quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #01 (Ano 2016).


A caótica Jump. 

Seria fácil explicar esse TOC se eu seguisse a falácia que a classificação é o resultado da votação, porém, como eu já expliquei mil vezes, tudo indica que o TOC é classificado somente pelos editores, que levam em conta a popularidade de cada mangá, logicamente. Este fato deixa o TOC deste início de ano ainda mais complexo, com vários detalhes e passos falsos que podem nos levar a ter várias interpretações errôneas. Por isso, com muito cuidado, com delongas e sem pressa, irei analisar o primeiro TOC do ano de 2016.

TOC Weekly Shonen Jump #01 de 2016 (07/12)
One Piece (Capa e Página Colorida de Abertura)
01 - Ansatsu Kyoushitsu
Ansatsu Kyoushitsu - Koro Sensei Q - (Capítulo Especial vindo da Saikyou Jump)
02 - Hinomaru Zumou
Kochikame (Página Colorida e Anúncio Importante)
03 - Boku no Hero Academia
04 - Shokugeki no Souma
Ayakashi Ishoku Hen'itai Garo (Página Colorida, One Shot de Ishiyama Ryou)
05 - PSI Kusuo Saiki
06 - Haikyuu!!
07 - Samon-Kun wa Summoner
Buddy Strike (Capítulo 04)
08 - Black Clover
09 - Toriko
10 - Gintama
11 - Sesuji wo Pin! to Shikakou Kyougi Dance-Bu e Youkoso
12 - Mononofu
Isobe Isobee Monogatari (Página Colorida)
13 - Nisekoi
14 - Bleach
World Trigger (Ausente)
Hunter x Hunter (Ausente)

Prévia da Edição #02 de 2016:
Capa e Página Colorida de Abertura: Shokugeki no Souma
Página Colorida: Hinomaru Zumou, Koroshiya Domino (One Shot).

Página Colorida de abertura, One Piece.

Como já é de tradição, começaremos pelos mangás não ranqueados: Nesta edição quem recebeu capa e página colorida de abertura foi o nosso querido One Piece - O mangá continua sendo o monstro que é, com uma popularidade gigantesca, deste modo os editores não precisam criar uma razão para colocar-lo como capa: O mangá vende revistas, atrai leitores, já é o bastante para colocar-lo como capa da Shonen Jump em qualquer momento. É sempre bom lembrar que a capa não é primariamente para fazer publicidade do mangá (Sim, ás vezes é usado para isto), mas sim para atrair leitores e vender quanto mais edições possíveis. 

Nesta edição também tivemos página colorida para Isobe Isobee Monogatari, que por ter recebido esse presente dos editores deixou a última colocação (Lembrando que o mangá é sempre classificado em último, já que sua função é fechar a revista). O one shot Ayakashi Ishoku também recebeu página colorida, a obra é do mesmo autor de Mitsukubi Condor e inicialmente foi lançada na NEXT, mas por causa da sua ótima recepção os editores já estão planejando o seu lançamento na Shonen Jump. E também tivemos página colorida para Kochikame que trouxe consigo um grande anúncio, o mangá receberá uma peça teatral em comemoração ao seu aniversário de 40 anos - Lembrando que a partir deste ano irei considerar as posições de Kochikame.

Ainda é muito cedo para fazer alguma análise de Buddy Strike, é necessário ao menos esperar o quinto capítulo para começarmos ter uma ideia, e somente no sexto para levarmos de fato em consideração as suas posições, contudo é claro que a sua recepção nos fóruns, principalmente na 2ch está péssima: Os japoneses parecem que não estão gostando nenhum pouco do mangá e sua recepção lembra muito obras como a de Sporting Salt. Dependendo do objetivo dos editores para a próxima rodada de cancelamento podemos dizer que existe uma possibilidade real de Buddy Striker acabar sendo cancelado com menos de 13 capítulo. Principalmente se os editores planejarem estrear quatro obras, estrear três obras sem cancelar nenhum veterano ou por fim, salvar os dois novatos e estrear três mangás. Não consigo enxergar os editores estreando dois mangás na próxima leva.

