quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #08 (Ano 2016).


Casca de banana.

O ano começou com alguns TOCs misteriosos, os editores por mais que estão deixando claro os mangás que pretendem cancelar na próxima leva, quando o assunto é quais mangás irão chegar vivos até 2017, os editores não estão dando sinais tão claros - E é neste momento que entra a minha análise, utilizando os meus dados coletados, darei a vocês uma noção de como está a situação da maioria dos mangás da Jump. Sem mais delongas, vamos ao TOC:

TOC Weekly Shonen Jump #08 (25/01)
Gintama (Capa, Página Colorida de Abertura e Aniversário de 12 Anos)
01 - One Piece
02 - Ansatsu Kyoushitsu
Black Clover (Página Colorida)
03 - Haikyuu!!
04 - Boku no Hero Academia
Renai Haitatsunin Posuo (Página Colorida, One Shot)
05 - Mononofu (Páginas Extras)
06 - Toriko
07 - PSI Kusuo Saiki
08 - Hinomaru Zumou
09 - Samon-kun wa Summoner
10 - Bleach
Ano Ka wa Yariman (Página Colorida, Capítulo Especial)
11 - Sesuji wo Pin! to ~ Shikakou Kyougi Dance-bu e Youkoso ~
12 - Kochikame
13 - Shokugeki no Souma
14 - World Trigger
15 - Nisekoi
16 - Buddy Strike
Isobe Isobee Monogatari

Prévia da Edição #09:
Capa e Página Colorida de Abertura: Boku no Hero Academia
Página Colorida: Sesuji wo Pin! to, Tsuuten-gai Scrap (One Shot).

Gintama, Página Colorida de Abertura.

Começando pelos mangás não ranqueados, nesta oitava edição do ano de 2016, tivemos como capa a série Gintama, que ganhou esse privilégio, pois está completando doze anos de vida - O mangá foi lançado na mesma leva de Death Note, no ano de 2004 e conseguiu conquistar imediatamente os leitores japoneses, principalmente por sua comédia exagerada e cenas de ações emocionantes. Atualmente a série se encontra em uma situação bem diferente, a sua popularidade continua boa e estável, contudo, os leitores estão gostando mesmo das cenas de "ação", fazendo assim que a maioria dos seus capítulos mais voltados a comédia sejam mal recebidos pelos japoneses - O motivo? Pode ser que a comédia da série caiu em qualidade ou mesmo, manteve a qualidade, mas os japoneses já estão tão acostumados com as piadas que não conseguem mais se divertir lendo-as. Sabendo disso, o autor está apostando muito mais em arcos voltados a ação e principalmente, já está iniciando o último arco da série. É sempre bom encerrar a sua obra enquanto ainda tem muitos leitores, não é?

Nesta edição tivemos também página colorida para Black Clover que continua ganhando uma página colorida por mês, o que é um feito realmente invejável - Sabemos que os editores não podem deixar a série no mesmo patamar que Boku no Hero Academia, pois a série é levemente menos popular que Hero, contudo, sabem muito bem que a série é popular o suficiente para valer a pena entregar páginas coloridas todos os meses, assim "entopem" a série de páginas coloridas. Para quem está se questionando: "quando a série ganhará mais uma capa", lembro que Fevereiro a série completa um ano de vida, e caso não tenha nenhum novato sendo lançado no período, deve ganhar a sua devida terceira capa na edição #12 ou #13, o que combinaria com o lançamento do seu quinto volume, fazendo a capa servir como publicidade do novo volume e ao mesmo tempo como comemoração do seu aniversário. Por fim as duas demais páginas coloridas foram destinadas à one shots.

Chegando ao TOC, nas duas primeiras colocações tivemos respectivamente: One Piece e Ansatsu Kyoushitsu - As duas séries continuam soberanas na revista e essa situação deve se manter até quando Ansatsu Kyoushitsu ser encerrado naturalmente. Acredito que o substituto para a vaga deixada em aberto será Boku no Hero Academia, como já expliquei mais detalhadamente nas análises anteriores. Já One Piece, deve se manter entre os primeiros colocados, é verdade que "Dressrosa" foi um arco bem cansativo para muitos leitores, contudo a série conseguiu manter suas vendas estáveis, aliás, a estréia do arco no anime (por isso a sua adaptação à televisão), fez com que vários volumes voltassem a vender e melhorou levemente as vendas da série, por isso a série saiu com um resultado positivo com o arco, mesmo que acredito que os japoneses que só acompanham o anime também, em algum momento, irão se cansar do mesmo modo que os leitores do mangá se cansaram. O problema de dressrosa não é a sua qualidade em si, mas a sua exagerada duração.

