segunda-feira, 2 de maio de 2016

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #23 (Ano 2016).


LSD.

Aproveitando-se da loucura que é termos um anime de PSI Kusuo Saiki, os editores nos entregaram um TOC que só pode ter sido organizado após uma grandíssima dose de LSD, pois por mais que seja bem interessante, tem vários pontos que simplesmente não fazem sentido algum. Mesmo assim, a classificação desta edição, junto com o anúncio da Jump GIGA, serve para abrir os nossos olhos em relação a vários pontos interessantes. Séries que pareciam estar seguras podem estar com suas vagas na revista ameaçadas. Sem mais delongas, vamos ao TOC:

TOC Weekly Shonen Jump #23 de 2016 (09/05)
PSI Kusuo Saiki (Capa, Pagina Colorida de Abertura e Anúncio do Anime produzido pela JC Staff)
01 - Boku no Hero Academia
02 - ONE PIECE
03 - Gintama
04 - World Trigger
Haikyuu!! (Página Colorida)
05 - Samon-Kun wa Summoner
06 - HUNTER X HUNTER
Boruto (Página Colorida, Mensal)
07 - Yuragi-Sou no Yuuna-San
Black Clover (Página Colorida)
08 - Hinomaru Zumou
09 - Kimetsu no Yaiba
10 - KOCHIKAME
11 - Sesuji wo Pin! to ~ Shikakou Kyougi Dance-Bu e Youkoso ~
12 - Mononofu
13 - Shokugeki no Souma
14 - Nisekoi
15 - BLEACH
16 - Toriko
Isobe Isobee Monogatari

Prévia da Edição 24:

Capa, Página Colorida de Abertura: Takuan to Batsu no Nichijou Enma-Chou (Nova Série).
Página Colorida: Hinomaru Zumou e Mononofu.

PSI Kusuo Saiki, Página Colorida de Abertura.

Começando pelos mangás não ranqueados, o mangá que recebeu o destaque "supremo" nesta revista foi justamente PSI Kusuo Saiki que teve o seu amado anime anunciado, e será produzido pela JC Staff. O simples fato da série estar ganhando um anime é uma grande vitória para o autor e para todos os leitores fanáticos deste mangá, já que muitas obras de comédia acabam "morrendo" sem ter uma adaptação para esta mídia tão desejada. E por mais que a JC Staff não conseguiu transformar Shokugeki no Souma em um grandíssimo sucesso, podemos dizer que conseguiram fazer um serviço relativamente bom, dentro da média. Acredito que se conseguirem duplicar as vendas dos volumes de PSI Kusuo Saiki, fazendo a série assim chegar a marca de 200 mil cópias por volume, os editores já estarão muito satisfeito com o resultado do anime. Logicamente, eu espero que PSI Kusuo Saiki consiga alcançar o sucesso que Sket Dance alcançou, por exemplo, mas o meu lado racional estará satisfeito simplesmente com um pequeno sucesso, um aumento de vendas de 80 a 100 mil cópias. Infelizmente o público que assiste anime não se importa tanto assim com as comédias quanto se importavam nos anos anteriores, por isso as minhas expectativas são relativamente baixas.

Também tivemos nesta mesma edição o primeiro capítulo da nova série mensal "Boruto", que é conta a história do filho de Naruto. Acho interessante termos na revista uma série que seja lançada mensalmente, e espero que os editores decidam lançar mais mangás neste formato, como acontece na Young Jump que a maioria dos mangás são lançados semanalmente, mas alguns são quinzenais, mensais ou ocasionais. Como sabemos que as classificações não são resultados diretos das votações, e os editores usam muitos outros métodos para decidir se mantém uma série, acredito que uma série quinzenal ou mensal poderia conseguir sobreviver tranquilamente na revista. O importante é que ao menos aquela mensal possa lançar cerca de 40 páginas por capítulo. A edição #23 também reservou para nós belas páginas coloridas das séries: Haikyuu!! e Black Clover (que continua recebendo página colorida em quase todas as edições, para mim, uma decisão acertada por parte dos editores, já que a série tem um potencial comercial gigantesco).