Kochikame, Página Colorida.

Em primeiro lugar no TOC tivemos Ansatsu Kyoushitsu, que nessa semana não ficou em primeiro lugar só pela inércia, mas também porque era necessário colocar-lo em uma posição alta. Os editores nesta semana decidiram fazer uma pequena publicidade do seu spin-off que é lançado na Saikyou Jump (Revista destinada ao público infantil): Por isso fizeram bem colocar o mangá na primeira colocação, assim  "Koro-Sensei Q" pode ter um grande destaque. Mesmo que, sejamos sinceros, o mangá de nenhum modo ficaria abaixo da segunda colocação: Não lembro a última vez em uma edição onde One Piece não era classificado, onde Ansatsu Kyoushitsu ficou abaixo da segunda colocação no TOC. E só para avisar aos interessados, a segunda temporada do seu anime será lançada no dia 07 de Janeiro: Dificilmente os editores darão uma capa para o mangá, já que será no período onde tradicionalmente os editores fazem capas do elenco da revista, contudo, Ansatsu tem grande possibilidades de receber na edição #06-07 uma página colorida de abertura.

Em segundo lugar tivemos Hinomaru Zumou - Bem, é indiscutível que os editores estão forçando realmente a barra em relação ao mangá: Muitos criticam a publicidade exagerada sobre Toriko, mas estão fazendo isso de maneiro dobrado sobre Zumou - Eu, como um grande simpatizante do mangá, fico feliz em vê-lo pegando posições tão altas, contudo, se analisarmos que todos os mangás merecem adquirir posições pelos seus méritos, chegamos rapidamente a conclusão que talvez outros mangás merecem mais as posições altas. Ao invés de colocarem sempre Zumou entre os primeiros, podiam fazer como semana passada: Onde, para deixar Sesuji wo Pin! to em uma destaque um pouco maior (Lançamento do seu volume, precisava de mais publicidade), colocaram Zumou em uma posição mais baixa. Fazer uma rotação mais eficiente das posições altas, tudo bem que Gintama, Toriko e Bleach não são mangás que irão brilhar mais, mas o que custa os editores fazer-los ficar entre os três primeiros em algumas semanas mais atípicas? Traria um equilíbrio maior a revista. 

De qualquer modo ainda acredito que essa grande publicidade de Zumou vai muito além de simples preferência dos editores: Primeiramente é importante deixar claro que o mangá passa por uma sequência realmente boa de capítulos, que deixam toda a equipe editorial mais confiante em deixar a obra entre os primeiros lugares. Segundo, acredito que no seu aniversário de dois anos teremos o anúncio do seu anime, ao menos é isso que o grupo editorial está a procura: Eles querem um anime de Hinomaru Zumou. Porém para isso precisam chamar a atenção de algum estúdio... É claro que suas vendas pífias não chama atenção de ninguém, entretanto, as suas ótimas posições no TOC, apoio dos editores e infinitas páginas coloridas podem atrair um estúdio que esteja pronto para investir de maneira satisfatória na obra. Duvido que eles estejam colocando o mangá nas posições altas por colocar, existe um plano em fazer de Zumou um sucesso. Se falharem, aí sim a coisa vai começar a ficar realmente feia para o mangá.

Em terceiro lugar tivemos Boku no Hero Academia que vai se aquecendo para o anime que será lançado em breve - Semana passada foi divulgado o design de Bakugou, o que gerou uma pequena revolta em todo o mundo: Os produtores da Bones decidiram fazer com que o personagem fosse um pouco diferente do anime, com uma calça extremamente baixa, parecendo um gangster vindo da califórnia. O design "moderno" do personagem não agradou muito bem a grande parte dos leitores, e sinceramente também não me agradou - Quanto isto afetará o anime? Bem pouco, a maioria dos que criticaram verão o anime mesmo assim, e o personagem também não vai mudar muito, já que é bem provável que o anime já esteja em produção, pois pelo que tudo indica, o anime será lançado no próximo abril. Só nos resta que os próximos designs sejam bem fieis ao mangá, como All Might e Deku foram. Em quarto lugar tivemos Shokugeki no Souma que conquistou mais uma posição "normal", o mangá está estável e muito seguro. 

