quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #38 (Ano 2016).


O último voo de Bleach.

Eu sei, por muito tempo você esteve ao meu lado, semana após semana, eu acordava e te via junto a mim, segurando a minha mão. Inicialmente a sua entrada na minha vida foi estranha, pensei que era simplesmente um acaso que nunca iria se repetir, como uma pessoa tão famosa e maravilhosa poderia querer me frequentar... Mas eu percebi que tu gostou da minha casa, da minha companhia, e aos poucos foi restando. As pessoas riam de ti, zombavam da sua situação, mas tu não mudava, continuava do meu lado. Bleach, você nunca se envergonhou em ser o meu amante, mas é o momento de você partir. E nessa última semana de vida, te deixo sentir a liberdade de ser novamente, grande.

- Carta aberta do "Bottom 5" para "Bleach".

TOC Weekly Shonen Jump #38 (22/08)
LOVE RUSH (Capa, Página Colorida de Abertura e Nova Série)
01 - Haikyuu!!
02 - ONE PIECE
BLEACH (Página Colorida, FIM)
03 - Hinomaru Zumou
Yakusoku Neverland (Capítulo 03)
Boku no Hero Acadmeia (Página Colorida)
04 - Black Clover
05 - World Trigger
06 - KochiKame
07 - Kimetsu no Yaiba
08 - Yuragi-Sou no Yuuna-San
09 - Shokugeki no Souma
10 - Samon-Kun wa Summoner
11 - Sesuji wo Pin! to
12 - Takuan to Batsu Nichijou Enma-Chan
13 - Saiki Kusuo no Psi-nan
14 - Gintama
15 - Toriko
Isobe Isobee Monogatari

Começando pelos mangás não ranqueados, nessa edição tivemos a estréia de "LOVE RUSH", a nova série do criador de E-Robot - O mangá vem o objetivo de ocupar o espaço deixado vago por Nisekoi, por isso, tudo indica que Love Rush será um romance harém com uma dose muito leve de ecchi (não esperem nada no nível de Yuragi-Sou no Yuuna-San ou mais pesado). O sucesso da série dependerá da capacidade do autor em apresentar personagens femininas carismáticas o suficiente. O romance nem precisa ser bem desenvolvido, o importante é que as cenas de comédias sejam engraçadas o suficiente. Lembrando que Love Rush foi o mangá mais bem votado de 2015 (Isso mesmo, o mais bem votado), por isso, o público japonês realmente gostou do One Shot da série, e esperam que a série consiga manter os pontos positivos do One Shot. 

Também tivemos nessa edição as páginas coloridas para Boku no Hero Academia (para dar um pouco mais de destaque para a série), e a última página colorida no último capítulo de BLEACH - A série, após quinze anos, chegou ao seu fim, e provavelmente não deixará somente o "bottom 5" triste, mas também uma legião de fãs que o mangá merecidamente cultivou. BLEACH foi um dos mangás de maior sucesso que passou pela Weekly Shonen Jump, e nos meados dos anos 2000, junto a Naruto e ONE PIECE, ajudou a revista ter ainda mais relevância mundialmente. Dificilmente veremos Tite Kubo retornando para a Shonen Jump, mas que a verdade seja dita, o autor já conseguiu fazer história, e não precisa mais da revista para conseguir lançar um outro mangá de sucesso. Serei sincero, pessoalmente será estranho olhar o TOC, semana após semana, e não enxergar mais BLEACH nas últimas colocações. Mas é assim a vida, tudo um dia deve acabar. Lembrando que nessa edição foi anunciado um live-action para a série. Para a tristeza de muitos não foi o anime, mas pelo menos é alguma coisa. 

