sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #52 (Ano 2016).


Goleada. 

Exatamente no dia em que o autor de Galaxy Gangs estreia o seu mangá de futebol, a Weekly Shonen Jump recebe uma goleada por parte do público, que deixou claro que as duas novas séries que estrearam na leva anterior, não foram boas o suficientes para sobreviverem. E mesmo que ainda não tenha sido dado o apito final, será muito complicado as duas séries sobreviverem. É melhor já começar torcer por Ore Golazo e Demon's Plan. De qualquer modo sem mais delongas, vamos ao TOC.

TOC Weekly Shonen Jump #52 (Última TOC do ano 2016):
Ore Golazo (Capa, Página Colorida de Abertura e Nova Série)
01 - ONE PIECE
02 - Yakusoku no Neverland
Kimetsu no Yaiba (Página Colorida)
03 - Haikyuu!!
04 - Boku no Hero Academia
Demon's Plan (Página Colorida)
05 - Shokugeki no Souma
06 - Black Clover
Samon-Kun wa Summoner (Página Colorida)
07 - Sesuji wo Pin! to
08 - PSI Kusuo Saiki
09 - Yuragi-Sou no Yuuna-San
10 - Gintama
11 - Hinomaru Zumou
12 - Ibitsu no Amalgam (Primeiro Rank)
Tera-Chan (One Shot)
Spring Weapon No.1 (Pré-Rank, Capítulo 07)
13 - Red Sprite (FIM)
Isobe Isobee Monogatari

Prévia a Edição #01 de 2017:
Capa e Página Colorida de Abertura: ONE PIECE
Página Colorida: Ore Golazo, Yakusoku no Neverland.

Começando pelos mangás não ranqueados, tivemos a estréia de Ore Golazo, que é a nova série de futebol da revista - O último mangá do estilo teve um desempenho muito, mas muito ruim, sendo cancelado com apenas 10 capítulos, tendo assim, somente um volume lançado. Devemos primeiramente torcer para que essa nova série não tenha o mesmo rendimento, pois isso destruiria a carreira do autor (Tokyo Wonder Boys virou uma piada tão grande, que manchou o nome do autor). E depois, devemos torcer para que a série consiga dar certo, sobrevivendo nessa revista que não vem encontrando muitos grandes sucessos comerciais. 

Indo já diretamente para a TOC, tivemos na primeira colocação ONE PIECE, que devemos ver se vai conseguir terminar também esse ano como um dos mangás mais vendidos - A série com certeza vendeu menos que os anos anteriores, mas continua sendo a série do Japão que mais unidades por volume, porém, pode não conquistar o primeiro lugar na série mais vendida do ano, caso, algum mangá que teve um anime esse ano, tenha tido um grande boost nos volumes anteriores. Por isso, o título de mangá mais vendido do ano pode acabar escapando da mão de Oda, e indo para algum outro autor, mesmo com a série continuando a ser a obra que mais vende unidades quando é lançado um volume novo, superando a marca de 2.5 milhões.

Em segundo lugar tivemos uma grandíssima surpresa: Yakusoku no Neverland - O mangá tem uma previsão de vendas acima das séries que vendem pouco, no caso: Kimetsu no Yaiba, Sesuji wo Pin! to e etc. E para melhorar a sua situação, os editores estão dando muito destaque para a série (as páginas coloridas e essa ótima colocação, são algumas provas). Isso significa que os editores estão realmente esperando que a série consiga vender, ao menos, como Yuragi-Sou no Yuuna-San e Black Clover venderam no seu primeiro volume. Existe a possibilidade de vender mais que essas duas séries? Sim, mas não é bom que sejamos tão otimistas, provavelmente a série venderá entre 30 a 50 mil cópias na sua primeira semana, o que é um bom resultado para uma série que está iniciando (e levando em conta a situação da revista, podemos até considerar uma ótima performance.

Em terceiro lugar tivemos Haikyuu!!, que essa semana conquistou a mesma colocação que a semana passada - Com certeza a série Ore Golazo tem como objetivo principal alcançar e até mesmo superar o sucesso de Haikyuu!!, que é atualmente a série de esporte mais bem sucedidade no mercado de vendas de volumes e DVD's/Blu-Ray. Será difícil alcançar a mesma proporções da série de vôlei, pois a popularidade de Haikyuu!! é simplesmente fora do comum, mas o autor sempre deve puntar no mais alto possível, mesmo que, tendo 30% do rendimento em vendas de Haikyuu!!, já podemos considerar a série um grandíssimo sucesso comercial (30% do sucesso de Haikyuu!! seria mais ou menos 220 mil unidades vendidas por volume, um resultado que nenhuma série novata, desde Boku no Hero Academia, conseguiu alcançar na revista).