Em terceiro lugar tivemos Haikyuu!!, atualmente a série tem a sua segunda temporada em exibição, por isso é mais do que justo os editores deixarem a série entre os primeiros colocados e continuarem a dar várias capas/páginas coloridas - Mesmo que, se analisarmos as vendas dos seus volumes, podemos dizer que os editores deveriam dar sempre o TOP 05 para Haikyuu!!, pois a série é o terceiro mangá que mais vende na revista, praticamente empatado com as vendas de Ansatsu Kyoushitsu. Podemos dizer que esse "TOP 04" dessa edição, representa perfeitamente os quatro mangás que os editores consideram mais importantes para a revista atualmente, só faltava Shokugeki no Souma em quinto para completar a classificação, contudo, Souma esse TOC pegou mais uma posição terrível, e a posição ficou com Mononofu. 

Aproveitando que já entramos no assunto dos quatro mangás preferidos dos editores, tivemos em quarto lugar, Boku no Hero Academia, o queridinho pelos editores. A verdade é que os últimos dois anos da Shonen Jump, os editores só conseguiram revelar um grande sucesso: Black Clover é um sucesso, contudo não chega a ser estrondoso como muitas que hoje se destacam na revista foi: Haikyuu!!, Shokugeki no Souma e Nisekoi tiveram vendas iniciais melhores que Black Clover. Já Hinomaru Zumou, Sesuji wo Pin! to e Mononofu, por mais que também podem ser considerados sucessos, são obras que não conseguiram atravessar a "barreira" da revista ainda, por isso suas vendas são relativamente baixas. É importante lembrar que a grande maioria que compra a Shonen Jump tende a não comprar os volumes da grande maioria das obras, somente aqueles que são fãs o bastante ao ponto de quererem colecionar os volumes da série, deste modo, a grande maioria dos compradores dos volumes são não-leitores da Jump (E é justamente por isso que muitos mangás recebem boost de vendas enormes após o anime). O fato de Zumou, Sesuji wo Pin! to e Mononofu não venderem tão bem, é a prova que esses mangás não estão sendo atrativos para a maioria dos não-leitores da revista. O único grande sucesso revelado pelos editores nos últimos dois anos, por isso, é Boku no Hero Academia, que consegue atrair grande número de não-leitores e ao mesmo tempo, consegue agradar boa parte dos leitores da revista. 

Fechando o TOP 05 tivemos na quinta colocação Mononofu, o mangá, como aconteceu com Sesuji wo Pin! na semana passada, ganhou algumas páginas extras (Tenho inclusive que fazer uma correção, foi informado que a série havia ganho página colorida, o que me fez não considerar a colocação, mas descobrimos na segunda-feira que a informação estava incorreta e a série só havia recebido páginas extras). Essas páginas extras devem ter estimulado os editores a colocarem a série entre os primeiros colocados, como também fizeram com Sesuji wo Pin! na semana passada. Não estou diminuindo o feito da série de ter ficado entre os cinco primeiros colocados, já que o simples fato de ter tido a permissão de publicar mais páginas que o normal já demonstra que os editores apoiam a série, e sim explicando o motivo de nesta edição os editores deixaram a série entre os primeiros. Provavelmente, na próxima edição Mononofu já voltará a ficar na zona intermediárias, ou em um caso mais "tenso", ficar entre os últimos colocados.

Black Clover, Página Colorida.

