terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Análise: TOC Weekly Shonen Magazine #06 e 07 (Ano 2016).


Embaralhado.

Após vários dias na "seca", o Analyse It finalmente está voltando ao seu normal. Nada melhor do que começarmos este longo ano de análises com uma das maiores revista do Japão, a Shonen Magazine - E não é que os editores, no primeiro TOC do ano de 2016, decidiram honrar o nome da revista e nos entregaram uma classificação extremamente bagunçada e embaralhada? Então, é a minha vez de honrar o Analyse It e entregar uma grande análise, como sempre tento fazer. Sem mais delongas, vamos ao TOC:

Shonen Magazine #06 (06/01):
Keyakizaka46 (Capa da Edição Física)
Diamond no Ace (Página Colorida de Abertura e Capa da Edição Virtual)
01 - Yamada-kun to 7-nin no Majo
02 - UQ Holder!
Infection (30 páginas, Capítulo 04)
03 - Area no Kishi
04 - Fairy Tail
Muteki no Hito (Página Colorida, 41 Páginas, Capítulo 02)
05 - Fuuka
06 - Desert Eagle
07 - Baby Steps
Domestic no Kanojo (Página Colorida)
08 - Days
09 - Real Account
10 - Kindaichi Shounen no Jikenbo R
11 - Ahiru no Sora 
12 - Hajime no Ippo
13 - Nanatsu no Taizai
14 - Tsurezure Children
15 - Kamisama no Iutoori II
16 - En En no Shouboutai
17 - AKB49~Renai Kinshi Jourei
18 - Acma:Game
Rupodama!
Seitokai Yakuindomo (Ausente)

Shonen Magazine #07 (13/01):
Renai Takeda (Capa da Edição Física)
Days (Página Colorida de Abertura, Capa da Edição Virtual e Anuncio do Anime)
01 - Fairy Tail
02 - Kindaichi Shounen no Jikenbo R
Muteki no Hito (32 páginas, Capítulo 03)
Baby Steps (Página Colorida, 24 páginas)
03 - Seitokai Yakuindomo
04 - AKB49~Renai Kinshi Jourei
05 - UQ Holder!
Infection (Capítulo 05)
Sentirental Shoujo (Capítulo Especial vindo da MangaBox)
07 - Kamisama no Iuutori II
08 - Nanatsu no Taizai
Desert Eagle (Página Colorida, 30 Páginas)
09 - Acma:Game
10 - En En no Shouboutai
11 - Ahiru no Sora
12 - Fuuka
13 - Tsurezure Children
14 - Diamond no Ace
15 - Yamada-Kun to 7-nin no Majo
16 - Area no Kishi
17 - Domestic na Kanojo
18 - Real Account
Sagashite Choudai MY Shoten (Nova Série, Mensal)
Rupodama! (Ausente)
Hajime no Ippo (Ausente)

Capa: AKB48 & SKE48
Página Colorida de Abertura e FIM: AKB49~Renai Kinshi Jourei (30 Páginas)
Página Colorida: Kindaichi Shounen no Jikenbo R, En En no Shoubotai e Hoshi ni Negai wo (One Shot de Kotoba Inoya).

Primeiro, para aqueles que não conhecem como funciona as análises de duas edições ao mesmo tempo, é bem simples - Eu irei analisar o TOC da edição #07, contudo caso a posição de "X" mangá foi revelante na edição #06, eu farei questão de também comentar a posição da edição #06 - Eu fazia esse estilo de análise com a Young Jump. Espero que vocês se acostumem rapidamente a análises neste esquema.

Começando pelos mangás não ranqueados - Nessa edição quem brilhou mesmo foi "Days" que juntamente com sua página colorida de abertura, teve o seu anime anunciado - O estúdio responsável será o MAPPA que já tem uma pequena familiaridade com a Shonen Magazine, já que o mesmo co-produziu Hajime no Ippo:Rising juntamente com a Madhouse. A escolha por parte do grupo editorial é interessante, é inegável que o MAPPA entregará uma adaptação competente, contudo, o estúdio até agora não lançou nenhum grande sucesso, será que com "Days" conseguirão quebrar essa maldição?

Os demais mangás ganharam página colorida mais para fazer publicidade dos novos volumes que serão lançados nesse dia 15. Já Infection e Muteki no Hito ainda não estão sendo classificados, porque já comecei a considerar a posições destas obras a partir do sétimo capítulo. Mas é interessante que perceber que o terceiro capítulo de Muteki no Hito ganhou a mesma colocação que o terceiro capítulo de Infection, o que demonstra que os editores estão colocando a mesma esperança nas duas obras. Infelizmente, será complicado a sobrevivência das duas, por causa do número incrível de obras bem sucedidas na revista. Os editores não sabem mais quais mangás devem cancelar.

