sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #06 (Ano 2017).


O Ano do Galo.

Em clima de ano novo chinês (que deve acontecer somente em 28 de Janeiro), a Shonen Jump nos entrega uma capa de ONE PIECE que justamente, apresenta o animal que regerá esse novo ano; o Galo de Fogo. Por isso, vamos esperar que a Shonen Jump tenha um ano que respeite esse animal, com muita coragem para apresentar novas séries, muita honestidade em dar o devida publicidade as que merecem e muita ambição para conseguir achar novos sucesso e melhorar as vendas da revista. Aliás, vamos já ver na TOC se a revista começou o ano fazendo jus ao galo:

TOC Weekly Shonen Jump #06 (02/01/2017)
One Piece (Capa e Página Colorida de Abertura - Capítulo 851)
01 - Boku no Hero Academia Capítulo 121
02 - Kimetsu no Yaiba (23 Páginas. Capítulo 44)
Sesuji wo Pin! to (Página Colorida / 33 Páginas, Capítulo 80)
PSI Kusuo Saiki (Página Colorida - Live Action sai no Outono de 2017. Capítulo 226)

03 - Haikyuu!! Capítulo 236
04 - Black Clover Capítulo 92
05 - Yuragi-sou no Yuuna-san Capítulo 45
Demon's Plan (Capítulo 6)
Hinomaru Zumou (Página Colorida, Capítulo 127)
06 - Yakusoku no Neverland (23 Páginas, Capítulo 21)
Ole Golazo (Capítulo 5)
07 - Samon-kun wa Summoner Capítulo 63
08 - Shokugeki no Souma Capítulo 197
Haru yo, Koi! (One Shot, Parte 2)
09 - Ibitsu no Amalgam (23 Páginas, Capítulo 12)
10 - Spring Weapon Number One Capítulo 11
11 - Gintama Capítulo 618
Isobe Isobee Monogatari Capítulo 216
Hunter x Hunter (Hiatos)

World Trigger (Hiatos)

Prévia da edição #07
Capa e Página Colorida: Kimetsu no Yaiba
Página Colorida : Samon-kun wa Summoner 25p ,Yuragi-sou no Yuuna-san, One-shot de Fushimi Kōsuke

Prévia #8
GOLEM HEARTS (De: Ōsuga Gen) (Página Colorida) (One-Shot)

Prévia #9
Asagaya geijutsu kōkō eizō-ka e yōkoso (De: Matsuki tatsuya / Usasaki shiro) (Página Colorida) (One-Shot)



Começando pelos mangás não ranqueados, tivemos como capa da revista, novamente, ONE PIECE - Muitas pessoas estão mostrando insatisfação por essa dominação de "One Piece", mas sejamos sinceros, os editores sabem que páginas da série tende a atrair muitos leitores, principalmente jovens, que acompanham somente o anime (vimos pelo cartão da Shonen Jump de estréia de Samon-kun que os editores se interessam em saber com qual idade o público começa a ler a revista e quanto séries leem atualmente). Deste modo, colocar ONE PIECE como capa é mais uma decisão estratégia, que realmente uma ajuda para a série que já se encontra em ótima situação. 

Também tivemos nessa edição várias páginas coloridas, tendo um grande destaque para duas séries; Sesuji wo Pin! to que teve, além da sua página colorida, incríveis 33 páginas - como eu já vinha comentando nas semanas anteriores, os editores tendem a destacar séries que tiveram capítulos importantes, e este é o caso de Sesuji wo Pin! to - pois esse capítulo encerra uma importantíssima competição de dança. Mais do que certo entrar capítulos extras e uma página colorida, para assim deixar o encerramento ainda mais emocionante. Tivemos também o anúncio da data do live-action de PSI Kusuo Saiki, que todos já haviam esquecido da existência (até mesmo o próprio autor). Além disso foi anunciado que a série terá uma segunda temporada. As vendas dos volumes não aumentaram, mas é inegável que o anime é um grande sucesso. Por fim, tivemos página colorida de Hinomaru Zumou.

