (Página Colorida)
04 - Taishau Wotome Otogibanashi
Yami Abaki Kurau Miko (Capítulo 03, Pré-Rank)
Kishibe Rohan wa Ugokanai (One Shot, Página Colorida)
05 - Ao no Exorcist
Salaryman Exorcist Okumura
06 - Ohmori Satisfaction
Wonder Rabbit Girl (Página Colorida)
07 - Kono Oto Tomare
7th Garden (Página Colorida)
08 - Shin Tennis no Oujisama
Hougako no Oujisama
10 - To LOVE-Ru Darkness
Mu and I (Página Colorida)
11 - Gakuman!
Gag Manga Biyori GB (Página Colorida)
12 - Teiichi no Kuni
Iiyone! Yonezawa Sensei

Itálico: Mangás que são comédias curtas. Os que sempre são classificados após as suas séries mães, não conto as posições. E Iiyone!, por sempre ser classificado na última colocação, também não conto a sua posição.

Prévia da SQ #02/Fevereiro de 2016
Capa: Ao no Exorcist
Página Colorida de Abertura: Shounen Shoujo (Nova Série de Nisio Isin e Akatsuki Akira)
Página Colorida: To LOVE-Ru Darkness, Teichii no Kuni, Sousei no Onmyouji, Chihaya-San wa Sonomama de Ii, Contrast 88.

Começando pelos mangás não ranqueados, tivemos o anúncio do anime do nosso amado "Sousei no Onmoyuji" - Como eu já havia dito nas edições anteriormente, o mangá não vende muito bem, principalmente se levarmos em conta a quantidade de publicidade que os editores da SQ colocam sobre a obra, contudo, a Pierrot não se amedrontou e acreditou no potencial da série - Quem  não recebeu de maneira positiva essa coragem da Pierrot foram os leitores que sabendo que o estúdio tem o histórico de adaptações de péssima qualidade, logo criticaram a escolha.

Então, primeiramente é importante saber que realmente a Pierrot tende a encher os seus animes de "filler" e ao mesmo tendem a distorcer muitos fatos adaptados, Tokyo Ghoul que o diga. Contudo, também é importante lembrar que quando o assunto é fazer uma obra se tornar um grande sucesso, Pierrot é um estúdio que conseguiu fazer isto com bastante frequência. Já vimos estúdios entregando adaptações ótimas, e no final, o mangá ganhou um boost pequeno, já o anime não passou da primeira temporada. Enquanto nas adaptações péssimas da Pierrot, o mangá ganha um boost enorme e seus animes tem mais de duas temporadas, provando que mesmo o público ocidental não gostando, o oriental gasta muito das adaptações da Pierrot, quem sabe isto não aconteça com Sousei no Onmyouji? A questão é na verdade outra, será que vocês aceitariam trocar um anime de péssima qualidade por um aumento consideravelmente alto dos leitores do mangá?

Também tivemos nessa mesma edição várias páginas coloridas para os mangás que tiveram novos volumes lançados em Dezembro: Grande destaque para a posição baixa dada para Mu and I - Mesmo ganhando página colorida para publicidade do seu novo volume, os editores preferiram classificar a obra nas últimas colocações. A verdade é que para Mu and I a situação está cada vez mais perigosa e o seu cancelamento aos poucos vai se tornando uma triste realidade. Não posso dizer o mesmo que Gag Manga Biyori GB que vende mais que muitos mangás da revista, é super querido e só foi classificado no fundo por ser uma comédia tradicional (Tendem a ter posições bem instáveis).

Quem também ganhou página colorida foram os mangás: Wonder Rabbit Girl e 7th Garden, o motivo também é o lançamento dos seus novos volumes. Diferente de Wonder Rabbit, 7th Garden não está tão seguro na revista e precisa demonstrar para os editores que vale a pena manter-lo na revista. Por sorte, parece que Mu & I e Gakumon! tendem a ser cancelados primeiros, mas se no próximo volume 7th Garden não tem uma grande melhora em vendas (Pois o lançado este mês não teve nenhuma melhora), é bem possível que os editores decidam colocar-lo nas últimas colocações de uma vez por toda e comecem a preparar a casa para o cancelamento da série. A situação para a série não está nem um pouco tranquila.

Platinum End, Página Colorida.

Em primeiro lugar na revista tivemos a comédia curta Chihaya-San, a obra conquistou o coração dos leitores da Jump SQ, e os editores vem colocando-o em posições altíssimas atrás de posições altíssimas. Mesmo assim comercialmente falando, Chihaya-San não é uma obra realmente vantajosa: Se ao menos estivesse em uma revista semanal, poderíamos ver um anime no estilo de Himoto, contudo, a obra é mensal e tem pouquíssimas páginas por edição, conseguindo lançar um volume por ano (E olhe lá). Entretanto, a obra não pode ser um sucesso comercial, mas é de extrema importância para a revista, já que os leitores anseiam por seus capítulos e mesmo sendo somente 5 páginas por edição, se divertem com o conteúdo.

