quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Análise: TOC Weekly Shonen Magazine #01 (Ano 2017).


Um começo de ano bem agitado.

Escrito por Diego Felipe.

O que dizer desse ano de 2017 da Shonen Magazine que mal começou e já está sendo agitado... é mangá saindo de hiato, é outro mangá entrando em hiato, é novato pegando pré-rank baixo na ordem de leitura, é novato sendo cancelado, é novato sendo anunciado pra estrear na próxima edição, é mangá estável faltando pouco pra ser encerrado naturalmente... Sim, essa edição já dá indícios de que esse ano não será dos mais parados pra revista, embora só mais pra frente poderemos dizer se esse agito todo vai ajudar ou prejudicar a Shonen Magazine.

TOC Weekly Shonen Magazine #01 (2017):
Ruriko Kojima (Capa Física)
Enen no Shouboutai (Capa Digital, Página Colorida de Abertura, 27 pg.) (capítulo 59)
01. Vector Ball (capítulo 31)
02. Domestic na Kanojo (capítulo 122)
Nanatsu no Taizai - Side Story (5 pg.)
Kindaichi Shounen no Jikenbo R (Página Colorida) (*)
03. Fairy Tail (capítulo 513)
04. Baby Steps (capítulo 485)
05. Senryuu Shoujo (capítulo 10)
06. Daiya no Ace - Act II (capítulo 60)
07. Kamisama no Iuutori Ni (capítulo 184)
08. Tsurezure Children (*)
09. Ahiru no Sora (capítulo 482)
10. Hajime no Ippo (capítulo 1165)
11. Dr. Prisoner (capítulo 27)
12. DAYS (capítulo 179)
Fuuka (Página Colorida) (capítulo 135)
13. Acma:Game (capítulo 184)
14. Hoshino、Me o Tsubutte。(capítulo 35)
Fumetsu no Anata e (Pré-Rank) (capítulo 05)
15. Yamada-kun to 7-nin no Majo (capítulo 234)
16. Area no Kishi (capítulo 484)
17. Seitokai Yakuindomo (capítulo 403)
18. Real Account (capítulo 95)
19. Mononote ~Edo Shinobi Kagyou~ (capítulo 18)
20. Fullback (Fim) (capítulo 13)
Nanatsu no Taizai (Em hiato até a TOC #07) (pausado no capítulo 201)
(*) Número de capítulo não-identificado

TOC Weekly Shonen Magazine #02/03 (2017):
Capa Física: Nogizaka46
Página Colorida de Abertura: 8-gatsu Outrow (Novo Mangá, 63 páginas, por Daisuke Miyata)
Páginas Coloridas: Days, Seitokai Yakuindomo
Em hiato: Nanatsu no Taizai (ausente até a edição #07)

A capa física foi estampada pela jovem gravure idol Ruriko Kojima. Essa não é a primeira vez que ela posa para fotos especiais e para a capa física da revista. Ela já havia posado pra edição #49 de 2015 e pras edições #12 e #26 de 2016. Já a capa digital e as página colorida de abertura foi para Enen no Shouboutai, que continua sendo uma das apostas mais certeiras da Shonen Magazine nos últimos tempos.

As outras páginas coloridas foram para Kindaichi Shounen no Jikenbo R e Fuuka. Kindaichi acaba de retornar de um hiato que foi iniciado na edição #41 de 2016. Desde então o mangá esteve ausente por doze edições seguidas, só vindo a retornar justamente na primeira TOC de 2017. Quanto a Fuuka, falta exatamente um mês para a estreia de seu anime e os editores, como já era previsto, vão dar bastante destaque ao mangá com páginas coloridas e capas digitais pra divulgar a adaptação.

Fumetsu no Anata e, novo mangá da autora de Koe no Katachi, ainda está em seu quinto capítulo e, portanto, ainda não está sendo ranqueado... Nessa edição, no entanto, pegou um pré-rank baixo. Apesar de não parecer um bom sinal, ainda é cedo para ficar preocupado com a situação de Fumetsu. É preciso esperar um pouco mais de tempo. Na verdade, vale lembrar que na edição #48 de 2015 da Shonen Magazine Enen no Shouboutai, em seu sexto capítulo (ou seja, ainda em fase de pré-rank), chegou a pegar uma posição baixa não muito alta na ordem de leitura, mais ou menos onde Fumetsu ficou nessa edição.

