quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #36-37 (Ano 2016).


O Fim do Romance.

O encerramento de BLEACH pode ter sido "adiado", mas nessa edição tivemos o encerramento de um dos amores mais falsos e confusos que vimos na história da Weekly Shonen Jump: Nisekoi chegou ao seu fim deixando vários leitores órfãos da sua série preferida. Em clima de despedida, vamos analisar uma TOC especial, pois, mesmo sendo "comum", esta edição está fadada a entrar na história. Sem mais delongas, vamos ao TOC:

TOC Weekly Shonen Jump #36-37 (08/08)
Heróis da WSJ (Capa)
ONE PIECE (Página Colorida de Abertura)
01 - Boku no Hero Academia
02 - Haikyuu!!
Nisekoi (Página Colorida, FIM)
03 - Black Clover
04 - Gintama
Yakusoku Neverland (Página Colorida, Capítulo 02)
05 - Yuragi-Sou no Yuuna-San
06 - Hinomaru Zumou
Boruto (Página Colorida, Mensal)
07 - Saiki Kusuo no Psinan
BLEACH (Página Colorida)
08 - Shokugeki no Souma
09 - World Trigger
10 - Kochikame
11 - Kimetsu no Yaiba
12 - Samon-Kun wa Summoner
13 - Sesuji wo Pin! to
14 - Takuan to Batsu no Nichijou Enma-Chan
15 - Toriko
Isobe Isobee Monogatari


Prévia da Edição #38:
Capa e Página Colorida de Abertura: LOVE RUSH de Ryohei Yamamoto (Nova Série).
Página Colorida: Boku no Hero Academia e BLEACH (Anúncio Importante)

Prévia da Edição #39:
Capa e Página Colorida de Abertura: Red Sprite de Tomohiro Yagi (Nova Série).

Começando pelos mangás não ranqueados, tivemos como página colorida de abertura o nosso querido ONE PIECE, além da capa com todos os heróis da Shonen Jump. Também tivemos página colorida para BLEACH, já que será seu penúltimo capítulo (Teoricamente) e para Nisekoi que foi encerrado nesse capítulo, mas provavelmente já receberá na próxima semana o seu substituto, que é Love Rush. Nisekoi foi muito importante para a revista, pois ocupou o espaço da série de "romance" para garotos, inclusive a maioria dos leitores do mangá eram do público masculino (Nisekoi era o mangá da revista com menos leitoras femininas) - Espero que o encerramento do mangá feche realmente quase todos os pontos, e que Naoshi Komi não decida dar um encerramento aberto, sem revelar com que o protagonista ficará. Provavelmente veremos o autor retornando em breve para a revista, e quem sabe com B-Shounen, já que ele declarou querer apostar neste gênero. Comentarei mais detalhadamente sobre o encerramento da série em um artigo separado.

Mas acredito que todo mundo quer saber como foi a recepção de Yakusoku Neverland, que esta semana recebeu uma página colorida obrigatória (todos os segundos capítulos recebem página colorida). Como sempre faço com as novas séries, dei uma longa pesquisadas na "internet japonesa", procurando fóruns que tivessem públicos diversificados, e não me satisfazendo com uma única fonte. Começando pela 2ch, que dessa vez teve uma visão um pouco diferente dos demais fóruns. A recepção de Yakusoku Neverland foi boa, e a grande maioria das pessoas aprovaram a série, contudo, poucas realmente exaltaram o mangá, como aconteceu com séries como Hinomaru Zumou, Samon-Kun wa Summoner e Boku no Hero Academia. Nos demais fóruns e sites, a reação foi muito mais positiva que na 2ch - O público gostou bastante do mistério proposto pelo mangá, e comentaram bastante da cena do menino dentro do "tubo". Talvez o ponto em comum entre os demais sites e a 2ch é que a maioria dos leitores ficaram preocupados com o fato do mangá não parecer ser uma obra para a "Weekly Shonen Jump". A discussão sobre o mangá ser sério demais para a revista durou horas e muitos japoneses acreditam que o mangá irá fracassar por este motivo. O que é bem contraditório, pois a maioria parece ter gostado da obra, contudo, alguns não vão ler porquê tem medo da obra ser cancelada, ao invés de apoiaram o mangá, votar e demonstrarem que o público leitor da revista gosta de mangás sérios. 