Chegando à classificação da revista, em primeiro lugar tivemos Boku no Hero Academia, que anunciou a data da segunda temporada; será lançada em abril. Eu sempre digo isso quando lançam uma segunda ou terceira temporada de uma série da Jump - não esperem que essa temporada resulte em um novo grande boost de vendas, isso pode acontecer, mas é muito raro. As novas temporadas servem mais para manter a série em destaque, para assim o público não-leitor do mangá continue interessada e comprando os produtos relacionados a série, dar lucro para o estúdio que a está produzindo, e manter as vendas dos volumes estáveis, evitando assim que tenha uma grande quedas em vendas - o último ponto, muitas vezes, uma segunda temporada não consegue evitar, infelizmente, como vimos com Shokugeki no Souma que continuou tendo uma queda acentuada em vendas, mesmo com a segunda temporada em exibição. Tem uma pequena possibilidade da segunda temporada de Hero conseguir atrair mais leitores, pois temos um estúdio mundialmente famoso e o arco é bem emocionante, mas é uma pequena possibilidade, por isso vale a pena torcer para isso acontecer, mas não vale a pena colocar grandes expectativas. 

Em segundo lugar tivemos Kimetsu no Yaiba, que também recebeu algumas páginas extras - os editores, por incrível que pareça, decidiram dar uma capa para Kimetsu no Yaiba, antes de darem uma capa para Yuragi-Sou no Yuuna-San que estreou na mesma leva e venda três vezes mais. O motivo talvez sejam dois: o primeiro é que seu aniversário está muito próximo, pois isso vão adiantar a sua capa de aniversário. E o segundo motivo deve ser porque a série está entrando em uma sequência de capítulos muito importantes, por isso os editores, deram páginas extras nesse capítulo, e darão o maior destaque possível no próximo capítulo. Além desses dois motivos, é importante lembrar-los que o próximo volume de Yuragi-Sou no Yuuna-San será lançado em março, por isso talvez os editores adiem o seu aniversário, para assim dar sua capa no mesmo período que será lançado o quinto volume. De qualquer modo, a situação na revista de Kimetsu no Yaiba está muito confortável, podemos ver isso pela ótima colocação nessa semana e logicamente a capa que a série receberá na edição #07. Para quem quiser acompanhar esse arco muito emocionante, recomendo dar uma olhada nos capítulos que são lançados na MangaFox em inglês. Infelizmente em português temos traduzido somente até o décimo capítulo.



Em terceiro lugar tivemos Haikyuu!!, que conseguiu nesse ano de 2016 ser a segunda série mais tweetada do ano, perdendo somente para o anime de dança. Yuri!!! On Ice. Isso demonstra como a série está popular em todo o mundo (o que sabemos que não era uma novidade, mas isso ajuda a reforçar o seu status). E é justamente por isso que a Shonen Jump continua dando tanto destaque para a série - os editores sabem muito bem da popularidade do mangá dentro e fora da revista, por isso, depois de ONE PIECE, Haikyuu!! é a segunda série que tem mais capacidade de atrair novos compradores (e foi justamente por isso que a série foi o segundo mangá que mais recebeu capas em 2016). A situação da série parece ainda mais estável, se levarmos em consideração que os DVD's da terceira temporada venderam praticamente o mesmo que a segunda temporada, demonstrando que a série anime está conseguindo manter o seu público - além de fazer com que muitas pessoas comentem no Twitter quanto gostam da série, ajudando a manter hype alto. Sobre a data do lançamento da quarta temporada ainda é um mistério, mas deve ser lançada somente em Outubro de 2017 ou Abril de 2018 - dificilmente lançarão a quarta temporada em outros períodos. 

Em quarto lugar tivemos Black Clover que como comentei na semana passada terá um anime produzido pela Pierrot - Se quiserem saber minha opinião sobre a escolha do estúdio é só ler a análise da semana passada. Esta semana irei comentar sobre o provável motivo pelo qual o mangá compareceu na Jump Anime Festa - Todo ano, após o evento, os editores utilizam parte do cartão para questionar os leitores sobre o que acharam do evento deste ano, perguntando o que mais gostaram, o que não gostaram, como os produtores podem melhorar o evento, e principalmente, no evento do próximo ano, qual anime da Jump querem que esteja no evento: nessa última opção tu só poderia escolher mangás da Shonen Jump, e só poderia escolher um mangá - essa pergunta também foi realizada na edição #02-03 do ano de 2017 - Se levarmos em conta que os editores sempre perguntam isso, provavelmente a série mais votada garante a sua presença na Jump Festa do ano seguinte. E talvez Black Clover tenha recebido muitos motivos, por isso decidiram lançar uma OVA no evento, e logo após, sem esperar a recepção da OVA, imediatamente anunciar a primeira temporada da série.