Em uma edição histórica, tivemos em primeiro lugar uma grata surpresa: Haikyuu!! - O segundo mangá que mais vende da revista, conseguiu conquistar a melhor posição possível essa semana. É importante que em algumas semanas Haikyuu!! fique em primeiro, para provar a quem considera somente o "TOC" que o mangá realmente tem a posição de pilar. Muitos pensam que se um mangá, como Black Clover, estar sempre nas três primeiras colocações, significa que o mangá é pilar, mesmo vendendo abaixo de 200 mil cópias - O pilar da revista não é definido por somente um fator, a sua popularidade, suas vendas, suas posições no TOC, as quantidades de capa recebidas ao ano, e vários outros fatores, que nos levam a considerar um mangá um dos pilares da revista. Haikyuu!! atualmente é a segunda obra mais importante da revista, perdendo somente para ONE PIECE, por isso, mais do que justo considerarmos a obra um dos três pilares. Falando no mangá de piratas, a obra de Eiichiro Oda, ONE PIECE, ficou na segunda colocação, e continua tendo o seu ótimo rendimento, estável e sempre soberano, como verdadeiro rei deve ser. 

Em terceiro lugar tivemos Hinomaru Zumou que essas últimas semanas está sendo constantemente classificado nas primeiras colocações. Provavelmente a série vem passando por uma sequência de capítulos importantes e de ótima qualidade (ao menos na visão dos editores), por isso os editores estão preferindo colocar o mangá sempre entre os primeiros. Sejamos sinceros, a Shonen Jump tem um carinho enorme por Hinomaru Zumou, e sabemos que por exemplo Sesuji wo Pin! to tiver uma sequência de capítulos importantes, nem sonhando terá o mesmo tratamento de Hinomaru Zumou, mesmo vendendo igual. Logicamente a série tem um grande apoio do público e é elogiada pela crítica, mas para suas vendas, o tratamento recebido é exagerado. Quando a situação na série se acalmar, os editores retornarão a deixa-lo em posições intermediárias, mas sempre que tiver alguma sequência de capítulos importantes, acredite, vocês verão Hinomaru Zumou voltar ao TOP 5, mesmo que essa publicidade exagerada.

Em quarto lugar tivemos Black Clover que vendeu 78 mil cópias no seu sétimo volume. As vendas da série continuam subir lentamente, mas como eu disse nas análises passadas, a série só terá um outro grande "boost" de vendas quando for lançado o seu anime. É interessante perceber que os editores, mesmo dando várias páginas coloridas para a série, tendem a dar poucas capas, isto porque ainda não acreditam que a série tem força comercial para sustentar tal posição - O mangá tem um POTENCIAL gigantesco, mas atualmente vende tão bem quanto Psyren vendia, por exemplo, por isso, passa longe de ser uma obra popular o suficiente para conseguir suportar a carga comercial que uma capa tem. Lembre-se sempre que a característica principal da capa é vender a revista como um todo. Mostrar na capa séries populares faz com que muitas pessoas comprem o produto, mostrar novas séries faz com muitos fiquem curiosos em ler esse novo produto, que no caso, ninguém ainda leu, e por fim tem as capas de aniversário que são atrativas, por serem vendidas como uma capa de um momento especial. Em quinto lugar tivemos World Trigger que conquistou uma ótima posição, não é realmente um TOP 5, pois essa semana tivemos bem mais obras não classificadas entre os cinco primeiros colocados (no caso, quatro obras, quando normalmente é somente uma ou duas, mas de qualquer modo foi uma ótima colocação.

Em sexto lugar tivemos uma grata surpresa, Kochikame deu um grandíssimo pulo do gato, e conquistou uma posição realmente alta para os padrões atuais da série, mas o motivo dessa sexta colocação é bem simples. A série está completando incríveis quarenta anos de vida, e ao mesmo tempo lançará o seu volume número 200, por isso a Shonen Jump está preparando um grande evento para mangá: Vários autores desenharam os personagens da série, o anime irá retornar muito em breve, e muitas outras coisas. KochiKame não é nada mais que o mangá mais longo da história (em termo de capítulos e volumes), por isso tem uma importância enorme para o mercado dos mangás, mesmo que atualmente suas vendas não sejam enormes como era antigamente - Esse aniversário ajudará a série recuperar a popularidade que tinha a alguns anos atrás, principalmente nos anos 90 e começa dos 2000, que podemos dizer que a série alcançou seu auge de popularidade. Atualmente o mangá luta para conseguir alcançar a marca de 50 mil cópias (que não são números ruins para uma comédia que tem 40 anos de vida), quem sabe, com o aniversário consiga voltar a vender cerca de 150 mil à 200 mil cópias por volume. Vida longa à KochiKame!

