terça-feira, 29 de dezembro de 2015

TOP 30 - Melhores Mangás de 2015.


A mais pedida - TOP 30 está de volta!

O Analyse It não poderia encerrar o ano sem a mais pedida de todas: O TOP 30 de melhores mangás do ano. A matéria manterá o mesmo estilo dos anos anteriores: Onde direi a minha opinião sobre os melhores mangás do ano, na minha opinião. Alguns mangás podem estar ausentes no TOP, por causa que eu não tive tempo de ler-lo, como por exemplo: Ao Haru Ride, I Am a Hero e Peace Maker. É normal você discordar de algumas posições da minha, por isso você tem a total liberdade de dar uma critica construtiva as minhas colocações, além de também ter a liberdade de dar a sua própria opinião.

Este ano trarei somente um detalhe diferente dos anos anteriores: Ao invés de trazer simplesmente o TOP 32 (Sim, será TOP 32 novamente), explicando detalhadamente cada posição, trarei rapidamente as 40 primeiras posições, já que eu fiz um pequeno ranking de mangás para definir o TOP 30, assim vocês poderão saber quais foram os mangás que chegaram perto, mas por pouco não entraram. Por fim, como nos anos anteriores, irei dividir o TOP em três postagens: TOP 32-21, 20-11, e encerrando em 31 de Dezembro 10-01. Eu espero que vocês gostem bastante da minha classificação, já que passei os últimos dois meses fazendo uma grandíssima maratona de obras para assim ter lido todas as obras que eu classifiquei. 

TOP 40-33:
40 - Mix
39 - Black Clover
38 - UQ Holder
37 - Sesuji wo Pin! to
36 - Sousei no Onmyouji
35 - GTO: Paradise
34 - Toriko
33 - Arslan Senki

32 - Sakamoto Desu Ga? 


O motivo de arslan Senki não ter consigo uma posição alta, foi o mesmo de Sakamoto Desu Ga?, mesmo sendo um mangá genial, ter ficado somente em trigésimo terceiro: Pouco material lançado neste ano (e ever). Eu não tenho nenhuma dúvida, caso Sakamoto Desu Ga? fosse ao menos lançado mensalmente já estaria entre os vinte primeiros colocados, mas infelizmente é bimestral, permitindo somente 6 capítulos ao ano.

Para quem não conhece, esta obra conta a história de um estudante que é simplesmente o cara mais legal do colégio. Mas ao invés de aproveitar a sua incrível popularidade para benefícios próprios, Sakamoto a usa para ajudar os demais estudante. Um garoto está sofrendo bullying? Não se preocupe que Sakamoto irá te ajudar a superar o problema da maneira mais incrível possível. E é justamente esse personagem principal extremamente carismático e hilário que faz com que Sakamoto Desu Ga? se torne um dos melhores mangás de 2015. É quase impossível ler a obra e não dar várias gargalhadas ao longo da leitura.

31 - Sun Ken Rock


Se você está a procura de um mangá Seinen que te entregará grandes lutas constantemente, nada melhor do que ler: Sun Ken Rock - Contudo não esperem ver somente lutas como UBS, por isso pancadaria pura. Em Sun Ken Rock os personagens incorporam a modalidade "Rambo" e decidem fazer lutas épicas utlizadas vários tipos de armas diferentes: Temos lutas com punho até batalhas utilizando granadas. 

Neste ano tivemos várias batalhas interessantes: Mulheres lutando até a morte com Katanas, um grande combatimento com explosivos, personagens sendo fuzilados e metralhados. E ao mesmo tempo, no meio de tanta violência frenética, o autor conseguiu entregar uma história relativamente interessante, que conseguia unir de modo satisfatório todos os acontecimentos. Talvez Sun Ken Rock não seja uma obra prima das críticas sociais, entregando mensagens profundas e filosóficas como fazia Gantz, mas conseguiu este ano entregar confrontos emocionantes e uma história de boa qualidade.