Em sexto lugar tivemos Toriko que nas últimas semanas vem se estabilizando lentamente, o que é uma ótima notícia para os leitores da série. Como eu já disse anteriormente, não acredito que Toriko será cancelado este ano, sim, existe o risco disto acontecer, mas no meu ponto de vista não acontecerá - Acredito que veremos a série sendo encerrada naturalmente em 2017. Sim, os leitores da Jump não gostam mais tanto assim da série, mas mesmo assim a série continua tendo um grande leque de leitores e suas vendas são boas o suficiente para não merecer um cancelamento. Os editores não tem nenhum motivo lógico para cancelar-lo atualmente, é preciso que seus números ainda piorem um pouco para que o cancelamento seja justificável. Além do mais não podemos esquecer que a relação entre o autor e o grupo editorial é extremamente harmoniosa, por isso não vejo os editores com uma real vontade de cancelar Toriko. Só farão quando a série não for mais vantajosa comercialmente falando. Em sétimo lugar tivemos PSI Kusuo Saiki que esta semana conquistou uma posição mediana. Sobre o anime da série, pessoal, parem de dizer que são os editores que não estão dando o anime para a série, acredite, tudo que os editores querem é que uma série seja animada. Provavelmente são os estúdios que não estão interessados no anime de PSI Kusuo Saiki, pois não acreditam que será lucrativo o suficiente, infelizmente.

Logo após na oitava colocação tivemos Hinomaru Zumou que para o susto de muitos foi classificado na posição intermediária, feito que estava bem raro nas últimas edições - É importante deixar claro que a série contém muitos leitores dentro da revista, e mesmo que provavelmente não receba tantos votos quanto séries como One Piece, Boku no Hero Academia, Haikyuu!!, Shokugeki no Souma e etc, deve receber uma quantidade boas de votos em comparação as demais séries que ainda não tem anime. Sim, não pense que os japoneses realmente votam nas séries que tiveram os melhores capítulos, grande parte dos leitores da Jump nem leem a revista inteira e só os mangás que lhe interessam, por isso, tudo indica a votação se mantém estável quase toda a semana. Hinomaru Zumou nunca receberá mais voto que Haikyuu!! ou Shokugeki no Souma, por exemplo, pois não tem leitores o suficiente para isso, mas se compararmos o número de leitores da obra com obras como PSI Kusuo Saiki, Black Clover, Sesuji wo Pin! to, chegaremos a conclusão que a série tem uma boa quantidade de leitores dentro da revista. O seu maior problema é justamente que a série não consegue atrair os não-leitores da revista, e assim suas vendas deve estar mais focada naqueles que compram Zumou para colecionar os volumes. A situação da série só irá mudar com anime, e se o anime fracassar, o que tem uma chance altinha de acontecer, sejamos sinceros, a série "morrerá" vendendo menos que 100 mil cópias por volume.

Renai Haitatsunin Posuo, Página Colorida (One Shot)

Logo após na nona colocação tivemos Samon-Kun wa Summoner que essa semana foi classificado em uma posição mais intermediária, mas nada que seja realmente preocupante. Aliás, esta é a primeira vez em cinco edição que a série fica abaixo do seu "colega" de leva, Mononofu. A última vez que isto aconteceu foi na edição #53 de 2015, ainda no mês de novembro, onde a série foi classificada na última colocação. A popularidade da série nos fóruns japoneses está gigantesca, os leitores estão realmente gostando bastante da sua comédia e a consideram um dos melhores lançamento do gênero desde PSI Kusuo Saiki. É bem capaz de vermos nos próximos volumes a série tendo um grande "boost" de vendas, caso essa boa recepção seja traduzida em uma publicidade boca a boca entre os não-leitores da revista. Em décimo lugar tivemos Bleach que após várias semanas entre as cinco últimas colocações, conseguiu finalmente sair da zona de perigo - O motivo dessa saída? Muitos podem argumentar que foi a qualidade do capítulo lançado nessa edição, mas o que enxerguei é que os editores precisavam equilibrar melhor as séries "B-Shounen", vejam que Bleach ficou com uma distancia consideravelmente entre Toriko (B-Shounen acima mais próximo) e World Trigger (B-Shounen abaixo mais próximo), como Oda já explicou em uma entrevista, os editores só tentaram dar uma leitura mais fluída os compradores da revista. De qualquer modo, podemos dizer que é um grande feito a série ter ficado acima de Shokugeki no Souma.

