quarta-feira, 13 de julho de 2016

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #33 (Ano 2016).


Mamilos são polêmicos.

É a história acontecendo? O surgimento de um deus dos mangás? O futuro ONE PIECE está mostrando suas forças? Em meio a TOCs mais comuns que o cotidiano de uma dona de casa, esta semana tivemos uma fantástica surpresa, que praticamente comprova o que eu vinha falando à algumas semanas. Deste modo, não vamos perder mais nenhum segundo, pois finalmente tivemos um TOC que presta:

TOC Weekly Shonen Jump #33 (16/07)
ONE PIECE (Capa e Página Colorida de Abertura)
01 - Yuragi-Sou no Yuuna-San
02 - Black Clover
Hinomaru Zumou (Página Colorida)
03 - Kimetsu no Yaiba
04 - Boku no Hero Academia
Shokugeki no Souma (Página Colorida)
05 - Haikyuu!!
06 - Gintama
Sesuji wo Pin! to (Página Colorida)
07 - Samon-Kun wa Summoner
08 - Toriko
09 - PSI Kusuo Saiki
10 - Nisekoi
Flying Darwin (One Shot de Tatsuya Suganuma)
11 - BLEACH
12 - KochiKame
13 - Takuan to Batsu no Nichijou Enma-Chan
14 - Mononofu
Isobe Isobee Monogatari
World Trigger (Ausente)
Hunter x Hunter (Hiatos)

Começando pelos mangás não ranqueados, nesta edição tivemos como capa e página colorida de abertura, o nosso querido ONE PIECE. A série vem recebendo uma grandíssima publicidade por parte dos editores. O motivo é muito simples, neste mês de Julho será lançado o mais novo filme da série: "One Piece Film Gold" (Nome terrível, eu sei), deste modo, os editores deram duas capas consecutivas para a série, e provavelmente no volume #35 também deve dar "outras" regalias para a série. Estou curioso para saber qual será o resultado comercial deste novo filme da série, provavelmente não deve superar o Film Z, mas mesmo assim, deve ser um grande sucesso de bilheteria.

Também tivemos várias séries recebendo páginas coloridas, com destaque para Hinomaru Zumou que conseguiu ficar acima de "Shokugeki no Souma", mesmo sendo cinco vezes menos popular. Neste caso temos duas opções: O capítulo de Zumou foi chocante o suficiente ao ponto dos editores quererem dar um grande destaque ou os editores ainda acreditam que podem aumentar as vendas das séries a classificando em posições altas. A segunda opção acredito que seja muito improvável, pois pelo que venho observando nos TOC's, os editores já perceberam que a série vai ficar vendendo na mesma faixa, independente da publicidade que coloquem. O mesmo vale para Sesuji wo Pin! to, que também não deve melhorar muito em vendas. 

Em primeiro lugar no TOC tivemos uma GIGANTESCA surpresa, e para mim, muito agradável, pois é sempre bom ver séries diferentes na primeira colocação. Yuragi-Sou no Yuuna-San alcançou o ponto mais alto possível no TOC (na verdade, o mais alto possível é a capa, mas não vamos entrar nos detalhes), surpreendendo todos que esperavam um TOC na normalidade, mas então, o que significa está ótima colocação? Então, é o que venho dizendo a algumas semanas, a série, em termo de popularidade, teve um início muito parecido com Black Clover, deste modo, os editores percebendo o potencial da série, decidiram classifica-lo em uma posição muito alta, contudo, dificilmente isso se tornará uma constante, como acontece com Black Clover - Por ser um ecchi, Yuragi-Sou não consegue atrair todos os leitores da revista, muito pelo contrário, atrai um público muito restrito, em grande parte masculino, que corresponde a cerca de 60 a 70% dos leitores da revista. Lembrando que mesmo assim, muitos homens não gostam de mangás do gênero, por acharem apelativo e sem conteúdo. Eu diria que Yuragi-Sou deve agradar entre 40% a 50% de todos os leitores da revista, e mesmo sendo uma quantidade realmente alta, inviabiliza deixa-lo constantemente entre os primeiros colocados. Se nem To LOVE-Ru teve esse tratamento, dificilmente Yuragi-Sou irá ter.