E é justamente nisso, que a quinta colocada dessa semana, Yuragi-Sou no Yuuna-San, deve pontar. Com a tradução dos cartões de votação, estou vendo como cada pergunta é BEM MAIS importante que a escolha das suas três séries favoritas da edição: E é por isso que digo Yuragi-Sou deve pontar na quinta pergunta do cartão de votação da edição #02-03, que é justamente a pergunta sobre qual é o anime que o público quer ver na Jump Festa de 2017. Se a série for muito bem vontade, é bem provável que os editores decidam produzir uma OVA sobre aquele mangá - e também vai dar mais confiança para os editores procurar um bom estúdio para adaptar a primeira temporada do anime. Yuragi-Sou no Yuuna-San é uma das séries com maior potencial da revista, e mesmo que não deve conseguir superar Black Clover em sucesso, por ser um ecchi, deve conseguir mesmo assim vender muito bem, ajudando a melhorar a situação da revista. Continuo a repetir, os editores deveriam dar mais destaque para esse mangá, estão subestimando a sua popularidade. Entendo que os editores SEMPRE tiveram problemas em dar destaque para uma obra do gênero de Yuragi, mas acredito que chegou o momento de esquecer esse "tabu" e começar a dar mais destaque para uma obra que está conseguindo vender tão bem. Espero ver tanto Yuragi-Sou quanto Sesuji wo Pin! to sendo muito bem votados, para assim os editores criarem mais confiança nessas duas séries (não cito Kimetsu no Yaiba, pois a série já parece ter muito apoio editorial).


Em sexto lugar tivemos Yakusoku no Neverland, que também ganhou algumas páginas extras nessa edição; a série continua vendendo bem, e já deve  ter alcançado a marca de 75 mil cópias vendidas, o que é um resultado realmente muito bom para uma série novata. Logicamente, já vimos mangás tendo um desempenho muito melhor no primeiro volume, mas não podemos excluir que Yakusoku no Neverland está tendo um ótimo desempenho, levando em considerações as vendas dos últimos "sucessos" da revista. Um mangá que pode acabar sendo muito bem votado entre as séries que poderiam ter um anime na próxima Jump Festa - Contudo, mesmo que seja bem votado, não acredito que os editores colocariam o mangá no evento, por um simples motivo; tem muitos outros mangás que estão na frente na "fila", como é o caso de: Hinomaru Zumou, Sesuji wo Pin! to, Samon-kun wa Summoner, Yuragi-Sou no Yuuna-San e Kimetsu no Yaiba. Todos esses cinco mangás devem ter uma prioridade maior que Yakusoku no Neverland, que os editores só devem começar a discutir o seu anime no meados dos próximos anos, apresentando algo definitivo somente no meados do ano de 2018. O anime de Yakusoku no Neverland deve ser escolhido com muita atenção, pois a série tem muitos capítulos que não acontecem tanta ação, o que consegue funcionar no mangá, mas com o público do anime, que é muito mais imediatista pode acabar não dando muito certo. 

Em sétimo lugar tivemos Samon-kun wa Summoner que na semana passada eu postei o cartão de votação do primeiro capítulo da série - percebemos que os editores se importam muito com quatro aspectos da série quando estreou: a simpatia dos dois protagonistas, o traço do autor e por fim, qual rumo os leitores esperam que o mangá tomar; comédia romântica, gag manga puro, comédia cotidiana ou mesmo uma comédia mais voltada para a ação. Provavelmente deve ter ganho, na primeira instância, a comédia cotidiana, já que a série aposta muito nesse estilo, e acredito que os leitores acertaram em querer a série seguindo esta estrada, pois, claramente, o mangá está funcionando muito bem nesse estilo - o autor consegue apresentar várias situações cotidianas que se tornam surreais e hilárias com a presença dos espíritos e demônios. O mangá também chegou a apostar em um humor mais retornado para ação, o que pode demonstrar que em uma segunda instância, em uma votação que pode ter acontecido meses após essa, os leitores também pediram que a série tivesse mais cenas de ação - provavelmente é justamente isso que aconteceu com Katekyou Hitman Reborn, que era inicialmente uma comédia cotidiana, e se tornou uma comédia muito voltada para a ação. Para quem quiser saber como está o andamento de Samon-kun wa Summoner que é uma das melhores comédias da atualidade, recomendo dar uma olhada nos capítulos que traduzidos pela RedEye Scans (Eles já traduziram muitos episódios da série, por isso vocês tem vários disponíveis para se acabar de rir). Próxima semana Samon-kun vai ganhar uma página colorida. 