PSI Kusuo Saiki, Página Colorida.

Chegando ao TOC, em primeiro lugar tivemos Boku no Hero Academia que atualmente está praticamente comandando a revista. Os editores sabem muito bem do sucesso que o anime está tendo, por isso, devem deixar a série entre as duas primeiras colocações até quando a sua primeira temporada for encerrada. Logo após tivemos um outro mangá que sempre fica nas primeiras posições, a diferença é que esta obra se mantém entre os primeiros a quase vinte anos. Sim, estou comentando do soberano da revista, ONE PIECE, que ficou na segunda colocação. O mangá foi lançado em 1997 e ficou somente uma vez fora dos cinco primeiros colocados, sendo assim a série com o rendimento mais estável da história da revista. O rendimento de "ONE PIECE" é realmente invejável por muitas séries, e seu sucesso atual é tão grande que parece que esta situação não irá se alterar tão cedo. Provavelmente veremos mais obras se tornando grandes sucessos, e muitas outras se tornando grandes fracassos, mas ONE PIECE continuará estável na revista, observando tudo do ponto mais alto possível. 

Após decidirem as duas primeiras colocações, a dose LSD que os editores "tomaram" antes da reunião começou a fazer efeito, deste modo, o primeiro mangá a pegar uma colocação extremamente sem sentido foi justamente Gintama. A série conseguiu dar um gigantesco pulo do gato, indo da décima sétima colocação diretamente para a terceira, uma das melhores colocações conquistada pela séries nos últimos meses. Como venho comentando constantemente, Gintama é uma das séries mais lucrativas da revista, e mesmo não ganhando tanto destaque por parte dos editores (Salve raras exceções, como nesta semana), a série consegue manter um grupo de leitores bem fiéis. Sim, a popularidade da série está tendo uma queda, e cada vez mais os leitores se importam menos com o mangá, por isso é ideal que a série seja encerrada em breve, contudo, ATUALMENTE Gintama ainda é um dos mangás mais lucrativos da revista e que atrai muitos leitores. Por isso, a decisão dos editores de em certos capítulos classificar a série em posições mais altas, acredito eu, que seja totalmente acertada. Além do mais, diferente de B-Shounen continuados, o formato de Gintama deixa mais fácil que leitores novos consigam acompanhar a série sem que se sintam perdidos. 

Em quarto lugar tivemos World Trigger que também conquistou uma posição bem alta nesta semana. Podemos dizer que aquela série que ficava sempre nas últimas colocações está praticamente morta, hoje temos na revista uma série que tem um bom rendimento no TOC, ficando constantemente entre os cinco primeiros colocados. Por mais que os editores evitassem dar boas colocações para a série, World Trigger sempre foi muito bem tratado, o simples fato de manterem a série na revista, mesmo com a doença do autor, demonstra o respeito que os editores tem pela série. Normalmente quando os animes das séries acabam, os editores começam a "soterrar" o mangá, deixando-o morrer lentamente nas partes inferiores do mundo (O fundo da TOC), contudo, com World Trigger os editores demonstraram mais uma vez este "respeito", e ao invés de soterrar-lo de uma vez por todas nas últimas colocações, começaram a classificar-lo em colocações mais altas. O motivo desta ação já foi explicado nas edições passadas, os editores estão mais confiantes em relação a série agora que a saúde do autor melhorou, além disso querem manter suas vendas estáveis, mesmo com o encerramento do anime. Aliás, pode ser que o anime retorne, mas o autor esta comentando sobre o feito como fosse encerrado realmente, deixando claro que está extremamente agradecido que a série tenha durado um ano e meio, e que não esperava que alcançasse esta marca. 