De qualquer modo é também interessante perceber como os mamilos de Yuragi-Sou são polêmicos, por mais que eu não leia a série (não tenho interesse) fico realmente feliz pelo autor estar conseguindo encontrar o seu primeiro sucesso, e olhando pelo lado comercial, também fico feliz por Yuragi-Sou estar conseguindo vender bem, contudo, este sucesso desagrada muitas pessoas, tanto no ocidente quanto no oriente. Se olharmos por exemplo na MangaHelpers quando pessoas realmente ficaram "incomodadas" por uma simples primeira colocação, é absurdo. A série não irá se tornar um pilar da revista, isto é praticamente impossível, contudo, a Shonen Jump como uma revista mista, precisa agradar quanto mais leitores possíveis, deste modo, ter um ecchi de sucesso é de extrema importância para a manutenção da revista - Obras diversificadas atraem leitores diversificados, que acabam conhecendo outros mangás já presentes na revista, e deste modo todos os mangás da revista saem ganhando. Se você não gosta do mangá (como é de seu direito não gostar), pense no bem que esta obra faz a revista. 

Em segundo lugar tivemos Black Clover que mantém o seu ótimo rendimento e continua constante nas primeiras colocações. Logo após tivemos Kimetsu no Yaiba, que por mais uma semana seguida foi classificado em uma colocação alta. Bem, desta vez darei um voto de confiança na série, vamos ver se as vendas do segundo volume terá algum aumento ou continuará na mesma. Ainda acho injusto estarem planejando cancelar precocemente Takuan to Batsu, porém, acredito que na altura do campeonato, onde as peças que serão sacrificadas foram decididas, só nos resta torcer pelo sucesso daquelas que ficaram. Kimetsu no Yaiba mostrou um resultado frustrante no seu primeiro volume, mesmo que previsíveis (eu sempre disse que a popularidade da série nos fóruns não era o suficiente para o mangá conseguir superar as 20 mil cópias), contudo ainda existe uma possibilidade, mesmo que pequena, do segundo volume ter um aumento de vendas. Vimos isso "meio que" acontecendo com World Trigger a alguns anos atrás. 

Em quarto lugar tivemos Boku no Hero Academia que é um outro mangá que está bem constante na revista. A série provavelmente ganhará a sua segunda temporada em Outubro deste ano, o que praticamente confirma que na verdade essa segunda temporada não é uma consequência do sucesso da primeira temporada. Provavelmente o estúdio Bones dividiu a primeira temporada em duas parte, a primeira sendo lançada em abril e a segunda em outubro, outros animes já adotaram esta mesma estratégia. Esta segunda temporada, que na verdade é a segunda parte da primeira temporada, será muito importante para a série, pois, mesmo sendo poucas as chances de aumentar a popularidade do anime (Os Blu-Rays / DVD da segunda temporada raramente vendem mais que a primeira), irá manter todos os produtos da série em destaque por mais três meses, deste modo, terá mais chances das vendas dos volumes continuaram aumentando, mesmo que pouco. Em quinto lugar tivemos Haikyuu!! que se mantém constante na revista. 

Em sexto lugar tivemos Gintama que esta semana ficou em uma colocação bem mais alta que o normal. Acredito que agora que o autor anunciou que a série esta realmente no seu último arco, os editores começarão a classificar Gintama mais vezes entre os primeiros colocados, podendo alcançar inclusive as três primeiras colocações em algumas semanas. Atualmente, Gintama era uma série mais lucrativa que BLEACH, por exemplo, por isso o seu encerramento terá um grande impacto para a revista, que aliás, não tem nenhum substituto a altura. Os leitores de "Gintama" com certeza se sentirão órfãos. Nem Samon-Kun wa Summmoner, que ficou na sétima colocação esta semana, pode ser comparado em gênero a Gintama - Enquanto Gintama utiliza de uma narrativa com vários arcos dramáticos longos, várias piadas visuais e muitas cenas de ação, os capítulos de Samon-Kun wa Summoner na grande partes das vezes são focados piadas e com poucas piadas visuais. A série também praticamente não entrega nenhuma cena de ação ou mesmo algum arco dramático longo, mesmo tendo alguns capítulos com uma carga dramática mais pesada. Samon-Kun wa Summoner poderia ser comparado a SKET Dance, ao invés de Gintama. 