Em sétimo lugar tivemos Kimetsu no Yaiba que lançou o seu segundo volume e vendeu cerca de 16 mil cópias, uma quantidade que considero realmente decepcionante. O meu lado racional sempre dizia que a possibilidade de uma série que vendia mais ou menos 15 mil cópias nos primeiros dias do primeiro volume, ter um aumento de vendas era realmente baixa, mas como os editores tinham prolongado a venda da série, só nos restava torcer para que o mangá tivesse um aumento de vendas, mas infelizmente isto não aconteceu. Podemos dizer que a série teve praticamente o mesmo rendimento do volume anterior, e tem uma popularidade quase igual ao já cancelado, Mononofu. Os editores não tem nenhum motivo para manter a série na revista, o destino de Kimetsu no Yaiba deve ser o cancelamento, talvez mantenham a série por mais uma leva (para mim uma decisão incorreta), mas cedo ou tarde, o mangá deverá ser cancelado. Em oitavo lugar tivemos uma obra que está merecendo ficar na revista, Yuragi-Sou no Yuuna-San vendeu 64 mil cópias no seu segundo volume, um resultado superior aquele alcançado pelo segundo volume de Black Clover. O mangá vem demonstrando ter vendas realmente boas, e mesmo não sendo monstruosas, para o padrão das novas séries da revista, são boas. A tendência é que a série alcance já neste volume a marca de 100 mil cópias, e nos próximos consiga superar Black Clover. Yuragi-Sou no Yuuna-San está demonstrando que mangás de ecchi ainda podem dar certo na revista.

Em nono lugar tivemos Shokugeki no Souma que está voltando a ser classificado em posição intermediárias. Parece que este é o novo status da série: Uma sequência de capítulos entre os primeiros, para depois ter uma longa sequência nas posições mais intermediárias. É bom, mas não deixa de ser um "status" abaixo do que a série era anteriormente; um mangá que fica constantemente entre os primeiros colocados. Em décimo lugar tivemos Samon-Kun wa Summoner que por mais que tenha sido classificado em posição intermediárias para ruins, não corre risco de cancelamento. Talvez quem esteja em uma situação um pouco desconfortável, é Sesuji wo Pin! to que ficou na décima segunda colocação: O mangá vendeu cerca de 24 mil cópias em quatro dias no seu sexto volume, Para mim, é um número baixíssimo que não justifica a permanência da série na revista, contudo, ainda existem séries que vendem menos, por isso, os editores não tem razão alguma para cancelar o mangá atualmente, mas sabemos, não é porque não tem razão, que eles não podem fazer. Existe um risco real dos editores para dar mais tempo de vida para Kimetsu no Yaiba, decidam cancelar Sesuji wo Pin! to, uma decisão questionável, mas que pode ser tomada. Somente nas próximas semanas poderemos ter uma resposta concreta sobre esse caso, mas fiquem atentos, Sesuji wo Pin! to está correndo risco sérios de ser cancelado.

Em décimo segundo lugar tivemos Takuan to Batsu Nichijou Enma-Chan, que terá o seu primeiro volume lançado em setembro, e sinceramente deverá vender entre 8 a 14 mil cópias, dificilmente superando essa marca. Por isso, eu colocaria o mangá como um cancelamento certo na próxima leva, a dúvida é quais são os outros mangás que devem partir com a série: Sesuji wo Pin! to e Kimetsu no Yaiba podem acabar sendo cancelados. Também tem Toriko, que tem risco de ser encerrado naturalmente. Ainda não sabemos muito bem como será a próxima leva, mas de certo, Takuan to Batsu dançará. Em décimo terceiro lugar tivemos Saiki Kusuo no Psi-nan que novamente foi classificado em uma colocação baixa, mesmo tendo o anime em exibição. Provavelmente os editores já repararam que o anime não foi muito bem recebido e simplesmente estão desistindo de dar uma grande publicidade para série. Lembrando que era muito comum vermos PSI nas últimas colocações, o mangá era uma montanha russa ambulante, em algumas semanas ficavam em último, outras conseguia retornar as primeiras colocações. Por isso, não é que os editores estão punindo o mangá por não ter tido um bom anime, estão somente voltando a colocar-lo no "status" de alguns meses atrás.