30 - Owari no Seraph


Com certeza não terá um ano melhor para Owari no Seraph que 2015 - O mangá ganhou finalmente sua versão animada, que conseguiu dar um bom boost no mangá, contudo, o anime mesmo assim não fez sucesso o bastante para ganhar uma segunda temporada (Lembrando que o anime teve dois cours, um em abril e outro em outubro, não é que teve duas temporadas). Mesmo assim podemos dizer que Owari no Seraph conseguiu se destacar.

Mas não é por causa do anime que o mangá conseguiu ficar entre os trinta primeiros colocados, e sim pelos seus capítulos no anime - O autor neste ano entregou uma sequência de lutas bem emocionantes, mas o ponto mais forte da história, na minha opinião, foi justamente o desenvolveu de Mika. O autor gastou vários capítulos deste ano para desenvolver mais Mika, reaproximando-o a Yuu e também mostrando o motivo dele ter tanta aversão aos humanos. E próximo ano tudo indica que que a série continuará entregando bons capítulos, acho que já é presença garantida no TOP 30.

29 - Golden Kamui


Lançado em 2014, Golden Kamui (y) surpreendeu vários leitores da Young Jump com sua ambientação atípica (Guerra entre o Japão e a Russia). A história também entregou vários personagens carismáticos, uma quantidade boa de violência, sem cair no "gore", uma comédia bem pontual e uma história interessante. Resumidamente, é um mangá de altíssima qualidade que se passa em um ambiente pouco explorado pelos japoneses (Na verdade raramente os japoneses exploram em mangás as guerras que eles participaram, já que em 90%, o Japão é o principal causador dessas guerras, por isso são os "vilões").

Golden Kamui este ano entregou tudo que conhecemos da série, já que o mangá lançou poucos capítulos em 2014 - O autor desenvolveu melhor o ambiente, os inimigos, a situação sócio-econômica da época, mas principalmente, o que fez de Golden Kamui se tornar um dos melhores mangás de 2015, foi o desenvolvimento da dupla que. Cada capítulo que passa tu vai se simpatizando mais pela garotinha, e vai gostando do modo em que ela colabora com Sugimoto. O TOP 30 não seria um verdadeiro TOP 30 sem o nosso querido Golden Kamui.

28 - World Trigger


World Trigger é um mangá que você ama ou odeia - Eu fico no lado daqueles que "amam" a obra. Este ano, na minha humilde opinião, a série honrou o título de "batalha estratégica" mais do que nunca. Tivemos vários combatimentos que foram realmente decididos por decisões estratégias em grupo, como aconteceu nas batalhas dos capítulo 90 - É sempre interessante ver o grupo discutindo os planos de ação, vendo quais inimigos devem atacar primeiro, se devem neutralizar o ponto mais fraco ou mesmo já atacar o mais forte.

Este arco de "Rank Battle" que vem acontecendo nos últimos capítulos fez com que a série conseguisse ficar entre os trinta primeiros. Para mim a série talvez não seja esteja tão emocionante quanto o arco de invasão que aconteceu no ano passado, por isso inclusive pegou uma posição um pouco menor, mas continua com uma altíssima qualidade e sendo bem fiel a sua história. Se o autor manter este nível, é certo que veremos a série entre os trinta primeiros colocados no próximo ano.

27 - Berserk


Seis capítulos foram o suficiente para Berserk conseguir entrar no meu TOP 30 - Acredito que todo mundo que lê Berserk no capítulo 342 teve em um orgasmo total ao ver Guts e toda a sua tripulação dentro de um navio. O grande problema de Berserk, e que não o fez conquistar posições melhores é tivemos pouquíssimos capítulos este ano. Praticamente Miura encerrou um arco, e quando estava preste a começar o novo arco (tão esperado), o ano já havia acabado.