Em décimo primeiro lugar, quase entre os cinco piores colocados, tivemos Sesuji wo Pin! - Muitos reparem que a série já tem mais de seis meses de vida, contudo, ainda não foi em nenhum momento capa da revista. Para muitos, isso pode ser um grande desrespeito para a série, mas para mim é justificável levando em conta as suas vendas. Talvez, se compararmos com a publicidade recebida por Hinomaru Zumou, faça parecer injusto Sesuji wo Pin! ainda não ter recebido uma capa, mas é na verdade não é que os editores estão negligenciando Sesuji wo Pin!, estão dando o tratamento padrão para uma série que vendem entre 30 mil cópias por volume. A verdade é que no caso de Zumou, os editores estão exagerando com a publicidade, pois querem que a série se torne um sucesso de qualquer modo. Talvez tenham visto que poucos estúdios de qualidade realmente se interessam em adaptar a obra, por isso devem dar mais destaque para ver se algum se dispõe a realizar a adaptação. Já Sesuji wo Pin! por parecer uma série bem mais comercial e com grande potencial para quando ganhar o anime, mais estúdios já devem estar dispostos a adaptar-la e só estão esperando ter capítulos o suficiente para começar a produção. Em décimo segundo lugar tivemos o quarentão Kochikame que por mais que se mantém sempre os últimos colocados, por causa da sua tradição, está a salvo.

Em décimo terceiro lugar tivemos a maior surpresa deste TOC, a série que escorregou na casca de banana, Shokugeki no Souma - Nas últimas edições a série conquistou posições ruins, mas essa semana foi realmente uma posição terrível. A série chegou a ficar abaixo de Bleach, o que não faz nenhum sentido. Talvez se tivermos dito um capítulo com pouquíssimas páginas e feito as pressas, essa posição seja justificada, em outros casos, com certeza não é - O que torna ainda mais injustificável a sua colocação é que sabemos que por mais que a série passe por um arco de transição, a série em breve deverá ganhar uma segunda temporada em seu anime, o que demonstra que o mangá ainda, em médio prazo, ainda é vantajoso. De qualquer modo, não acredito que essa colocação terrível seja realmente uma má notícia, somente um ato de loucura do grupo editorial e nas próximas semanas, quando Souma voltar a ter capítulo emocionante, os editores voltarão a classificar a série entre os primeiros colocados. Sobre a visão dos japoneses sobre a série atualmente é bom deixar claro que o mangá já perdeu vários leitores, mas mesmo assim não está em uma situação crítica, pois ainda tem muitos leitores, mais que muitas séries lançadas na revista. Essa perda de leitores, será um grande problema no futuro, quando a série tiver que depender somente das vendas dos seus volumes (E sabemos que os autores pretendem levar Souma além dos seus dez anos de vida), mas por enquanto, por causa do anime e da grande publicidade dos editores, não podemos considerar um grande problema.

Logo após em décimo quarto lugar tivemos World Trigger que após uma boa colocação na semana passada, voltou a ficar nas últimas colocações. Nisekoi veio logo após em décimo quinto lugar. Acredito que está mais do que claro que os editores planejam encerrar o mangá nessa próxima leva, fazendo-o se juntar a Best Blue que já foi cancelado e tem vagas em aberto - Vi na MangaHelpers muitas pessoas questionando quais serão os próximos cancelados, dizendo que os editores precisam cancelar mais três séries (Muitos apostavam em Nisekoi, Buddy Strike e World Trigger), mas a grande maioria das pessoas que frequentam o fórum americano esqueceram que a revista já está com uma vaga em aberta do cancelamento de Best Blue (Foi cancelado Kagamigami e Best Blue na última leve, contudo só estreou um mangá na revista, que no caso foi Buddy Strike), por isso os editores só precisam cancelar mais duas séries caso queiram estrear uma leva com três mangás, e provavelmente as séries serão: Nisekoi e Buddy Strike, que aliás, ficou na última colocação nessa edição.


Declaração de Oda que explica que o TOC é organizado pelos editores e que não é resultado da votação como muitos pensavam anteriormente. Penso que a maioria que acompanha o Blog à muito tempo já sabe disso, mas deixo a informação novamente para os novos leitores entenderem como funciona a revista, assim não seguindo a falácia que muitos espalham sobre o resultado do TOC ser a classificação de sete semanas atrás. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'