terça-feira, 21 de junho de 2016

Análise: TOC Monthly Jump Square #07/Julho (Ano 2016).


"Nós lutamos até sermos cancelados".

Em uma edição extremamente colorida, tivemos algumas surpresas nas últimas colocações, o que muda um pouco a situação de alguns mangás da revista, como no caso de 7th Garden. O grande fracasso de vários novatos, vem sendo um grande alívio para mangás que vendem mediocremente, e um grande desespero para os editores, que estão tentando achar um grande sucesso, que não venha de autores já conhecidos.

TOC Jump SQ. 07 / Julho:
To LOVE-RU Darkness (Página Colorida de Abertura)
01 - Sousei no Onmyouji
Densetsu no Yuusha no Konkatsu (Página Colorida)
02 - Happy Milly
Shounen Shoujo (Página Colorida)
03 - Kono Oto Tomare!
04 - Owari no Seraph (Capa)
Salaryman Exorcist Okumura Yukio no Aishuu
Taishou Wotome Otogibanashi (Página Colorida)
05 - Platinum End
06 - Ohmori Satisfaction
07 - Shin Tennis no Oujisama
Houkago no Oujisama
36.5C no Tenohira (Página Colorida, One Shot)
08 - Gag Manga Biyori
09 - 7th Garden
10 - Chihaya-San wa Sonomama de li
11 - Yami Abaki Kurau Miko
12 - Contrast 88
13 - Wonder Rabbit Girl
Iiyone! Yonezawa Sensei
Ao no Exorcist (Ausente)

Prévia da Edição #08:
Capa: Ao no Exorcist & Sousei no Onmyouji
Página Colorida de Abertura: Ao no Exorcist
Página Colorida: Shin Tennis no Oujisama, To LOVE-Ru Darkness & Kono Oto Tomare!

Começando pelos mangás não ranqueados, os mangás que tiveram os seus volumes lançados ganharam página colorida, além deles, outros dois mangás também receberam esse presente: To LOVE-Ru Darkness e o novato Densetsu no Yuusha no Konkatsu. Owari no Seraph ganhou uma capa, porém, os editores deixaram por aí. Provavelmente não queriam dar realmente um presente a série, e simplesmente atraírem o público que conhece a série por causa do anime, mas não compra a revista. Estratégia utilizada constantemente pelos editores, que inclusive na próxima edição irão fazer o mesmo, só que com Ao no Exorcist e Sousei no Onmyouji, outras duas séries que são conhecidas pelo público não-leitor da Jump SQ. É um modo eficiente e justo de trazer novos leitores.

Antes de começarmos a comentar sobre os mangás foram classificados, gostaria de reservar este paragráfo para Shounen Shoujo que teve o seu primeiro volume lançado e não conseguiu aparecer entre os cinquenta primeiros mais vendidos. Nisio Isin pode não ser dos autores mais populares do mundo, mas a maioria acreditava que o mangaká tinha seguidores o suficiente para conseguir vender ao menos vinte mil cópias na sua primeira semana. Deste modo, o resultado de vendas de Shounen Shoujo, por mais que ainda estejam dentro do aceitável para a revista, acaba sendo bem decepcionante. Estas vendas relativamente baixas, também provam que o mangá não teve uma grande recepção, é mais provável que o público simplesmente "gostou" da obra. Ainda tem tempo para suas vendas aumentaram, mas dificilmente a série se tornará um grande monstro de vendas antes de ganhar uma versão em anime, se um dia ganhar.

Em primeiro lugar tivemos Sousei no Onmyouji que por causa do seu anime em exibição, vem ganhando várias páginas coloridas e posições altíssimas - O problema é que seu anime teve uma recepção realmente medíocre, abaixo inclusive do nosso querido Boku no Hero Academia, que também não foi um dos animes bem recepcionados pelo público japonês. Deste modo, acredito que os editores deverão manter a série viva após o anime, pois o mangá vende bem, mas evitarão a da-lo prioridade sobre obras como Ao no Exorcist e Owari no Seraph. O mangá tinha chances de se tornar um dos pilares da revista, mas por causa da terrível adaptação da Pierrot, deverá se contentar em ser simplesmente a "quarta força" da revista. Lembrando que além dos dois mangás que já citei, o terceiro pilar da Jump SQ podemos considerar To LOVE-Ru Darkness, que mesmo sendo classificado em posições baixas (por ser ecchi) recebe muitas capas e páginas coloridas, e ainda por cima, atrai muitos leitores. Em segundo lugar tivemos Happy Milly!, que uma comédia curta e parece estar bem segura na revista.