Em primeiro lugar no TOC tivemos pela segunda semana consecutiva, Boku no Hero Academia - Por causa da quantidade enorme de publicidade que ONE PIECE vem recebendo, a série ficou livre para conquistar várias boas colocações nessas últimas semanas. Logicamente, outras séries, como Black Clover e Shokugeki no Souma também aproveitaram para conquistar a primeira colocação, mas o grande vencedor foi Boku no Hero Academia. Em segundo lugar tivemos uma série que muitos torciam para conseguir aproveitar essa ausência de One Piece e conquistar ao menos um primeiro lugar, Haikyuu!! - Infelizmente a série, por mais que seja extremamente popular, não é uma prioridade na TOC. Nesse quesito, os editores tendem a não dar um grandíssimo destaque em séries de esporte. Preferem deixa-los em posições altas (classificando em algumas semanas em posições medianas), mas nunca em primeiro lugar, o tratamento a Kuroko no Basket foi muito parecido. Em compensação, o número de capas e publicidades que uma série de esporte de sucesso recebe na revista, é realmente gigantesco. Os editores sabem quanto um mangá do gênero vende, por isso dão constante capas e páginas coloridas, mesmo que sejam páginas focada somente em fazer publicidade à um produto relacionado série (Lembrando que as publicidades em grande parte tem página colorida. Como dizem, a propaganda é a alma do negócio).

Em terceiro lugar tivemos Black Clover que alcançou cerca de 1.6 milhões de cópias impressas com o lançamento do volume 7, uma média de 225 mil cópias por volume, lembrando que normalmente os editores imprimem mais cópias do que realmente vendem. A série vem conquistando números sólidos, mas mesmo assim não são gigantesco. O mangá para conseguir superar Boku no Hero Academia terá realmente que quadruplicar as suas vendas, e é desafio bem grande a ser batido. Black Clover pode ser uma das séries mais popularidades da Shonen Jump atualmente, e tem vários seguidores fanáticos, mas infelizmente, é muito um mangá muito parecido com BLEACH, no quesito de conquistar facilmente pessoas que não "gostam da obra". BLEACH mesmo com vários odiadores, conseguiu se tornar um grande sucesso, por isso, acredito que Black Clover conseguirá também, mas não será fácil. A adaptação do anime deverá ter uma qualidade muito boa e deve conseguir atrair o público, aliás, deverá mudar a opinião daqueles que não gostam da série, o que é ainda mais árduo. Será interessante ver essa jornada de crescimento da série. Em quarto lugar tivemos Gintama que quanto mais se aproxima do seu clímax, mais é bem classificado pelos editores.

Em quinto lugar tivemos Yuragi-Sou no Yuuna-San, que esta semana irá lançar o seu segundo volume, e junto com este lançamento venho uma notícia realmente simpática: A série terá ao todo 300 mil cópias em circulação, provavelmente (utilizando meus dados que sei sobre as vendas da série), devem ser 120 mil cópias do primeiro volume e 180 mil cópias do segundo volume. O mangá deste modo está também conseguindo alcançar números sólidos, e se as vendas continuarem aumentando assim, pode ser que chegue ao quinto volume vendendo cerca de 200 mil cópias por volume, um resultado realmente invejável. Resultado que provavelmente Hinomaru Zumou, que essa semana ficou em sexto lugar, ainda sonha em alcançar, mas podemos dizer, será realmente complicado. A verdade é que estou achando improvável que o mangá ganhe um anime, mesmo durando mais vários anos na revista. Digo isto, pois a tendência é aparecer outras séries que venderão mais e os estúdios irão priorizar este novos mangás, assim cada ano que passa, Hinomaru Zumou ficará esquecido. Ano que vem teremos a adaptação de Black Clover, em 2018 provavelmente teremos a de Yuragi-Sou no Yuuna-San, assim até mesmo se lançar uma adaptação de Hinomaru Zumou, provavelmente os editores darão a mesma publicidade que estão dando a PSI Kusuo Saiki: Quase nenhuma.

Falando em Saiki Kusuo no PSI-nan, a série ficou essa semana na sétima colocação, e sejamos sinceros, tirando as esporádicas páginas coloridas entregues, os editores estão agindo como a série não tivesse um anime em exibição. Acredito que não custa muito (aliás, seria inclusive positivo) deixar a série nas cinco primeiras colocações por dois meses, deixando fora do TOP 5 somente em algumas semanas, onde a série realmente não entregasse um capítulo interessante, mas não, os editores realmente não acreditam no potencial do anime da série, e simplesmente estão ignorando a sua existência. Mas sejamos sinceros, também eu não coloco tanta fé que as vendas aumentaram tanto assim após o anime, só que mesmo não acreditando, para mim é justo que a série receba uma boa publicidade. Em oitavo lugar tivemos Shokugeki no Souma que essa semana foi classificado em uma colocação um pouco mais baixa que o normal, mas não acredito que seja uma má notícia, com o encerramento de várias séries veteranas, e com tantos mangás vendendo abaixo de 100 mil cópias, os editores não são loucos o suficiente em pensar cancelar uma das séries que mais vende na revista. Shokugeki no Souma deve ser atualmente o quarto mangá que mais vende (se excluirmos BLEACH da lista). Lembrando que mesmo o mangá tendo uma queda de vendas, volume após volume, ainda está longe de se tornar um mangá que vende mal. Por isso, podemos dizer que pelo menos até 2017, a obra está a salvo.