Em quinto lugar tivemos Samon-Kun wa Summoner que teve uma pequena queda em relação a edição passada, em que ficou na quarta colocação, contudo, o resultado continua  muito positivo para a série. O mangá vai se estabilizando aos poucos na revista, e provavelmente a próxima edição já estará vendendo mais que séries como Hinomaru Zumou, o que vai deixar a série em uma situação ainda mais confortável. Os editores não tem nenhum motivo para cancelar a série este ano, Samon-Kun wa Summoner é um sucesso dentro da revista e tem vendas boas o suficiente para conseguir se manter vivo. Logo após tivemos na sexta colocação HUNTER x HUNTER - Togashi continua se lamentando da sua saúde no espaço reservado para os comentários dos autores, demonstrando que ele não está totalmente curado, o que aumenta as chances da série poder entrar em mais uma pausa em breve. De qualquer modo, é interessante perceber que o autor, mesmo com todas essas adversidades está dando o máximo para dar continuidade a sua série. Espero que mesmo com várias pequenas pausas, desta vez Togashi consiga encerrar Hunter x Hunter. Penso que este é o desejo do autor, dos editores e também de todos os leitores do mangá.

Haikyuu!!, Página Colorida.

 Em sétimo lugar tivemos Yuragi-Sou no Yuuna-San que continua tendo um bom rendimento na revista. Lembrando que por mais que normalmente mangás do gênero (ecchi) tendem a ser classificados em posições baixas, como Yuragi-Sou no Yuuna-San acabou de estrear na revista, é normal os editores darem posições mais altas. Seria uma grande estupidez deixar a série entre os últimos colocados, sendo que tem um grande potencial comercial, deste modo, estamos vendo o mangá sendo bem classificado, contudo, quanto a sua situação se estabilizar, por isso quando alcançar entre seis meses a doze meses de vida, é bem provável que os editores comecem a classificar o mangá nas posições em posições bem mais baixas. Quando isto acontecer, é importante lembrar que é por causa do gênero da obra, e não significa que o mangá realmente esta correndo risco de ser cancelado. Logo após, na oitava colocação tivemos Hinomaru Zumou que próxima edição receberá uma página colorida sem motivos aparentes, provavelmente simplesmente porque querem dar mais destaque para o mangá. Os editores podem estar dando posições mais intermediárias a série, assim diminuindo a crítica daquelas pessoas que querem que obras de maior popularidade ganhe mais destaque, mas mesmo assim, não dando mais posições tão altas ao mangá, ainda nutrem um grande amor por ele, e muitas vezes, sem motivo aparente, dão uma página colorida.

Kimetsu no Yaiba ficou na nona colocação, e em meu ponto de vista, mesmo acreditando que o mangá não conseguirá sobreviver por muito tempo, para mim, os editores devem ao menos dar por duas edições uma posição alta para a série, dando assim mais destaque ao mangá. Eu sou contra manterem o mangá, caso seja concretizada as más vendas no primeiro volume, contudo, sou totalmente a favor dos editores darem uma grande publicidade para a obrar antes do primeiro volume ser lançado. Deixando claro meu problema com "Mononofu" e "Kimetsu no Yaiba" é que os dois mangás não parecem vantajosos comercialmente falando, deste modo, eu sou a favor dos editores cancelarem eles, ou mesmo, transferir-los para a Jump GIGA, que será lançada neste verão. Manter-los na revista não trás nenhuma vantagem. Caso Kimetsu no Yaiba acabe vendendo bem, o que parece ser bem improvável, levando em consideração as suas posições no TOC e comentários nos fóruns, eu sou totalmente a favor da sua manutenção na revista. Logo após, na décima colocação tivemos Kochikame, que se mantém estável na revista e esta semana conseguiu ficar fora dos últimos cinco colocados. Tenho um pequeno texto sobre a situação da série e o seu futuro, mas deixarei para a próxima semana.

Black Clover, Página Colorida.