E se por um lado Kindaichi Shounen no Jikenbo R está saindo de um hiato, outra obra da Shonen Magazine acaba de entrar em um hiato: Nanatsu no Taizai (ausente nessa edição)o autor Nakaba Suzuki não está em sua melhor condição de saúde e terá que ficar de repouso para se recuperar. Com isso Nanatsu no Taizai ficará em hiato até o final de janeiro, com retorno para a edição #07 de 2017, que será lançada no dia 18 de janeiro de 2017. Os spin-offs, no entanto, permanecerão sendo publicados durante esse período, como esclareceu uma página avisando a situação do autor e da obra. Ah, e antes que eu me esqueça... essa edição contou com uma breve "side story" de Nanatsu, de cinco páginas.

Na primeira posição ficou Vector Ball. Bem, mesmo que os editores esperassem que Vector tivesse vendas melhores, o desempenho comercial do mangá por enquanto parece satisfatório o bastante pra que ganhe destaque e apoio dos editores. Já em segundo está Domestic na Kanojo, que continua em situação confortável na revista, com vendas próximas à marca de 100 mil cópias por volume.

Na terceira posição está Fairy Tail, que até perde popularidade mas não perde (totalmente) sua majestade. Isto é, Fairy Tail continua com vendas muito satisfatórias e ainda é considerado um dos pilares da revista, mesmo já não tendo um rendimento tão bom quanto antes. Em quarto vai o mangá de tênis Baby Steps, que completou recentemente nove anos de publicação, no mês de outubro. E o fôlego da obra e a popularidade de Baby Steps garantem que, se o autor quiser seguir mais adiante com o mangá, chegue aos dez anos de publicação em outubro de 2017.

Página Colorida de Abertura: Enen no Shouboutai

Na quinta colocação aparece Senryuu Shoujo... bem, ainda é muito cedo pra se animar com essas boas posições que esse novato vem pegando, uma vez que alguns novatos começarem com boas posições quando começam a ser ranqueados antes de decaírem e acabarem cancelados (vide Desert Eagle ano passado). Por outro lado parece que ao menos Senryuu pode ter mais sorte que Koisuru Suizoku-man, que também estreou sem alarde e teve recepção inicial pior.

No sexto lugar, Daiya no Ace - Act II. A continuação de Daiya no Ace está conseguindo manter o ótimo rendimento de sua antecessora. Com vendas de pelo menos 300 mil cópias por volume, é bem provável que mais pra frente a continuação também ganhe uma adaptação em anime. Na sétima posição está Kamisama no Iuutori Ni, que será encerrado (naturalmente) nas próximas duas edições. Como Iutoori Ni apresentava boas vendas de volumes e a Magazine apresentou grandes dificuldades em 2016 pra emplacar obras com vendas de pelo menos 100 mil cópias por volume, podemos dizer que Iutoori Ni vai fazer falta, pelo menos a curto prazo.

Em oitavo está o gag mangá Tsurezure Children, que continua apresentando bons resultados pra revista, vendendo numa média de pelo menos 30 mil cópias por volume em uma semana de vendas. Em 2016 não foi raro ver Tsurezure fechando a revista, ficando em último lugar (chegou a fechar a revista cinco vezes seguidas, entre as edições #30 e #35), apesar de Tsurezure não ter sido designado especificamente para fechar sempre as edições da Shonen Magazine.

Fechando o Top 10, estão dois mangás de esporte ocupando o nono e o décimo lugar, respectivamente: Ahiru no Sora e Hajime no Ippo. Ahiru já tem quase quinhentos capítulos publicados, já sendo um veterano de respeito na revista. Quanto a Ippo, esse já tem pouco mais de duas décadas e meia de publicação e continua sendo uma das obras mais relevantes na revista, conseguindo vender mais que vários mangás lançados em fases mais recentes da revista.

O décimo primeiro lugar é de Dr. Prisoner, que pelo visto não é prioridade entre os mangás a serem cancelados na revista. Sua recepção é boa, ainda que moderadamente. O problema está nas vendas de volumes, que são baixas e podem ser cruciais para que Dr. Prisoner não permaneça na revista se não melhorarem. Na décima segunda colocação está o mangá de futebol DAYS, que até conseguiu ter uma melhora nas vendas de seus volumes, mas nada de superfantástico. Olhando pelo lado positivo, pelo menos a adaptação de DAYS trouxe um pouco mais de destaque ao mangá na revista, vide a chuva de capas digitais e páginas coloridas recebidas. Lembrete: DAYS receberá página colorida na próxima edição.