Em segundo lugar tivemos Owari no Seraph que este ano teve o seu pico em sucesso, o anime trouxe um grande boost para a obra, contudo, como será o ano de 2016 para a série? Não consigo prever o futuro, porém posso tentar imaginar usando os dados atuais: O mangá só venderá os volumes mais novos, já que quem comprou os volumes antigos comprou neste ano, no máximo um número pequeno de pessoas irá comprar os volumes mais velhos, um número que não fará tanto diferença no resultado final. Mesmo assim, os seus volumes novos conseguem vender o suficiente bem para a SQ manter-lo entre os primeiros colocados, ganhando várias páginas coloridas e capas. Acredito que o ano de 2016 para Owari no Seraph será tranquilo, por mais que a obra não seja o maior sucesso da revista (em vendas), os editores trarão como tal. Talvez somente Sousei no Onmyouji pode ameaçar esta posição de Seraph. Nesta edição também tivemos o fim de "Serapuchi!!", um spin-off curto de comédia de Owari no Seraph.

Pulando para a quarta colocação tivemos Taishau Wotome que chegou ao seu sexto capítulo e continua sendo muito bem ranqueado pelos editores, o que por enquanto é uma boa notícia: Talvez estejamos a ver um novo sucesso da revista (Ainda é cedo para dizer isso, devemos esperar ao menos completar 10 capítulos, mas ao menos a obra está estável). Em quinto lugar tivemos Ao no Exorcist que mesmo após o anime de Owari no Seraph continua soberano na revista, sendo a obra que mais vende - Contudo os editores preferem não dar constantemente destaque para o mangá, pelo mesmo motivo que acredito que não deem tanto destaque para Magi na Sunday, a obra vende muito, contudo não tem mais anime e não tem previsão de voltar. Por isso, é melhor dar destaque para obras que precisam do "spotlight" e deixar Ao No Exorcist em posição mais intermediária, pegando em alguns casos o primeiro lugar ou ganhando uma página colorida.

7th Garden, Página Colorida.

Em sétimo lugar tivemos Kono Oto Tomare!, obra sobre um clube de música japonesa tradicional. É interessante que mesmo tendo Kono na revista, os editores decidiram lançar um outro mangá de música, chamado Contrast 88 - A briga entre as duas séries será bem grande caso o novato seja bem recepcionado. O que pode fazer Kono Oto Tomare! levar uma pequena vantagem é já ser muito querido pelos leitores da revista e que provavelmente até o final de 2017 já vai ter uma versão em anime. Mesmo assim, caso Contrast entregue uma boa série, que saiba passar bem a essência do piano, é capaz que as duas séries consigam coexistir na revista. Em oitavo lugar tivemos o único mangá de esporte da revista, Shin Tennis Oujisama. A obra está em uma situação bem tranquila, é um grande sucesso e não tem nenhum concorrente no estilo, aliás, desde o fim de 1/11 em 2014 que a obra não tem nenhum concorrente do gênero de esporte.

Na décima colocação tivemos nosso querido To LOVE-Ru Darkness, que por mais que tenha ficado em uma posição baixa, não corre nenhum risco de cancelado, diferente de Gakumon! que ficou na décima primeira colocação e realmente está com a corda no pescoço: A obra por mais que já tenha sido um grande sucesso e até conquistou um primeiro lugar no TOC, teve uma queda de popularidade absurda na segunda metade de 2015, fazendo assim que os editores decidam que é o momento de talvez dar adeus para série. O autor deve ficar triste com a notícia, mas nem tanto, já que publica outros dois mangás em outras revistas. Só espero que a SQ o mantenha e possamos ver-lo voltar para a revista cedo ou tarde, já que é um autor muito talentoso.

Estado das Séries:

- Como eu fiz com a Shonen Jump também farei com a SQ, mas no caso da Square eu irei atualizar cada 3 meses (Lembrando que na Jump a atualização vem a cada 2 meses), por isso a próxima vez que postarei os estados das séries será somente em Abril, o mês número quatro. Faço cada 3 meses por um motivo lógico, na SQ as mudanças acontecem mais lentamente.

Muito Seguro: Ao no Exorcist, Owari no Seraph, To LOVE-Ru Darkness, Shin Tennis Oujisama, Gag Manga Biyori e Sousei no Onmyuji.
Seguro: Kono Oto Tomare, Chihaya-San, Happy Milly, Wonder Rabbit Girl, Yonezawa-Sensei, Teiichi no Kuni, Platinum End e Taishau Otome.
Bolha: Yami Abaki Kurau Miko, Ohmori Satisfaction, Iiyone!
Em Perigo: Mu and I e 7th Garden.
Cancelamento Eminente: Gakumon! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'