Em décimo primeiro lugar tivemos Sesuji wo Pin! to que vem conquistando posições baixas atualmente, o que me deixa preocupado: Das séries com baixas vendas, Sesuji wo Pin! to é aquela que tem as vendas mais altas, contudo, a série mesmo assim está muito abaixo do que podemos considerar vendas realmente satisfatórias. Talvez, na Sunday, Sesuji wo Pin! to poderia ser considerado um novo pilar, e estaria recebendo capas todas as semanas, contudo, estamos falando justamente da Weekly Shonen Jump, a maior revista de mangás do mundo. O problema é que o quarteto das vendas medíocres vende praticamente o mesmo, um superando o outro por pouca diferente: Sesuji wo Pin! to vende em uma semana 31 mil unidades, Hinomaru Zumou vende 30 mil, Samon-Kun wa Summoner vende 28 mil, e Mononofu vende 18 mil (aproximadamente). A diferença entre essas séries são bem baixas, por isso, por mais que Sesuji wo Pin! to seja aquela que vende mais, a diferença é minuscula, os editores por motivos de confiança ou mesmo por não acreditarem no potencial da série, podem acabar cancelando o mangá. Ainda acredito que a série não será cancelada por agora, mas devo assumir que suas posições baixas estão me preocupando. Em décimo segundo lugar tivemos Mononofu que passará neste início de mês pela sua prova de fogo, eu acredito que os editores decidirão se vale a pena ou não manter a série, de acordo com as vendas do seu terceiro volume. Se superar a marca de 22 mil cópias, acredito que será mantido na revista por mais alguns meses. 

Outro mangá que começa a me preocupar é Shokugeki no Souma - Tudo bem os editores classificarem a série em posições baixas, uma ou duas vezes, mas todas as semanas? Os editores parecem mesmo que não estão gostando do rumo que a série está tomando, e estão deixando isso bem claro. Espero que voltem muito em breve a classificar a série em posições mais altas, e também espero que os dois autores encontrem um modo de parar esse êxodo de leitores, e consigam reconquistar a confiança tanto do grupo editorial da revista quanto dos milhares de leitores perdidos nesse último ano de vida. Em décimo quarto lugar, logo abaixo de Souma, tivemos Nisekoi que pode estar preste a dizer "adeus a revista". Com a estréia da nova série, tudo indica que o mangá que acabará sendo encerrado seja justamente Nisekoi - Também existe a possibilidade do mangá em questão ser Toriko ou mesmo os editores que decidiram abrir mais uma vaga na revista, o que seria bem interessante, já que grande parte dos leitores estão querendo que a Weekly Shonen Jump abrigue mais duas séries, chegando assim a ter vinte duas séries semanais, ao invés de somente vinte séries como tem atualmente. As chances mais altas são mesmo de Nisekoi chegar ao fim entre os próximos três capítulos, acontecimento que não deixaria ninguém triste, pois até mesmo os leitores mais fanáticos estão ansiosos para saber como será encerrado o mangá. 

Logo após décimo quinto lugar tivemos BLEACH que continua se chafurdando na lama, tranquilamente, sem correr nenhum risco de ser cancelado. Por fim, por mais uma semana, tivemos na última colocação, o nosso querido Toriko - Serei sincero, a situação da série começa a me preocupar, e com a estréia da Jump GIGA, tenho uma pequena impressão que os editores tentarão fazer que alguma série veterana da revista seja transferida para a nova revista mensal. Uma das minhas grandes aposta seria justamente Toriko que vem sendo muito mal classificado pelos editores nessas últimas edições, tendo a pior média de posições de toda a sua história na revista, contudo, ao mesmo tempo não acredito que seja uma escolha sábia cancelar Toriko por enquanto, pois, por mais que a série esteja caindo rapidamente em vendas, ainda é possível manter a série viva por mais outros meses, dando um final digno ao mangá na própria Weekly Shonen Jump. No final das contas, acredito que o mangá que será encerrado para dar lugar a nova série será justamente Nisekoi, já que a obra está realmente em seus momentos finais, mas eu não ficaria surpreso caso os editores decidissem de transferir Toriko. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'