Logo após na quarta colocação tivemos Boku no Hero Academia, que ganhou uma posição em comparação a semana passada. Hero é a última série que conseguiu, antes do anime, superar a marca de 200 mil cópias, o que é um fato bem triste, se analisarmos que era bem mais comum encontrarmos séries que tivessem rendimentos parecido ou melhores - Haikyuu!!, Shokugeki no Souma e Ansatsu Kyoushitsu, são exemplos de séries lançadas no ano de 2012, que conseguiram superar a marca das 200 mil cópias, antes da sua primeira temporada ser lançada. Deste modo, é decepcionante e preocupante, que a revista não consiga mais achar séries que tenham um rendimento parecido. Logicamente, não é fácil vender acima de 200 mil cópias antes do anime, mas ao menos, nos últimos dois anos, deveria ter surgido uma série que conseguisse alcançar um rendimento parecido. De qualquer modo, Boku no Hero Academia está seguro e bem estável na revista.

Em quinto lugar tivemos Shokugeki no Souma que após várias semanas em colocações baixas, os editores voltaram a classificar bem a série - Mas por mais que tenha sido apenas uma "fase" as péssimas colocações da série, é importante que eu deixe claro que tem grandes chances dessa fase retornar daqui a alguns meses - Está começando a ficar cada vez mais comum vermos Shokugeki no Souma passando por um período entre os últimos colocados, e depois voltando a ficar entre os primeiros - Isso não acontecia na época de "ouro" da série. Os editores não confiam tanto assim na vida em longo prazo da série, por isso vão dando cada vez menos destaque para o mangá. Chegando a coloca-lo em posições terríveis nas semanas que o mesmo não consegue ter um bom rendimento. Não estou dizendo que estão planejando o seu cancelamento, somente que estão preparando um terreno, no qual, Shokugeki no Souma não seja um dos principais mangás da revista.

Em sexto lugar tivemos Black Clover, que após uma ótima colocação, deu uma pequena escorregada. O seu mais novo volume será lançado no início deste mês de dezembro, e provavelmente terá um pequeno aumento de vendas, nada de espetacular. Black Clover deve continuar crescendo pouco a pouco, até quando for finalmente lançado a primeira temporada do seu anime (que caso seja de agrado ao público japonês, poderá resultar em um grande boost em vendas na série), e sim, provavelmente a série continuará aumentando em vendas. Se no começo do mangá eu me preocupava que a inexperiência do autor pudesse prejudicar o seguir da história, mas parece que Tabata Yuuki vem evoluindo cada semana, e melhorando a série, que vem sendo cada vez menos "clichê". Por isso, eu digo com todas as seguranças que a série provavelmente continuará aumentando de vendas, pois tenho quase certeza que o autor não cometerá nenhum erro grande que possa estragar suas chances, como aconteceu com Enigma (que iniciou um novo arco que não foi nem um pouco de agrado com o público e acabou sendo cancelado).

Em sétimo lugar tivemos Sesuji wo Pin! to, que se encontra em uma situação bem interessante - Os editores parecem que não estão planejando cancelar a série nem na próxima leva, garantindo sua sobrevivência por mais alguns meses - Os próximos mangás que devem ser cancelados devem ser Ibitsu no Amalgam, Spring Weapon No.01 e o já cancelado Red Sprite (que deve ter sua vaga ocupada somente quando os outros dois mangás forem cancelados) - Os editores logicamente a algumas semanas atrás estavam cogitando cancelar a série de dança, mas decidiram que não era o momento, e com o fracasso das duas novas séries, parece que esse plano foi, mais uma vez, adiado, assim garantido a vida da série por ainda mais tempo. Sesuji wo Pin! to vai sobrevivendo pouco a pouco, mesmo vendendo pouco. Seria interessante ver a série ganhando um anime, eu sempre comentei que o mangá tem um grande potencial no anime, pois as danças com o áudio ficariam bem mais interessantes, mas primeiro devemos ver se algum estúdio vai querer adaptar uma série que venda tão pouco.