Fechando o TOP 05 tivemos PSI Kusuo Saiki que começa o ano de 2016 com o pé direito. A série já estabilizou suas vendas, o que é esperado de um mangá que tem mais de 12 volumes, por isso está mais do que na hora de receber um anime. Contudo, sejamos sinceros, uma obra de comédia tradicional dificilmente é adaptado para a televisão, já não vêem esses mangás como obras lucrativas, já que vendem pouquíssimos Blu-Ray. O jeito mais inteligente de lançar um anime de uma comédia tradicional é colocar-lo em um horário que também o público infantil assista, como acontecia com Kochikame, contudo, somente grandes estúdios conseguem ter o privilégio de lançar um anime nas manhãs japonesas. Deste modo, é bem complicada a situação de PSI, quem sabe no seu aniversário de quatro anos, não recebemos um belo anúncio. Em sexto tivemos Haikyuu!! que conquistou uma posição mediana, porém, que não coloca de nenhum modo a obra em risco, o mangá de vôlei está extremamente seguro.

Ayakashi Ishoku, Página Colorida.

Em sétimo lugar tivemos uma grandíssima surpresa, Samon-Kun Wa Summoner. O mangá semana passada ficou na última colocação, nesta semana já deu um grande salto em direção ao sétimo lugar, significa que a obra será salva? Ainda não, meus amigos, dou como exemplo "Retsu!! Date-Senpai" que foi um mangá de comédia que chegou a conquistar um quinto lugar, e mesmo assim acabou sendo cancelado com somente 20 capítulos. Já vimos outros casos de mangás de comédias terem picos gigantescos em capítulos onde os editores acreditavam que podia recuperar a popularidade, mas mesmo assim, por não conseguirem recuperar a popularidade, acabaram sendo cancelados. Samon-Kun tem em sua vantagem que tem vários leitores que realmente gostam da obra, na 2ch existe uma campanha de mutirão de votos para que a obra seja salva, então por mais que o mangá tenha já ficado em último lugar, as suas chances de salvação são reais. Seria um evento raríssimo, mas muito interessante de se ver repetindo (Sket Dance, que também é uma comédia, foi um dos raros mangás que começaram muito mal e acabaram sendo salvos. E ainda por cima se tornou um grande sucesso, com anime com mais de 50 episódios, mais de 30 volumes lançados e com direito a final natural).

Em oitavo lugar tivemos Black Clover que conquistou mais uma posição mediana, bem, o mangá não corre risco de nenhum de ser cancelado, mas devo assumir que esta semana a sua posição foi um pouco mais preocupante que o normal. O novo arco começa a criar corpo, e os editores já deviam estar colocando a obra em posições mais altas, contudo, isto não está acontecendo. O motivo acredito eu que seja porque o começo deste novo arco ainda está um pouco lento, deste modo estão preferindo deixar em posições mais altas mangás que estão no climax do arco, como é o caso de Hinomaru Zumou e Shokugeki no Souma. Contudo, o mangá ficou abaixo de mangás como Buddy Strike e Samon-Kun wa Summoner, obras que estão longe de estarem perto de capítulos decisivos. Então, ainda não sei qual é a verdadeira situação de Black Clover, podemos dizer que ele está "na bolha". Vou esperar as próximas notícias e posições para poder trazer uma análise mais concreta. De qualquer modo, seja qual for a situação, de certo o mangá não será cancelado nos próximos 6 meses. A série vende bem o suficiente para ser mantida por muito tempo.