Em oitavo lugar tivemos Toriko que após os editores decidirem quais mangás serão "sacrificados", a série voltou a ser classificada em uma colocação mais alta. Talvez os editores estavam pensando realmente em cancelar ou transferir o mangá, mas quando perceberam que Takuan to Batsu teve somente uma recepção mediana, preferiram cancelar precocemente o novato. Não é uma mera coincidência Toriko melhorar de posição tão perto da nova leva surgir, e os mangás que serão encerrados serem colocados nas últimas colocações. Acredito que Toriko terá o seu tempo para ser encerrado naturalmente na própria Shonen Jump. Em nono lugar tivemos PSI Kusuo Saiki que mesmo tendo um anime em exibição não vem recebendo mais nenhuma publicidade pelos editores, o que é um grande pena. Cheguei a pensar que os editores acreditavam no potencial do anime da série, mas parece que só deram aquela publicidade por obrigação mesmo, já que até mesmo Shokugeki no Souma está recebendo mais destaque, mesmo sendo uma segunda temporada. De qualquer modo, parece que o anime de PSI Kusuo Saiki não está sendo um sucesso e o mangá deve ter um boost bem pequeno em suas vendas. Em décimo lugar tivemos Nisekoi que se encontra na mesma situação de Toriko.

Em décimo primeiro lugar tivemos BLEACH - Percebi que nos comentários da análise passada teve uma pequena discussão sobre a série estar sendo cancelada pelos editores. Sinceramente, eu não acredito nessa possibilidade, para mim foi Tite Kubo que decidiu mesmo encerrar a série neste momento. A próxima leva deve conter entre três à quatro mangás, depende somente se os editores irão ocupar ou não a vaga deixada em aberto por HUNTER X HUNTER. Então, sejamos sinceros: Os editores NÃO tem necessidade de cancelar Bleach. Primeiramente, estrear três mangás de uma vez só, já é um bom número. O segundo ponto é que tem séries veteranas que também podem ser canceladas que seriam mais vantajosas que Bleach, por exemplo, vale muito mais a pena cancelar Toriko que Bleach. Deste modo, eu realmente não acredito que os editores estejam cancelado a série. Logo após, tivemos na décima segunda colocação o veterano, o imortal, KochiKame. É incrível como a série, mesmo tendo mais de 1700 capítulos ainda consegue fazer rir os seus leitores. 

Em décimo terceiro lugar tivemos Takuan to Batsu no Nichijou Enma-Chan, que tem tudo para ser cancelado precocemente, mesmo não tendo uma popularidade tão ruim ao ponto de merecer esta triste fim. Repito, a série provavelmente venderia abaixo de 20 mil cópias, isto esta bastante claro, contudo, do mesmo jeito que não acho justo um mangá com popularidade mediana ser estendido além dos seus 3 volumes, também não acho justo uma série com popularidade mediana ser cancelada antes de lançarem o seu primeiro volume. A balança da "justiça" deve ser equilibrada. De qualquer modo, claramente os editores perceberam que estrearam pouquíssimas séries este ano e provavelmente irão compensar isso com uma leva com quatro mangás, que espero que tenha Love Rush, Galaxy Gangs e o vencedor da Golden Future Cup. E por fim o retorno de um autor veterano de sucesso, como a criadora de Reborn ou mesmo o criador de Beelzebub. Na última colocação tivemos Mononofu que deve ser cancelado junto com Takuan to Batsu. Não é dessa vez que teremos um novo Hikaru no Go. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'