Em nono lugar tivemos World Trigger que continua estável e também não corre nenhum risco de cancelamento, nem em médio prazo (daqui a 1 ano). Talvez o problema da série seja justamente que o autor planeja uma estadia muito maior que os seus lucros podem permitir. Sejamos sinceros, dificilmente o anime de World Trigger irá retornar, por isso, a série a partir de agora deve depender somente do mangá. Atualmente o mangá vende cerca de 300 mil cópias por volume, um número realmente confortável e provavelmente os editores não devem planejar de nenhum modo cancelar a série, entretanto, por quanto tempo as vendas continuarão estáveis? É muito comum as séries sem anime terem uma queda de vendas exponencial ao seu tempo de vida, por isso, quanto mais tempo vivem, menos vendem. Como comentei à algumas semanas atrás, está conseguindo superar a "meia idade" de maneira surpreendente, sem ter alguma perda de vendas, muito pelo contrário, as suas vendas até alguns meses atrás, estavam ainda crescendo, mas, nunca sabemos quando a série começará a cair em vendas, pode acontecer amanhã ou nunca, a verdade é que não podemos prevê-lo: Shokugeki no Souma começou já com três anos de vida (no início da crise de meia idade, que vai de três a cinco anos), Toriko começou em um dos seus melhores arcos, mesmo com o anime em exibição. World Trigger por enquanto parece estar bem, mas a realidade é que em qualquer momento pode começar a ter uma queda de vendas. 

Em décimo lugar tivemos KochiKame que continua também bem tranquilo na revista. Talvez quem deve começar a se preocupar é Kimetsu no Yaiba, que ficou na décima primeira colocação. Se o segundo volume vender mal, e não tiver um bom aumento de vendas, é bem provável que os editores acabem cancelando o mangá já na próxima leva - Fizeram o mesmo com Mononofu, a diferença é que começaram a classificar a série em posições baixas após o ruim resultado do terceiro volume. Não acredito que com Kimetsu no Yaiba, o grupo editorial irá esperar ser lançado o seu terceiro volume, devem já decidi o seu futuro (ficar ou ser cancelado) vendo o resultado do seu segundo volume. Em décimo segundo lugar tivemos Samon-Kun wa Summoner que pela segunda semana consecutiva foi classificado em uma colocação baixa, mas não acredito que tem chances de cancelamento. O mangá deve virar um novo "PSI" que era constantemente classificado entre os últimos, mas tinha um bom pico nas primeiras colocações. A série pode não vender muito, mas agrada bastante os leitores da revista e tem um bom panorama em relação ao anime. Outras séries, por enquanto, estão correndo um risco maior de cancelamento.

Por exemplo, o décimo terceiro colocado Sesuji wo Pin! to que vem a algumas semanas sendo classificado em uma colocação baixa, tendo um pico máximo nas posições intermediárias - O mangá pode correr o risco de ser cancelado já na próxima leva, caso Toriko não acabe e os editores decidam que vale a pena estrear mais três séries. Quem dançaria junto com Sesuji wo Pin! to seria Takuan to Batsu, que para mim, é um cancelamento praticamente garantido. A próxima leva deve estrear no mês de Outubro ou Novembro, e o novato deve ser cancelado. A única salvação da série será justamente uma venda milagrosa no primeiro volume, mas acredito que isto seja improvável de acontecer, nunca vi uma série com popularidade mediana vendendo acima de 20 mil cópias na primeira semana, e sinceramente, duvido que Takuan to Batsu será essa série a romper essa barreira, nunca antes rompida. Por fim, na última colocação tivemos Toriko que deve nas próximas edições assumir o lugar de BLEACH, no sentido, de ser o mangá que ficará quase sempre entre os últimos cinco colocados. A diferença é que Toriko não vende tão bem como BLEACH e não deve ter uma saga final realmente lunga, as chances do mangá ser encerrado naturalmente já em outubro ou novembro são realmente grandes, e caso não seja, dificilmente irá superar o primeiro semestre do ano de 2017. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'