Em oitavo lugar tivemos PSI Kusuo Saiki que vai entrando, de uma vez por todas, no limbo do esquecimento, por isso, ficando na zona intermediária. Logo após, na nona colocação tivemos Yuragi-Sou no Yuuna-San que por mais que não tenha o mesmo destaque que Black Clover na revista, tem uma popularidade muito parecida - Os editores dificilmente irão colocar uma série ecchi entre as primeiras colocações em todas as semanas, como fazem com Black Clover, justamente por esse estilo atrair muitos "haters" (e dar destaque continuo a uma série que tem muito odiadores, nunca é uma ideia muito inteligente). Por isso, é melhor que os editores continuem com a estratégia atual de dar destaque para a série somente em momentos específicos - E para mim o próximo momento específico que a série mereceria um grande destaque, é no início de dezembro, quando será lançado o seu mais novo volume. O destaque que o editores deveriam entregar para série é sua segunda capa. É inaceitável que um mangá que tem um rendimento muito parecido com Black Clover, ainda não tenha ganhado sua segunda capa. Concordo com não dar destaque continuo, mas é bom dar um grande destaque uma vez ou outra (e grande me refiro a ser capa da revista).

Em décimo lugar tivemos Gintama, que vai vivendo seus últimos dias na revista, sem ser perturbado por ninguém - A série se encontra em uma situação bem estável e seguro, podendo seguir o ritmo necessário para se encerrar de maneira muito satisfatória. Logo após, na décima primeira colocação tivemos Hinomaru Zumou que essa semana conquistou uma colocação baixa, mas entre três semanas já deve retornar a ficar na zona intermediária ou mesmo entre os cinco primeiros colocados. Os editores de nenhum modo planejam cancelar o manga de sumô, só estão colocando-o em uma posição baixa por um pequeno período de tempo, como fazem constantemente com séries como Kimetsu no Yaiba e Shokugeki no Souma (que vende bem mais que Hinomaru Zumou, mas por os motivos já explicados, sempre passa uma fase entre os últimos colocados da revista). Hinomaru Zumou é sinceramente, o mangá do quarteto que vende mal que é mais seguro, deste modo, com a menor possibilidade de ser cancelado.

Em décimo segundo lugar tivemos o primeiro rank de Ibitsu no Amalgam, que parece não ter agradado muito o público japonês - As chances do mangá sobreviver são bem baixas, principalmente se levarmos em conta que a série conseguiu ter uma recepção pior que o seu mangá anterior, Mitsukubi Condor. Ainda existe a possibilidade da série melhorar nas próximas semanas, mas a possibilidade é realmente baixa - Vimos isso acontecendo com Samon-Kun wa Summoner, mas o mangá de comédia já tinha sido bem recebido desde o começo, somente o editores que não colocavam fé na obra, por isso classificavam nas últimas colocações. Ibitsu no Amalgam foi mal recebido, e mesmo tendo uma pequena melhorar depois do segundo capítulo, não deve ser o suficiente para os editores decidirem salvar a obra. Spring Weapon Number 01, que deve uma recepção melhor que Ibitu no Amalgam, também deve acabar sendo cancelado - E digo isso mesmo ainda não tendo tido o seu primeiro ranking. Podemos dizer que o fracasso dessas duas novas séries é uma "goleada" que a Shonen Jump recebeu. A revista precisa urgentemente encontrar um grande sucesso, e não tomar mais um 7x1 como levou nessa semana.

Essas duas séries novatas irão acompanhar o último colocado dessa TOC, Red Sprite, que foi cancelado nessa semana - Comentei sobre os motivos pelos quais os editores poderiam estar mantendo a série viva, mas parece que foi simplesmente uma "boa ação" para o autor conseguir fechar melhor a sua história. A série acabou sendo cancelada, e deve ter sua vaga ocupada somente no meados de janeiro, quando for cancelado Ibitsn no Amalgam e Spring Weapon, e estrearem assim três mangás no seu lugar - Existe uma pequena, mas real possibilidade de HUNTER X HUNTER voltar nesse período, assim ocupando a vaga de Red Sprite - É uma pena ver o autor fracassando pela segunda vez, mas claramente Iron Kuight era bem melhor que Red Sprite, por isso, seria muito difícil que a sua segunda série sobrevivesse, se nem a primeira, que era melhor conseguiu. Agora só nos resta esperar que ele retorne com mais um novo One-Shot, e que o mesmo acabe sendo muito bem recebido pelos leitores da revista, para assim, ele poder ter uma terceira chance. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'