Em primeiro lugar tivemos Fairy Tail, para quem pode estar começando a acompanhar o ranking a muito pouco tempo, deve ter achado normal esta primeira colocação à uma das obras mais populares da revista, contudo, é raro tanto Nanatsu no Taizai quanto Fairy Tail ficarem em primeiros lugares - Isso porque os editores da Magazine não vêem necessidade de classificar bem essas duas obras, já que como elas já tem um público bem estabelecido, lerão o mangá independente da posição. Ano passado, preferiram focar bem mais em "Days", para assim preparar o terreno para o anime que estava a vir. Mas não pensa que eles não se aproveitam da fama das suas obras, tendem a colocar páginas coloridas ou capítulos importantes logo após os capítulos de FT / Nanatsu, se vocês repararem, a página colorida de Desert Eagle veio logo após o capítulo de Nanatsu no Taizai.

Pulando para a quarta colocação, tivemos AKB49, que estará chegando ao fim na sua próxima edição: O mangá nunca chegou a ser um grandíssimo sucesso, mas conseguiu durar mais de vinte volumes, o que é um feito invejado por muitos autores. contudo, mesmo vendendo relativamente bem, a série nunca chegou a ser um monstro em vendas, talvez por não ter ganho um anime ou mesmo porque o seu estilo não conseguia atingir uma grande massa de leitores - Os motivos podem ser vários, o que não podemos negar é que AKB49 é uma série que por mais que teve várias dificuldades, conseguiu ser bem sucedida. Em quinto lugar temos UQ Holder! que aposto que terá seu anime anunciado ainda este ano, digo isso porque a obra é de um autor veterano e ainda vem ganhando uma boa publicidade dos editores, não deve durar muito até quando o seu anime seja anunciado.

Em oitavo lugar tivemos Nanatsu no Taizai que continua com o seu rendimento "mediano" na TOC, como se realmente importasse o rendimento no TOC. A série foi a quinta mais votada na categoria de "maiores decepções de 2015" no Analyse Awards, mostrando que muitas pessoas realmente se decepcionaram com a obra no ano passado, contudo, a sua popularidade continua intacta, já que poucos dos que realmente se decepcionaram com a série decidiram abandona-la, por isso a grande maioria continua lendo-a e comprando-a, o que faz que a série continue firme e forte na revista. E com a segunda temporada a vir, essa situação não deve mudar até 2017. Nanatsu no Taiza é a obra mais segura da revista. Em nono lugar tivemos Acma:Game que após uma última colocação, conseguiu dar uma leve melhorada, após a sua última colocação na TOC passada - Por mais que a última colocação não tenha um valor tão negativo quanto na Shonen Jump, não deixa de ser "feio" para uma série ficar em último".

Em décimo lugar tivemos En En no Shouboutai que conquistou nessas últimas duas TOC's posições realmente medianas, contudo, na próxima semana receberá uma página colorida de publicidade, mostrando que os editores estão confiando na série. Só saberemos o seu real desempenho quando vermos as vendas do primeiro volume, que por incrível que pareça, ainda não tem data de lançamento - O que é um ponto positivo, já que se a série tivesse sido mal recepcionada, já estariam lançados os seus volumes, para assim se "livrarem" do mangá mais cedo possível. Resumindo, En En no Shouboutai foi bem recebido, entretanto só saberemos QUANTO bem recebido foi após o lançamento do seu primeiro volume. Em décimo primeiro lugar tivemos Ahiru no Sora que, por mais que não venda tanto quanto Nanatsu no Taizai e Fairy Tail, por ser um veterano com vendas estáveis, está na mesma situação que estas duas obras.

Em décimo quinto lugar tivemos Yamada-Kun que após ficar em primeiro lugar, foi rebaixado para a décima quinta colocação - O que isto significa? Significa que os editores estão agindo como sempre agiram, fazendo que suas obras se comportem como grandes montanhas russas. Contudo, não deixa de ser uma boa notícia a primeira colocação da série - Isto significa que os editores confiam tanto na série que aceitam viável colocar-la em segundo lugar em ordem de leitura, ou talvez, fizeram isso como uma última chance em fazer os leitores de AKB49 migrarem para Yamada-Kun, já que a série está chegando ao seu fim. De qualquer modo, mesmo que Yamada-Kun não seja um grande sucesso em vendas, a série tem um público fiel, o que a faz uma série vantajosa para a revista.

Em décimo sexto lugar tivemos Area no Kishi que também teve uma gigantesca queda de posição após o ótimo terceiro lugar na edição #06 - Parece que os editores estão voltando com o costume de classificar a série com grandes altos e grandes baixos, mais do que qualquer outro mangá da revista. E para encerrar, em último lugar tivemos Real Account, mas leitores da série, vocês não devem se preocupar, por mais que a última colocação é horrível de se ver, é normal várias séries estáveis ficarem na última colocação na Magazine, não chega a ser uma mal sinal - Só é, se a série ficar por três ou quatro edições seguidas entre os três últimos colocados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'