Para piorar, o autor anunciou um hiatos, avisando que a obra só voltará no verão do próximo ano e terá um lançamento irregular, por isso sabemos que essa eterna tortura de ter pouquíssimos capítulos ao ano continuará. Ao menos, o pouco que o autor entrega, é de altíssima qualidade e deixa qualquer fã da série em extasy.

26 - Terra Formars


Um mangá que não poderia ficar ausente do meu TOP 30 é Terra Formars - Quando Gantz acabou (Falarei mais de Gantz na posição abaixo, inclusive), o mangá que preencheu a vaga no meu coração foi justamente Terra Formars: O mangá trazia tudo que um bom admirador de obra de sobrevivência precisava: Ação interrupta misturado com uma grande dose de imprevisibilidade. A cada missão tu não sabia quem iria morrer ou sobreviver, só te restava torcer para que o seu personagem preferido não morresse, e olha que as chances dele morrer eram altíssimas.

Este ano Terra Formars manteve sua alta qualidade e também a sua imprevisibilidade que fez com que eu apaixonasse pela série. O autor também sabe brincar bem com os sentimentos dos leitores, como por exemplo nos capítulos atuais tem um personagem que está a beira da morte, e o autor coloca um flashback, o que nos faz crer que suas chances de morrer são altíssimas. A questão é que a grande parte dos leitores não quer que esse personagem morra, então cria-se um grande mistério. Tirando alguns romances bem chatos, Terra Formars está provando que continua a ser um dos melhores mangás do gênero de sobrevivência.

25 - Inu Yashiki


A minha maior dor no ranking de 2013 foi não poder ter colocado Gantz, mas o mangá naquele ano havia sido tão ruim, mas tão ruim, que era inaceitável colocar-lo entre os trinta primeiros. Inu Yashiki talvez não seja tão fantástico quanto Gantz, mas consegue mesmo assim entregar um produto de alta qualidade, emocionante e com a dose de violência que esperamos de um mangá do autor. Outro ponto que faz Inu Yashiki é um elemento que já estava bem presente em Gantz: Como a sociedade reagiria aos eventos sobrenaturais que acontecem ao longo da história.

Nos últimos capítulos, por exemplo, vemos pessoas filmando certos acontecimentos da história no seu iPhone, compartilhando nas redes sociais, os jornais noticiando. O melhor que mesmo Oku (O autor da história) utilizando muitas páginas para mostrar essa reação do público, a história não fica cansativa e expositiva, muito pelo contrário, acaba deixando a história com um toque realista que muitos mangakás, principalmente do universo shounen, não conseguem de nenhum modo entregar, mesmo com a história se passando no mundo real. Por fim, o fato da história alternar entre um assassino e um herói (que é um idoso) deixa tudo ainda mais interessante. Inu Yashiki é de longe um dos melhores mangás do ano, só não pegou posições mais altas justamente pelo seu desenvolvimento lento, que faz com que a série tenha pouco conteúdo em um ano.

24 - Ajin


Ajin entra naquela lista grande de séries que não conseguiram posições melhores este ano por causa da ausência de conteúdo (No caso de Ajin foi por ter pouco capítulo, e não por causa do desenvolvimento lento) - Mesmo o segundo caso eu não considero um grande defeito da série, já que ler-la em longo prazo se torna bem saboroso, só que quando devemos avaliar o que a série entregou em um ano, percebemos que foi bem pouco em comparação as demais séries.

De qualquer modo, este ano Ajin continuou com sua alta qualidade, talvez um pouco menos emocionante que os anos anteriores, mas continuou muito boa a série. Tivemos várias cenas de ação eletrizantes e algumas cenas que realmente surpreendeu a grande maioria dos leitores, como por exemplo o plano de Kei que foi revelado no capítulo 34. Ajin continuou nos entregando um bom desenvolvimento de personagem, uma boa dose de mistério, cenas de ações bem realizadas e reviravoltas interessantes, com certeza a série merece estar entre os trinta melhores do ano.