Em décimo terceiro está Acma:Game, que pelo visto vai conseguir chegar tranquilamente a quatro anos completos de publicação no mês de abril e, de quebra, mesmo sendo um dos mangás com vendas mais moderadas da revista não corre riscos de cancelamento. Já em décimo quarto ficou para Hoshino、Me o Tsubutte。, que embora não venda muito bem parece ter um bom apoio editorial. Isso não garante que esse novato vai durar por muito tempo mas ao menos dá a entender que a boa recepção que Hoshino recebeu faz com que possa valer a pena transferi-lo se assim pretenderem os editores caso as vendas não melhorem.

Página Colorida: Kindaichi Shounen no Jikenbo R

O décimo quinto lugar ficou com Yamada-kun to 7-nin no Majo, que ainda está com rendimento satisfatório na revista, mas não pode ter esse rendimento diminuído se não quiser ser cancelado. Isto é, as vendas do mangá não são ruins mas os editores estão intensificando a busca por mangás mais rentáveis, enquanto Yamada-kun está teoricamente no "limbo do esquecimento", já que seu anime não foi bem-sucedido. É bem possível que a autora, ciente de que não poderá protelar o andamento de Yamada-kun por um tempo muito longo, acabe terminando Yamada-kun ainda no ano editorial de 2017.

Abrindo o bottom na décima sexta posição dessa edição, Area no Kishi continua em situação tranquila, ainda que esteja no "limbo de esquecimento" da revista. O mangá tem boas vendas de seus volumes mas não conseguirá se expandir comercialmente mais do que a situação atual. Como eu já havia falado anteriormente, o "limbo do esquecimento" da Shonen Magazine não é tão terrível: só significa que o mangá vai ter apoio e ser mantido mas dificilmente receberá mais destaque do que vem ganhando ultimamente.

Na décima sétima posição ficou Seitokai Yakuindomo. A propósito, foi anunciado que Seitokai iria ter um anúncio importante na próxima edição, ou seja, na edição #02-03, com direito a uma página colorida (o mangá não ganhou nenhuma página colorida em 2016, pra se ter uma ideia). Ainda não se sabe ainda o que pode ser mas as três possibilidades que mais despontam por ora são: nova temporada do anime; uma live-action; ou, na hipótese menos otimista, o fim do mangá, o que não é impossível vide o longo tempo de publicação de Seitokai e também o fato de que o último "anúncio importante" recente foi o do fim de Kamisama no Iutoori Ni e vide também uma página colorida após tanto tempo sem ganhar... Mas vamos apenas esperar um pouco e ver qual será a novidade.

No décimo oitavo lugar aparece Real Account... bem, Real Account continua em uma situação estável e com vendas consideradas boas para os padrões da Weekly Shonen Magazine. Raramente surge alguma novidade ou notícia significativa sobre esse mangá. Isso não significa que Real Account esteja em ostracismo, já que tem boas possibilidades de se expandir comercialmente caso receba um anime lá na frente, mas sim que apesar da situação estável tem outros mangás atualmente que estão fazendo mais barulho na revista, tais como Fuuka (que vai ganhar anime), Days (que já ganhou anime) e Enen no Shouboutai (que vai se expandindo comercialmente).

Em décimo nono, Mononote ~Edo Shinobi Kagyou~, que tem chances significativas de ser um dos próximos cancelados, uma vez que sua recepção não é das mais animadoras. Infelizmente é bem provável que Mononote tenha o mesmo fim de Fullback, que se despede da revista na vigésima e última posição. O mangá de rúgbi não fez sucesso e de quebra ainda foi cancelado na última colocação... A recepção do público não foi nada animadora e o mangá vai rodar precocemente (só durou treze capítulos). É, melhor sorte para o autor na sua próxima tentativa.

Antes de encerrar a análise, gostaria de lembrar que para a próxima edição teremos a estreia de um novo mangá, de nome 8-gatsu Outrow. A autoria é de Daisuke Miyata, que em 2013 lançou um mangá de rúgbi de nome Hello!. Infelizmente Hello! só durou 2 volumes, tendo sido cancelado precocemente (assim como Fullback nessa edição). O autor levou um bom tempo mas tenta de novo uma nova obra... Fica a torcida que dessa vez sua tentativa dê certo.

Bem, agora sim encerro a análise da edição #01 da Weekly Shonen Magazine.
Até a próxima, galera!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'