Em oitavo lugar tivemos uma série que está cada vez mais se acostumando a ficar entre os últimos colocados, Shokugeki no Souma - É praticamente certo que a série está sofrendo com a queda de popularidade, e os editores parecem estar prontos para deixar o mangá em uma zona intermediária, dando destaque somente em poucas edições; por isso devemos continuar vendo o mangá ganhando capa, e até aparecendo no TOP 5, mas muito menos frequentemente que nos anos passados. De qualquer modo, acredito que ainda exista uma possibilidade de vermos uma terceira temporada da série. pois o anime, apesar de todos os seus pesares, continuou agradando muito o público japonês. Uma terceira temporada seria de grande ajuda para a série, pois evitaria que os editores sejam muito duros com a série; não digo que retornariam a classificar muito bem o mangá, pois vimos nos meses anteriores, que mesmo com o anime em exibição, os editores já estavam classificando o mangá entre os últimos colocados (mesmo que menos frequentemente que atualmente), mas acredito que evitaria que fizesse igual a edição retrasada, no qual classificaram em décimo primeiro lugar. Porém cuidado, eu disse que a série tem chances de ter uma terceira temporada, as chances mesmo assim são abaixo de 50%, por isso não interpretem como algo que irá acontecer de certo, mas sim, que a terceira parte tem uma possibilidade real de existir.


Em nono lugar tivemos Ibitsu no Amalgam, que estranhamente, como comentei na semana passada, ganhou páginas extras - Eu tinha declarado que isso pode ser uma possibilidade da série ter tido um pequeno aumento de vendas, e os editores decidiram dar um pequeno empurrão, para ver que a popularidade aumente, contudo, mesmo podendo ser essa possibilidade, devo deixar claro que será bem difícil isto acontecer, pois são raríssimos os casos de mangás que começaram nas últimas colocações, e conseguiram se recuperar após um "X" número de capítulos. Sket Dance e Samon-kun wa Summoner são os últimos dois casos mais recentes, e se repararmos bem, tem quase um intervalo de 10 anos entre um caso e outro, além disso, essas duas séries eram comédias, o que Ibitsu no Amalgam passa longe de ser. Se o mangá realmente está se recuperando, temos um novo grande problema; a série vem passando por um arco no qual tem uma grandíssima batalha com armas de fogo, e ao mesmo tempo, o vilão de Demon's Plan do arco atual, também utiliza uma grandíssima quantidade de armas de fogo. Isso fará que as duas séries entrem em um confronto direto por votos dos admiradores de batalhas armas - acredite, existem muitos -. Acredito que as duas séries podem acabar se prejudicando bastante por essa decisão editorial estranha, que no caso é permitir duas séries novatas tem um arco com poderes tão parecidos. 

Em décimo lugar tivemos Spring Weapon Number One que, na minha opinião, é uma garantia de cancelamento. Os editores irão estrear na próxima leva, no minimo três mangás, que devem acabar substituindo a vaga em aberto de Red Sprite, e a vaga de Spring Weapon Number One. Devemos ver se decidirão também substituir Ibitsu no Amalgam, o que é muito provável, levando em consideração que a recepção inicial da série foi muito ruim. Seria interessante ver algum autor veterano retornando, quem sabe o autor de Beelzebub ou a autora de Katekyou Hitman Reborn - dois autores que tem a capacidade de entregar uma boa comédia com vários elementos de B-Shounen -. Em décimo primeiro lugar, na última colocação, tivemos Gintama que não deve estar se preocupando com sua colocação, pois continua sendo uma das séries mais populares da revista, e além disso, está no seu último arco, por isso os editores nem pensam em cancelar a série, deixará que o autor encerre a sua história de maneira natural, como uma série do tamanho de Gintama merece ser encerrada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'