Em terceiro lugar tivemos outro mangá que está seguro, Kono Oto Tomare!, que também receberá na próxima edição uma bela página colorida, no caso, para fazer publicidade do lançamento do seu décimo segundo volume. A série vende o suficiente para conseguir se manter muito tempo na revista, e diferente de revistas como Shonen Jump e Shonen Magazine, as vendas dos mangás da Jump SQ tende a ser manter estáveis por muito tempo, mostrando que os leitores da revista são muito mais fieis. Provavelmente, porque a maioria compra os mangás da SQ por realmente gostarem dele, e não simplesmente por estarem seguindo uma "onda" ou "a massa", como acontece com muitas obras de sucesso da Shonen Jump. Logicamente, em séries que receberam o anime, existe um grande risco de ter um aumento, e depois esses novos leitores alcançados, irem aos poucos abandonando a série. Owari no Seraph, que ficou em quarto lugar, ainda não começou a sentir esta perda de público, mas tem chances reais deste efeito começar a surgir nos próximos volume. A série dificilmente terá uma queda grande o bastante para retornar as vendas pré-anime (que já eram muito boas), mas dificilmente manterá as vendas atuais.

Em quinto lugar tivemos Platinum End que se vê em uma situação confortável na revista, o mangá está agradando os leitores e vendendo relativamente bem, mesmo a obra tendo uma recepção relativamente inferior a de Bakuman! e Death Note. Muitos esperavam os autores retornando para a Shonen Jump, mas parece que eles estão se sentindo realmente confortáveis lançando um mangá mensal, por isso, não vejo motivos para os dois quererem retornar para uma revista semanal, ao menos que a próxima série que planejam lançar juntos, funcione melhor com capítulos de vinte páginas cada. Em sexto lugar tivemos Ohmori Satisfaction que é outro "gag" bem curto, que parece estar agradando os leitores da revista, e deve se manter vivo por alguns meses. A questão dos "gags" é que nunca sabemos quando a série deixa de ser engraçada, e deste modo, o público começa a não gostar do mangá. Gakumon! começou como um grande sucesso, ficando inclusive na primeira colocação, e após o seu primeiro ano de vida, perdeu a sua "graça", e acabando sendo cancelado por não ser mais popular. Atualmente Ohmori Satisfaction tem realmente uma boa recepção, mas sabemos quanto tempo ela durará, pode ser anos ou apenas meses.

Em sétimo lugar tivemos Shin Tennis no Oujisama que continua seguro na revista, principalmente por causa das suas vendas extremamente estáveis. O mangá foi um dos pioneiros em apresentar o mundo dos esportes para o público "fujoshi", e mesmo não tendo um apelo proposital a este público, consegue mante-lo preso ao mangá de uma maneira fantástica, deste modo, as vendas de Shin Tennis no Oujisama continuam estáveis e satisfatórios. Logicamente, tem um público não fujoshi que lê o mangá, e acredito que são a grande maioria, mas não podemos ignorar a força dessa "fã-base" bem maluquinha. Logo após, na oitava colocação tivemos o mangá mais popular da revista, quando o assunto é "gag curtos", com já vários episódios de anime exibidos, Gag Manga Biyori tem praticamente uma cadeira de ouro na revista, já que sua popularidade é tão grande e estável, que os editores não planejam de modo algum cancelar a série. O mangá vende mais que muitas séries que o público brasileiro tem familiaridade.

Sim, estou falando do nono colocado, 7th Garden. O mangá vende menos que Gag Manga Biyori, e sinceramente tem vendas realmente decepcionantes, provavelmente os editores esperavam muito mais da obra, contudo, por mais que suas vendas sejam decepcionantes (provavelmente a série vende entre 15 a 18 mil cópias por volume), existe outros novatos que acabaram vendendo menos, deste modo, os editores devem ter mudado de ideia sobre o cancelamento de 7th Garden, dando a série mais alguns meses de vida. Claramente 7th Garden não deve se tornar um grande sucesso, passará muito longe de alcançar este feito, e tem grandes chances do mangá nunca entrar em um TOP 50 de mais vendidos da semana (Só acontecerá se por algum milagre, for lançado um anime da obra, o que é bastante improvável levando em conta suas vendas baíxissimas). Sinceramente, não vejo 7th Garden passando do primeiro semestre de 2017. Logo após tivemos Chihaya-san que vem sendo muito bem recebido, e sua posição baixa é somente provisória, provavelmente na próxima semana retornará a ser classificado em colocações mais altas. Como muitos sabem, é normal séries "gags" terem uma grande variação de colocação.

Os mangás que estão lutando até serem cancelados são os três últimos colocados. Tanto Yami Abaki Kurau quanto Contrast 88 venderam muito mal no seu primeiro volume, e devem ser a prioridade de cancelamento dos editores da revista, que realmente não tem nenhuma razão para manter os dois mangás na revista. Fico realmente triste por Contrast 88 que parecia ser uma série musical muito interessante, mas que acabou não agradando muitos os leitores da revista. Por fim na última colocação tivemos Wonder Rabbit Girl que por mais que esteja na última colocação, acredito que os editores talvez não cancelem a obra, pois o mangá vende mais que Contrast 88 e Yami Abaki, ao menos, que os editores planejem estrear três mangás, o que é muito raro de se acontecer na Jump SQ. Deste modo, podemos dizer que por mais que Wonder Rabbit Girl não esteja totalmente livre do cancelamento, está em uma situação mais confortável que os seus dois colegas acima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'