23 - Hajime no Ippo


Ano passado ficou em segundo lugar, e esse ano caiu para vigésimo terceiro. Teoricamente isso seria um sinal de queda de qualidade, mas não. Hajime no Ippo ano passado conseguiu ficar entre os três primeiros justamente por trazer algo de inesperado e surpreender todos os leitores - Mesmo tendo mais de 1000 capítulos. Este ano, a nossa obra de boxes preferida não trouxe nenhum elemento realmente novo, somente desenvolveu de maneira competente e interessante a sua própria história.

Por isso, a qualidade de Hajime no Ippo se manteve bem estável, não temos o que reclamar do mangá, contudo, a falta de momentos marcantes e surpreendente fez com que o ano de 2015 não fosse tão memorável para a série, quanto o ano de 2014 foi. Se o autor manter essa qualidade nos próximos anos, a série ainda vai durar muito tempo, pois a série está muito boa, mas assumo que gostaria de ver mais lutas imprevisíveis no ano que está a vir.

22 - Akame Ga Kill!


O que faz Akame Ga Kill! ser tão bom de ler é que a série é o contrário de Ao no Exorcist: Enquanto Exorcist não consegue aproveitar bem os seus 12 capítulos anuais, Akame Ga Kill! consegue aproveitar-los de maneira espetacular, e entrega sempre ao leitor capítulos emocionantes e com ótimas batalhas. Contudo vocês devem estar se perguntando o motivo pelo qual as posições da série piorou comparado ao ano passado. Talvez tenha sido a ausência do anime? Posso te responder que com certeza não é este o caso.

Akame Ga Kill! continua nos entregando vários capítulos emocionantes, as lutas são muito bem desenhadas e limpas, e os personagens continuam interessantes, contudo, mesmo essas batalhas sendo emocionante, várias delas foram extremamente previsíveis. Isso acontece justamente por tu já ler a série a muito tempo e saber como o autor pensa. Outro ponto que prejudicou a série foi certas incoerências relacionadas aos poderes de alguns personagens, Kurome mesmo, se tornou mais fraca do que realmente ela é. São pequenos problemas que por incrível que pareça não estragaram a série, já que o autor mesmo estregando batalhas previsíveis, consegue através da sua arte e de todo o ótimo desenvolvimento de personagem prévio dar emoção ao combatimento. Só espero que no próximo ano estes problemas de previsibilidade causados pela idade da série sejam resolvidos, já que Akame Ga Kill! é um mangá fantástico e se conseguir voltar a ser um pouco mais imprevisível, conseguirá brilhar como brilhou em 2014.

21 - Hinomaru Zumou


Encerrando esta primeira parte tivemos na vigésima primeira colocação Hinomaru Zumou - O mangá vem sofrendo com sua "baixa" popularidade no Japão, contudo, nem sempre a popularidade é sinônimo de qualidade, e esta série está aqui para provar justamente isso. Hinomaru Zumou pegou uma temática pouco aproveitada nos mundos dos mangás e conseguiu nos entregar uma série de esporte de altíssima qualidade, com vários confrontos interessantes e artisticamente bonitos de se olhar. 

Este ano não foi diferente, a obra entregou vários confrontos de tirar o fôlego, incluindo uma derrota surpreendente, que serviu para desenvolver mais ainda os personagens que circundam a série. O único lado ruim de ler Hinomaru Zumou é que te dá raiva saber que os japoneses por alguns motivos se negam a comprar os volumes da séries, provavelmente por não acreditarem que vale a pena gastar o dinheiro em uma obra de sumô. Quem sabe no futuro não veremos Zumou como um grande sucesso de vendas? A qualidade aí já está. 

TOP 20-11 adiado para 31 de Dezembro ou 01 de Janeiro.

Não se esqueça de participar do Sorteio da edição #05-06 da Weekly Shonen Jump que está acontecendo na nossa página do Facebook, para participar é só se inscrever através deste link: http://sorteiefb.com.br/tab/promocao/516868

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'