Nas últimas duas colocações tivemos respectivamente Gintama e Toriko, que lançaram no começo do mês os seus novos volumes. Gintama vendeu aproximadamente 132 mil cópias, já que Toriko vendeu aproximadamente 110 mil cópias, ficando abaixo de Nisekoi (que foi encerrado na semana passada). Podemos dizer que as duas obras conseguiram estabilizar suas vendas, e mesmo não vendendo quantidades absurdas, são bons números. Por muito tempo acreditei que Toriko continuaria caindo em vendas, mas parece que finalmente o mangá encontrou uma estabilidade em vendas, após um longo período de queda - Isso não deve salvar a série do seu final eminente e muito menos deve fazer com que os editores classifiquem os mangás em colocações mais altas, a tendência é que a série se mantenha nas últimas colocações até o seu encerramento, mas pelo menos, ter vendas estáveis demonstra que essa última saga não está afastando mais os leitores. Aqueles que restaram, irão acompanhar o mangá até o seu fim. O mesmo vale para Gintama, que mesmo vendendo um pouco mais, também deve estar comemorando a sua estabilidade em vendas. É estranho ver tantas séries veteranas sendo encerradas, mas a Shonen Jump é feita de uma constante renovação.

Era Uma Vez - Um Feliz Para Sempre
Faz um bom tempo que não reservo o espaço da TOC para divulgar um projeto ou um site mas acredito que essa semana devo fazer isto.  "Era Uma Vez" é um projeto do Estúdio Armon que precisa do apoio de vocês para que aconteça. Para quem não conhece o projeto, o estúdio está criando um livro de 80 páginas, totalmente colorido, no qual 24 artistas talentosos escreveram várias histórias diferentes em mundos diferentes com temáticas diferentes. Acredito que eu não seja a pessoa correta para explicar detalhadamente a proposta do livre, por isso, deixo para vocês a descrição dos próprios idealizadores:



"Desde criança nós conhecemos e admiramos os contos magníficos de valentes príncipes e belas princesas e suas diversas lutas em busca de seus "felizes para sempre". Porém todos esses contos são datados de eras antigas e os tempos mudaram, a visão dos contadores de história mudou também. Com a proposta de apresentar as mais variadas visões desses contos, o Estúdio Armon reuniu alguns grandes desenhistas, quadrinistas e ilustradores para apresentarem em conjunto, suas mais variadas concepções de contos no maior estilo "era uma vez..."



O livro colaborativo, trará de forma totalmente colorida, cerca de 30 histórias de uma ou duas páginas onde você conhecerá e se encantará com princesas guerreiras, príncipes motoqueiros, dragões que tomam chá, jovens estudantes, dramáticos amantes e até um navio espacial!

A proposta é apresentar histórias curtas e diferentes, independente se o gênero for romance, comédia, drama, aventura ou terror. O que vale é que o seu "era uma vez" seja único e encantador. "


Sabemos muito bem como é complicado produzir um material como esse, e com a sua doação, estaremos apoiando vários quadrinistas que colocam seus corações nessas histórias. Você não está simplesmente doando o dinheiro para um projeto, está ajudando a fortalecer o mercado de quadrinos no Brasil, e principalmente, ajudando pessoas talentosas que vivem da sua arte, a ter o reconhecimento que merecem. E por fim, e mais importante, caso doe acima de 30 reais, você estará recebendo uma cópia de um de um livro que promete ser realmente fantástico, o que você quer mais? Recebe o produto, e ao mesmo tempo o ajuda a ser realizado. O projeto precisa alcançar 8.000 mil reais para acontecer e você pode fazer a diferença!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'