Toriko ficou na nona colocação, sendo seguido por Gintama que ficou na décima colocação - Esses dois mangás por enquanto estão seguros, contudo, vão sofrendo demais com o peso da idade e raramente conseguem conquistar posições altas. A situação de Toriko está ainda mais séria, já que as vendas do seu volume já são uma das mais baixas de toda a revista, perdendo para mangás como World Trigger e até mesmo para o novato Boku no Hero Academia. Os editores respeitam muito o autor, por isso ainda não cogitam cancelar a obra por enquanto, contudo, dificilmente Toriko conseguirá passar do ano de 2017, já que suas vendas estão caindo de maneira exponencial, chegará um ponto que se tornarão insustentáveis, então é bom o autor continuar com este ritmo acelerado da obra, para pelo menos poder entregar aos leitores um final natural, ao invés de ser cancelado como aconteceu com Beelzebub em 2014. Sobre a volta do anime, como falei semana passada, será quase impossível de vermos isto acontecer, somente um milagre fará que a Toei decida voltar com um anime de um mangá que está na beira do abismo.

Isobe Isobee Monogatari, Página Colorida.

Em décimo primeiro lugar tivemos Sesuji wo Pin! to, o mangá na semana passada ficou em quarto lugar, e nesta edição despencou para a décima primeira colocação, uma queda assustadora, mas ainda não acho que é necessário se preocupar. Claramente a boa posição da semana passada foi para fazer publicidade do volume que será lançado amanhã (Lembrando que a edição da semana passada, foi lançado nesta segunda-feira, e esta edição erá lançada na próxima segunda, quando o segundo volume da obra já estar nas lojas, assim a publicidade teve que ser feita na edição #53), porém mesmo o mangá ganhando esta posição por publicidade, se fosse uma obra que os editores não colocassem fé, nem estaria sendo bem classificado. A verdade é que a situação de Sesuji wo Pin! to está por enquanto segura, o mangá vendeu bem no seu primeiro volume, mas nada que garanta sua vaga na revista em longo prazo (Mais de 4 meses), entretanto, os editores tem ainda muitos mangás para serem cancelados antes de Sesuji, então em curto prazo, podemos dizer que a série está segura. O ano de 2016 será bem complicado para a obra. 

Em décimo segundo lugar tivemos outra que não está totalmente segura, Mononofu. Obra do autor de Kurogane, vai lutando de maneira feroz contra Samon-Kun wa Summoner, e é a segunda vez que fica abaixo do seu concorrente. Os dois estão perdidos nessa Jump caótica, e correm risco de serem cancelados, mas ao mesmo tempo podem se salvarem - Eu sinceramente ainda não consigo prever o futuro das duas obras, mas posso listar alguns fatos que podem ajudar vocês a tirarem suas próprias conclusões: Mononofu é uma obra de um autor muito querido pelos editores, foi bem recepcionadas e tem um apelo comercial muito maior que Samon-Kun, entretanto, Samon-Kun, foi muito bem recebido pelo público geral, e por ter um grupo de leitores bem loucos ao ponto de votar na série, fazer mutirões e votar na série, consegue em algumas semanas se sobressair sobre Mononofu, contudo, o seu apelo comercial por ser uma obra de comédia é bem mais limitado. Qual dos dois vocês salvariam? E se fosse para salvar os dois, quem dos mangás mal classificados vocês cancelariam? Não tente pensar levando o seu gosto pessoal na frente e sim, tente pensar como uma empresa que quer lucrar. 

Nisekoi ficou com a décima terceira colocação, e fica pela segunda colocação seguida nas últimas duas colocações, o que é um resultado péssimo. Para mim Nisekoi está chegando ao seu fim, esta é a realidade, ainda não dá para ter dados certos, mas acredito que daqui a 10 capítulos, o mangá será encerrado e é por isso que os editores já o estão colocando nas últimas colocações, é como fosse um lento adeus ao mangá. Não é que Nisekoi será cancelado, o mangá tem uma popularidade gigantesca e os editores não seriam loucos de cancelar-lo, é somente os autor encerrando a obra naturalmente, como se deve. Em último lugar tivemos Bleach que continua pegando posições horríveis, desta vez realmente fechou a revista, já que Isobe Isobee Monogatari recebeu página colorida e não ficou em último. A situação de Bleach está triste de se ver, contudo, o mangá ainda está seguro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'